PORTO DE GALINHAS E A DELÍCIA DE SUAS PISCINAS NATURAIS


Por volta de 1850, quando o tráfico de escravos já estava proibido no Brasil, Porto de Galinhas se tornou um ponto clandestino de venda de negros trazidos de Angola. Eles vinham escondidos nos porões dos navios e galinhas eram transportadas na parte superior para ocultar o tráfico. Quando o navio atracava, a notícia se espalhava rápido pela região, em forma de código: “Tem galinha no porto”. Assim, os grandes proprietários de terras sabiam que os escravos haviam chegado ao porto.

 
A jangada diz tudo: "A praia dos seus sonhos".

Hoje tudo mudou. Pescadores circulam democraticamente pelas areias de Porto de Galinhas. Jangadas deslizam pelo mar, protegidas por recifes. Cavalos-marinhos e peixinhos coloridos se exibem nas águas claras. Turistas lotam as praias em busca de sombra e água fresca. Porto de Galinhas se transformou num vilarejo encantador. E lotado... Sua praia foi eleita a mais bonita do Brasil. E, com razão. Tem águas mornas, azuis, transparentes, quase sem ondas e é cheia de piscinas naturais.

   
Agora, as galinhas representam apenas o símbolo de Porto de Galinhas. 

   
As águas são deliciosamente cristalinas em Porto de Galinhas.


POR ONDE CIRCULAR

Para quem gosta de águas calmas, Porto de Galinhas é o paraíso. O único problema é o número de visitantes por metro quadrado. É gente saindo pelo ladrão. Se o seu programa favorito for praia deserta fuja de Porto. Mas, se isso não for empecilho aproveite as piscinas naturais que são belíssimas. Consulte a tábua de maré, escolha o melhor horário para subir numa jangada, ao preço de dez reais por pessoa e entre até os corais. É deslumbrante. A água é cristalina, os peixinhos coloridos comem na mão das pessoas sem nenhuma cerimônia. Os corais formam desenhos inusitados, inclusive um mapa do Brasil.

   
Acima, o desenho do mapa do Brasil e as diderenças da cor do mar devido aos recifes.

 
Os peixinhos não tem nenhum receio de chegar perto dos turistas.

Mas, praia é o que não falta por ali. Depois de sair das piscinas naturais de Porto de Galinhas, para não ficar espremido no meio da confusão, o ideal é se afastar um pouquinho e explorar as praias que ficam nos dois sentidos. Muro Alto fica seis quilômetros ao norte. É onde estão localizados os resorts Nannai e Summerville. A praia é fechada por uma barreira enorme de corais, como um paredão e uma grande piscina natural se forma, num lugar bem mais sossegado. 

 
Praia de Muro Alto.


 
Em Muro Alto ficam os resorts Nannai e Summerville.

Indo para o outro lado, em direção ao sul fica Maracaípe. De Porto de Galinhas ao Pontal de Maracaípe são quatro quilômetros. A praia de Maracaípe é procurada por surfistas, pois não tem recifes. Já, no Pontal de Maracaípe, que fica no finalzinho da praia, é onde o mar encontra o rio e o visual é incrível. Os jangadeiros ficam ali ancorados a espera dos turistas para fazer um passeio pelo rio onde é possível desbravar o mangue e ver caranguejos, siris, ostras e os famosos cavalos-marinhos da região. Muito interessante.

   
Praia de Maracaípe e seus tons de azul.


 
Encontro das águas do mar com o rio, que tem cor de Coca-Cola.


 
No Pontal de Maracaípe, as águas do mangue formam um espelho.

 
Os cavalos-marinhos são imperdíveis. Os nativos os encontram com grande facilidade. 


COMO CHEGAR

Porto de Galinhas fica 67 quilômetros ao sul de Recife, capital de Pernambuco. O trajeto é fácil e bem sinalizado, mas, as pistas estão sendo duplicadas. Dependendo do horário pode haver um pouco de trânsito. Os hotéis costumam oferecer traslado do aeroporto para Porto de Galinhas. Boa opção é alugar um carro em Recife e aproveitar para curtir todos os cantinhos escondidos do litoral pernambucano e, assim, fugir dos bugueiros que insistem em arrecadar turistas para dar um passeio pelas proximidades.

ONDE FICAR

Hotéis não faltam por lá. Tem para todos os gostos e bolsos.

Para o público mais exigente, com certeza a indicação recai sobre o Nannai Resort & Spa. Os bangalôs são amplos, românticos, bem decorados, com piscina privativa e de frente para o mar. Para chegar as piscinas naturais de Porto de Galinhas é preciso percorrer aproximadamente seis quilômetros, a partir do Nannai. Mas, vale a pena, pois no vilarejo de Porto de Galinhas não tem bons hotéis.

Para quem estiver viajando com crianças boa pedida são: Summerville Beach Resort e o Enotel. O Enotel fica a apenas três quilômetros das piscinas naturais e têm um bom spa. Fica de frente para uma boa praia, mas não é protegida por corais. Os quartos são amplos, com decoração simples. Os banheiros deixam a desejar. As piscinas são gigantescas e percorrem quase toda a extensão do hotel. O Summerville fica entre o Nannai e o Enotel. Tem ótima infra-estrutura para crianças e para os adultos. Clima bem familiar.

Aqueles que buscam um lugar bem sossegado podem gostar da Pousada Xalés de Maracaípe. Fica depois do vilarejo de Porto de Galinhas em direção a Maracaípe. O lugar é tranquilo e mais rústico.

