SIENA, UMA CIDADE FESTIVA

Por Claudia Liechavicius

Em Siena, todos os caminhos convergem para a Piazza del Campo. Ela representa o coração da cidade, com sua incomum forma de concha, quando vista de cima. A praça é dividida em nove faixas adornadas em mármore, que segundo reza a lenda, denotam as dobras do manto da Virgem Maria, além de ter representado o antigo Conselho dos Nove, grupo que governava Siena antigamente e que começou a adquirir terras na região com a intenção de construir uma grandiosa Praça Cívica. E sua vontade foi realizada em grande estilo. A Piazza del Campo serve como palco, desde 1283, para a mais tradicional corrida italiana de cavalos sem sela: "o Palio".


Durante as festividades do "Palio" o centro da praça fica completamente abarrotado de gente, enquanto o desfile e a corrida acontecem ao seu redor. Difícil é conseguir um lugar. 


Mas, não se preocupe com isso se estiver em Siena fora dos dias de festa. A praça fica tranquila e cheia de lugar para quem quiser sentar por ali para tomar um café ou sorvete.

A Piazza del Campo é o coração da cidade. Não importa por onde você vá, em algum momento ela surge imponente à sua frente. Então, dá vontade de sentar e ficar só curtindo o vaivém de Siena.

Duas vezes por ano, em pleno verão europeu, nos dias 2 de julho e 16 de agosto, o Palio sacode a pequena cidade Toscana. Um desfile histórico - que traz músicos tocadores de tambor, pajens, porta-estandartes em trajes de cores heráldicas e cavaleiros vestidos com armaduras medievais - precede a corrida. Então, dez jóqueis que representam diferentes paróquias recebem seus cavalos por sorteio. Todos são benzidos na igreja e é dada a largada do páreo que dura em torno de míseros 90 segundos, tempo suficiente para que sejam feitas três voltas em torno da praça, numa pista que fica coberta por muita areia e poucas regras. O afortunado vencedor recebe de prêmio um palio de seda, ou seja, uma bandeira e o direito de contar vantagem por um ano inteiro. Difícil mesmo é conseguir um lugar para assistir a corrida.

As bandeiras de seda ou "palios" com os brasões das paróquias são uma tradição de Siena.


Como não poderia ser diferente, as principais atrações estão reunidas em volta da Piazza del Campo num labirinto de ruelas medievais, onde vale a pena se perder.


 
As ruelas ao redor da Piazza del Campo, em Siena são encantadoras. Ande sem pressa.

O Palazzo Publico - em frente a praça - ainda mantém o papel de sediar a prefeitura da cidade. Algumas de suas salas estão abertas ao público e guardam obras de arte, como afrescos de Ambrogio Lorenzetti e Simone Martini. No pátio do palácio fica a entrada da Torre del Mangia, com 102 metros. Essa é a segunda torre mais alta da Itália. Quem se aventurar a subir seus intermináveis 505 degraus é brindado com uma paisagem espetacular da cidade e dos campos de Chianti.

O Palácio Público de Siena ostenta uma as torres mais altas da Itália.

Vai encarar a subida dos mais de 500 degraus?


A recompensa é maravilhosa.


Siena vista do alto da Torre del Mangia e os vinhedos de Chianti fazem o coração bater mais forte.

Também é em uma das ruelas ao redor da praça que fica a Loggia della Mercanzia (antiga arcada, construída em 1417, onde os trabalhavam os mercadores e negociantes de Siena, que agora virou uma galeria de arte) e a Fonte Gaia (que não tem mais os entalhes originais esculpidos por Jacopo della Quercia que ilustram as Virtudes, Adão e Eva e a Madona e Menino, mas uma boa cópia continua no extremo norte da praça sempre cercada por visitantes).


Os relevos da Fonte Gaia são cópias feitas há pouco mais de um século, os originais podem ser vistos na galeria que fica atrás do Palácio Público. 

A Duomo de Siena é uma das maiores catedrais da Itália. Foi construída entre 1136 e 1182 em estilo gótico-românico. Grandiosa, comporta um conjunto artístico e arquitetônico de quase fazer a respiração parar. É lindíssima! A fachada, toda trabalhada, já impressiona com muitas estátuas, grandes portas em madeira e um enorme símbolo de Cristo Ressuscitado. No seu interior enormes pilares em duas cores de mármore sustentam a abóbada, esculturas feitas por Michelangelo saltam aos olhos na nave lateral norte, o piso é todo decorado com cenas incrustadas sendo que uma delas é o Massacre dos Inocentes, o púlpito encanta com painéis octogonais que retratam cenas da Vida de Cristo, a Biblioteca Piccolomini guarda preciosos afrescos de Pinturicchio que mostram a vida do papa Pio II - nascido em Siena - e, na lateral, em uma ala inacabada fica o Museu dell'Opera del Duomo com grande acervo de arte. Essa ala tinha a intenção de transformar a catedral na maior igreja da Cristandade, mas o projeto acabou não se concretizando.

