ALGUNS MOTIVOS PARA (NÃO) FAZER UM CRUZEIRO NO BRASIL

Por Claudia Liechavicius

O mar me fascina completamente. Minhas viagens "de sonho", na maior parte das vezes, incluem aventuras à ilhas exóticas, em algum lugar distante. No entanto, se essa aventura for a bordo de um navio... hum... já começo a pensar duas vezes. Tive várias experiências "al mare" (no Caribe, na Grécia, na Noruega, na Nova Zelândia, no Brasil) e sempre fico impaciente quando a possibilidade de um novo cruzeiro se aproxima, especialmente no Brasil. Estranho, não é mesmo? Tanta gente ama navios enormes, animação à beira da piscina, uma noite da gala, o Jantar do Capitão, comida em abundância, tempo de sobra para relaxar... Então, que implicância é essa? Logo eu que sempre acho um jeito de fazer uma viagem valer a pena...


P'ra começo de conversa, sou extremamente agitada quando viajo. Só a ideia de me sentir confinada em um mini quarto, pouco iluminado, vendo o mundo passar por uma escotilha já me desespera (mesmo que o navio tenha mais de 15 andares e mil atividades ao longo do dia). Claro, que ficar bem acomodado em uma super suite do Queen Mary II muda tudo de figura, mas isso não é o que acontece na maioria das vezes. Poucas são as suites, os quartos costumam ser minúsculos e ainda têm aqueles internos que nem pela escotilha se vê. Claustrofobia na certa! Cuidado na hora da compra de um Cruzeiro. Informe-se muito bem para não levar gato por lebre.


Um pequeno grande detalhe é o embarque no Porto de Santos... uma loucura. Quem já iniciou lá seu Cruzeiro sabe do que estou falando. É uma verdadeira Via Sacra até a chegada no navio. Primeiro é preciso tomar um avião até São Paulo. Depois, percorrer uma estrada de uma hora e pouco de São Paulo a Santos. Ao chegar lá é hora de encarar uma enorme fila para o check in. Não satisfeito com tudo isso, ainda tem um famigerado ônibus que circula pelo cais alguns minutos até alcançar o navio. E, finalmente na escada de embarcarque... sorria... hora da foto! Ufa, depois de algumas boas horas chega-se ao destino final. Tem que valer muito a pena. Se o embarque for no Porto do Rio de Janeiro tudo muda de figura. O porto é lindo e funciona muito melhor (apesar de ser num local de acesso um pouco contra-mão).


Outro ponto importante: a comida. Ah! Me desculpem aqueles que gostam de fartura. Mas, qualidade e quantidade são coisas díspares no que tange à gastronomia. E, num navio com centenas de pessoas à bordo, manter o padrão das refeições é humanamente impossível por maior que seja o esforço. Esse quesito sempre deixa a desejar. A menos que você opte por fazer as refeições nos restaurantes destinados a poucos comensais e com a conta paga a parte. Aí sim dá para comer melhor e evitar aquelas filas indigestas na hora das refeições. Mas, a conta sobe...


E a hora do banho? Esse é um momento de aperto, literalmente. Primeiro é preciso se "encaixar" num espaço de meio metro quadrado para abrir a torneira. A seguir, é hora de tentar se virar para pegar o shampoo. Para essa operação, o item fundamental é habilidade! Pois, a essa altura a cortina já colou no seu corpo e você está quase paralisado debaixo d'água, sem conseguir se mexer direito. Ou seja, um caos.

Além disso, no Brasil, a costa é enorme e o mar muito aberto. Isso faz com que os navios balancem demais (mesmo tendo estabilizador) e andem longas distâncias antes de chegar em terra firme. Quem fica enjoado com o balanço deve estar prevenido. Em compensação, a paisagem natural é linda.

Ilhabela.

As atividades são muitas para entreter a galera: cassino (para quem gosta de jogar, que não é meu caso), shows, piscina lotada de gente, aulas de dança, spa, musculação, Bingo, lojas, salão de beleza. É preciso fazer o tempo passar... As pessoas mais calmas e as que se divertem com atividades coletivas adoram!!! Já as mais agitadas ficam esperando ansiosas a hora de chega em algum lugar... em terra firme (para poder zarpar).


E quando chega em algum lugar onde o navio não consegue atracar? É preciso sair de lancha. Claro que nas lanchas cabem poucas pessoas. Então, retire sua senha e espere a vez... Mas, relaxe porque pode demorar um pouquinho.


Como deu para ver minha história com os Cruzeiros não é muito romântica... Mas, de antemão digo que uma suite ampla é fundamental, um navio bem decorado e novo ajuda muito, cruzeiros pelo Caribe e Mediterrâneo são boas opções, optar por restaurantes destinados a servir um número restrito de hóspedes é o pulo do gato e ter calma para curtir um "dolce far niente" deve fazer parte do momento. Assim, certamente sua experiência será positiva.


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o texto apesar de não concordar com quase nada...rs Fiz 2cruzeiros saindo de Santos até Buenos Aires e adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ....GOSTARIA DE FAZER MEU PRIMEIRO CRUZEIRO E COM ESSE TEXTO ME DEIXOU EM DUVIDA...PODE ME INDICAR UM QUE FEZ QUE GOSTOU? POR FAVOR

      Excluir
    2. Meu Deus !!!!
      pacote fechado e bateu um desespero
      desanimei totalmente

      Excluir
    3. O único constrangimento é realmente na hora do embarque, de resto é espetacular.

      Excluir
  2. Claudia,
    Eu so fiz um cruzeiro na minha vida. Eu era crianca, entao pouco me lembro.
    A verdade 'e q ainda nao senti vontade de fazer nenhum outro cruzeiro. Meu marido nao gosta da ideia tb. Somos inquietos, nosso estilo nao bate muito com o de quem gosta de navios.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu, Ana Paula! Sou demasiado irrequieta para ficar parada, fechada com pessoas que não me dizem nada, ser OBRIGADA a divertir-me nas noites de festas temáticas. Como viajo sempre sozinha,os organizadores teimam em colocar-me com gente nem sempre divertida. Eu não suporto nem ficar numa ilha que não tenha outras alternativas senão a praia e o mar, quanto mais num barco... e eu ADORO o mar, passeios de barco, imersão com garrafa (15 dias em Noronha, na Austrália, México, sete vezes no Mar Vermelho, etc e tal. O meu primeiro e único cruzeiro (e último) da minha longa vida foi no Nilo, talvez influenciada por Agatha Christie :) MAs não concebo viver longe do mar!

      Excluir
  3. Silmara,
    Sei que meu ponto de vista é bem divergente de muitas pessoas. Cada um tem um perfil de viagens e uma experiência única.
    Cruzeiros para mim só em último caso. kkkkk
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e assino em baixo :) Mas nem em último caso, neste... fico em terra mesmo!

      Excluir
    2. Nunca fiz cruzeiro por varias razões. A principal é. Qt mais quantidade menos qualidade ( de gente) eu amo viajar sim ,de avião ✈️ vou pra todos os lados, tanto no Brasil qt no exterior. É rápido, seguro, fico em hotéis, às vzs em casa de amigos ou familiares, saio a hr q eu quero, pra onde eu quero etc. E na maioria das vzs não pago as passagens. Pego grátis em milhas. Qd quero voltar é só ver o voo. Tb tem os casos de emergências médicas. . Estou fora. Quem gosta tem q ir. Mesmo. É apenas minha opinião. Boa viagem pra vcs.

