BUDVA, A CIDADE MURADA E SUAS PRAIAS


A pouco mais de 30 minutos de Kotor - 23 quilômetros - está a charmosa cidade murada de Budva, em Montenegro. Ela é considerada a "capital do turismo montenegrino" por ter belas praias e a noite mais badalada do país. A rua principal é repleta de cafés, restaurantes, boates e clubes.

Em Budva, praias de águas cristalinas e chão de pedrinhas em vez de areia

Budva é considerada a sexta maior cidade de Montenegro, em número de habitantes. Tem cerca de 20 mil habitantes. Apesar de ser pequena tem um passado longo. Há vestígios arqueológicos que levam a crer que no século V a.C. Budva já era habitada. Mais tarde, gregos e romanos deixaram as marcas de sua passagem por aquelas terras no litoral do mar Adriático. Depois veio o domínio da Áustria, da França e da Rússia. Em 1918, foi integrada ao Reino da Iugoslávia. Na Segunda Guerra muitas vidas foram abreviadas em conflitos na região. Como se isso não bastasse, em 1979, o centro histórico de Budva foi praticamente destruído por um terremoto. Mas, a cidade foi rapidamente restaurada. E, ao caminhar por seus labirintos nem se percebe os estragos que já sofreu. O astral é animado. Uma cidade alegre.

Labirintos do centro histórico de Budva.

O sorriso de uma montenegrina.

Enormes muralhas protegem a Cidade Velha de Budva, numa península que avança pelo mar. No seu interior há muitas edificações do século XV e ruas com calçamento de pedras que muitas vezes desembocam em pequenas praças repletas de restaurantes. Vez ou outra aparece uma igrejinha. A Igreja de Santa Maria é a mais antiga da cidade. Foi construída em 840. Também se pode conhecer a igreja de St. Ivan, a pequenina Sveta Trojica (igreja da Santíssima Trindade), de 1804 e o Monastério Stanjevici. Há também o Museu de Arqueologia que merece uma visita.

Igreja Sv. Trojica, Budva (Montenegro).

Subitamente, entre uma rua e outra, aparece uma porta em formato de arco e aos poucos vai se descortinando o mar Adriático. E, que mar! Cristalino. De um azul lindo. Como o chão é repleto de pedrinhas, a água tem um aspecto extremamente convidativo. Vale lembrar que andar pelas pedrinhas machuca os pés. É bom levar uma sapatilha para entrar no mar.

As praias são bem concorridas na Cidade Velha, Budva.

 Budva tem uma costa bastante extensa. São em torno de 20 quilômetros de praias. Para circular a vontade é bom estar de carro. Becici foi escolhida como uma das praias mais bonitas do Mediterrâneo. A minha preferida foi a de Sv. Stefan. Algumas são acessíveis apenas de barco. 

Praia de Sv. Stefan, Montenegro.

Saindo da Cidade Velha há um pier cheio de barcos que podem ser usados para passeios pelos arredores. Um lugar bem procurado é a ilha de St. Nikola, uma ilha que parece estar afundando. De um lado tem enormes penhascos e do outro praias de areia. 

Ilha de St. Nikola, Budva.

Budva costuma ser a cidade escolhida como base por quem quer passar férias em Montenegro por ser um local relativamente central para se alcançar os principais pontos de interesse do país e por ser uma cidade com boa vida noturna. No entanto, eu indico a ilha de Sv. Stefan e o fantástico hotel Aman, super exclusivo. 

O próximo post será dedicado a Sv. Stefan. Espero vocês. 

Budva.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia
    Espero ansioso pelo próximo post
    Pelo visto lindas praias é o que não falta nesta região
    Em que época do ano vc esteve lá? Verão?
    Abs VS

    ResponderExcluir
  2. VS,

    Estive em Julho. Verão montenegrino. Estou um pouco atrasada com os posts. rs.

    Espero escrever o próximo até terça-feira.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Claudia, eu já estava ansiosa pelo novo post ,que sempre nos traz tantas informações culturais e turísticas,além das magníficas fotos.
    Parabéns e obrigada !
    MT .

    ResponderExcluir
  4. MT,

    Que bom receber seu comentário. Ainda falta um último post sobre Montenegro e logo vou começar a escrever sobre o Deserto do Atacama. MInha vida anda muito corrida. Mas, vou tentar achar tempo para escrever e compartilhar esse lugar lindo e tão pertinho do Brasil.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
  5. www.parisoamorestanoar,blogspot.com8 de agosto de 2014 às 15:33

    Muito interessante o seu enfoque sobre Budva, onde estive em maio de 2014. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! www.parisoamorestanoar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia

    Estou querendo ir de ferias este ano para os Balcãs mas estou indeciso entre Becici(Budva) e Dubrovnick que me aconselha.

    ResponderExcluir
  8. As duas são lindas e muito perto uma da outra. Eu incluiria as duas no roteiro. Mas, tendo que optar apenas por uma fique com Dubrovnik.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!