As estátuas que se encontram na fachada da Duomo de Siena são cópias. As originais estão em exposição no Museo dell'Opera del Duomo.

O interior da Duomo é magnífico com enormes pilares listrados em mármore e o chão todo trabalhado.

Os painéis do púlpito foram esculpidos no século XIII, por Nicola Pasano e retratam cenas da vida de Cristo.


A nave lateral da igreja acabou não sendo concluída. Foi construída apenas uma fachada que indica que se tivesse sido feita teria 50 metros de comprimento por 30 de largura. O acesso é pela lateral da catedral, onde tem uma estátua da loba capitolina com Rômulo e Rêmulo.

Outra igreja que também chama a atenção em Siena é San Domenico. Foi construída em homenagem a santa padroeira da cidade, Catarina Benincasa. Ela era filha de um comerciante e aos oito anos decidiu se dedicar a Deus. Além de ter visões, ela recebeu as chagas de Cristo. A casa onde ela nasceu também é aberta para visitações e está cercada por capelas e claustros.

Aqui aparece apenas uma pontinha do telhado da igreja San Domenico.


PONTOS ALTOS DA CIDADE
  • Piazza de Campo (Fonte Gaia)
  • Palácio Público (Museu Cívico e Torre del mangia)
  • Duomo (Museo dell'Opera)
  • Igreja de San Domenico
  • Santuário e Casa de Santa Caterina

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Acho que conheço você. Aliás, tenho certeza!
    Esse bom gosto e maneira de escrever, são inconfundíveis!
    Fotos lindas, blog gosto de se ver!
    Ah! Claudia. Talvez não lembre de mim. Você foi minha fono há algum tempo, pela empresa que trabalhava.
    Mais que uma fono, foi uma pessoa especial na minha vida! Por tudo que aprendi com vc, e que talvez nem saiba.
    Não sou blogueira, mas amo ver as novidades que existem por aí. Te encontrei nos comentários do Casos e Coisas da Bonfa. Adoro o blog da Katia também!
    É isso.
    Espero que além de linda, esteja feliz e com saúde.
    Muitos beijos,
    Simone Nascimento.

    ResponderExcluir
  2. Simone, lindona!
    É claro que eu lembro de você. Como poderia esquecer de uma pessoa tão especial? Por onde você anda? Quero mais notícias suas. Adorei receber o seu comentário. Que bacana me achar assim tão ao acaso no blog.
    Um beijo grande.
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Claudia,

    Parabéns pelo Blog, o MV me ligou hoje e comentei que estarei por uma semana na Toscana a partir de 11/7.
    Na 2ª vou tomar um café com ele, se tiver mais material sobre hoteis,restaurantes e atrações; seria ótimo para maximizar meus poucos dias de férias.
    Bjs,
    Marcos

    ResponderExcluir
  4. Marcos,
    Estamos cheios de informações super atualizadas sobre a Toscana.
    Basta dizer sobre quais cidades você precisa.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Claudia

    Afinal tinha post sobre Siena!!Eu já tinha perguntado por ela...hehe
    Adorei Siena!!Só lá estive uma vez,mas não vou deixar de voltar!
    O post está fantástico e as fotos também!
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Margarida. As fotos de Siena foram feitas especialmente para você. Aí estão.
    Bjo
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, teu blog está maravilhoso!
    Tudo de bom pra ti, sucesso.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Marlene,
    Obrigada pela visita. Tenho acompanhado suas fotos, também. As de Praga estão maravilhosas.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente adorooooooooo Siena!!! Já gostava da Toscana, depois de ter ido a Siena em pleno Palio fiquei louca, apaixonada e sempre que for possível retornarei!
    Parabéns pelos posts, muito bons!