      Excluir
  4. Ana Paula,
    Vocês devem ser agitados. Vale uma experiência para ver como vocês se saem... Mas, cada casal é diferente.

    O que mais me incomoda é a questão do confinamento e a obrigação de ter que ficar ali...Adoro zanzar para um lado e outro. Ficar presa me enlouquece...hahaha
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Querida Cláudia

    Adorei teu comentário !
    Eu DETESTO cruzeiros !!
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com você. Já os cruzeiros no Nilo são diferentes, janelão, varanda, quartos e banheiros grandes. Gosto muito do seu blog e das suas dicas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Beth,
    Pois eu ainda não conheço o Egito. Ótima dica.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    Jamais quis fazer um cruzeiro e ao ler o que escreveu tive certeza que não me enganei!
    Pra mim esse é o típico programa "carteirinha fidelidade da FUNAI"! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Ah Claudia, só você mesmo, com tanta experiência, para me fazer chegar a uma conclusão óbvia: cruzeiro NÃO! Nunca tive mesmo esta vontade. Não sou muito chegada às frescuras e comidas suspeitas dos navios. Prefiro me me embrenhar no meio da floresta ou no mar......mas também em terra bem firme num país culturalmente rico!
    Beijocas

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Angela,
    Dependendo do Cruzeiro você chega a fazer 100 pontos Machadinha Gold no cartão fidelidade FUNAI!!! rsrsrs
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Claudia
    Concordo com vc que dentro do navio o programa realmente é VIP (Very Indigenos Program) !! hahahaha

    Mas dependendo de onde o navio parar alguns passeios valem a pena, tais como:
    - Visitar a cachoeira na Ilha Grande
    - Caminhar na Rua das Pedras em Búzios
    - Almoçar no Bargaço em Salvador
    - Jantar no Las Lilas em Buenos Aires

    E muitas vezes estes mesmos programas podem ficar super caros se contabilizarmos passagens aéreas, hotéis e traslados.

    Logo o navio pode ser uma boa opção para visitar suas maravilhosas dicas de terra!!!!

    abs
    VS

    ResponderExcluir
  12. Bia,
    No seu caso que é uma amante da natureza imagine um navio gigantesco lotado de gente atracando, por exemplo, em Fernando de Noronha... Um crime contra o paraíso... Dependendo da rota, ainda tem esse probleminha.
    Mas, não elimine os cruzeiros definitivamente da sua vida. Algumas rotas são interessantes. No Mediterrâneo tem viagens que valem a pena, ou pelos fiordes da Noruega, talvez pelo Nilo (como disse a Beth num comentário acima, mas esse eu não conheço).
    Um beijo
    Clauda

    ResponderExcluir
  13. VS
    É verdade. Os navios que trafegam pela costa brasileira tem preços convidativos. Se a ideia for bom custo benefício, cruzeiros realmente podem ser boa opção.
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Vou fazer um comentário bastante preconceituoso, sei disso, mas que reflete minha opinião: o mercado de cruzeiros no Brasil foi contaminado pelo filão da tal "nova classe média", no geral pessoas que conseguiram alguma ascensão financeira sem a contrapartida de educação e cultura.
    Resultado: os navios ficam lotados de pessoas pouco exigentes em termos de serviços e muitas vezes pouco educadas em termos de convívio social, fazendo bagunça e achando que todo mundo tem que aceitar essa bagunça, já que eles estão pagando e pronto.

    Frente a isso, e frente à necessidade de atender à imensa quantidade de pessoas, os cruzeiros tem aberto mão da qualidade também, oferecendo um serviço próximo ao sofrível. Vide a quantidade de casos de contanimação estomacal/intestinal que ouvimos falar, entre outras coisas, como os famigerados cruzeiros para corintianos, cruzeiros para solteiros e os de carnaval.

    Por tudo isso, prefiro passar longe de cruzeiros na costa brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passados 7 anos do seu comentário, posso dizer uma coisa: ele continua assustadoramente atual. Acabei de desembarcar de um cruzeiro que passou por Santa Catarina e SP (Santos, para ser mais preciso) e tudo o que você disse é realidade.

      Excluir
    2. Para todos aqueles que já trabalharam em cruzeiros (como no meu caso durante alguns anos) sabem que o seu comentário vai perfeitamente de encontro com a realidade dos cruzeiros durante a "temporada brasileira". Apenas para se ter uma idéia, em muitos casos, funcionários brasileiros que estão em diferentes navios da frota e são "convidados" a ser transferidos para os navios no Brasil, preferem ir para outros navios ganhando até um pouco menos em comissão (no caso na área de vendas, gift shop) do que voltar para terminar o contrato no Brasil. Os passageiros em sua maioria são extremamente mal educados (lógico sempre há exceções), os portos com filas gigantescas, embarque com 2 ou até 3 horas de atraso (principalmente no porto de Santos), durante promoções no navio os brasileiros empurram todo mundo e literalmente se " jogam em cima dos produtos" danificando os itens e por fim, brigas entre os passageiros brasileiros, pois muitos que já estão acostumados a viajar em cruzeiro a anos não aceitam este tipo de comportamento desses outros passageiros....

      Quando no primeiro parágrafo falei que a "maioria é extremamente mal educada, obviamente havendo exceções", o que quis dizer e que ano após ano a grande maioria dos passageiros durante os cruzeiros na costa brasileira mudam/mudaram muito, principalmente nestes últimos 10 anos. Antes eram pessoas em sua maioria, extremamente educadas e uma minoria mal educada, mais hoje...... Parte disso, por culpa das próprias cias que cada vez querem colocar mais e mais passageiros em seus navios, com a mesma quantidade de funcionários e preços bem abaixo, para cada vez terem mais pessoas viajando em cruzeiros marítimos. Tem muito mais coisas que poderia abordar, porém este post já esta muito longo. Um grande abraço à todos.

      Excluir
  15. Cláudia acompanho a algum tempo seu blog e acho ele fantástico, é a primeira vez que escrevo. Não sou muuuito fã de cruzeiros mas minha mulher adora, e dependendo do cruzeiro realmente vale muito a pena.

    Fizemos alguns cruzeiros que foram inesquecíveis, na Costa Brasileira só recomento a royal caribbean, o resto é lixo, Msc então nem se fala, só vá se for para arrumar confusão.

    Fiz um pela Patagônia, onde acordava pela manhã com blocos de gelo batendo no casco no estreito de magalhães, lindo! Saia de Buenos Aires, parava em Puerto Madryn, Montevideu, Punta del'este, Punta Arenas, Ushuaia, passava pelos fiordes chilenos e cabo horn e ainda parava em Porto Belo ao lado de Bombinhas, chegando ao rio de Janeiro. Lugares fantásticos de se conhecer. Era um navio de 98.000 tonelagens da Royal Caribbean.

    Ano passado fiz um que saia do Rio e cruzava o Atlântico até Roma, um navio enorme da Royal Caribbean de 138.000 tonelagens. Parava em Salvador (que odeio) e em Tenerife.

    Acho viagens de Navios muito boas quando se viaja com várias pessoas, pois não dá muito problema, cada um pode fazer o que quiser e sempre estarão se encontrando.

