DESTAQUES ILTM LATIN AMERICA 2023


São Paulo foi o palco da 12ª edição da maior feira de turismo de luxo da América Latina, em maio de 2023. Segundo os organizadores, a International Luxury Travel Market Latin America, reuniu 350 expositores (hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, DMCs e destinos) com 350 compradores (agentes de turismo, operadoras e consultores) vindos de 50 países, além de jornalistas, totalizando mais de 1.100 participantes. Foi a maior edição da história da feira. Um recorde que evidencia o aquecimento do mercado de turismo de luxo e se traduz em novidades pelo mundo todo.

 

Nature can heal you. ILTM 2023.

Para entrar na feira, que estava visivelmente maior do que nos anos anteriores, havia um caminho por uma floresta cenográfica conectando o público com o tema “na natureza está a cura”. Passar mais tempo ao ar livre garante bem-estar, saúde e traz consciência sobre a preservação do meio ambiente. Foi por esse caminho que entrei como jornalista para participar de conferências, mesas redondas, reuniões e eventos durante três dias intensos. Compartilho com vocês as tendências e novidades do turismo.


Amanyara, um dos hotéis idílicos do grupo Aman.

O grupo AMAN conhecido há mais de três décadas pelo pioneirismo de seus hotéis em ambientes de paz, luxo discreto, localização idílica e atenção à sustentabilidade, trouxe entre suas novidades a abertura de alguns hotéis urbanos como o novíssimo Aman New York e seguirá em breve com novas inaugurações em Miami, Bangkok e Beverly Hills. Para aumentar o portfolio (atualmente 34 propriedades) a grande aposta do grupo são hotéis de extremo luxo na Arábia Saudita e México.


Bio Habitat Hotel, by Aken.

Uma nova coleção de hotéis que chegou surpreendendo com seu estilo inspirador foi a AKEN. A marca tem a proposta oferecer as melhores experiências que o destino pode proporcionar em três categorias de hotéis padrão luxo: SPIRIT (ILLA, em Quito, Equador; Uman Lodge, em Futaleufu, Patagônia Chilena; Villa Beluno, Bariloche, Argentina; Chozos, em Mendoza, também na Argentina); SOUL (Destino Mio, Yucatan, México; Bio Habitat, Quindio, Colômbia, Bóden, Córdoba, Argentina) e MIND (Parador Nature, em Manuel Antonio, Costa Rica e Wellcomm, em Medellin, Colômbia). 


Mandarin Oriental Madrid.

O grupo Mandarin Oriental teve a maior participação na história da ILTM Latin America, ao comemorar 60 anos de vida desde a abertura do Mandarin Oriental Hong Kong. Apresentou 16 de suas propriedades em um dos lounges mais charmosos da feira. Destaque para o Mandarin Oriental Madrid recentemente inaugurado e para os hotéis MO Costa Navarino (Grécia) e London Mayfair com abertura prevista para meados de 2023.


Coreia do Sul.

Vários países marcaram forte presença na feira. Entre eles Portugal, Suíça, Tailândia e República Tcheca já conhecidos dos brasileiros. Novas aberturas hoteleiras têm trazido renovação a Praga, como o W Hotel e o Andaz, do grupo Hyatt. A Espanha fez uma bela apresentação enfatizando a diversidade do país e adiantou que até 2028 está prevista a abertura de aproximadamente 100 novas propriedades, além dos 55 hotéis de padrão luxo inaugurados recentemente, como a Casa Sagnier em Barcelona e o The Madrid Edition. Uma peculiaridade da Espanha que vale reforçar são os tradicionais Paradores, uma coleção de hotéis em mosteiros e palácios históricos administrados pelo governo espanhol. Recentemente estive no Parador La Gomera, num casarão belíssimo posicionado sobre uma falésia vulcânica, em San Sebastian de La Gomera, nas Ilhas Canárias. Já, o Japão e Coreia do Sul, estiveram presentes pela primeira vez na ILTM Latin America. 


Belmond Safaris.

Em comemoração aos 100 anos do Belmond Copacabana Palace houve uma série de eventos na rampa de conexão dos dois andares da feira onde uma projeção do icônico hotel carioca sendo banhado pela água do mar foi o ponto mais cenográfico da ILTM 2023. O grupo Belmond é conhecido pela hospitalidade de luxo em hotéis, trens e cruzeiros ao redor do mundo. Estive recentemente em Botsuana e Africa do Sul onde vive experiências encantadoras nas propriedades Belmond Eagle Island Lodge, Belmond Savute Elephant Lodge e Belmond Mount Nelson. Uma das novidades do grupo é a parceria com a marca Dior na criação de um spa no trem Royal Scotsman. 


Swan Hellenic Cruise.

Com a chegada de novas embarcações e bons roteiros de expedição, os cruzeiros de luxo apontam como uma forte tendência. Destaque para a Swan Hellenic que trilha o planeta de norte a sul guiada pelo lema “Veja o que os outros não veem”, com navios-boutique elegantes, com um número de cabines que varia entre 70 e 75 suítes, o que garante muita exclusividade. Tive o privilégio de conhecer Antártida e Costa Ocidental da África em viagens espetaculares a bordo do SH Vega recentemente. Já, a Seabourn representada por Pierre van Breda, vem apostando em navios pequenos, seu último lançamento foi o Pursuit com 132 cabines em 2022 e chega em agosto de 2023 outro de mesmo tamanho. A Explora Journeys apresentou a filosofia “ocean state of mind” ao divulgar expedições fluviais e marítimas.


Panoptis Escape, um dos hotéis gregos do portfolio da DOM Collection.

Para os apaixonados pela Grécia, a Dom Collection vem representando um belo portfolio que inclui os novíssimos Ornos Beach, Panoptis Escape, Nous Santorini e Cosme Paros.


Caiman Pantanal, Brasil.

No Brasil, o estado do Rio Grande do Norte foi um dos destaques ao expor Galinhos entre os tesouros de sua costa de 400 quilômetros. Também estiveram presentes a belíssima Caiman Pantanal, LK Design Hotel Florianópolis e o Ba’ra da Paraíba. O hotel Unique mostrou mais uma vez sua singularidade ao entregar uma bela festa de encerramento da ILTM Latin America 2023.


Também se destacaram o grupo Minor, Accor, Hilton, Marriott Luxury Brands, Six Senses, The Leading Hotels of the World, Peninsula, The Royal Portfolio, Bulgari, IHG Hotels entre outros.


Com Camilla Guebur, Lala Rebelo, Alessandra Leite, Renata Castelo Branco, Tavinho Furtado, Patricia Mattos, Nathalia Dias Gomes e Ju Saad.

Mais uma vez o piquenique da TL Portfolio trouxe boas conexões no gramado do Parque do Ibirapuera e apresentou como tema central a Puglia, uma região encantadora do sul da Itália que sabe ser inspiradora.


Só tenho a parabenizar o diretor da ILTM Latin America e North America Simon Mayle, e aos organizadores Daniel Ribeiro e Daniela Majori, Ovo Ideias, pelo evento espetacular. Que venha a próxima edição da ILTM Latin America ainda mais forte, de 7 a 10 de maio de 2024.


Obrigada Simon Mayle.

LEIA TAMBÉM 


BAIRRO ALTO HOTEL


CALDEIRÃO CULTURAL DA ÁFRICA OCIDENTAL 


CIAO, SICILIA


Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!