NOS TRILHOS DA SUIÇA


Três minutos caracterizam atraso. Já faz tempo que a pontualidade é marca registrada das ferrovias suíças. É que os mestres na arte da relojoaria, mantém os ponteiros dos relógios sincronizados em todas as estações de trem do país, desde 1944. O resultado não poderia ser outro além de uma experiência incrível pelos Alpes. Não estou falando apenas em pontualidade, em eficiência, em uma malha ferroviária impecável. Mas, em um país cravejado por montanhas altíssimas, onde você passa por cenários idílicos com picos eternamente nevados, lagos congelados e vilarejos com chalés que parecem cenográficos.

Embarcar numa viagem de trem pela Suíça é como entrar em um mundo mágico. Com uma malha ferroviária fantástica que conecta o país de ponta a ponta e desvenda paisagens alpinas exuberantes, o trem é a melhor forma de viajar pela Suíça.

Como não se encantar?

Se no passado, o relevo dos Alpes era considerado um obstáculo topográfico praticamente intransponível, hoje virou estrela. O pequeno país, posicionado no coração da Europa, criou soluções que se traduzem como “proeza de engenharia”. Não é exagero afirmar que na Suíça o caminho é parte do destino. 

Os trens conectam todos os cantões da Suíça, como o Rigi Railway nos arredores de Lucerne.

Algumas rotas são icônicas, como a travessia dos Alpes feita no trem panorâmico Glacier Express, em 8 horas, entre Zermatt e St. Moritz, atravessando por 91 túneis e 290 pontes. Os 291 quilômetros feitos lentamente entre as montanhas Matterhorn e Engadine passam num piscar de olhos, como uma verdadeira viagem aos sentidos. 

Outra rota imperdível nos Alpes vai de Chur/St. Moritz a Lugano, passando por Tirano (Itália). Ela é feita com o famoso trem Bernina Express, atravessa 55 túneis e 196 pontes, passa por cenários espetaculares como a curva de Montebello com vista para a Cordilheira Bernina, pela geleira Morteratsch, pelos lagos Pitschen, Nair e Bianco, por Alp Grüm e pelo viaduto circular de Brusio. Por ser um marco histórico da Ferrovia Rética, a maior companhia ferroviária privada da Suíça, parte dessa rota foi alçada a Patrimônio da UNESCO, em 2008.

Conhecer a Suíça é muito fácil e as possibilidades de roteiros são inúmeras. O país criou um sistema chamado de Swiss Travel System que conta com mais de 29 mil quilômetros de uma eficiente rede de transporte que conecta até os cantões mais remotos do país por trem, barco e ônibus, numa sincronia sem igual. 

Percorri de trem em duas semanas o circuito Grand Train Tour.

O circuito Grand Train Tour of Switzerland, criado recentemente, circula por 1.280 quilômetros e conecta destinos de beleza sem igual como Zurique, Lucerna, Interlaken, Montreaux, Zermatt, St. Moritz, Lugano e St. Gallen.

Todo charme de St. Moritz. 

O pulo do gato é comprar o Swiss Travel Pass para viajar pelo país de 3 a 15 dias consecutivos, com um único bilhete, tendo acesso não só aos trens, barcos e ônibus como a vários museus e transporte público em mais de 90 cidades. 

Como funciona? Depois de comprar o Passe de Viagem Suíço no site myswitzerland.com, basta imprimir a página com o QR Code e levar dentro do seu passaporte para apresentar aos fiscais quando solicitado. Como alguns trajetos precisam de conexão baixe o aplicativo SBB Mobile, que é muito completo, e boa viagem!

A Suíça é um país de conto de fadas.

LEIA TAMBÉM 

SUIÇA NUM ROTEIRO DE TREM

KEMPINSKI PALACE ENGELBERG ABENÇOADO PELOS ANJOS

GRUYÈRES, A TERRA DO QUEIJO

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário. Obrigada!