    Mas se vc fizer uma viagem de mini cruzeiro dentro do Brasil pela Msc ou Costa, aí é um tiro na cabeça! Mini cruzeiro não arrisco nem pela Royal.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  16. RG e Rodrigo.
    Obrigada pelos seus comentários. É muito bom ouvir a opinião de vocês.

    Muita gente fala bem dos cruzeiros até a Patagônia. Só pela paisagem já deve ser uma experiência interessante.

    Minha melhor viagem de navio foi a bordo do Queen Mary na Grécia. Essa valeu a pena.

    No Brasil, infelizmente ainda não consegui fazer uma viagem que realmente ficasse marcada de modo positivo na minha lembrança. Já tentei duas vezes! Afinal, é preciso experimentar para moldar uma opinião verdadeira. Quem sabe numa hora dessas eu não me surpreenda??!!

    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Oi Claudia !!!

    Amo vir aqui no seu cantinho, ver suas postagens e principalmente o que escrito nelas, viajo literalmente viajo com você em cada linha que você digita.

    Beijos e tenha uma Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  18. Oi Edilza,
    Que bom ver você por aqui.
    Tenha uma Páscoa muito feliz!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o que o RG comentou, infelizmente ascensão econômica não vem acompanhada de educação e nesse quesito de educação nosso povo esta cada vez mais carente.

    Esse acaba sendo o grande problema dos cruzeiros aqui pela costa brasileira. Fazer um cruzeiro aqui no Brasil não difere muito de fazer uma excursão pela CVC, onde se tem preços baratos e grandes parcelamentos, fazendo com que o público que tenha acesso seja muitas vezes de educação duvidosa.

    E não digo isso em relação financeira, mas sim em relação educacional mesmo, valores de família, respeito, e outras coisas que perderam importância na cultura de nosso país.

    ResponderExcluir
  20. Claudia

    A sua descrição é exactamente o que eu penso dos cruzeiros...hehe...por isso eu ainda não fiz nenhum!!!rsrs
    A minha única excepção seria para um cruzeiro nos fiordes da Noruega,mas mesmo essa não está no top da listinha das viagens...
    Gostei da primeira foto...rsrs...quero uns iguais!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Claudia,
    Eu jogo no seu time:
    DETESTO CONFINAMENTO e ficar a bordo de um navio por dias ia me dar muito tédio. Prefiro gastar um pouco mais e ir para um bom hotel ou mesmo pousada, mas ter a certeza que posso ir e vir a hora que quiser.
    Já fiquei 3 vezes em pequenos iates"live aboard", quando saímos para mergulhar: 3 dias em Abrolhos, 3 dias em Angra e Paraty, 7 dias no Mar Vermelho. Só aturei , porque a maior parte do tempo estávamos submersos. Mas esse do Mar Vermelho, nos últimos dias eu já não aguentava mais!!rs.7 dias é demais pra mim!!rsrs
    Adorei este post!
    Bjão e FELIZ Pàscoa!

    ResponderExcluir
  22. Margarida,
    Nos fiordes tanto da Noruega como da Nova Zelandia vale a pena, sim. Mas, um ou dois dias está de bom tamanho. hehehehe!!!
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Ah! Margarida!
    Quando eu te encontrar em Portugal levo um desses de presente para você. rsrsrs
    Boa Páscoa!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Poxa Flavinha,
    Para mergulhar é outra coisa. Barco menor, possibilidade de cair na água em um pulo... Iate ou lancha é diferente de navios cheios de gente. Muito melhor, vamos ser sinceras!!! E, no Mar Vermelho deve ser para lá de exótico.
    Tenha uma ótima Páscoa!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Adoro o mar, mas também não sou chegada a esses cruzeiros com mil e uma atrações. Não sou muito chegada a festas, bailes e ter que andar em turmas muito grandes.
    A Beth tem razão, nos cruzeiros no Nilo , os quartos têm janelões enormes e podem ser abertos. Mas na nossa experiência no Nilo (eu e a MT) à noite, na base de quatro a cinco barcos enconstavam uns nos outros, janela com janela, um verdadeiro sanduíche de barcos.
    PS: Mesmo assim, adorei a experiência


    Ana

    ResponderExcluir
  26. Causou esse post, hein, Claudia?
    NUnca fizemos cruzeiro e nem pensamos em fazer. Exatamente por causa do confinamento e da quantidade em detrimento da qualidade. Otimo post, parabens!
    bjos, Marina

    ResponderExcluir
  27. Ana,
    Confesso que viagens com gente demais e grupos sempre me desagrada. Sou mais do tipo viajante independente. Acho que como você!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  28. Marina,
    Pois e não é que esse post causou um reboliço. Mas, acho que o perfil dos leitores do blog bate com o meu. E vocês? Por onde andam perdidos nessa América do Norte?
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  29. Claudia, ASSINO EMBAIXO :-) Você é mesmo corajosa de falar tudo isto, pois eu sabia que ia provocar controvérsias. But I could not agree more. Passo longe de cruzeiros, não só no Brasil, mas em geral. Cruzeiro jamais, passeio de barco sim, naqueles lugares onde o fato de estar num barco faz a viagem mais interessante, como por ex. fjordes noruegueses, Patagônia, etc. Um beijo,

    ResponderExcluir
  30. Preciso de mais uma viagem de navio para formar uma opinião melhor a esse respeito, só fiz um cruzeiro quando era mais nova então nem conta porque quando somos criança tudo é festa hehehe
    bjs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  31. Me peguei rindo de algumas descrições de você no navio, me identifiquei com o post, nunca tive vontade de fazer um cruzeiro fico pensando nessa coisa de ficar parada dentro de uma cabine, gosto de andar e explorar as cidades, acho que essa viagem só quando ficar velhinha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Luciana,
    Bom mesmo é que ninguém patrocina minhas viagens nem meus posts, por isso posso falar sinceramente tudo que passa pela minha cabeça. hehehe.
    Nada melhor do que essa liberdade. Tenho certeza de que esse é o principal motivo pelo qual as pessoas voltam ao blog. Só indico lugares como hotéis e restaurantes que eu conheça e procuro ser muito literal quanto às minhas percepções.
    Melhor impossível!!! rsrsrs
    Um beijo.
    Claudia

    ResponderExcluir
  33. Karina.
    Realmente as pessoas mais velhas costumam curtir bastante os cruzeiros. Quem sabe você aprove a ideia quando ficar velhinha e mais tranquila. Eu acho que nem velhinha vou achar os cruzeiros a melhor opção. kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Gabi,
    Isso mesmo. Tem que testar, mas vai em alto estilo. Vai logo no melhor!!! Um cruzeiro com seu amor pelo Tahiti. Que tal?
    Beijos nesse casal lindo.

    ResponderExcluir
  35. Claudia

    Eu ia adorar encontrar vc em Portugal!!...mesmo sem presente!hehe...mas que são lindinhos,são!hehehe...aliás vc é a Blogueira mais elegante da Blogosfera!! :))
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  36. hahaha, Margarida!!!!
    Só você!!!! Nada como ter amigos...

    ResponderExcluir
  37. Oi Claudiaaa!!!
    Tudo bem?? Qto tempo!!! Sumi mas voltei, finalmente!!
    Ria sozinha lendo seu post... fiz um Cruzeiro no Carnaval com a MSC e sinceramente prefiro me arriscar nas aventuras em terra, rsrsrs. De qq forma vale a pena sempre experimentar do contrário qdo vemos os transatlânticos ancorados pensamos: "Humm, ai ai.. queria estar lá." Bem, eu e vc não iremos mais pensar isso né?
    hahaha

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  38. O seu artigo está óptimo, como já vem sendo seu hábito, e relata uma realidade que desconheço totalmente, pois nunca fiz um cruzeiro.

