UM TESOURO CHAMADO JERICOACOARA


Não foi à toa que o Washington Post elegeu Jericoacoara como "uma das dez praias mais bonitas do mundo". Título merecidíssimo. O Ceará é realmente afortunado por guardar tamanha preciosidade. Um singelo vilarejo de pescadores, com dunas de areias brancas, a imensidão de um mar azul que dança conforme o humor da maré, piscinas naturais de água transparente, vento constante perfeito para a prática de kitesurf, um por de sol de tirar o fôlego, jegues ao léu, mangues, um forró arretado, muito sol e o melhor de tudo, de difícil acesso. Isso é perfeito. Esse é o grande trunfo de Jeri para conseguir manter sua magia mesmo depois de ter sido alçada ao estrelato.

Jericoacoara.

Jeri, como é chamada carinhosamente pelos íntimos, é sinônimo de charme. Um charme rústico e simples, típico de uma vila de pescadores. Suas ruas são todas de areia. Nada é calçado. Em muitos restaurantes o chão é de areia. Na entrada da joalheria, também. Na porta da padaria do gringo apaixonado por aquele sossego, o acesso é pela ruela de areia. Para comprar um pedaço da famosa torta de banana da Tia Angelita só indo pela areia. Areia por todos os lados. A ordem é andar de sandálias Havaianas e roupas de praia. Gente fresca não tem vez. Nada de salto alto nem maquiagem. É preciso ser amante da natureza para se divertir por aqui.

Jericoacoara é bem pequena. Tem apenas quatro ruas que iniciam na beira do mar: rua das Dunas, rua São Francisco, rua Principal e rua do forró. Assim sendo, carros não são bem-vindos. Apenas bugueiros tem autorização para transitar livremente.

UMA ROTINA AO SABOR DA MARÉ

O dia começa cedo. Junto com os primeiros raios de sol chegam do mar as jangadas coloridas prontas para partilhar e vender sua pesca. Gente simpática e feliz. Bonito de se ver. Quem participa da pesca ou da retirada do barco do mar ganha seu quinhão - proporcional ao esforço do dia. Quem não pôde entrar no jogo, mas quer um peixinho leva 3 por R$10,00. Nesse dia o barco veio lotado de pescada branca e amarela, e com algumas arraias.

 Pesca em Jericoacoara.

Mais tarde é hora de curtir o mar e o sol. São quilômetros de dunas de areias brancas, praias virgens, cheias de piscinas naturais com água morna e sempre com vento forte. A maré sobe e desce constantemente formando cenários bem diferentes ao longo do dia. Um show da natureza. Dá para caminhar a vontade, correr, praticar windsurf, kitesurf e stand up paddle. Para quem gosta do mar não pode ser melhor.

 Jericoacoara é o paraíso dos praticantes de kitesurf. Há muitas escolas no vilarejo.
Para quem não gosta de ondas também têm muitas piscinas naturais de água cristalina. 

A paisagem em Jericoacoara é emoldurada por dunas.

Ao redor de Jeri há muita coisa interessante para se conhecer. Os bugueiros estão sempre por perto oferecendo seus serviços. Dá para ir a Pedra Furada, Preá, Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Tatajuba e outros locais mais distantes.

A Pedra Furada é um arco rochoso enorme esculpido pelas ondas do mar, um dos cartões-postais da região. Fica ao sul do vilarejo de Jericoacoara. Inicia na Praia da Malhada e se estende por dois quilômetros. Dá para ir até lá caminhando, mas com a ajuda de um bugueiro dirigindo para você fica bem mais prático, pois tem que subir um morro. Em cada buggy cabem 4 pessoas. Melhor mesmo é contratar um só para você! Indico o Neguinho. Super simpático, disponível e conhece a região como a palma da mão. Telefone: (88) 9922.2413 ou 9909.8858.
 
 Pedra Furada. 

 A Praia da Malhada é um reduto de nudistas. 

A 5 quilômetros ao sul de Jeri em direção à Preá (indo pela praia são 5 kms, mas se for por dentro dá uns 18 kms) estão a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Tranquilidade é ali mesmo. Redes penduradas dentro d'água, água de côco, peixinho frito e sombra de grandes ombrelones. Dá para curtir um dia legítimo de "sombra e água fresca". Mas, confesso que prefiro lugares com menos gente. Pois, a galera já descobriu.