INDICAÇÃO DE RESTAURANTE

Se quiser comer bem, num restaurante de ambiente descontraído, bem decorado e com comida deliciosa vá ao Beijupirá. O restaurante é indicado pelo Guia Quatro Rodas e deu tão certo que até já abriu outro na Praia dos Carneiros. O telefone é (81) 3676-2365 e fica no vilarejo de Porto de Galinhas. 

PARA BADALAR

É na Vila de Todos os Santos que a galera se reune a noite para bater papo. Esse lugar é um complexo que reune bares construídos em estilo praiano, com telhados de sapê e cercado por coqueiros. Eventualmente shows de música ao vivo agitam ainda mais a noite. A Vila de Todos os Santos fica entre o centro de Porto de Galinhas e Maracaípe. O lugar é muito simpático. 

Ó LINDA OLINDA! 

Antes de pegar o avião e voltar para casa, porque não dar uma passadinha por Olinda? Já que está ali perto. Olinda é um charme! Antiga. Fundada logo após o descobrimento do Brasil, em 1535. Foi, inicialmente, a capital de Pernambuco. Era lá que moravam os ricos comerciantes e senhores feudais. Até hoje conserva os casarios, igrejas, conventos e mosteiros da época. A cidade é considerada “patrimônio histórico da humanidade”. Para aproveitar Olinda, não deixe de ir ao Alto da Sé, visitar a Igreja da Sé que foi construída em 1537. Aprecie a vista panorâmica de Recife degustando uma tapioca doce ou salgada. Uma delícia genuinamente nordestina. Vá, também, ao Mosteiro de São Bento que abriga um altar construído em ouro maciço e se acertar no horário você poderá ser brindado com o canto gregoriano dos monges, que inicia às 17: 40hs. Em fevereiro, nas ladeiras pavimentadas com pedra “quebra-bunda”, desfila um carnaval colorido, com bonecos gigantes embalados a muito frevo. A cidade exala música e arte. É um lugar muito alegre e cheio de vida. Cativa a todos.

   

 Deu água na boca? Então, o que está esperando? Dê um pulo até lá!!! Você não vai se arrepender.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Eu adorei as aguas quentinhas de Porto de Galinhas!Comemos lá num restaurante mesmo sobre o mar que tinha um peixe assado na telha que era divino...hum!
    Quando estivemos em Recife também passeámos em Olinda e achei uma cidade linda com as suas casas coloniais as igrejas e as galerias de arte!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Porto de Galinhas é realmente uma praia deliciosa. Que bom que você gostou.
    Fui visitar seu blog e gostei do mapa com os lugares onde você esteve. Vou dar um pulo lá depois.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Sou louca para ir em Porto para ver os cavalos marinhos, sou fascinada por eles, e ir as praias de lá, naquels aguas azuis, deve ser como andar no céu! *o*

    ResponderExcluir
  5. oi Claudia, amei seu blog, meu blog é paparicar.blogspot.com, queria te dizer que postei no meu blog uma foto sua da galinha de porto, pois estou postando coisas de Porto de Galinha, e achei seu blog, e coloquei seu nome na sua foto, e um link para seu blog, ok??Espero que não tenha problema, amei seu blog, vou ficar te seguindo e vou divulgar ele no meu paparicar. pois ele é show!!! bjs e boa semana, alice camara

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice!
    Já fui lá bisbilhotar seu blog. Muito legal. Mas, não achei onde deixar comentário. Então, vou responder por aqui mesmo.
    Foi bom você ter deixado um comentário num post mais antigo, pois assim vou arrumando o blog. Desde que houve aquela mudança no blogger muitos dos meus posts desconfiguraram e vi que Porto de Galinhas está muito bagunçado. Vou arrumar.
    Obrigada pela sua visita.
    Volte sempre. Será um prazer recebê-la.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. anotando as dicas para a lua de mel hahaha bjsss

    ResponderExcluir
  8. adorei este post sobre Porto de Galinhas, faz 6 anos que estive por lá e adorei simplesmente pena ter estaodo doente e não ter aproveitado 100% a região, mas lembro-me dessas prais lindas das cachoeiras tudo quero voltar

    ResponderExcluir
  9. Luffi,
    Ficar doente em viagem é muito chato... Mas, às vezes acontece??!!
    Obrigada pela visita.
    Volte sempre.
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Meu sonho é conhecer Porto de Galinhas, estou planejando uma viagem para dezembro. Gostaria de saber qual é o hotel que fica mais perto das piscinas naturais. Poderia me informar?

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Juliana,

    Que tipo de hotel você quer? Os melhores da região estão citados acima.

    ResponderExcluir
  12. Eu dei uma olhada no Village e no Enotel. Gostei dos dois, mas gostaria de ficar hospedada em um que seja próximo das piscinas naturais.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Juliana.

    Esses são os melhores. Os mais próximos são os que ficam na cidade. Mas, são pousadas pequenas. Não são muito boas. E, para ir às piscinas naturais você vai de barco. É um programa de poucas horas que se faz uma ou duas vezes enquanto você estiver na cidade. Então, melhor ficar num bom hotel e ir até lá quando quiser. Os hoteís disponibilizam transporte. O acesso é fácil.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Certo,entendi!
    Eu vou dar mais uma olhada então, agradeço a ajuda :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cláudia! Será que Porto é muito muvucada para casais? O que vc acha da Pousada Pontal de Ocaporã? Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Para casais a melhor opção é o Nanai Beach Resort. Espetacular.

    ResponderExcluir
  17. queria saber se com a mare entre 0.7 e 0.8 vou ver piscinas de agua naturais ?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    O ideal é vc ligar para o hotel onde vai ficar hospedado, ou mandar um e-mail, e perguntar sobre a Tábua de Marés.

    ResponderExcluir
  19. Pousadas próximo as piscinas naturais e de bom aconchego. Obrigado a quem puder me atender

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!