    Talvez porque a ideia de fazer um nunca esteve entre as minhas prioridades, porque realmente a ideia de ficar confinada a um local sem liberdade de movimentos não faz o meu estilo.

    Mas admito que dado ter um acompanhante de dois palmos, já espreitei os cruzeiros da Disney, e na Europa o que me atraiu mais era um no Mar do Norte (espreitei agora o site deles, http://disneycruise.disney.go.com/ e este ano nem tem esse).

    Na viagem de finalistas da Universidade a proposta de um colega meu era fazermos um cruzeiro pelo mediterrâneo, mas não teve qualquer adesão tal ideia, porque terá sido? ;-)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Turista,
    Tenho amigos que já fizeram esse cruzeiro da Disney com os filhos e as crianças amaram. Tudo pelos filhos!!! Se eles ficam felizes nós ficamos também. Nesse caso o que conta é o sonho. Tomar café da manhã com o Mickey, almoçar com o Pateta, jantar com a Minnie é certeza de ver um sorriso no rosto dos nossos pequenos. Isso sempre vale a pena.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  40. esse fim de semana vou fazer um cruzeiro pelo Allure, espero que seja tudo de bom, pois pesquisei muito antes de comprar o pacote !!
    bj

    ResponderExcluir
  41. Sempre comento com meu marido que cruzeiro não me atrai. Nunca fiz, nem pretendo fazer, pelas mesmas razões que você.
    Quando viajo, fico o dia todo fora, aproveitando ao máximo o que cada lugar tem a oferecer.
    Mas gosto não se discute.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  42. Vivian,
    Espero que você curta. Depois conta como foi.
    Bj e boa viagem.
    Claudia

    ResponderExcluir
  43. Gina,
    Concordo com você. Cada um gosta de viajar de um modo diferente e há viagens e viagens para todo tipo de viajante. O que seria do verde se todos quisessem somente o amarelo?
    Basta escolher e aproveitar. O que vale é ficar feliz!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  44. Nossa..qtas opiniões diferentes!!! quantos pontos de vista interessantes!!! Eu sou louca pra fazer um cruzeiro..mas morro de medo!!!!
    Adorei o post!
    Paula
    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Paula,
    O ideal é você fazer um cruzeiro para ter suas próprias conclusões. Mas, escolhe um BOM navio. Aconselho uma viagem pela Grécia, Tahiti, Noruega, ilhas italianas ou Caribe.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  46. Claudia , acho que vc não usou uma cia de cruzeiros que te agradou , quanto a comida deu para ver que nunca fez um cruzeiro da Celebrity Cruises no caribe ,pois é excelente tendo só chefs de primeira e ganham prêmios todos ano concorrendo com restaurantes tradicionais em terra , ou um da Disney que posso dizer perfeito em tudo ,como só a Disney sabe fazer , aqui no Brasil tente comprar cabines externa com varanda o preço não sobe tanto e das Cias que navegam por aqui todas são muito diferente entre si , a MSC e de um jeito a Royal é totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  47. Marcelo,

    Já fiz vários cruzeiros tanto no Brasil como fora. Já fiz com a Royal inclusive numa área exclusiva e minha impressão é sempre a mesma. Eu, definitivamente, não me encaixo nesse perfil. Cada um faz a sua viagem e a minha preferência é terra firme e a possibilidade de ir e vir para mudar de planos na hora em que tiver vontade. Simples assim.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  48. Olá Claudia!

    Pretendo fazer um cruzeiro saindo de Barcelona até Napoles pelo Royal Caribeam. Os navios geralmente vendem pacotes de passeios terrestres de 01 dia cada, vale a pena comprar? O que vc. acha desse roteiro?
    Abraços
    Sonia

    ResponderExcluir
  49. Sonia,

    Um dia só é interessante. Essa é uma travessia pequena e o sul da Itália é muito gostoso, cheio de belos lugares.

    ResponderExcluir
  50. Claudia, estou com você, cruzeiros apenas fora do Brasil. Minha sogra simplesmente tem 500 pontos de machadinha na carteirinha FUNAI dela e nos convidou para um cruzeiro por aqui. Eu perguntei sobre como seria a comida do navio e ela disse que era muito legal, que o restaurante funcionava como um BANDEJÃO... Ela também disse que a cabine era ótima, ficava no último deck do navio numa maravilhosa cabine interna em que, apesar de não ter janelinha, tinha uma maravilhosa obra de arte... Ah, ela me garantiu que diversão não iria faltar, pois o cruzeiro estaria LOTADO com muita gente curtindo o carnaval... Acho que com essa viagem a carteirinha FUNAI dela vai decolar, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  51. Bem, post agitado este !!!
    Primeiro, concordo com vc sobre a cabine.. Uma cabine legal, com varanda me anima muito.. poder ver a chegada do navio no porto de manha, Tomando um cappucino q o room service entregou, ja me faz feliz..
    Depois, sim , a comida nao é a melhor do mundo.. mas tb nao é das piores.. e alem da opcao do buffet; PARA QUEM GOSTA DE ALGO MAIS TRANQUILO, todos os navios disponibilizam dos restaurantes para cafe e almoco tb.. Mas claro, nada de ir de biquini..
    Quanto a LOTACAO dos cruzeiros..
    na Europa ou no BrASIL; HA CRUZEIROS LOTADOS !!! fugir disso, ou é sorte.. ou é fazer cruzeiros de luxo , como Silverseas, por exemplo.. onde , nem em pensamento ha filas..

    ResponderExcluir
  52. Bem , muitas coisas a se comentar aqui.. rsrsrs
    Eu sou o tipo de viajante q curte tudo..
    Ja sai de moxilao pela Asia,
    Moro na Alemanha, entaum aqui, viajo muito de trem e durmo em albergues..
    Mas no Brasil,para viajar com a minha mae , o melhor mesmo é cruzeiro..
    Escolhemos uma cabine com varanda, ordeno meu cafe pelo room service, e desfruto do mesmo na minha varanda privativa.. Este é um custo extra q pra mim; FAZ A DIFERENCA..
    Procuro almocar nos restaurantes.. assim fujo das filas, e do BUFFETZAO..
    Desfruto de uma mesa com vista pro mar tomando uma taca de vinho.. adoro..
    E nas noites, eu e mamis b´vamos ao bar para uns drinkes.. e socializar.. coisa q em terra jamais fariamos..
    minha mae faz novas amizades.. danca e se diverte.. coisas q ela NUNCA FAZ EM TERRA..
    e eu curto despreocupada deste momento..

    ResponderExcluir
  53. Ah, eu conheco bem os cruzeiros da Disney, na minha opiniao, os melhores q tem.. porem TUDO É EM INGLES.. sendo assim, se a crianca nao fala o idioma.. pode ser meio frustrante..
    99% dos paxs sao americanos, e o navio nao disponibiliza nem de menus em outros idiomas.. NAO ROLA NEM UM ESPANHOL GENTE..
    isso limita muito as atividades infantis para criancas estrangeiras..
    uma pena, pq os navios sao MARAVILHOSOS!!!