  Vista aérea da Lagoa Paraíso.

 Lagoa Azul.

Meu passeio preferido foi à Tatajuba. Um percurso de 28 quilômetros que passa por um mangue seco, praias totalmente virgens, piscinas naturais limpíssimas, travessia de balsa, dunas fixas e dunas que se movimentam, Lagoa da Torta e vilarejo de Tatajuba. Para ver tudo com calma e fazer umas paradas para mergulhar na lagoa e no mar é preciso de umas 5 ou 6 horas. Vale muito a pena. Não dá para cansar! Se quiser ir mais longe ainda dá para ir até Camocim e passar pela Ilha do Amor.

Dunas móveis de Jericoacoara. 

Família de pescadores. 

Passeio do Cavalo Marinho.


Mangue Seco. 

Meio de transporte comum na região, jegue.

Casa nos arredores de Tatajuba. 

Igreja de Tatajuba. 

Praia e piscinas naturais em Tatajuba. 

 Dunas fixas com areia petrificada.

Duna do Funil. 

 Lagoas e dunas, em Tatajuba.

 Lagoa da Torta.

 Cavalos e jegues correndo livremente pelas areias de Tatajuba.

Travessia de balsa.

De volta à Jeri é hora de dar um rolé pela cidade, tomar um sorvete (de preferência de tapioca) ou comer uma torta de banana da Tia Angelita, ver uma roda de capoeira e rumar para a duna do por do sol. Quando o astro-rei se despede é hora de aplausos. O mar se cobre de luz e o céu fica num tom alaranjado inesquecível.

 O por do sol é programa obrigatório!

Então a noite cai e uma característica interessante é que não existe iluminação pública na cidade. Toda rede elétrica é subterrânea, o que torna as noites ainda mais românticas. A luz é suave, discreta e a cidade ferve, sempre no escurinho. Restaurantes lotados. Praça lotada. Sorveterias cheias de gente. Um vilarejo alegre, embalado ao som do forró. Depois de um dia intenso é hora de ir para os braços do Morfeu pois os raios de sol fazem o dia começar cedo novamente.


Se conseguir programar para curtir Jeri com lua cheia, melhor ainda.

UM LUGAR DE DIFÍCIL ACESSO

Para chegar lá é preciso percorrer 290 quilômetros de estrada asfaltada de Fortaleza até Jijoca, deixar o carro estacionado em Jijoca e tomar uma jardineira para atravessar mais 23 quilômetros de dunas até Jericoacoara. Alguns motoristas mais aventureiros preferem atravessar as dunas dirigindo. Para isso é preciso esvaziar os pneus e contar com a sorte para não atolar nem se perder pelas dunas. 

Também dá para ir até Preá e dali seguir pela beira da praia. Mas, é preciso conhecer a maré para não levar nenhum susto. Alguns moradores da região auxiliam nessa travessia mediante um agrado. No entanto, ao chegar em Jericoacoara, o carro precisa ficar num estacionamento e não pode circular pela cidade. As multas são frequentes. O policiamento é constante. Então, nem vale a pena ir de carro.

Também dá para ir de ônibus. Esse é o modo mais econômico. 

Outra opção é ir de helicóptero de Fortaleza até Jericoacoara num trajeto de uma hora e dez minutos de puro êxtase. A viagem é espetacular. Difícil é conseguir segurar o queixo com tanta beleza que se vê pelo caminho: dunas, falésias, corais, moinhos de vento, áreas de criação de camarões, piscinas naturais, rios que desembocam no mar, coqueirais enormes. Trechos de paisagens praticamente intocadas. Só esse voo já vale a viagem. Indico totalmente!


 Voo Fortaleza - Jericoacoara.

