GRAMADO, UM SONHO DE CIDADE


Gramado é puro encanto. Um pedacinho da Europa em pleno Rio Grande do Sul. O charme das ruas floridas, repletas de hortênsias; os detalhes da arquitetura bávara nos telhados com franjas; os deliciosos chocolates, cafés coloniais e fondues; sem contar com o que a mãe natureza oferece. Tudo conspira a favor de momentos inesquecíveis seja em família, com as crianças ou em clima de romance. Além disso, a cidade parece ter sido especialmente talhada para acolher turistas. É hospitaleira, limpíssima e está sempre vestida em trajes adequados à ocasião. Tem figurinos especiais para o Natal Luz, para a Páscoa, para o Festival do Cinema ou simplesmente para o "inverno".
.
Gramado se prepara em grande estilo para a chegada do Papai Noel.

Segundo o site do Ministério do Turismo, Gramado é a cidade brasileira mais procurada como destino turístico de inverno. Mas, o interessante é que no início não era assim. A cidade começou a ser frequentada por moradores de Porto Alegre que subiam a serra no forte do verão para fugir do calor. Mais interessante ainda é descobrir que a cidade não foi fundada por alemães e italianos, como parece, mas por portugueses. Os açorianos chegaram por aquelas "bandas" com seu gado, no século XVII. A região em torno da avenida Borges de Medeiros começou a se urbanizar. Foi, então, que os alemães e italianos tomaram conta do pedaço. Os açorianos se foram, mas deixaram como herança a beleza do caminho das hortênsias. Dali para frente, a vila de colonos adotou o estilo enxaimel na sua arquitetura, a prefeitura assinou embaixo e para deleite dos visitantes, a cidade que parece cenográfica, magnetiza a todos.

A arquitetura em estilo bávaro de Gramado é encantadora.

PELO CENTRO DA CIDADE

Gramado é uma pequena cidade que se espalha a partir da avenida Borges de Medeiros. Ela é a rua mais central e por onde todos circulam a pé nas lojinhas e restaurantes.


Na época do Natal, a avenida Borges de Medeiros adapta seu figurino para receber os visitantes.

Um dos pontos mais visitados do centro é a Igreja de São Pedro. Foi feita em 1942, em pedra basáltica e ostenta uma torre de mais de 40 metros de altura. Fica na avenida Borges de Medeiros, 2659.

A Igreja de São Pedro é um dos tesouros da Serra Gaúcha. 

Praticamente ao lado da igreja fica o Palácio dos Festivais. Ponto alto da cidade durante o Festival de Cinema. É lá que os filmes são exibidos e as celebridades atraem a atenção de todos. Durante as festividades de final de ano os ingressos para as atrações do Natal Luz fazem o Palácio dos Festivais borbulhar de turistas. Av. Borges de Medeiros, 2697. Telefone: (54) 3286.1058.

A Rua Coberta - rua Madre Verônica - é um local que abriga várias apresentações e eventos. É um pedacinho de rua que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa para compras e gastronomia, principalmente em dias de chuva.

A rua Coberta é ótima para uma pausa durante o passeio pelo centro de Gramado.

CURIOSIDADE: Na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Hortênsias fica o Centro de Informações Turísticas. No subsolo da casa está o banheiro público mais sofisticado do país. Foi todo construído em mármore importado. É um ponto turístico inusitado que merece uma visita.

Já a avenida das Hortênsias tem um jeitão grandioso. Concentra lojas, restaurantes, cafés coloniais e alguns parques. Começa no centro e se afasta até chegar em Canela. Nessas duas avenidas (Borges de Medeiros e Hortênsias) impera a arquitetura bávara. Casas lindas, em madeira trabalhada e guarnecidas com franjas nos telhados. Nem parece Brasil. A cidade é muito graciosa.

PELOS ARREDORES DA CIDADE

Lago Negro: recanto bucólico e delicioso para uma caminhada ou para andar de pedalinho. É escondidinho mas bem sinalizado para se chegar, fica na rua A. J. Renner. Nessa mesma área funciona um Centro Hípico.

Na época em que as hortênsias florescem o Lago Negro fica um espetáculo.

Parque do Caracol. O parque abriga a belíssima Cascata do Caracol, com 130 metros de quedas d'agua. Boas fotos podem ser tiradas do mirante. Descendo uma escadaria de 927 degraus é possível chegar à base da cachoeira. O lugar também tem quatro trilhas para caminhada pela mata nativa e passeio de trenzinho. O parque funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 18h. Fica na estrada que liga Gramado à Canela. Endereço: Estrada do Caracol, Km 0. Telefone (54) 3278-3035

A Cascata do Caracol merece uma visita. 