    ResponderExcluir
  54. Olá, vou fazer meu primeiro cruzeiro no Disney Dream com minhas filhas em dezembro deste ano. O que vc me diz deste navio. A viagem pelo Caribe nesta época balança muito? Eu enjoo fácil......

    ResponderExcluir
  55. Claudia meu nome é maria sou casada a 8 anos tenho muito medo de viagens marítimas mas meu esposo quer muito fazer uma viagem de cruzeiro,minha pergunta é a seguinte balança muito?e se tiver uma tempestade derre pente fica muito feio o negócio?já passaste por uma experiencia assim.sua opinião por favorrrrrrrrr.

    ResponderExcluir
  56. Maria,

    Quanto maior o navio, menos balança. Não dá para enjoar em navio grande. O risco de tempestade sempre existe, mas os navios são preparados e costuma ser muito seguro. Vá sem receio! Curta a viagem e seu marido.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  57. Olá
    Já fiz 04 cruzeiros no Brasil, gostei de todos. O que mais gostei foi para Fernando de Noronha é claro.
    Estou querendo fazer um pelo Caribe. Gostaria de alguma sugestão.
    Obrigada
    Débora

    ResponderExcluir
  58. Débora,

    Como eu não curto muito Cruzeiros, não sou a pessoa mais indicada para te dar essa dica. O navio que mais gostei foi o Queen Mary II. E, especialmente, quando fiquei um mês na Grécia com ele atracado no porto servindo como hotel. Assim foi perfeito.

    Bj

    ResponderExcluir
  59. Ridiculo comentário, não concordo com NADA... Já ouviu falar que o barato sai caro, ninguém mandou se mão de vaca se não paga uma suite de luxo, outra coisa passou sufoco pra embarcar por burrice, pq vc deve comprar um cruzeiro que vai sair da região onde vc mora.
    Querida, não é pq você não sabe escolher e não tem bom gosto, que deve ficar espalhando essas besteiras por ai... Se liga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Passou sufoco para embarcar por burrice, deve comprar um cruzeiro que sai de onde vc mora". Eu moro em uberlandia - MG, posso sair de la mesmo? Saio do Lago Sabiá? Como é isso? Eu nao gostei de cruzeiro, devido as pessoas grossas e arrogantes que tive o desprazer de encontrar.

      Excluir
  60. Oi Anônima!

    Quanta agressividade, hein? Você é uma pessoa feliz. Eu sou.Muito. Meu nome é Claudia. Tenho esse blog para expressar minhas opiniões. E você? Quem é?

    Tenha uma linda semana. Desejo muita paz e muita luz à você. Cada um deseja aos outros aquilo que tem.

    Namastê!

    Claudia Liechavicius

    ResponderExcluir

  61. Eu amo cruzeiros. Estou indo fazer o 7° com a Royal Caribbean, onde o atendimento é excelente, a comida é ótima e os drinks extraordinários. Sobre a comida, as pessoas não podem esperar comer arroz e feijão num navio. É cozinha internacional e as pessoas tme que ir com mente aberta. Na Royal eles prezam por colocar menos passageiros no navio, para não ficar superlotado. Por isso o ambiente fica tranquilo. Quem não fez um cruzeiro com a Royal caribbean, não sabe o que é fazer um cruzeiro de verdade.

    ResponderExcluir
  62. Oi Anônimo!

    Valeu pela dica. Mas, cruzeiros no Brasil realmente não me agradam nenhum pouco. Talvez pelo Nilo, Patagônia, Tahiti, Mediterrâneo... Quem sabe.

    ResponderExcluir
  63. Cláudia
    Tenho 16 anos, quero muito fazer uma viajem de cruzeiro. Vou com meu primo de 19 anos pois sou menor de idade. Que documentos devo apresentar?
    Me indique um site para compra? Nao sei onde comprar.

    ResponderExcluir
  64. Igor,

    Sugiro que vc procure uma agência de turismo para ter todas as informações necessárias.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  65. Eu fiz duas vezes a travessia ate Barcelona. Gostei demais. Sempre royal caribean. Varanda..ótimo atendimento. Fiz tres minis pelo Brasil, claro, publico diferente, muita gente, mas precisa ter paciência. Amanha saio para Argentina e Uruguai. Ja fiz de avião , mas prefiro o passeio de navio . Royal é realmente a melhor. Fiz Caribe no Oásis. Sem ter o que falar.
    Ótimo blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  66. Oi Claudia
    Sou suspeita pra opinar, pois adoro cruzeiros ,já fiz vários , longos e curtos , na verdade com o tempo a gente descobre que não adianta chegar cedo ao porto, perto da hora do embarque sequer há filas..mesmo em Santos, no Rio realmente é muito melhor ,mas são poucos os que saem de lá.
    Boa companhia é fundamental, temos um grupo que sempre viaja junto e então tudo é festa, até fazer um MSC kkkkk

    ResponderExcluir
  67. Eu acredito que voce tenha essa opinião pois nunca viajou no msc yatch club. Depois disso impossivel fazer um cruzeiro comum hahaha

    ResponderExcluir
  68. Oi Claúdia!
    Em menos de 2 meses irei fazer meu primeiro cruzeiro aqui no Brasil mesmo e antes de ser chamada de uma "viagem",eu chamaria mais de "frente a frente com o medo de alto-mar".Isso mesmo! Gosto de estar em terra firme e preciso superar esse medo!E por um cruzeiro ser tudo junto:hotel+restaurante+baladas+malhação+sol e piscina+conhecer lugares,eu vou encarar essa. Depois da viagem,retorno pra contar minha experiência! bjo

    ResponderExcluir
  69. Oi Claudia! Estou voltando aqui p deixar meu registro sobre o cruzeiro:simplesmente tudo de bom!Adorei tudo! Sobre cabine sem janela e banheiro pequeno,pôxa,um navio enorme pra vc explorar,bares,shows,piscina,restaurantes,baladas,novas amizades,não me incomodou nem um pouquinho.E qto ao meu pânico de alto-mar,já foi...eu não vejo a hora de fazer outro! E recomendo à todos q façam!

    ResponderExcluir
  70. Bom relato, valeu pelas dicas. Mas realmente eu pensei comigo uma coisa, "para alguém que não gosta de cruzeiros até que já fez um bocado!!!", conhece santos, e RJ aq no Brasil, fora os outros que você mencionou como Caribe, na Grécia, na Noruega, na Nova Zelândia...nossa...pelas minhas contas já são pelo menos 6...kkkk....eu nunca fiz nenhum por ter essas mesmas opiniões que você, imagine quando eu fizer 6...kkkk...mas mesmo assim, valeu pelas dicas, abs.

    ResponderExcluir
  71. Bem...o bom mesmo é viajar de carro...parando por aí...e depois que fizerem o túnel subaquático no estreito de Behring dou a volta ao mundo no meu jeep...hehe

    ResponderExcluir
  72. Não concordo em nada com vc, amo cruzeiros, seja no Brasil ou internacional e para mim não há viagem melhor! Acho tudo bom, gostoso, maravilhoso, relaxo e me divirto demais!
    Míria Cilene

    ResponderExcluir
  73. Claro Miria,

    Cada um faz a sua viagem. Fico feliz que você goste.

    Bj e ótimas viagens. Viajar é o que vale.