INDICAÇÃO DE HOTEL

Os melhores hotéis são obviamente os que ficam na beira do mar. São três: Vila Kalango, My Blue (que antes se chamava Mosquito Blue) e Casa da Areia. Achei o My Blue muito grande e cheio de cimento. O Casa da Areia tem apenas 4 quartos, é bem pequeno e por fora parece um caixote. O Villa Kalango é super charmoso. Completamente adaptado ao contexto local. O café da manhã fica num mezanino aberto de frente para o mar e para a duna do por do sol. Um belo modo para começar bem o dia. Os bangalôs são lindos, sobre palafitas, com redes e cama com mosquiteiro. Um charme. Indico. Ele fica na rua das Dunas, 30. Telefone: (88) 3669.2289 / 3669.2290 - www.vilakalango.com.br

Pousada Vila Kalango.

INDICAÇÃO DE BUGUEIRO

Neguinho Agapito. Telefones: (88) 9922.2413 ou 9909.8858.

Neguinho, um bugueiro super simpático.

RESTAURANTES

Adorei o Tamarindo. Decoração interessante e pratos deliciosos. Também gostei da Creperia Naturalmente, mas o serviço é bem lento. Tem alguns restaurantes legais que só funcionam nas épocas de alta temporada como o Chocolate e o Na Casa Dela. Para quem quiser um Sushi Bar tem o Kaze. O Pimenta Verde é super simpático. Opções mais simples são o Sapão Bar do Alexandre. Só abre à noite: Peixaria Brasileira



Jericoacoara é demais!!! Realmente uma das dez praias mais bonitas do mundo!!!


* Post atualizado em junho/2016.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Como sempre, belas imagens em belos relatos. É um lugar do Brasil que ainda não conheço, mas tenho vontade de conhecer. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Esse lugar é um paraíso mesmo.. lindas paisagens....

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Cláudia,

    Por pouco não nos esbarramos não? Estive em Jeri de 30 de maio à 03 junho.. Não peguei tanto sol como você, mas Jeri continua bela. Notei algumas mudanças do ano passado para cá, porém para melhor!!!


    Suas fotos ficaram lindas, como sempre arrasa!

    Da próxima vez, arruma tempinho para tomarmos um café aqui em Fortaleza!

    Beijos

    Érika

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    Tem que conhecer é uma das minhas praias preferidas no Brasil!!!! Espetáculo. Amo.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    Lindo demais. Adoro praias rústicas e esse pedacinho de paraíso é muito especial.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Erika,
    Na próxima vez precisamos nos encontrar, sim. Adoro seu estado. Morro Branco, Jeri, Flecheiras, Canoa Quebrada. Praias lindas. E, os retaurantes em Fortaleza são demais.

    ResponderExcluir
  7. nossa que lugar mais lindo, ameei.
    um paraíso mesmo.

    http://biancasaless.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bianca,
    Perfeito para descansar e namorar!!!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Cláudia

    Só esse sobrevôo de helicóptero já deve mesmo valer a viagem, também com o preço..
    Pelo que andei olhando aqui, não é nada convidativo.. Pelas minhas contas grosseioras ele é quase 4x mais caro que um sobrevôo de 1 hora pelo Kauai, ou 6x mais caro que um sobrevoo pelo Grand Canyon considerando o cambio de 2x1
    Tenho que dizer que fico estarrecido com a falta de infra-estrutura para o turismo e os preços do Brasil. Por mais que ame nosso país, acho isso totalmente fora da realidade. tenho que dizer que sinto vergonha de conhecer muito mais de outros países que conheço do Brasil, mas acho que isso dificilmente irá mudar tão cedo e cada vez mais entendo porque recebemos menos turistas estrangeiros que um país como Cingapura recebe todos os anos..

    Desculpe o desabafo, mas as fotos estao lindas e o post super bem escrito as usual :D
    Boa semana

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Uau! Merece o destaque que teve, sem sombra de duvias. Jericoacoara parece ser um verdadeiro tesouro a juntar aos muitos que o Brasil tem. A ver se 2013 é o ano em que vamos explorar algumas dessas maravilhas. No minimo precisamos de uns 3 meses :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Já estou seguindo, espero vc sempre no meu tbm flor.

    http://biancasaless.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Claudia

    Fotos fantásticas de um lugar incrível!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que local fantástico!!!!
    Só pelas fotos que realmente captam o melhor da paisagem, fiquei completamente rendida. Com as preciosas dicas que acompanham as imagens o artigo está 5 estrelas.