Castelinho. É uma casa em estilo enxaimel que foi construída em 1913 apenas com madeiras encaixadas - não tem pregos! Ali funciona um museu que guarda os móveis e utensílios dos antigos moradores alemães. Mas, o que mais atrai os visitantes certamente é o apfelstrudel servido quente na casa de chá - considerado o melhor da região. A Torta de Maçã é servida com creme de nata e preparada em fogão à lenha há mais de 90 anos. Maravilhosa! Fica na Estrada do Caracol, RS-466, km 3. Telefone (54) 282.2268. Funciona diariamente, das 9h às 13h e das 14h20 às 17h40.


A torta de maçã servida no Castelinho, com nata e chá de maçã, é imperdível.

Mini Mundo. Uma cidade em miniatura com réplicas de prédios, moinhos, ferrovias, casas, igrejas, praças e castelos alemães foi criada pela família Höppner em 1981. Fica na Rua Horácio Cardoso, 291. Telefone (54) 3286.1334.
.

O Mini Mundo encanta crianças e adultos com suas réplicas em miniatura.

Parque Knorr - Aldeia do Papai Noel. É um parque lindo que fica relativamente no centro da cidade. Espalhados pelo jardim ficam: a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, a Fábrica de Brinquedos e a primeira casa da região em estilo bávaro, construída em 1940, onde hoje mora o Papai Noel. O parque tem um mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo. Rua Bela Vista, 353. Telefone (54) 3286.7332.

Mundo a Vapor. É um museu dedicado a mostrar o funcionamento das máquinas à vapor. A locomotiva que fica na entrada reproduz a posição de um trem que se acidentou em Paris, na Gare Montparnasse. É um programa interessante e instrutivo. Fica na estrada RS-235 que liga Gramado a Canela. Funciona diariamente (exceto às quartas), das 9h15 às 17h.


O Mundo a Vapor é um parque temático muito instrutivo.

Alpen Park. É um complexo destinado aos aventureiros. Tem atividades radicais como: trenó, tirolesa, arvorismo, passeio de quadriciclo, mini golf e rapel. Fica em Canela.


Em Canela, o Alpen Park é perfeito para quem gosta de aventuras radicais.

Gramadozoo. Há pouco mais de um ano Gramado ganhou um zoológico que se preocupa com o bem-estar dos animais. Não tem jaulas nem grades, mas vidros blindados e enormes viveiros que reproduzem da melhor maneira possível o ambiente natural das espécies. Fica na RS 115, Km 35 - quatro quilômetros antes do pórtico de entrada da cidade. Telefone (54) 3421.0800.

OS IMPERDÍVEIS CHOCOLATES DE GRAMADO


Ir à Gramado e não provar os chocolates artesanais da cidade é um pecado. São muitas opções em barras, bombons, ramas, chocolate em pó, bonecos de chocolate, trufas.... Entre os mais conhecidos estão o Planalto, Caracol, Lugano e Florybal. São lojas e fábricas que convidam ao deleite. Não deixe de provar os morangos com cobertura de chocolate. Fresquíssimos e deliciosos!


Funconárias da Planalto preparam morangos com cobertura de chocolate.

PARA RELAXAR EM ALTO ESTILO


Kur Spa. Considerado o melhor lugar do Brasil para quem quer cuidar da saúde do corpo e da mente. Rua das Alfazemas, 230.Telefone: 0800.9709898 ou (54) 3295.9300.

PARA COMER BEM

Le Jardin. Casa de chás localizada em lugar espetacular no meio de um jardim de plantas exóticas. Fica na RS 115, Km 37, Várzea Grande. Telefone: (54) 3286. 4280.

Café Colonial Bela Vista. É uma festa para a gula. Há mais de trinta anos serve 80 tipos de guloseimas diferentes que vão desde lombo de porco assado e frango à milanesa até chocolate quente e vinhos. Um banquete! Av. das Hortênsias, 3500. Telefone (54) 3286.1608.

Belle du Valais. Há algum tempo figura entre os melhores restaurantes suíços do Brasil. Oferece fondues e raclettes de dar água na boca. Passou a abrigar também, na mesma casa, o antigo Chez Pierre que fechou suas portas na Borges de Medeiros para dar lugar a uma grande área comercial. Av. das Hortênsias, 1432. Telefone: (54) 3286.1744.

Restaurante La Caceria. Tem cozinha especializada em caças nobres. Fica no charmoso hotel Casa da Montanha, na Av. Borges de Medeiros, 3166. É membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Peça o Javali com molho de queijo e de sobremesa um fondue de chocolate. Tel: (54) 3295-7575.

Galeto Nonno mio. Galeteria deliciosa. É uma referência da gastronomia típica da região. Além do tradicional galeto também serve capeletti, spaguetti, polenta e várias outras guloseimas italianas. Av. Borges de Medeiros, 2070. Telefone (54) 3286.1252.