    ResponderExcluir
  74. Oi Cláudia,
    adoro seu blog, adoro seus textos, você escreve muito bem, de forma bem atrativa.
    também adoro viajar pelo mundo. já viajei por todo o Brasil e por meio mundo.
    mas eu adoro cruzeiros! adoro navios, portos, aquela movimentação, chegar em um lugar diferente a cada dia. já viajei de todo tipo de navio, pequeno, grande e gigante. ja viajei no oasis, no allure, royal princess, splendour, na norwegian, na carnival, no brasil, no caribe, na europa. ja assisti os fogos no rio dentro de um navio, coisa mais linda! momentos inesquecíveis. adoro navios porque as únicas preocupaçöes säo onde vamos chegar, que show vou ver, o que vou comer eonde, vivendo alguns dias comoum rei. afinal, eu mereço! passo o ano todo trabalhando pra isso mesmo! em janeiro vamos conhecer o novo gigante anthen of the seas, saindo de new york para 12 dias no caribe. e já está nos meus planos um cruzeiro pera a australia, nova zelandia e ilhas do pacifico. Mas o que importa mesmo é viajar, seja do jeito que for, pois aquele que volta de uma viagem nunca é o mesmo que foi.obrigado por seu blog, e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  75. Eu tenho 13 anos,minha mãe quer muito fazer um cruzeiro,e o aniversário dela é dia 21 de dezembro,e meu irmão topou fazer uma viagem surpresa pra ela,mas meu irmão não é rico,nem minha familia (somos de classe média),e nós só podemos viajar pelo pais,de santos para qualquer lugar,que cruzeiro e companhia você recomenda (de preferência um pouco mais barata que as outras,pois como eu disse,não somos ricos),e além do mais um que nós passaremos o natal no cruzeiro
    Bj :DD

    ResponderExcluir
  76. Oi Gabriel,

    Pelo Brasil há muitas opções de cruzeiros nessa época do ano. Você deve dar uma pesquisada na internet ou consultar a CVC que sempre oferece bons preços. Espero que consiga fazer a festa surpresa para sua mãe.

    Boa sorte.

    Claudia

    ResponderExcluir
  77. Cláudia, qual sugestão vc tem para um cruzeiro?

    ResponderExcluir
  78. Celi,

    Infelizmente, não vou poder te ajudar. Como não gosto muito de cruzeiros, certamente não sou a pessoa mais indicada para te dar alguma dica. Procure um profissional de uma agência de turismo.

    Boa sorte.

    Claudia

    ResponderExcluir
  79. Cláudia, adorei seu post, estou com uma viagem "para cruzeiro" agendada para o próximo 02/12. Quando encontrei seu post pensei : Ufa! Finalmente dicas valiosas. Procurei dicas sobre viagens de cruzeiro, mas as dicas eram relacionadas ao medo de navegar, quinhentas dicas de "tome remédio para não enjoar" , não leve drogas (precisa avisar ?) e nada realmente esclarecedor. Decidi fazer o Cruzeiro pois foi o que coube em meu orçamento, as férias foram concedidas sem tempo para programação antecipada e as viagens por terras estão sem muitas opções de datas, as que possuem estão enfiando a faca e valorizo meu dinheirinho, mas sem avareza.Venho de uma família humildade, já fiz bate-volta em Bertioga e voltei feliz da vida,cheia de areia na Kombi azul calcinha do meu padrinho pois era isso ou ficar em casa, claro que eu adoraria conhecer os roteiros mais sofisticados, não tenho condições "ainda", mas isso não me impede de usufruir das minhas férias dignamente, trabalhei, recebi, posso pagar, vou. Educação vem de berço, classe se aprende com quem tem e você demonstrou isso no seu texto, combinação perfeita de elegância e educação.Com relação aos mal educados, cada um oferece o que possui.Mas o que vale é viajar, conhecer, ser grato pela oportunidade. Viagem é remédio para alma. Sempre tem diversão ou aprendizado, que nos leva a querer repetir ou riscar da agenda para sempre. Gratidão pelas informações!

    ResponderExcluir
  80. Elaine,

    Desejo uma excelente viagem para você. Depois me conta como foi.
    Bjss

    ResponderExcluir
  81. Querida, sou obrigada a discordar radicalmente de você em relação aos cruzeiros. Já fiz 11 desde 2008.

    O que faço para gostar?

    Simples. Embarco no Rio.E temporada de 2016 teremos VLT na porta do embarque. Indo até aeroporto! E Rodoviaria!

    Contrato o Cruzeiro com meses de antecedência, normalmente uns 8. Com isso posso pegar as melhores promoções e escolher cabine com varanda. Ah, fico sempre em cabine situada em meia nau, sacode menos.

    Dou preferência a tomar café, almoçar e jantar no restaurante, e não nos bufe cheio de fila. Para isso tomo café e almoço nos horários que o restaurante funciona. Não paga nada a mais não e tem toda a tranquilidade do mundo.

    Procuro navios enormes e não viajo no carnaval, Natal e réveillon. Os maiores são mais estáveis.

    O navio e bem estável, sacode um pouco sim se o mar estiver agitado,mas e bem tranquilo, agora quem enjoa na barca rio Niterói, e nos ônibus em estradas sinuosas, ou sofre de labirinto não deve de forma alguma fazer Cruzeiro. Vai pedir para morrer literalmente.

    As lanchas realmente tem uma fila para embarque, mas são distribuídas senhas e você só precisa ir para o desembarque na sua vez e espera em outro lugar. Para não me estressar procuro ir para as lanchas lá pelas 11:00 da manhã normalmente todo mundo já foi e não pego fila. Podendo retornar até as 17:00 e tempo suficiente.

    Enfim, cruzeiros grandes tem varias piscinas, em vários andares, o que distribui a galera. E nos portos, quando todo mundo desembarca, fica vazio.

    As festas são maravilhosas, a comida um espetáculo, os shows... As brincadeiras...

    Já fiz Costa, Royal, e MSC.

    Todos maravilhosos! Inclusive travessia com a Royal, um espetáculo! Farei outra em Abril de 2016.

    Entro para o Club de todas as companhias e recebo descontos e mimos a bordo.

    A noite de gala e uma maravilha!!!! O Jantar e diferenciado, e todo mundo de roupa de gala e muito lindo!!!! E como estar em um casamento bem chique, rsrs.

    Bem espero que quem for ler as minhas impressões, possa aproveitar as dicas e ter experiências melhores que a sua!

    Abraços!

    Marluci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Marluci em tudo. Até pensei que tinha sido eu quem escreveu isso! Rsrsrsrsr

      Excluir
  82. Concordo com TUDO que você falou. Não deixo mais de seguir suas dicas! rs

    ResponderExcluir
  83. Oi Paula,

    Volte sempre e seja muito bem-vinda!

    Bj

    ResponderExcluir
  84. Bom....cheguei de um cruzeiro à Argentina e Uruguai esta semana. As observações acima são válidas. Fui pelo MC Magnifica, um navio maravilhoso, muito grande e todos os comentários acima eu iria relevar se a tripulação fosse mais cordial, educada, etc. etc. etc. Fui muito maltratado pela maioria dessa tripulação. Muitos não falam o nosso idioma e a comunicação fica pior ainda. Enfim, não recomento o MC MAGNIFICA.