    Cada vez fico mais com a sensação, que tem um sexto ou sétimo sentido para descobrir os melhores locais do planeta e para os descrever de forma impressionante. É impossível não ficar completamente rendida perante as suas viagens

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Oscar,

    É verdade. Os preços são loucos. O turismo no Brasil ainda tem muito que evoluir... Mas, vou te dizer que quanto à Jeri, para que o vilarejo se mantenha com o astral que tem, esse preço é até um fator de preservação. Assim, a natureza se mantém intocada. E, esse é o grande barato da região.

    Mas, concordo plenamente com você em relação ao absurdo dos preços no Brasil. Nessa próxima semana vai acontecer a Rio + 20 e as diárias de hotel quatro estrelas, em Copacabana, estão em torno de R$ 2 mil. Um absurdo total!!!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Ellen e Antônio,

    Quando vierem ao Brasil terei o maior prazer em auxiliar no roteiro!

    Venham mesmo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Margarida,

    Sei que praia e calor não fazem parte das suas prioridades. rsrsrs Mas, esse lugar é fantástico. É perto dos Lençóis Maranhenses. É nessa região que começam as dunas que estendem até o estado do Maranhão. Linda natureza!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Turista,

    Senti sua falta. Sei que estava viajando. Isso e ótimo.

    Acho que escrevo com tanta paixão pelos lugares onde vou que acabo transmitindo um olhar muito peculiar e particular.

    Fico sempre feliz com suas visitas e comentários!

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Hello from France
    I am very happy to welcome you!
    Your blog is accepted in the BRAZIL N°567 in a minute!
    We ask that you follow the blog "Directory"
    Follow our blog gives you twice as many possibilities of visits to your blog! Thank you for your understanding
    On the right side with the books of green! You will find the country with the names of blogs by Country
    Invite your friends to join us in the "directory"
    The creation of this new blog "directory", allow a rapprochement between different countries, knowledge of different cultures and share traditions.et us different passions, fashion, paintings, crafts, cooking, photography, poetry and so be able to find in different countries in other people with similar passions.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world.
    The more people and more opportunities that will, yes, I confess, I need people to know this blog!
    You are in some way the Ambassador of this blog and your Country.
    This is not a personal blog, I create for all to enjoy
    It is you also have to make known after your contacts and friends in your blog domain, the success of this blog, depends all Participants.
    So during your next comments with your friends ask them to come in the 'Directory' by joining in joining in our comments:
    *** I am in the directory come join me! http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/ ***
    You want this directory is more important? help me to make it grow
    Your blog is in the list BRAZIL N°567 and I hope this list will grow very quickly
    Regards
    Chris
    We ask that you follow our blog and place a badge of your choice has to know the "directory" to your friends to put on your blog
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/24/1203240217091250289621842.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/26/1203260602581250289633006.gif

    If you wish to know the blog of your friends, send me their urls
    I see that you know many people in your country, you can try to get them in the directory?
    Por favor! me ajude, pois há que ter muito mais pessoas do seu país no diretório, seria muito legal da sua parte

    ResponderExcluir
  19. Uauuu se antes eu já tinha vontade de conhecer, agora fiquei com mais vontade ainda !!! o jeito como você descreve e as fotos são demais !!! quero correr pra lá hahaha
    Bjssss

    ResponderExcluir
  20. Gabi,
    Indico um final de semana prolongado com um grupo de amigos. Muiiitooooo booommmm!!!!!
    Vocês vão amar!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Claudia, que saudades!!!! Mulher, quem é que lê esse post e não tem vontade de pegar um voo direto pra Jeri???? Ainda não conheço a cidade, embora tenha primos e tio morando por perto! Ano que vem vai ter dois casamentos na família, quem sabe eu aproveito e passo uma semaninha nesse paraíso???? Um beijão!

