COLLE DI VAL D'ELSA, A CIDADE DE CRISTAL

Por Claudia Liechavicius

Ao sair de San Gimignano em direção a Siena, casualmente, o enorme portão de uma fortaleza atiçou minha curiosidade. Era a charmosa cidade Toscana de Colle di Val d’Elsa. Entrei e não me arrependi.


Portão principal da cidade de Colle di Val D'elsa.


Olhando de fora, a cidade parece ser bem pequena, mas é puro engano. Afinal, inicialmente eram três áreas independentes - Borgo di Santa Caterina, Castello di Piticciano e Piano – que foram agrupadas. Os dois povoados mais antigos eram frequentados pelas classes dominantes enquanto que Piano abrigava uma área industrial responsável pela fabricação de papel. Com o passar do tempo novas atividades econômicas começaram a movimentar a cidade que passou a produzir cristais em grande quantidade. Então, Colle di Val d’Elsa ficou conhecida, no século XIX, como a “Cidade de Cristal”, a Bohemia da Itália, chegando a ser responsável pela produção de 15% dos cristais do mundo.

Colle di Val d’Elsa surgiu no século X. Mas, foi só no final do século XII que começou a se desenvolver. Sua história é caracterizada por episódios frequentes de violência. Um dos mais famosos deles foi a batalha de 1269, entre os guelfos e gibelinos, que teve importantes repercussões sobre o equilíbrio político na Toscana. Durante o século XVI, Colle di Val d'Elsa ainda fazia parte da esfera de Florença. Lentamente foi ganhando força graças as famílias Medici e Usimbardi e se tornou uma província independente.
.
Essas ruelas medievais ficam no centro histórico de Colle, no Palácio Campana.
.
HOTEL EM COLLE

Para quem quiser conhecer o Vale de Chianti, esse é um bom lugar para tomar como ponto central e dali partir para os vinhedos. Um hotel charmoso que encontrei na cidade foi o Palazzo San Lorenzo. Fica na entrada do forte, na Via Gracco Del Secco, 113. Telefone (0577) 923675. http://www.palazzosanlorenzo.it/

O Hotel Palazzo San Lorenzo fica na rua de entrada de Colle.


INDICAÇÃO DE RESTAURANTE

Em uma casa medieval, debruçado sobre os campos de Chianti o restaurante Dietro Le Quinte é um lugar muito charmoso para almoçar e beber sem pressa uma bela taça do vinho da região. Sua entrada é bem escondidinha, mas vale a pena procurar no centro histórico de Colle - Vicolo della Misericórdia, 14. Telefone (0577) 920458. http://www.dietrolequinteristorante.it/

O casal almoça calmamente no restaurante Dietro Le Quinte. Um bom vinho Chianti é pedida obrigatória.


A cidade é pequena, mas também tem um restaurante estrelado pelo Gui Michelin. É o Arnolfo. A carta de vinhos é excelente, como não poderia deixar de ser e dá para provar a tradicional ribolita toscana (uma espécie de sopa de pão com legumes). Via XX Setembro, 50/52 A. Telefone (0577) 920549.

Distância de outras cidades interessantes
  • Monteriggioni - 12 Km
  • San Gimignano - 15 Km
  • Siena - 23 Km
  • Florença - 45 Km
  • Montalcino - 85 Km
  • Pisa - 90 Km
  • Lucca - 110 Km
No mapa, até parece que uma cidade fica longe da outra. Mas, é tudo tão pertinho... Não dá para deixar de conhecer esses cantinhos bucólicos tão românticos da Toscana.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Esta eu não conheço...e é linda também!Espreitei o site do hotel que vc indicou e achei um charme mesmo...
    Decididamente tenho que voltar um desses dias á Toscana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia,
    Adorei a Toscana que você descreveu, dá até vontade de ir lá agora! Realmente, tem uns lugares escondidos que ninguém dá nada por eles, mas...quando a gente resolve bisbilhotar, descobre o mundo! Isso acontece comigo sempre!!! Ah, adorei teu blog de verdade. Se quiser conhecer o meu:
    www.biaviagemambiental.blogspot.com
    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  3. Margarida!
    Descobri cada cantinho incrível dessa vez na Itália. Quando se tem mais tempo, o roteiro vai sendo feito ao acaso e o resultado pode ser surpreendente. Os restaurantes que achei pelo caminho...hum...
    Maravilhosos!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Beatriz! Obrigada pela visita. Vou te visitar, sim.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Minha expectativa em relação à Toscana só aumenta Claudia! Estou contando os dias...Pena que não vai dar para conhecer todas essas cidades encantadoras, teremos que priorizar algumas, pois temos outros destinos em vista nessa viagem(Grécia, Turquia). A boa notícia é que o mapa realmente engana: as distâncias aparentam ser maiores do que vc mencionou.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Andrea,
    Que roteiro bacana. Três países deliciosos. Mas, realmente é preciso priorizar.
    Depois, conta como foi.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. A Toscana é toda ela uma maravilha.
    Mas quem puder visitá-la no Outono não se arrependerá, pois verá uma autêntica paleta de cores.
    Linda!!!