    ResponderExcluir
  10. Brenda,
    Eu também adoro. A Toscana é cheia de festivais típicos, mas o Palio é a maior delas. Muito legal!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Linda, linda, linda!! Já estou achando que uma viagem à Itália merece bem mais do que ficar só no trivial... Adorei Siena! Poderia ficar dias aí perambulando pelas ruas medievais e subindo e descendo os 500 degraus! Bela vista, compensa sem dúvida o esforço! rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. FÊ!! Oi!!
    A Itália merece mais do que uma semana. A comida é deliciosa, as cidades são lindas, as pessoas são super amáveis... Vale muito a pena :)
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Claudia,
    O post está muito legal!
    Gostaria de saber se você se hospedou em Siena e em qual hotel.
    Estou indo para lá e queria uma dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Alessandro,
    Para procurar um bom hotel na região experimente o site www.relaistoscana.com
    Ele tem dicas de hotéis super charmosos.
    Boa viagem!
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Oi Cláudia, muito bom o seu blog tem me ajudado bastante. Estou ido no final de Setembro pra Italia em Lua de Mel e através do seu blog me interesei por Siena. Tenho um dia para ir pra Siena, você acha que vale a pena dormir em Siena? Ainda não sei se vou de carro ou de trem, qual opção você acha melhor? Obrigado,

    Júnior

    ResponderExcluir
  16. Junior.
    Se você vai para Itália em Lua de Mel alugar um carro é a melhor opção. Vocês podem ficar nas cidades que mais gostarem e continuar circulando se acharem que o lugar não tem tantos atrativos como imaginavam. A Itália é um país muito pequeno e tudo é pertinho. As estradas são super bem sinalizadas. Lembre-se sempre que há pedágios em todas as estradas. É preciso deixar separado algum dinheiro trocado para evitar transtornos uma vez que nem sempre tem uma pessoa disponível para o atendimento - só uma máquina.
    Siena é uma cidade super bonitinha. O centro histórico é relativamente pequeno. Mas, vale ficar um dia. Não deixe de ir à Florença - é uma das cidades mais encantadoras do mundo. Milão não tem muitos atrativos além das super grifes. E Roma!!! Ah! Roma é imperdível também.
    Desejo uma linda Lua de Mel.
    Se quiser mais alguma ajuda pode pedir. Conheço bem a Itália.
    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Olá Claudia, tudo bem?
    Vou viajar para a Toscana agora em Outubro e tenho cinco dias com o carro alugado para sair de Roma e chegar em Veneza. Achei seu blog e me apaixonei por seus comentários e dicas.
    Quero muito conhecer essa região e por mais que o tempo seja curto... sei que valerá a pena.
    Gostaria de dicas sobre o roteiro. Quero ficar 2 dias em Florença, pois conheço o charme dessa irresistível cidade... mas o caminho e onde dormir... gostaria de dicas. Muito obrigada!!!
    Abs,
    Juliana

    ResponderExcluir
  18. Juliana

    Opções não faltam. Adoro San Gimignano, Siena e Florença. Se você curte bons vinhos, então não pode faltar Montalcino. De todos os hotéis que fiquei na Toscana o mais charmoso foi o de Montefollonico.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelas dicas Claudia!
    Uma dúvida que surgiu, foi com relação a estacionar o carro...
    Como as cidades são "ruelas" e os carros não passam, vc sabe me dizer se existem estacionamentos de fácil acesso e se são caros?
    Obrigada mais uma vez!!!
    Juliana

    ResponderExcluir
  20. Juliana,
    Há sempre muitos estacionamentos ao redor dos centros históricos (onde carros não entram). Não é caro. Você paga pelo tempo que ficar ali parada. Mas, o preço é razoável. O mais chato são os pedágios das estradas. Em todas elas têm pedágio. Sempre. Mantenha dinheiro trocado para não se enrolar, especialmente naqueles que só têm máquinas.
    Conte como foi sua viagem. E, se surgir outra dúvida, pergunte à vontade.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Olá Claudia,

    Estou indo em lua de mel com a minha esposa para a Itália e também queremos fazer um roteiro que passe pela Toscana conhecendo o que é turístico e o que não faz parte do grande circuito. Temos do dia 12 ao dia 19 de junho para percorrer a região. Três lugares que pretendemos ir: Siena, Florença e Montalcino (amamos os vinhos de lá). Veja se o meu roteiro está legal. Sairemos de Roma dia 12 pela manhã e chegaremos em montalcino ainda pela manhã para passar uma noite e poder curtir o local e seus vinhos. No dia 13 partiremos para Siena onde ficaremos hospedados do dia 13 até 15 junho. Vale ficar mais de um dia ou assim está bom? Dia 15 partiremos de Siena para Florença, sem hora para chegar pq pretendemos ir de carro e curtir o caminho e ficaremos em Florença do dia 15 até o dia 20 pela manhã onde pegaremos o trêm com destino a Veneza. Me ajude!! Acha que o roteiro está bom, o que agregaria nele? Pretendemos percorrer esse trajeto de carro e ao chegar em Siena devolvê-lo e ficar a pé mesmo. O que acha?