    ResponderExcluir
  22. Katia,
    Tenho certeza de que você vai adorar e seu marido também. Aproveite mesmo para dar um pulo lá se tiver tempo. Imperdível. Uma das praias mais bonitas do Brasil.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. amei seu post!!! Que lindas fotos! me encantei totalmente!!!!! Estou a caça de informaçoes sobre jeri...rsrsr vamos pra la e estaremos com crinaças pequenas, estou com receio da jardineira rsrsrrs ja anotei o tel do buggueiro e nomes de restaurante...se tiver alguma dica pra marinheira de primeira viagem aqui..será bem vinda ta??? rsrsrsrs
    bjo
    parabéns!!
    paula
    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Paula,
    Meu filho tinha 6 anos a primeira vez que fui para Jeri. Ele adorou atravessar as dunas de jardineira. Foi uma grande aventura para ele. Mas, também dá para ir até lá de carro. Basta esvaziar os pneus e achar alguém que oriente no trajeto. Ao chegar lá, é só deixar o carro no estacionamento na entrada da cidade.
    Aproveite bastante.
    Jeri é muito legal.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Oi Claudia..obgda pelas dicas... chegaremos em Fortaleza a tardezinha e isso acho que complicara a ida com jardineira... vou procurar sobre ir de carro... é facil arrumar guias? obrgada

    ResponderExcluir
  26. Paula,
    Também dá para dormir em Fortaleza e no dia seguinte sair com calma para Jeri. Atravessar as dunas de dia é tão bonito que vale a pena ter a luz do sol para iluminar o caminho.
    Beijo e ótima viagem.
    Claudia

    ResponderExcluir
  27. hum,,.... nada como uma pessoa experiente ne??? vou verificar sobre isso....acho que seria ate menos exaustivo para as crianças ne? ai iriamos com calma... pra jeri.... muito obrigada Claudia...tava aqui fervendo a cabeça sobre o transfer..rsrsrsr bjo grande

    ResponderExcluir
  28. Amei seu post e lí um pouco antes de ír a Jeri. fiquei em outra pousada na beira da praia que se chama Jeribá.é linda e super selecionada,assim como a vila kalango. a cidade continua lotada de gente,com muitos praticantes do kitesurf.não tem como não querer ficar aqui pra sempre. A minha dica imperdível é sem dúvida, jantar no restaurante Na casa dela,o lugar mais simpático da vila.

    ResponderExcluir
  29. Gabriela,

    Jeri é mesmo um lugar que fica na memória com muito carinho. Voltar é obrigatório.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  30. Vinícius,

    Jeri é linda mesmo! Sempre vou de carro, deixo no estacionamento do Joel e pego um pau de arara até Jeri. É muito massa atravessar as dunas de pau de arara.

    ResponderExcluir
  31. Claudia obrigadíssima por suas preciosas dicas sempre tao precisas...devo ir a Fortaleza por nove dias...lendo seu post sobre Jeri estou pensando em passar 4 dias lá, mas como tenho 65 anos e mau marido70,nao sei se consigo caminhar em areia mole será que consigo?Onde posso comprar o servico de Helicóptero?

    ResponderExcluir
  32. A areia de Jericoacoara só é fofa na duna. Na praia ela é batida devido a maré que sobe muito.

    Quanto ao helicóptero, esse é o modo mais prático de cobrir os 300 km de estrada.

    Dá uma olhada nessa empresa: Helicentro Dragão do Ar - Serviços de Táxi Aéreo - fone: (85) 3476-2309 www.helicentrodragaodoar.com.br

    ResponderExcluir
  33. apurando possibilidades de férias, Jericoacoara está na lista. Vi que existe a possibilidade de ir de Fortaleza para esse paraíso de helicóptero, mas por quanto saíria esse translado? Tens um número da empresa para contato? Agradeço. Parabéns pelas fotos lindas.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo.

    Dá uma olhada no comentário acima.

    Ou veja esse link:

    http://www.jericoacoara.com/j1/pages/posts/de-fortaleza-a-jeri--de-helicF3ptero82.php

    ResponderExcluir
  35. Jeri é maravilhosa , é linda , é encantadora de corações , é perfeita ...eu amo Jericoacoara ! A duna por do sol, mangue seco , as praias ...saudades de ti Jeri ! ♥️♥️

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!