    ResponderExcluir
  85. Ola eu e minha esposa estamos fazendo 11 anos de casado nesse mês de janeiro 2016, pensei em fazer um cruzeiro pela costa brasileira, estou olhando o navio SOVEREIGN, voces conhecem? Estou vendo uma quarto no Deck 9, qual a opinião de vcs?, pegando uma cabine externa, não fechei o pacote ainda, mais vendo esse blog começo a repensar, se puderem me ajudar aceito sugestões, minha esposa enjoa fácil, principalmente em estradas, vendo o cometário do Marluci do dia 28/12, estou pensando em sair fora. Uma outra coisa que estou preocupado é com o banheiro, eu tenho 2,02 mts de altura, olhando seu comentário de tomar banho acho que vou ter problemas, o que acham? Quanto de dinheiro levo a bordo, voces tem alguma ideia? não pretendo ir a cassinos.
    Qual a media de preço dos passeios? Se eu for, irei com o dinheiro meio apertado e estou um pouco preocupado com isso, fico aguardando opiniões
    PS: Claudia Liechavicius desculpa tumultuar seu blog com esses questionamentos, mais gostei muito dele e me parece que tem sempre pessoas olhando, me parece atualizado.

    Grato
    João Carlos

    ResponderExcluir
  86. João Carlos,

    Esse tema é muito delicado. Tem gente que gosta muito de fazer cruzeiros e outras pessoas, como eu, não são muito fãs de cruzeiros, especialmente no Brasil, onde a costa é muito extensa. Enjoar, em navios grandes não é tão comum. Eles têm bons estabilizadores. Esse não é o principal problema. Os banheiros costumam ser apertados, sim. Não sei como é a cabine que você está comprando, mas apenas as suites são espaçosas. Dinheiro no navio quase não se usa, a menos que você faça compras nas lojas do navio ou nos lugares onde o navio parar, pois a alimentação está toda incluída no valor. É difícil te ajudar. Só fazendo um cruzeiro para você saber se essa é uma opção que te agrada ou não. Desejo boa sorte.

    ResponderExcluir
  87. Desculpe-me, mas sei relato é pessimista demais. Viajo bastante de navio. No Brasil e fora dele. Como tudo na vida, há prós e contras... e não só um dos dois. A escolha da companhia é fundamental. Não tenho reclamação alguma da Royal Caribbean. Da cabine à comida, passando pelos shows e tripulação. Para dar a opinião em um blog, penso ser necessário conhecer muito bem o assunto. Informe-se um pouco mais e daí sim opina com amplo conhecimento... trazendo prós e contras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sumara,

      Você conseguiu ler o título? Alguns motivos para (não) fazer um cruzeiro NO BRASIL. Falo nesse texto sobre o Brasil. Já fiz muitos cruzeiros. Sei bem do que estou falando. Já fiz vários cruzeiros no Caribe, dois no Mediterrâneo, na Noruega e alguns no Brasil. Esse texto é bem fundamentado. Sei bem do que estou falando. Já circulei por esses mares nos melhores navios do mundo. E, sinto muito, mas essa é realmente minha opinião. Desculpe se te desapontei. O Queen Mary II foi meu navio preferido ao circular pelas ilhas gregas.

      Bjs e ótimas viagens.

      Claudia

      Excluir
  88. Muito bom suas dicas Claudia , obrigada , eu quero fazer um cruzerio , e sera a minha primeira vez , apesar de voce nao ter gostado muito , voce tem experiencia . Eu moro em Londres,mas vou para Uberlandia para fazer esta viagem com minha irma . Qual seria a melhor rota ,o melhor cruzeiro para o Caribe ? estou pensando em uma cabine externa e qual seria o numero de cabine no meio , na ponta , que eu nao iria sentir muito o balanco do navio? desde ja muito obrigada .

    ResponderExcluir
  89. Oi Universe,

    Por favor, entra em contato comigo pelo e-mail claudia@viajarpelomundo.com

    ResponderExcluir
  90. Meu primeiro cruzeiro foi pela Royal Caribbean 10 noites, saindo de Istambul na Turquia e fazendo as ilhas da Grécia no ano passado, foi uma experiência fantástica com paisagens lindas, gostei tanto que esse ano resolvi levar a família toda pra experimentar e fizemos um de 8 noites pelo Caribe Sul eles amaram. Já tenho outro de 15 noites agendado de Miami para Inglaterra pro próximo ano passando pelo Caribe Norte. Acho que a experiência de cruzeiros fora do Brasil é super válida, agora tenho casais de amigos que fizeram aqui no Brasil e que odiaram então tudo tem a ver com o público que está no navio e no geral brasileiros são mau educados, e devido ele navegar em mar aberto dizem que balança muito na costa do Brasil por isso e outros motivos não tenho nenhum vontade e fazer cruzeiros aqui no Brasil. Agora a questão de confinamento é muito relativo pois agente só entra na cabine pra tomar um banho e dormir mesmo tem muitas atividades nos navios e se for pra ficar dentro da cabine confinado é melhor ficar em casa que vc gasta menos kkk e na maior parte dos dias de cruzeiro o navio está ancorado e você passa o dia batendo perna em terra conhecendo as cidades de parada, então não tem como ser monótona uma viagem de cruzeiro.

    ResponderExcluir
  91. O que vou dizer já se prenuncia no seu próprio texto: se for para fazer um cruzeiro, nada de economizar com mixarias. A cabine deve ser grande, se são uma família, a partir de 3 pessoas, nada como 2 banheiros, uma varanda é fundamental e cuidado com o pessoal do "quero se dar bem". Os restaurantes com horário fixo, muitas vezes o preço já está incluído, são a melhor opção.

    Já fiz 13 cruzeiros, e faria um a cada seis meses, se pudesse. Nada melhor pra esfriar a cabeça. Nada de esperar aviões, fazer check in, check out, correr risco de vida (haja avião caindo...), esperar ansiosamente para saber se a tua bagagem foi no teu voo ou sumiu... É só entrar no navio e a paisagem anda. É festa todo dia o dia todo. Agora o que perturba é se tiver muito brasileiro a bordo, porque a grande maioria é de gente mal educada. Querem furar filas, "se dar bem", mergulham na piscina e que se dane o respingo nos outros (Ah! é criança, né?!). E o que que eu tenho a ver com filhos dos outros, se os outros não sabem educá-los, que se suportem!!!

    ResponderExcluir
  92. Você precisa de liberdade financeira? Não se preocupe mais porque eu tenho um testemunho para compartilhar sobre como eu tenho um cartão de ATM em branco que eu uso em resolver todos os meus problemas financeiros. Meus nomes são Vanessa Benson uma mãe de dois, me deparei com este hackers na internet quando eu estava procurando um credor de empréstimo e vi isso acrescenta falando sobre como funciona o cartão ATM, aproveitei a oportunidade e solicitou um Eles me disseram Ele Chegaria em 48 horas após activation.I preenchido o formulário de cliente e eu fiz tudo o que eles pediram para concluir o processo e eu recebi o cartão dentro de 48 horas como eu estava prometido e desde então tenho desfrutado usando o cartão, Me não menos de US $ 5.000 por semana. Eu também fui capaz de comprar este cartão para dois dos meus amigos e agora eles também estão vivendo uma vida livre de dívidas. Estou usando esse meio para agradecer aos hackers integrados por agregarem valor à minha vida. Você pode contatá-los usando este email abaixo de integratedhackersoffice@gmail.com para adquirir seu próprio CARTÃO de EMBALAGEM EM BRANCO

    ResponderExcluir
  93. Os cruzeiros da MSC, tanto o Splendida quanto o Preziosa, têm banheiros com tecnologia de ponta. Tomar banho lá é até divertido! Nada de cortinas, é uma cabine que nos faz sentir-nos no desenho dos Jetsons, pequena sim, mas confortável e prática.
    Quanto aos restaurantes, tudo verdade. O que tem no buffet é bem meia boca, que é de livre acesso. Tem que ficar ligado em quando chega coisa nova.