    Ps.: vou postar como anônimo pq não consigo me arrumar com esse google conta...hahaha... Informática para mim é só word, corel e navegar pela net...hahaha

    ResponderExcluir
  22. Oi Anônimo!!!
    Seu roteiro está bem legal. Montalcino é uma cidade pequenina, mas tem ótimos vinhos e restaurantes. Vale realmente a parada.

    Siena também é pequena. Bem maior do que Montalcino. Mas, o centro histórico é pequeno. Esse período está excelente. Mais do que dois dias é demais.

    Florença é espetacular. Vale o tempo que der para ficar. É um museu a céu aberto. Arte e história por todo lado.

    Só sinto falta de um carro. Fiz esse roteiro todo de carro e aproveitei muito. GPS ajuda demais. Não tem erro. Sei que carro na Europa é caro. Mas, em Lua de Mel vale, né? A menos que vocês não queiram se aborrecer com estrada.

    Qualquer dúvida, se eu puder responder, estou à disposição.

    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Olá Cláudia,

    Pretendo exatamente alugar um carro para percorrer todos esses lugares de carro. Vou sair de Roma e no caminha pora Montalcino passarei por Montepulciano. Dá para parar lá e conhecer rapinho e seguir viagem? Tenho outra dúvida terrível. O ideal é continuar com o carro até Florença e entregá-lo ou já devolvê-lo em Siena e ir de bus ou trêm para Florença? Minha terceira dúvida é qual o melhor local para se buscar o carro em Roma (estarei hospedado a 50 metros da Fonatan Trevi) e qual a melhor locadora? Muito obrigado pela ajuda. Adorei o seu blog e está servindo para ter ótimas ideias.

    Outro ponto de dúvida é que já fechei o hotel de Veneza que fica bem próximo ao ponto vaporeto. Ficarei 2 noites em veneza. Está de bom tamanho?

    Obrigadão

    Renato Maia Cruz

    ResponderExcluir
  24. Oi Renato,

    De Roma até Florença, de carro, dá para ir em menos de três horas. Quem roda rápido vai até em duas horas, pois o limite de velocidade na Itália é bem alto e as pistas maravilhosas, super bem asfaltadas. Bem diferente das nossas. Com GPS não tem erro.

    Quanto ao aluguel do carro, eu costumo sempre pegar o carro já no aeroporto, pois assim você nem precisa se preocupar com transporte até o hotel. Pesquisa aqui no Brasil, antes de viajar e já fecha pela internet. É mais fácil e prático.

    Quanto a Montepulciano dá para conhecer rapidinho e seguir viagem, sim. Mas, não deixe de ir. A cidade é incrível. Come-se muito bem.

    Veneza é puro charme. Dois dias dá para conhecer o essencial.

    Aproveite muito.

    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Lindo blog!! excelentes as dicas!!
    Você poderia me indicar onde alugar um carro em Siena?! Grata!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o blog! excelentes as dicas! estou indo para Toscana agora em julho e gostaria de saber se vc pode indicar onde alugar um carro em Siena.
    Grata!

    ResponderExcluir
  27. Jacqueline.
    Aluguei o carro pela internet antes de sair do Brasil. O ideal é ver os preços e optar pelo melhor. Eu usei na Toscana a Auto Europe.
    Boa viagem
    Claudia

    ResponderExcluir
  28. Olá, Estou adorando ler tudo, pois irei para Itália em Maio. Ficarei 04 dias em Milão, 3 em Siena e 4 em Florença. Para eu conhecer Montalcino e Montepulciano (saindo de Siena)tem transporte fácil pra essas cidades (ônibus, trem...)?
    Muito bom seu blog.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. ...
    Certamente há de ter trem ou ônibus para chegar até Montepulciano e Montalcino, mas sempre que ando por esses lugares menores prefiro alugar um carro. Então, vou ficar te devendo uma informação mais precisa.
    Claudia

    ResponderExcluir
  30. Olá, Cláudia. Pesquisando sobre Itália, encontrei seu Blog....muiiiito bom!
    Pretendo passar alguns dias em Roma, mas os pacotes que tenho visto naõ me satisfazem. Pensei em contratar um guia que falasse português. Tem alguma sugestão? A viagem tem fins culturais, um pouco gastronômicos e, obviamente, prazer e descanso. Essa coisa de ficar 1 dia em cada lugar, não gosto, pois acho que não é tempo suficiente (dependendo da cidade). Como vc conhece muito, minha esperança está em suas sugestões. Aguardando. Abraço. Teresa

