A ARTÍSTICA TLAQUEPAQUE

Por Claudia Liechavicius

Esse nome tão interessante e gostoso de se dizer indica um município, ao lado de Guadalajara, no estado mexicano de Jalisco, que era uma vila de ceramistas e retiro sofisticado de finais de semana. Hoje é uma pequena cidadela que ostenta um belo reduto de artesanato reconhecido como o mais importante do México. Ali, os olhos brilham diante de tantas formas e cores, pois a arte resplandece a cada passo...


... seja nos ateliers...

... ou nas ruas.

Tlaquepaque passou por uma grande revitalização recentemente, mas mantém o clima aldeão e ostenta grande variedade de peças em vidro soprado, cerâmica, madeira, couro, papel marche e aqueles artigos têxteis tão coloridos e característicos do país.


São praticamente três ou quatro ruas, em um lugar muito charmoso e bem cuidado. As casas são pintadas em cores vivas, os restaurantes decorados com produtos feitos pelos próprios artesãos e os mariachis dão o tom. Muito simpático. Não dá vontade de ir embora.


San Pedro Tlaquepaque fica a 20 minutos do centro histórico de Guadalajara. Vá cedo, passe o dia e almoce por lá. Há muitas opções, entre elas a Casa Luna (Mexicano - gourmet), El Patio (para comer ou somente beber) e El Parián. Esse último, recebeu o título de maior cantina do mundo. Reúne mais de 30 restaurantes em volta de um pátio enorme, com um coreto onde ficam os mariachis tocando. Antigamente, era um mercado de alimentos e produtos manufaturados pelos índios da região.


Visite também o Museu Regional da Cerâmica que fica numa casa enorme e antiga, em uma das principais ruas do centro. As peças são rústicas e lindas, como potes, jarros, panelas e até objetos feitos pelos índios da região.

Museu Regional da Cerâmica.

Passeie pelo Jardin Hidalgo, na praça principal, que ostenta uma estátua do herói da independência do México, Padre Miguel Hidalgo y Costilla. Entre na igrejinha de San Pedro Apóstolo construída pelos franciscanos, no período colonial. Conheça o Santuário de Nossa Senhora de Soledad. Se quiser descansar ou simplesmente olhar o vai-e-vem do povo sente num banco de ferro e entre no balanço calmo de Tlaquepaque.

Santuário de Nossa Senhora de Soledad.

Um fato interessante é que foi nesse antigo casarão amarelo que no dia 13 de junho de 1821 foi consumada a independência do México. Tlaquepaque guarda recordações importantes da história do país. 


Tlaquepaque é como um bairro de Guadalajara. As duas cidades foram crescendo e seus limites praticamente desapareceram. Se visitar o estado de Jalisco não perca por nada esse município tão charmoso e artístico. Eu diria que foi o que mais me encantou nessa região do México.


Tlaquepaque é pura arte!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia,fiquei encantada por tudo o que fotografaste e narraste sobre Tlaquepaque.Deu vontade de conhecer logo e fugir do friozinho que vem castigando Porto Alegre nos últimos dias ...
    Bjs
    MT

    ResponderExcluir
  2. Maria Teresa!

    Sabe que estive aí em Porto Alegre na semana passada? Minha família é toda gaúcha. Meus pais moram no Sul e peguei um frio terrível. Quase virei pinguim.... Ui. Que frio está nessa terra.

    Mas, olha que Tlaquepaque é uma cidade encantadora. Muito artística. Incrivelmente colorida. Foi o que mais me encantou em Jalisco. Eu confesso que tinha uma certa resistência ao México, pois muita gente fala coisas ruins do país. Menina, voltei apaixonada. O México exala arte por todos os poros. Maravilhoso.

    Espero que o frio dê uma trégua aí no Sul.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Claudia,não sabia que tua familia era gaúcha! Da próxima vez em que vieres, avisa para que possamos fazer um encontro das blogueiras.A Ana ,minha irmã,também gostará de te conhecer.O frio está terrível,mesmo.Em Florianópolis,na semana passada,também pegamos chuva e frio.
    Boa noite para ti e obrigada mais uma vez pelos maravilhosos posts que nos presenteias,
    MT

    ResponderExcluir
  4. Claudia, vc esteve no México!!! Tenho tanta vontade de ir lá!!!

    Muito linda Tlaquepaque mesmo! Adorei a Frida Khalo!! Fofa!

    Vou ler os outros posts do país!

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Maria Teresa.
    Sou gaúcha, sim. E tenho o maior orgulho das minhas raízes. Adoro voltar à minha terrinha. Quando estiver por aí podemos nos conhecer com certeza. Mas, confesso que vou preferir voltar quando o calor chegar. Quase morri de frio dessa vez. Acho que já virei metade gaúcha metade carioca, pois prefiro verão do que inverno.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Fê querida!

    Que bom saber notícias suas. Quer dizer que a bola do mês é a China. Você vai adorar. Eu sou suspeita, pois gosto muito do oriente. Eles têm uma cultura milenar fantástica.

    O México foi uma grande surpresa. Circulei por lá 10 dias e descobri lugares incríveis. Em breve, devo retornar e vou escrever novos posts. Ainda falta escrever sobre a Cidade do México e as pirâmides de Teotihuacan que são de uma energia impactante.
    Beijo grande.
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Claudia

    Gostei imenso dessa cidadezinha mexicana!!Aliás,eu adoro tudo o que é arte e artesanato por isso já me estava a ver a entrar em todas as lojinhas e a saír de lá bem carregada...rsrs
    As fotos como sempre estão fantásticas e dão uma ideia bem real do colorido da cidade!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Margarida!