    ResponderExcluir
  8. Pinguim. A Toscana além de belíssima guarda tesouros históricos incríveis da humanidade. Ali, cada pedra tem vida. Fui na primavera. E as cores começavam a surgir nos campos. Lindo!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Claudia,
    A Toscana foi uma das mais bonitas viagens que fizemos mas esta cidade de cristal não conhecemos. A sua dica esta ótima. Já estamos com vontade de voltar a bella Italia!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi casal!
    A Itália tem tantas cidadelas charmosas. A cada vez que se vai são novas descobertas...
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Oi Cláudia,
    Que saudade dos seus post maravilhosos!
    Voltar aqui e me deparar com a linda Toscana já faz o meu dia mais feliz.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Poxa, Yoyo! Que bacana ver você por aqui!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Claudia
    Parabens pelas lindas e fotos e textos
    Gostaria de saber se apenas com o ingles eh possivel se comunicar nestas pequeñas cidades?
    Abs
    VS

    ResponderExcluir
  14. VS.
    As pessoas são muito mais simpáticas quando falam você em italiano. Mas, o inglês é bastante falado. Então, não tem problema.
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Ai que viagem romantica!!!
    Tudo perfeito...
    Fala para o MC ensinar o Waldir como se faz, porque ele esta precisando - rsrsrsrrs
    Quanto a mim, estou melhor... essa semana volto a dirigir :+)
    Kiss
    KK

    ResponderExcluir
  16. KK!
    Voltar a dirigir é ótimo, né? Ficar presa em casa é muito chato. Quando já puder voltar às viagens convença o maridão a dar um rolé pela Toscana ou qualquer outro paraíso romântico. Quem sabe Tahiti, Maldivas ou Seichelles?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Super charmosa as ruelas! Ainda bem que a curiosidade foi aguçada pelo belo e imponente portal! Talvez se não a tivesse, vc não a teria conhecido...

    ResponderExcluir
  18. Minha querida, desculpe a demora em lhe responder!
    Eu estou bem!
    Sinto saudades de nossas conversas... E estou adorando seu blog, seu olhar pelo mundo.
    Quando tiver um tempo me passe seu email para falarmos melhor.
    O meu é: nascisi@hotmail.com
    Muitos e muitos beijos da Si

    ResponderExcluir
  19. O último comentário aqui foi em julho de 2010. Ainda bem que o Google nos ajuda a achar preciosidade. Sou designer e decoradora e vou a Itália agora em Abril, vou a feira de Design de Milão e depois vou passar 20 dias viajando de carro pela região de Toscana. Graças a seu Blog incluí Cole di Val d!Elsa. Sou apaixonada por cristais e acabei graças a você ficando apaixonada poe esse lugar. obrigada! Realmente tudo de bom que se faz nesse Universo tem serventia. Continue partilhando suas belas descobertas com o Universo. Super beijo.
    Haydée Ferreira
    www.haydeeferreira.com.br
    haydeeferreira.blogspot.com
    @haydeeferreira
    Facebook - haydee.ferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Haydée,
    Fiquei emocionada com seu comentário. Muito bom poder contribuir de alguma maneira na vida de pessoas que nem mesmo conhecemos, mas que passamos a conhecer de longe.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Volte sempre.
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Oi Cláudia,

    vou passar uma semana na Toscana e gostei muito do blog. O que vc poderia me dizer sobre a região de Chianti? Vou ficar em Gaiole in Chianti. Quais são os pontos interessantes de lá? Sei que existem lugares próximos como Radda in Chianti, Greve in Chianti,...são todos semelhantes ou tem suas particularidades? Obrigado
    Carlos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Claudia.
    Estou "devorando" seus posts para ajudar meus pais a planejar a viagem deles a Italia :)
    Eles terao 2 dias em Florenca e mais 3 para explorar o interior da Toscana ( pensam em Siena, San Gimignano, Montalcino, Pienza, Montepulciano...). Minha mae quer curtir aquela "paisagem toscana" que todos temos na cabeca, sabe??rsss... Para essa proposta de roteiro, onde vc recomendaria se hospedarem? Bjs

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de ficar em San Gimignano. É central, perto de tudo e uma cidade animada. Além disso, tem ótimos restaurantes. A outra opção é dormir um dia em um lugar e conforme for andando dormir em outro ponto mais perto. Tudo depende do roteiro. A Toscana é toda linda e cheia de lugares divinos com aquela paisagem especial.

    Boa viagem para eles.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!