    ResponderExcluir
  31. Olá, Cláudia. Pesquisando sobre Itália, encontrei seu Blog....muiiiito bom!
    Pretendo passar alguns dias em Roma, mas os pacotes que tenho visto naõ me satisfazem. Pensei em contratar um guia que falasse português. Tem alguma sugestão? A viagem tem fins culturais, um pouco gastronômicos e, obviamente, prazer e descanso. Essa coisa de ficar 1 dia em cada lugar, não gosto, pois acho que não é tempo suficiente (dependendo da cidade). Como vc conhece muito, minha esperança está em suas sugestões. Aguardando. Abraço. Teresa

    ResponderExcluir
  32. Teresa,

    O que faço sempre que viajo é comprar um bom guia de viagens sobre o local para onde vou (se ainda não conheço). Leio muito sobre a história, cultura, hábitos locais na internet e assim que chego no hotel peço um mapa para me localizar. Daí para frente vou sozinha nos lugares que me interessam. Os bons hotéis sempre ajudam muito na sua viagem, se precisar alugar um carro com ou sem motorista o concierge pode providenciar, se quiser bons restaurantes eles indicam e fazem a reserva para você, se precisar tomar um trem eles indicam o modo mais fácil, se precisar de uma pessoa para te acompanhar pela cidade eles providenciam (como um guia que fale em português ou um motorista que fique com você por um dia todo). Então, realmente não vejo a necessidade de excursão (a menos que você vá para lugares como a China e mesmo assim me virei muito bem por lá sozinha).
    Acho que é isso.
    Beijo e boa viagem!
    Claudia

    ResponderExcluir
  33. Ola Claudia,

    Estou indo a Italia em maio e gostaria de sua opiniao quanto ao roteiro: Sairei de Roma e ficarei 1 dia em Montalcino. No dia seguinte pensei em reservar 1 noite em San Gimigniano, porem estou na duvida se entro em Siena para conhecer (tipo umas 3 horas). Náo sei se fica muito pesado e se posso deixar as malas no carro, mesmo que em um estacionamento privativo. Obrigada pelo blog delicioso. Daniela

    ResponderExcluir
  34. Oi Daniela,
    Siena é um charme. O centro é bem pequeno. Em 3 hs dá para dar uma primeira olhada. Tem um estacionamento enorme na entrada da parte histórica da cidade, pois carros não entram. Então, dá para deixar tudo no carro e caminhar um pouquinho para conhecer. Siena vale a pena.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  35. Que cidade maravilhosa, encantadora. Quem vai conhecê-la não passa sem lá voltar.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, parabéns pelo seu Blog. Estou indo em maio para toscana e tenho 4 dias para exploração . Já conheço Florença. Vou sair de Roma, penso em montar base em Siena e aproveitar 3 dias de passeios. Imagino um dia pra San Gimniano, outro para a região de chianti e gostaria de mais dicas. Vou alugar um carro e estaremos só eu e minha esposa. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamur,

      Gosto muito de Montalcino, Montepulciano e San Gimignano. Também fica perto de Lucca e Pisa que são cidades deliciosas.

      Dá uma lida nos outros posts sobre a Itália para entrar no clima e ficar inspirado.

      Desejo ótima viagem.

      Excluir
  37. Ola Claudia !! fantasticas suas dicas !
    Vou pra Italia em setembro proximo e ficarei uns dias em Siena . Penso em alugar um carro para fazer alguns bate voltas a partir de Siena, mas tenho percebido que é bastante complicado essa coisa de estacionamento por la. existem estacionamentos de pernoite na cidade ? São muito distantes do centro? irei ficar hospedada bem proximo a Piazza del Campo. help me plese !!! Grazie !!

    Ane Magro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane,

      É tranquilo. Tem sempre estacionamentos enormes em lugares estratégicos.
      Lembre apenas de levar pouca bagagem. Pois ficar carregando mala enorme é muito chato.

      Boa viagem.

      Bj

      Excluir
    2. Que bom ... fico mais tranquila. Obrigada! bjs

      Excluir
  38. Olá Claudia, vou em outubro para a Toscana. Dormirei uma noite em Florença e no dia seguinte pego um ônibus para Siena; onde pretendo alugar um carro. Pelo que entendi, o ponto final do ônibus é na Piazza Gramsci de onde parto para retirar um carro na loja da Europcar, Viale Europa, 23-25, Siena. Verificando no Google Maps vejo que é uma distância pequena (5.5 km) mas veio uma advertência: Este trajeto tem uso restrito ou estradas privadas. O que significa isso? Consigo tomar um táxi?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!