A BELA ILHABELA



Pura Mata Atlântica cercada por 130 quilômetros de água. É o que se vê de longe muito antes de alcançar essa deliciosa ilha vulcânica pintada de verde por todos os lados. A chegada já é para lá de inusitada, um balsa que parte de São Sebastião leva os visitantes em 20 minutos para o melhor refúgio paulista. Cheia de hotéis-boutique, cachoeiras, história, praias e restaurantes estrelados consegue ser ao mesmo tempo badalada e sossegada.
.

Muito verde colore o astral de Ilhabela.
.
Muito antes de Ilhabela conquistar tantos visitantes foi habitada por indígenas e escolhida como esconderijo de piratas. O lugar funcionava como um abrigo natural que oferecia proximidade do continente e boa proteção. Assim, muitos deles ficaram por ali e começaram a formar suas famílias. O vilarejo foi se estruturando com base no cultivo da cana-de-açúcar e da pesca. Em meados dos anos 60 os primeiros hotéis começaram a surgir e Ilhabela despertou para o turismo.
.
Antigas mansões guardam a memória do passado da ilha.
.
A balsa atraca abaixo da vila onde fica o centro histórico de Ilhabela. Pequenos museus, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes compartilham o espaço com a capela Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso.

Praias espetaculares não faltam. Castelhanos é considerada uma das dez mais bonitas do Brasil. Ele é voltada para o Atlântico, mar aberto. O único contratempo é conseguir chegar lá pela trilha de 20 quilômetros. Pois, circular pela ilha não é das tarefas mais fáceis. Uma frota de menos de 50 táxis e poucos ônibus transitam pela única estrada (engarrafada na alta temporada) que liga o norte e o sul de Ilhabela. Já, para chegar nas cachoeiras e do lado voltado para o oceano Atlântico (onde vivem algumas comunidades mais isoladas) o ideal é lançar mão de um Jeep 4x4 para dar conta das pequenas trilhas ou ir de barco.
.
Lanchas não podem faltar em Ilhabela. Afinal, em muitas praias esse é o único modo de chegar.
.
O lado voltado para o continente é mais urbanizado. Portanto, mais fácil de chegar. É onde fica a badalada Praia do Curral. Ali está o principal point do momento na ilha: o DPNY Beach Hotel (ao sul de onde atraca a balsa). Não é para menos. Afinal, foi eleito pelo Condé Nast Johansens como o melhor hotel de praia da América do Sul, em 2010. O hotel fica na beira d'água. Tem um infraestrutura excelente para atender hóspedes e também quem não está hospedado lá. A decoração dos quartos é charmosa, tem TV de plasma e iPods à disposição dos clientes. Celebridades circulam tranquilamente naquelas areias.
.
Uma das suites do DPNY Beach Hotel. Garantia de boas lembranças da Praia do Curral.
.
Para quem quiser ficar mais perto do centro da vila ou jogar uma partida de volei o Saco da Capela e a Praia do Perequê podem ser boa idéia.

Novidade fresquíssima na ilha é o Hotel Yacamim com 28 bangalôs e spa L'Occitane. Fica entre a Praia do Curral e a do Veloso, dentro de um condomínio residencial. A piscina e o bar que apontam para o mar do estreito são as estrelas do hotel. Também novinho em folha, com apenas seis meses de funcionamento é o Via Marina - um clube de praia, no Curral - com espreguiçadeiras cobertas por dossel e drinques variados.

A ilha é relativamente grande, mas o maior agito fica na Praia do Curral.
.
NÃO ESQUEÇA: os mosquitos são os moradores mais antigos da ilha e fazem de tudo para garantir o seu espaço. Leve repelente. Você não vai se arrepender.

HOTÉIS


DPNY BEACH HOTEL. Av. José Pacheco do Nascimento, 7668, Praia do Curral. Telefone (12) 3894.2060.

YACAMIM. Av. José Pacheco do Nascimento, 8175, Praia do Curral. Telefone: (12) 3894.1832. 
.
ONDE IR
  • Praia do Curral (a mais badalada)
  • Praia do Veloso (vizinha à do Curral)
  • Praia Castelhanos (em Jeep 4x4 por uma trilha de 20 quilômetros)
  • Praia do Bonete (uma hora de barco partindo de Borrifos)
  • Cachoeira da Toca (na estrada para Castelhanos)
  • Cachoeira do Veloso (caminhada de uma hora em subida íngrime)
  • Cachoeira Laje (caminhada de 40 minutos)
  • Cachoeira dos Três Tombos (próxima à Praia da Feiticeira)

Experimente o melhor do litoral paulista!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia
    Adorei este flash sobre Ilha Bela!
    Quanto tempo se leva de carro saindo de São Paulo?
    abs
    VS

    ResponderExcluir
  2. De São Paulo a São Sebastião são 200 quilômetros. Depois tem a travessia de balsa que dura mais 20 minutos. A balsa costuma ter filas enormes. Para quem não gosta de esperar o ideal é agendar antecipadamente a travessia pelo telefone (13) 3358.2743.

    ResponderExcluir
  3. Claudia, ilha Bela é belissima mesmo, é muito especial e diferente das praias q a rodeiam do lado de cá, como Maresias...
    Mas vc tem razão os mosquitos estão lá muito presentes !!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Os mosquitos são o grande problema da ilha. Se não fossem eles... seria a perfeição:)

    ResponderExcluir
  5. Temos de confessar que nunca tinhamos ouvido falar da Ilhabela. Gostamos muito de ler o teu relato e parece ser sem dúvida um lugar a visitar.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
  6. As opções de praias no Brasil são tantas que fica difícil de escolher.
    Mas, para quem está em São Paulo é sem dúvida a melhor escolha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Claudia

    Quando estive em São Paulo a única praia que conheci foi o Guarujá e gostei imenso!Para a próxima vou tentar ir a essa Ilha...Bela...hehe!
    Não sou é muito fã de mosquito...

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Oi Margarida.
    Se você gostou do Guarujá então vai gostar muito mais de Ilhabela. O lugar é escondidinho, pois só se chega de balsa e mais tranquilo. Os mosquitos são chatinhos, mas nada que um bom repelente não resolva.hehehe.
    Beijinhos.
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro Ilhabela! Há vários naufrágios por lá.

    ResponderExcluir
  10. Claudia, adoramos te ver lá no nosso !! Mas gostamos muito daqui e estamos sentindo falta de vc e de seus posts ? Vc está bem ? Desejamos q sim !!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tive a oportunidade de conhecer Ilha Bela na época de estudante, quando fui com minha turma num seminário de Língua Alemã. Eu simplesmente adorei. Ainda há poucos dias, quando fazíamos planos, falei para meu marido que deveríamos conhecr Ilha Bela, pois fica a caminho de casa.

    Brasil, lindo. Terra da gente!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Amo a Ilha Bela!!! Diria que eh minha segunda casa!!! Para mim a melhor praia eh da Armaçao......no norte da Ilha. e a Pousada Armaçao dos Ventos eh um charme so!!!! Meu restaurante predileto, sem duvida eh o Marakutai!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Georgia,
    Obrigada pelas dicas. É ótimo quando alguém que conhece bem um determinado local deixa sua contribuição.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Oiee Claudia, será que em abril ainda dá pra curtir Ilha Bela??
    (não quero pegar frio)
    Valeu

    ResponderExcluir
  15. São Paulo é sempre uma incógnita. Você nunca sabe se estará quente, friozinho, com sol ou com chuva. Mas, vá e torça para ter um sol lindo!!!! Abril ainda é um mês quente.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!