MEUS 12 APPS FAVORITOS PARA VIAJAR


Usar a tecnologia para organizar uma viagem está cada dia mais fácil. Já foi o tempo em que precisávamos carregar uma tremenda papelada com as reservas de voos, de hotéis, de restaurantes, de espetáculos, enormes mapas rodoviários e calculadora para converter as moedas. Agora, basta um pequeno celular e alguns aplicativos legais para você ter tudo na palma da mão. Separei abaixo os apps que me acompanham pelo mundo.

1) Tempo. Para quem viaja apenas com uma mala de mão, como é o meu caso, fazer a mala certa é o grande pulo do gato. Portanto, uma semana antes de embarcar incluo todas as cidades do meu roteiro no app Tempo - que já vem de fábrica no IPhone - e começo a acompanhar a previsão do clima nos lugares por onde vou passar. Não viajo sem fazer essa consulta.

2) Wallet. Esse é outro app fantástico e indispensável para organizar a vida de um viajante. Você pode agrupar os cartões de embarque e cartões fidelidade de todas as companhias aéreas (Latam, American Airlines, Gol, British, KLM, Air France, Avianca, Azul, Emirates, Qatar, Delta, Copa...) no mesmo lugar, além de entradas de cinema, cartão de crédito, de débito e mais outros itens. Assim, é possível fazer consulta, reserva, compra e, o mais importante, fazer o check in online para agilizar o embarque sem fila nem papelada. Fundamental.

3) Waze. Não vivo sem. Considero o melhor aplicativo criado nos últimos tempos. O Waze é um GPS inteligente que usa as informações compartilhadas pelos próprios usuários. É muito melhor do que aqueles GPSs alugados nas locadoras e é gratuito. Ele oferece sempre as melhores opções para evitar rotas congestionadas e dá boa estimativa do tempo que você vai levar para chegar ao seu destino. Em viagens internacionais o ideal é fazer a associação chip de dados internacionais com o Waze, uso muito o ShoppUSA. Caso você não tenha chip de dados dá para salvar a rota e usar offline para evitar gastos absurdos com roaming.

4) Google Maps. Uso muito esse aplicativo para me localizar em qualquer canto do mundo, para calcular as distâncias de um ponto a outro, para encontrar restaurantes, cafés, lojas e serviços nos arredores de onde estou. E, mesmo, antes de sair de casa para viajar, uso o app para conferir se a localização do hotel que estou escolhendo é realmente a que quero.

5) Uber. Uma facilidade e tanto. Basta chamar o motorista pelo aplicativo e acompanhar o trajeto do carro que está vindo, já sabendo antecipadamente o nome do motorista e a placa do carro. Para mim as vantagens em relação ao táxi são as seguintes: o pagamento é feito diretamente no cartão de crédito cadastrado no aplicativo, não é preciso se preocupar nem o pagamento em dinheiro nem com gorjeta, você sabe o que esperar do padrão do carro que escolheu, os motoristas costumam ser gentis, é muito mais barato que os taxis comuns e você tem maior sensação de segurança.

6) ITranslate. Fundamental para quem viaja pelo mundo. Uso muito! Mesmo quem fala vários idiomas e consegue se equilibrar entre eles passa por momentos de “saia justa” em que precisa correr para uma base sólida de referência. Imagina sentar para almoçar num restaurante do interior do Uzbequistão que não tem menu em inglês. Ou você pede no chute e reza para receber algo "comível" ou tenta traduzir algumas palavras do cardápio para saber o que pedir.

7) Moedas. Fazer conversão de moedas é básico para quem viaja. Não tem como fugir. Existem muitos aplicativos, mas eu uso sempre o Moedas do próprio IPhone por ser simples e eficiente. Faz a conversão para mais de 160 moedas.

8) ViajarPeloMundo.com Meu drive externo. Esse é o app do meu blog favorito e com o qual tenho a maior intimidade. Tem registros detalhados de mais de 50 países com dicas de hotéis incríveis, bons restaurantes e lugares que merecem ser vistos. O app sempre me salva das falhas da memória quando retorno a algum lugar e esqueço do nome do restaurante, da rua, daquela loja legal. Afinal, não consigo guardar tudo de cabeça pois são muitas idas e vindas.

9) Whatsapp. É a maneira mais prática e barata de se comunicar com amigos, familiares durante uma viagem de férias ou à trabalho. Você pode mandar mensagens, fotos, vídeos e até fazer chamadas sem custo, utilizando apenas um wifi.

10) Where Chefs Eat. Esse aplicativo que surgiu em Londres traz uma lista de restaurantes legais no mundo todo indicados por mais de 600 chefs renomados. São referências de quem realmente sabe do negócio, dicas de “insider” que vão desde um lugar legal para o café da manhã até aquele restaurante estrelado imperdível. Vale a pena conferir.

11) Opentable. Melhor aplicativo que conheço para fazer reservas de restaurantes. O sistema é rápido e fácil. Você se cadastra, escolhe o restaurante, dia, horário e pronto. Imediatamente você recebe um e-mail confirmando sua reserva. Caso precise cancelar também é muito fácil. Basta clicar em My Profile e depois Cancel. O app é excelente.

12) Spotify. Como viver sem trilha sonora? Cada viagem fica marcada na nossa lembrança com uma melodia. Anavitória foi o álbum que embalou os dias ensolarados do Tahiti. Ao ouvir “Bailando” com Enrique Iglesias é Cuba que salta na memória. Temos um plano familiar, anual, e cada um tem suas Playlists no celular para viajar pelo mundo. Indispensável!


Esses 12 apps que citei acima são meus favoritíssimos. Aqueles que uso sempre, em todas as viagens. Mas, não são os únicos. Uso vários outros para consultar linhas de metrô, comprar passagens de trem, alugar carro... E você? Quais os seus favoritos?

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário. Obrigada!