TUDO CERTO COM SEU PASSAPORTE?


Está pensando em viajar? Seu passaporte está pronto? Está dentro do prazo de validade? Ainda tem folhas em branco, caso precise colar algum visto de página inteira? Se não estiver com tudo, conforme manda o figurino, corra para não perder a viagem. Afinal, o passaporte é o documento mais importante numa viagem internacional. Deve ser apresentado à Polícia Federal no momento da saída do país, à companhia aérea durante o embarque, no free shop na hora daquelas comprinhas do aeroporto, para entrar no outro país e para fazer o check in num hotel fora do seu país. 

Portanto, a primeira providência é ter o passaporte em mãos e dentro do prazo de validade. Até bem pouco tempo a emissão de um passaporte levava em média uma semana. Agora esse prazo aumentou para 45 dias. Sabe o motivo? Falta papel. É isso mesmo. A Polícia Federal anunciou que houve atraso no fornecimento de material que vem da Casa da Moeda. Então, fique esperto. Pois, você precisará de muito tempo para ter seu passaporte emitido. A expectativa é de que a situação se regularize até o final do mês de setembro. Mas, sabe lá! É melhor se antecipar para evitar aborrecimentos. 

Acesse o site da Polícia Federal para preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte e para fazer o agendamento. Depois de tudo preenchido, o sistema gera um boleto para pagamento de taxa. Leve essa Guia de Recolhimento da União já paga no dia estabelecido junto com todos os documentos solicitados. Não dê bobeira. Meu último passaporte foi feito no final do ano passado e precisei retornar por não ter levado um dos documentos exigidos. Desanimador!

DICA: Caso tenha pressa, faça o pagamento extra de uma taxa de urgência que pode ser requerida nos postos de atendimento. 

Se sua viagem for para um dos países do MERCOSUL (Colômbia, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Equador e Venezuela) você pode usar como documento o RG original. Mas, ele precisa estar em bom estado. Lembre-se que carteiras profissionais ou carteira de habilitação não são aceitas. 

No mês passado, viajei de Paris para Budapeste e pela primeira vez na minha vida não olharam meu passaporte na entrada de um país. Claro que os dois países são membros da União Europeia. Mesmo assim, achei incrível. Isso é o início de uma mudança. Espero que em breve a tecnologia se encarregue de agilizar esses procedimentos. 

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Bom alerta! Vou já na gaveta ver como o meu está!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom estar sempre de olho para garantir a tranquilidade.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!