    ResponderExcluir
  94. Detestei os comentários. Cruzeiro ou qq outra viagem tem que ter o mínimo de espirito esportivo, mas pagando bem vc não passa pelos "horrores" mencionados, mas como nem todo mundo tem grana pra isso, façam cruzeiros sim e sua viagem será maravilhosa.

    ResponderExcluir
  95. Estou confuso, nunca viajei de cruzeiro e é minha primeira vez, mas pelos comentários aqui eu acho que vou desistir!!!!, valeu galera!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salatiel,
      Você precisa passar pela experiência para saber qual seu ponto de vista. Já fiz muitos cruzeiros e só gostei da experiência na Noruega e na Grécia. No Brasil, fiz vários , cheios de mordomia e ainda assim achei todos péssimos.
      Quem sabe você tenha uma experiência bacana?
      Não custa tentar!
      Depois me conta.

      Excluir
  96. Concordo com muitas coisas que foram ditas. Até faria novamente cruzeiro, porém realmente é enjoativo.. comida ruim, e tudo sempre cheio. A cabine era relativamente grande e confortável.

    ResponderExcluir
  97. Já vou para o meu 4° cruzeiro e não concordo com quem acha péssimo!
    Acho incrível, lugar com uma energia maravilhosa,gente feliz!
    Claro que como toda viagem, para qualquer lugar do mundo ,seja de navio,trem e avião tem contratempos né?
    Em todos que fiz ,tudo saiu como esperado, simplesmente amei tudo!
    Irei em quantos tiver oportunidade.
    Quanto às acomodações, nada a reclamar, pelo menos a que fiquei não senti falta de ar não,como disseram rsrs... sempre muito limpas e arrumadas,quanto a comida tem muitas opções, não vou dizer que é nota 10 em tudo,mas não é horrível como alguns falaram.
    A falta de educação relatada em alguns navios ,não é só da parte de brasileiros não , estrangeiros também furam filas e são grosseiros às vezes.
    Pra quem nunca foi vale à pena, não desanima! Agora se vc é daquelas pessoas com frescura ,que gostam de luxo ,querem comer bem, não gostam do contato com o povo, (no navio tem muita gente mesmo)
    Vai passar uns dias no Four Seasons Hotel George V em Paris.

    ResponderExcluir
  98. interessante o texto e os comentários!
    Eu nunca senti atração por cruzeiros, provavelmente pq tb sou bem agitada, só a ideia de ter de ir a um shopping já me deixa incomodada... Prefiro ficar em terra firme fuçando :)

    ResponderExcluir
  99. Concordo em parte, pois claramente você não gosta de cruzeiro e isso é uma opinião particular sua. Eu adoro cruzeiros, vou para o quinto, é um vício. A paisagem que um cruzeiro proporciona é única, nenhum hotel proporciona, além do luxo, beleza e grandiosidade que existe nos navios, impressiona qualquer um. Mas eu concordo no que diz respeito aos cruzeiro no Brasil, realmente são inferiores especialmente no aspecto refeição, e tem o problema de pegar aquele barquinho para descer nos portos. Não concordo com a crítica ao embarque, basta chegar cedo, aliás essa é uma dica preciosa para qualquer cruzeiro, sempre chegar bem antes do horários do embarque, pois eles sempre liberam antes.

    ResponderExcluir
  100. Texto muito esclarecedor! Estou pra fazer um em fevereiro, e confesso que estou um pouco incomodada com a "coletividade" das programações e rotinas do navio. Sou muito reservada e aversão à lugares lotados.... Depois que eu for deixo aqui meu comentário rsrsrs!

    ResponderExcluir
  101. Eu nunca viajei em cruzeiros mas confesso que andei procurando para ter a experiência. Viajo com meu filho de 9 anos e sempre nos viramos sozinhos, sem pacotes e fazendo nossa programação. Mas, gostaria de ter essa experiência do cruzeiro. Gostei do seu post e de outris que comentário para saber o que escolher e o que esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila Sara, qualquer viagem vale a pena. Garanto que você vai se divertir.
      No entanto, há outras escolhas ainda melhores. Depois me fala o que achou do navio.
      Beijo
      Claudia

      Excluir
  102. Eu fiz um cruzeiro há alguns anos atrás, em uma destas famosas linhas e foi péssimo, tanto que nunca mais repetimos. Mesmo pagando por uma cabine com varanda que nao era ruim e com leve balanço não me causou problema algum. Mas viagem de cruzeiro é para quem não se preocupa com qualidade, com barulho, com restaurantes lotados, em que o pessoal nao da conta de limpar sequer as mesas, com as areas externas lotadas com um monte de gente dentro das piscinas ou nas mini jacuzzis comendo, com as longas filas para embarcar e desembarcar em locais sem graça da costa brasileira, alguns jogos muitos em graça e um som alto e horroroso que não tem como escapar nem nos diversos lounges que tocam a mesma musica apesar das tematicas serem diferentes. Estas viagens são aquelas tipo onibus de excursão. Para quem gosta vão gostar do navio, uma experiência diferente. Para quem prefere algo mais reservado, tranquilo com mais qualidade, nçao recomendo. Talvez uma rota para Europa e Mediterraneo sejam bem diferentes, foi o que escutei de um dos tripulantesmas.

    ResponderExcluir
  103. Prezada Claudia,

    Respeito sua opinião, mas tenho outro ponto de vista. Já fiz vários cruzeiros e gostei de todos.Moro em Santos - SP.
    Com navios cada vez maiores, as filas são inevitáveis, seja em Santos, Vancouver ou Miami. Concordo que o terminal de passageiros de Santos precisa melhorar.
    Ninguém entra num cruzeiro para ficar na cabine, afinal são muitas as opções de entretenimento, um navio tem em média "12 andares".
    Comida tem para todos os gostos. Para os paladares muito exigentes, existem os cruzeiros para esse perfil com o respectivo custo $$$$$$.
    Para quem nunca fez, eu recomendo fazer sim, gente educada e mal educada tem em todo lugar. Há espaços para todos.
    Como disse o poeta Fernando Pessoa, navegar é preciso.

    ResponderExcluir
  104. De fato, seu artigo foi muito bem explicado gostei de ler.
    Portal da sorte

    ResponderExcluir
  105. A parte que fala do banheiro é bem aquilo mesmo kkkk. E os quartos minúsculos tb. Mas amo cruzeiros, contemplar o mar...

    ResponderExcluir
  106. Minha experiência foi bem diferente que a sua, meu concelho é quem tem vontade pesquise mais.
    É preciso saber a experiência que está sendo comprada, eu comprei um quarto que era enorme e banheiros super ok, o navio comportava 4300 pessoas de forma muito agradável, e tive q me programar para conseguir conhecer o navio nos 7 dias. Além de também não deixar de descer dele para conhecer os pontos turístico. Não achei nada monótono e não vejo a hora de fazer outro.
    Não senti movimentação do navio, e me alimentei muito bem também.
    É na época sem criança, assim pude curtir todas as badalaçoes noturnas, o que foi um diferencial.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!