Per Voi. Casa italiana de rodízio de massas, galeto e saladas. É bastante tradicional. Administrada pela família. Av. das Hortênsias, 1511, em frente a Igreja do Relógio. Telefone: (54) 3286.0803.

Edelweiss. Super tradicional. Perfeito para quem gosta da cozinha alemã e austríaca. A truta com amêndoas é o carro chefe da casa. Fica numa casa muito aconchegante, no Lago Negro. Rua da Carriére, 1119. Telefone: (54) 3286.1861.

La Table d’Or. Restaurante novo que serve cozinha mediterrânea. Sofisticado e aconchegante. Rua Carrieri, 525. Telefone (54) 3286. 6263.


Pasteleiro. Serve 47 tipos de pastéis doces e salgados. O nome de cada pastel foi dado em cima de grandes clássicos do cinema. Muito divertido, além de gostoso. Rua Pedro Benetti , 32. Telefone (54) 3286.3862.

Pastelaria do Beiçola. É mais nova do que a anterior e está com boa fama na cidade. Av. Borges de Medeiros, 3523.

ONDE FICAR
  • St. Hubertus Estalagem. Um dos hotéis mais charmosos da cidade. Tem um visual lindo do lago e os quartos são deliciosos, com um astral muito aconchegante. Rua Carrieri, 974. Telefone (54) 3286.1273.
  • Casa da Montanha. Muitíssimo bem localizado e, além disso, tem atendimento impecável. O charme do hotel alimenta ainda mais o clima de encanto da cidade. Fica na Borges de Medeiros que é a rua onde se pode circular a pé, sem carro. Além disso, tem arquitetura típica da região.

  • Varanda das Bromélias Hotel Boutique. Tem quartos enormes, super bem decorados, com lareira e calefação. Fica relativamente perto das ruas principais do centro.
  • Pousada La Hacienda. Tem seis charmosas e bem equipadas cabanas dentro de uma fazenda. 

COMO CHEGAR

Não há voos diretos para Gramado. Há voos de várias companhias até Porto Alegre e de lá é preciso encarar mais um trecho pelo chão.

De Porto Alegre a Gramado o trajeto é de 130 quilômetros. O ideal é alugar um carro no próprio aeroporto Salgado Filho. Mas, também tem a opção da Citral (0800 991441) que tem ônibus executivos.

QUANDO IR

Gramado tem temperaturas mais amenas do que o restante do estado no verão. No inverno, pode até registrar alguns graus negativos. Entre julho e agosto, costuma ter névoa durante o dia. Mas, a cidade está bem preparada para receber turistas o ano todo. Em fevereiro, se enfeita para o carnaval; em abril, para a Páscoa; em maio, tem a Festa da Colônia; entre junho e julho, abriga o Festival Mundial de Publicidade; em agosto, o Festival de Cinema; em outubro, um Festival de Turismo; e entre novembro e janeiro, o “Natal Luz”.

MAIS INFORMAÇÕES 

http://www.gramado.rs.gov.br/

Este post foi atualizado em maio/2016.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia
    Lindas fotos e delicioso texto
    dá vontade de voltar correndo para a Serra Gaúcha!
    Parabéns
    VS

    ResponderExcluir
  2. VS
    Se deu vontade de voltar à Gramado esta é a melhor época do ano. No Natal a cidade se veste de alegria!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Tá decidido: Quando eu for à Gramado terá que ser na época do Natal! Não perco esta decoração linda de jeito nenhum!! Suas fotos me inspiraram!!!

    Será que nesta época eu consigo pegar as hortências floridas no lago?? Que imagem linda!!

    Grande beijo e ótimo 2010!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!
    Gramado é uma cidade muito simpática. Perfeita para o Natal. É nessa época que as hortênsias estão cheias de flores azuis e rosadas. Um espetáculo! Vale a pena. E, mesmo que não dê para ir nos dias do Natal, a decoração e os espetáculos continuam até a segunda semana de janeiro.
    Desejo um feliz 2010!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Claudia

    ADOREI!ADOREI!ADOREI!
    Gramado tem tudo o que eu gosto incluindo Apfelstrudel...hehe
    O texto está fantástico e as fotos lindas!Tem que ler o meu post sobre os Açores para compararmos as hortênsias...
    Gramado já está no top five dos lugares que quero conhecer na minha próxima visita ao Brasil!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Oi Margarida. Quanto tempo. Saudades suas.
    Vou correndo ler sobre Açores, afinal nossas hortênsias vieram daí!!! E, se deram muito bem com o clima do sul do Brasil.
    Gramado é uma cidade muito graciosa. Na época da Páscoa fica linda também. É a cidade que mais vale a pena visitar no Rio Grande do Sul. Um encanto.
    Não esqueci de Varsóvia. Continuo esperando...
    Beijinhos
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Valeu, blogueiro!
    Obrigada pela visita!
    Já fui no seu blog e vi que anda meio desatualizado, último post é de julho. Força em 2010!!
    Boas viagens!!!