    Essa cidade é um encanto. Linda mesmo. Colorida e cheia de coisas para se ver e comprar. Eu adorei as bonecas de papel marche e os copos de vidro soprado. Fico louca com peças típicas do país que sejam diferentes e interessantes. Ruim é ter que carregar mala pesada. hehehe.
    Bjos
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Claudia, passei 12 dias viajando e sem acesso à internet e agora abri o seu blog e me surpreendi com tanta informação. Mas vc é msm chique mulher. Como foi que descobriu esses lugares lindos? o que é aquele hotel maravilhoso? tbem quero ir lá, e loooooogo !!

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  10. Vivian!
    Tem que ir mesmo!!!!
    Aquele hotel é nota 10 - Las Ventanas al Paraíso. Perfeito para comemorar uma data especial, como dia dos namorados, bodas, aniversário ou simplesmente para curtir uma boa companhia.
    Coloque na agenda que é fantástico.
    E por onde você andou esse tempo todo?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Tlaquepaque, um nome sem dúvida alguma bastante curioso e as imagens fantásticas deixam mesmo transparecer a forte veia artística da cidade.

    Apresentou-me uma cidade que desconhecia por completo existir no mapa, e fiquei rendida com as suas descrições e imagens, mas isso já não é uma novidade, pois é algo constante em todos os seus artigos.

    Óptima semana

    ResponderExcluir
  12. Oi Turista!

    O México é cheio de cidades que nem sabemos existir e com nomes muito peculiares. Adoro descobrir esses lugares interessantes. Tlaquepaque é tão artística que vale completamente a visita. E é ao lado de Guadalajara, uma vizinha enorme e bem conhecida. Fácil de achar.
    Obrigada pela visita.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. É preciso conservar as tradições.
    Que cidadezinha simpática essa!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Tudo tão tão colorido, volto depois para ler os detalhes. Vim para te avisar, tem promoção lá no blog: http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/2011/07/aniversario-do-blog-e-promocao.html Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gina!
    Bom ver você por aqui.
    Tenho aprendido receitas delciosas no seu blog.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Taia!
    Vou lá correndo. Mas, depois vem ler os outros posts sobre o México.
    Bjao
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Claudia, que lindo post! Adoro o artesanato mexicano e quero agradecer por nos apresentar peças tão belas e bem fotografadas!!!!! Um grande beijo, estava com saudades de passar por aqui e ver as novidades!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Katia!
    Lembrei muito de você no México. O país é tão artístico. Tem muitas peças interessantes, de um colorido maravilhoso. Gostei muito mais do que podia imaginar.
    Ah! E a culinária?? Excelente.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Gostei dessa cidade. vou incluir na nossa visita ao México! obrigada, Claudia! bjo

    ResponderExcluir
  20. Inclui mesmo porque vale a pena!
    É uma cidade muito colorida, bem cuidada, pequenina, alegre. Super simpática. E, fica praticamente dentro de Guadalajara.
    Bjo
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. ol Claudia, sou mto fã do blog, nunca comentei, bom estou indo em dez.para o japão com meu marido e vou fazer via doha ou cingapura, sei que os 2 destinos são válidos, já conhecemos dubai, então prefiro ir via singapore ou qatar, qual vc sugere? singapura só tem um ponto negativo é 26 horas de voo pois para em barcelona e fica 1 hora e 20 min, mas pelos seus comentários achei mais interessante, obrigada pela ajuda, beijos:)

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana!
    Adoro receber comentários. Quando passar por aqui deixe sempre um "oi".
    Bem, se você já conhece Dubai, imagino que o Qatar (Doha) tenha um perfil muito parecido. Bem mias interesante conhecer Cingapura. Eu gostei muito do que vi por lá. É um lugar limpíssimo, super seguro, cheio de bons restaurantes, shopings que nunca vi em outro lugar. Eu ficaria com essa opção.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. O México parece ser realmente maravilhoso. Colorido e aromático, essa foi a impressão que tive. Também gosto de fugir do pontos turísticos, mas no primeiro contato é inevitável. Principalmente se o tempo for pequeno. Estamos voltando a Roma em outubro, veremos se a enxergarei diferente. Amei o "El Arco". Beijocas!

    ResponderExcluir
  24. Ei Taia!
    O México é um espetáculo. Muita gente me desencorajou, pois eles realmente tem enfrentado alguns problemas sociais importantes. Mas, felizmente fiz uma viagem incrível e conheci lugares totalmente seguros. Ainda vou escrever sobre a Cidade do México e as pirâmides de Toetihuacan (só falta tempo).
    E você curtindo um friozinho no Brasil?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Os pais do namorado da minha caçula foram, acabaram sendo roubados (passaportes e laptop) em Cancún...voltaram extremamente decepcionados. Achei o lugar incrível, mas o maridão não tem muito interesse pela América do Norte. Vamos na quarta para Johannesburg e no sábado chegaremos ao Brasil, depois ainda vamos de carro para o MT. Beijocas!

    ResponderExcluir
  26. Mentira, Taia!
    Ai, acho que dei sorte, pois não tive nenhum susto com roubo. Nem mesmo me senti insegura.

    Então, quer dizer que você chega no sábado. Bem-vinda à terrinha! Aproveite muito a família.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!