NOSSO RIO \"OLÍMPICO\" DE JANEIRO


O cenário para a celebração dos Jogos Olímpicos Rio 2016 não poderia ser mais inspirador. O Rio de Janeiro, que adotou a mim e a meu marido (dois gaúchos de nascimento e cariocas de coração), fez bonito, como era de se esperar. O mundo todo se emocionou com a magia dessa cidade de silhueta privilegiada. O saldo foi abssolutamente positivo. A festa do esporte foi linda. A paz, a solidariedade, o profissionalismo e a alegria reinaram na Cidade Maravilhosa. Para carimbar esse momento especial compartilho com vocês, com muito orgulho, um texto escrito pelo meu marido Marcus Vinicius Freire, que como atleta fez parte da geração de prata do volleyball em Los Angeles 1984 e hoje é diretor do Comitê Olímpico do Brasil, e claro, um apaixonado pelo Rio de Janeiro.


"Recentemente fiz uma linda viagem de carro, durante uma hora, da Barra da Tijuca à Urca. Era uma tarde de muito sol e pouco vento. Ouvia no carro meu amigo Martinho da Vila, fluminense de Duas Barras mas vascaíno de paixão e carioca de coração, cantando os versos de Noel Rosa na música Cidade Mulher, com os quais vou enfeitar este meu texto.

Cidade mais bela que um sorriso, notável e inimitável, maior e mais bela que outra qualquer!


Iniciei o trajeto subindo o Elevado do Joá, deixando para trás a Barra da Tijuca do inglês Flávio Canto, medalhista olímpico de judô, e assistindo as águas da Lagoa de Marapendi se encontrarem com o mar. Alguns minutos depois, cheguei à praia de São Conrado e a deliciosa Avenida Niemeyer, sobrenome da paulista Lenny, onde ficar engarrafado é quase um benção de Deus, pois a vista é algo inexplicável de tão formidável.


Cidade de sonho e grandeza que guarda riqueza na terra e no mar.

Cheguei à Praia do Leblon pela delicadeza do Baixo-Bebê, perto de onde você pode saborear as delícias do francês Claude Troisgros. De lá à Praia de Ipanema são apenas umas centenas de metros, com as inúmeras redes do meu vôlei de praia, e das carioquíssimas roupas do gaúcho Oskar Metsavah.


O calçadão de Copacabana estava cheio de apaixonados pelo Rio a caminhar, pois a cidade é protegida pelo trabalho árduo do também gaúcho Mariano Beltrame, nosso secretário de segurança.

Cidade sensível,  irresistível. Cidade do Amor, Cidade Mulher.

Entrando na reta da Praia Vermelha encarei o Pão de Açúcar e no final da primeira curva da Urca topei com o Cristo Redentor, que me fez lembrar do paranaense Emanuel Rego, campeão olímpico do que desliza pelas areias cariocas com muita sutileza.


Girei a cabeça e a beleza da Baia de Guanabara explodiu nos meus olhos desnudando a praia de Botafogo e a reta do Aterro do Flamengo, time defendido pelo paulista Diego Hypólito, medalha de prata e campeão mundial de ginástica.

Cidade padrão de beleza foi a natureza que te protegeu.

Passei então embaixo do prédio da antiga TV Tupi onde também funcionou o Cassino da Urca e, chegando ao Forte São João, tive o direito da optar entre as praias de Dentro e de Fora além de desfrutar da visão da Ponte Rio Niterói e de toda a linda zona costeira de nossa vizinha de Baía, base de lançamento dos velejadores araribóias da família Grael, multi campeões olímpicos da vela.

 
E para equilibrar, voltei para Barra pela Lagoa Rodrigo de Freitas e não pude deixar de relembrar a maravilhosa Árvore de Natal com status de obra-de-arte do cenógrafo português Abel Gomes.

De amores sem pecado, foi juntinho ao Corcovado que Jesus Cristo nasceu.

O Rio é uma cidade privilegiada, em que um engarrafamento pode proporcionar um desfile de belezas como aconteceu naquela tarde de inverno. São coisas assim que fazem com que eu me sinta cada vez mais cariúcho (mistura de carioca com gaúcho) e disposto a defender esse lugar incrível, como também o fazem outros tantos cariocas de coração. Com isso ajudamos a zelar para que o Rio, a cidade que escolhemos para viver, também possa ser escolhida por nossos filhos e netos."


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo texto e me orgulha como carioca ainda mais, ver o Rio pelos olhos de quem se apaixona pela cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rio nos adotou e somos muito felizes nessa Cidade Maravilhosa.

      Obrigada pelas palavras.

      Beijo

      Excluir
  2. Belo texto, Cláudia. Informação e sensibilidade. Beijos a vocês.;

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!