    ResponderExcluir
  8. Amo Gramado!
    Excelente post Cláudia!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu também tenho um carinho todo especial por Gramado. Afinal, sou gaúcha e desde pequena aprendi a gostar da cidade.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Oi Cláudia, fui pra Gramado agora em agosto e peguei o maior frio....foi divino e a sensação é de querer voltar na próxima viagem que faremos. Só fiquei triste por não ter as hortênsia. No verão é um período bom para ver as hortênsia floridas, assim com as árvores de plátamos? Estamos programndo para ir no Natal Luz. Parabéns pelo site. Maravilhoso. Rachel.

    ResponderExcluir
  11. Oi Claudia, adorei o blog!
    Vim dar uma olhada no seu post sobre Gramado, pra matar saudade da cidade, pois me apaixonei por ela.
    Já disse ao meu marido que quero morar lá depois que nos aposentarmos. rs
    Amei a foto do lago negro cheio de hortênsias (minha flor favorita!). Quando estive lá, em maio, elas não estavam mais floridas. :(

    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Cristiane.
    Tenho vários amigos que moram em Gramado. Todos adoram. A qualidade de vida deles é absolutamente invejável. Mas, esteja preparada para o frio - que lá fica até gostoso.
    Obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Olá...estava espiando seu blog...adorei as postagens...gostei muito do seu blog...viajar é tudo de bom mesmo...
    De uma passadinha em nosso blog...
    www.marcosejosiane.blogspot.com
    e se preferir também nos siga...
    abraços Josiane

    ResponderExcluir
  14. Oi Josiane!
    Adoro receber novas visitas. Seja bem-vinda ao Viajar pelo Mundo. Vou lá no seu blog agora mesmo retribuir a visita.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Amei a cidade. Fui agora na Páscoa e já estou querendo ir de novo. Acho que é um lugar que todos brasileiros deveriam conhecer.

    ResponderExcluir
  16. Liliane,
    Gramado é mesmo um encanto de cidade.
    O Brasil é cheio de lugares interessantes. A cada viagem me surpreendo com o potencial turístico desse país. Do norte ao sul tem muito para ser visto.
    Obrigada pela visita.
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Então adoro o sul apesar de morar em São Paulo e amar minha cidade, pretendo viajar a gramado no meu aniversario li o post e vi qua nao tem voo direto para lá a outras opcões alem de alugar carro para chegar lá...

    Adoreiiii o texto!!!!

    ResponderExcluir
  18. Como citei no texto, além de alugar um carro (que é o ideal até para poder circular por lá - tudo é distante) também tem a opção de ir de ônibus partindo da rodoviária. A empresa rodoviária que faz esse trecho é a Citral.
    É isso!

    ResponderExcluir
  19. oi claudia

    estou adorando seu blog.. fiquei com muuuuuita vontade de conhecer lencois.. que fotoss incriveis..
    tava ate pensando em ir agora no carnaval... mas parece q so tem uma lagoa.. as outras secaram. ai estava vendo seu post de gramado ai pensei.. q lugar lindoo.. ja comprei passagem e lá vou eu... obrigada pelas dicas bjos

    ResponderExcluir
  20. Kamilinha,
    Que legal!
    Você vai gostar de Gramadp com certeza. É uma cidade que a gente pode ir muitas vezes e não se cansa nunca.
    Depois me conta como foi.
    Beijo. Aproveita muito.
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Lindo mesmo estou maravilhado com tanto toque de inspiração, minha primeira viagem será pra GRAMADO \o ...

    ResponderExcluir
  22. Jefferson,

    Aproveite muito. Gramado é uma cidade de sonho realmente!!!

    ResponderExcluir
  23. Cláudia, estamos pegando suas ótimas dicas de Gramado para ir até lá no próximo dia 23 de fevereiro. Neusa e Ana Longo

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, Ana e D. Neusa!

    Aproveitem Gramado. Adoro essa cidade linda!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Gramado é realmente espetacular, vamos lá pelo menos uma vez por ano porque sempre é uma ótima experiência.

    Agora está ocorrendo um evento chamado Estação Gramado: http://omelhordestino.wordpress.com/2013/06/28/estacao-gramado/

    Mas o natal luz é lindo demais, ainda vou escrever somente sobre o evento.

    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Rafael,

    Adoro Gramado. Também tento ir uma vez por ano rever aquele cantinho tão especial do meu RS querido.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma paixão platónica por Gramado, sem duvida uma linda cidade q está na minha lista de lugares à conhecer! Me aguarde. ❤😍

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!