UM MINI PAÍS CHAMADO LIECHTENSTEIN

Por Claudia Liechavicius

Liechtenstein. Já ouviu falar nesse nome? Não? Bem, ele é um microestado. Micro mesmo! Poucas pessoas têm interesse em visita-lo. É o sexto menor país do mundo, com apenas 160 Km2. Só ganha em extensão do Vaticano (0,4 km2), Mônaco (2 km2), Nauru (21 km2), Tuvalu (26 km2) e San Marino (61 km2). Tem 25 quilômetros de comprimento e 12 de largura, ou seja, é um pouco menor do que a Barra da Tijuca (bairro do Rio de Janeiro que tem 165 Km2) e um pouquinho maior do que a ilha de Manhattan (bairro de Nova York). A capital é Vaduz. Se você não estiver atento corre o risco de passar por ele e nem perceber. Fica escondidinho nos Alpes, entre a Áustria e a Suiça.

A máxima "tamanho não é documento" se ajusta com perfeição a Lichtenstein. Minúsculo e poderoso. É um dos países mais ricos do mundo. Produz excelentes vinhos e queijos. É governado por um monarca durão que mora do topo de uma colina, num castelo gótico. Famoso por ser um paraíso fiscal. Já conseguiu conquistar muitas medalhas olímpicas nas edições de inverno dos jogos. Tem apenas 36 mil habitantes. Exporta dentaduras. É, no mínimo, curioso...

Castelo de Vaduz - residência oficial da família real de Liechtenstein.

Como adoro conhecer novos lugares e estava na Áustria, a exatamente duas horas de trem de Lichtenstein resolvi dar um pulo até lá (mesmo tendo ouvido de muitas pessoas que não valia a pena a viagem). Peguei o trem das 9 da manhã em Innsbruck e às 11 estava na estação de Feldkirch, a última cidade da Áustria e onde se pega um ônibus para ir até Vaduz - a capital do país. O caminho que o trem percorre pelo meio dos Alpes é lindíssimo. Só isso já vale a viagem. Não consegui pregar os olhos nessas duas horas de tão embevecida que estava com a paisagem. Vastas áreas cobertas de branco. No chão somente uma grossa camada de neve. As árvores todas enfeitadas para o inverno. Ao meu redor, montanhas imponentes. E o trem deslizava suavemente sobre os trilhos enquanto o sol começava a surgir. Belo espetáculo da natureza. 

Paisagem no trajeto de trem entre Innsbruck e Feldkirch. 

Frio intenso. Temperatura abaixo de 10 graus negativos. Ao chegar na estação eu teria que esperar meia hora para a saída do próximo ônibus que iria direto à Vaduz. Em vez disso, preferi o ônibus que já estava parado e iria sair em 5 minutos fazendo uma rota mais longa e entrando em outros municípios. Perfeito. Circulei 30 minutos, praticamente atravessei o país de ponta a ponta enquanto o motorista servia de guia falando em alemão. Finalmente, Vaduz!

Vaduz.

Desci do ônibus exatamente em frente ao centro de informações turísticas e fui logo em busca de um mapa. No mapa, o principal destaque era o Castelo de Vaduz e ao pé dele algumas ruas (três ou quatro) e logo plantações de uva e campos cobertos de neve. Realmente, um micro país. Mínimo e muito bonitinho. Percorri todas as ruas do centro, fui à Catedral, fotografei o Palácio do Governo, a Prefeitura, a Nova Casa do Parlamento, conheci o Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Selo, o Museu Nacional, a Casa Vermelha, o Museu do Esqui, almocei e no meio da tarde já tinha circulado por tudo mais de uma vez.

Catedral - Parish Church of St. Florian Vaduz - foi construída entre 1868 e 1873 em estilo neo-gótico. 

A igreja é bem singela e foi alçada a categoria de catedral apenas em 1997. 

Tudo é pertinho. O prédio do governo fica praticamente ao lado da catedral.

O telhado e as pinturas na fachada do prédio do governo formam um dos conjuntos que mais chamam atenção no centro de Vaduz.

Nova Casa do Parlamento. Acima pode-se ver o Castelo de Vaduz.

A Nova Casa do Parlamento fica ao lado do Museu Nacional e em frente a praça Peter-Kaiser.

Städtle - zona de pedestres. 

Museu de Arte Moderna.

Prefeitura ornada com esculturas de cavalos.

Pelas ruas de Vaduz.


Casa Vermelha.

COMO CHEGAR

Partindo de Innsbruck tomei um trem até Feldkirch (ainda na Áustria) por 90 Euros, na primeira classe. Chegando lá é preciso pegar um ônibus para Vaduz (capital de Liechtenstein) que faz o trajeto em 25 minutos e custa 7,70 Euros (ida e volta). Digamos que essa não seja uma das operações mais simples em termos de logística. Os ônibus não saem a toda hora. Partem apenas a cada hora cheia. No retorno tem mais opções. Mais informações no site www.oebb.at

Os trens são muito confortáveis, práticos e super pontuais na Europa.

Também dá para chegar pela Suiça pelas estações de Sargans e Buschs, que fazem fronteira com Liechtenstein. www.sbb.ch

Os aeroportos mais próximos são o de Altenrhein a 50 km, o de Friedrichshafen a 85 km e o de Zurich-Kloten a 115 Km.

QUANDO IR

No inverno, o país atrai quem gosta de esquiar, pois de dezembro a março, os Alpes ficam cobertos de neve. Nos outros meses a temperatura fica mais amena e convida àqueles que gostam de fazer trilhas caminhando ou de bicicleta. A época mais quente vai de julho a setembro.

IDIOMA: alemão.

MOEDA: Franco Suiço (CHF), mas o euro é aceito em todos os lugares.

SISTEMA DE GOVERNO: monarquia hereditária com base no parlamentarismo e na democracia

MAPA DE LIECHTENSTEIN:


CIDADES PRÓXIMAS:
Zurich, 110 km
Geneva, 390 km
Munique, 235 km
Frankfurt, 470 km
Viena, 650 km
Milão, 250 km


Desde o século XV, o Principado de Liechtenstein tem o mesmo território e é comandado pela mesma família. Se tornou independente do Sacro Império Romano Germânico quando ele foi desmembrado. Daí suas raízes germânicas. Foi castigado por várias guerras, mas conseguiu se tornar um estado soberano. Aboliu o exército, se declarou neutro e mesmo nas Grandes Guerras Mundiais conseguiu ser respeitado. O que mancha um pouquinho sua imagem é ser conhecido como centro de lavagem de dinheiro. Nem tudo é perfeito...

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Passei por Vaduz numa viagem para a Austria.. Achei a cidade uma graça no pouco que vi.. Tenho que voltar um dia para explorar um pouco mais :d

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia. Adorei Liechtenstein. Moro na Suiça e ainda não conheço essa pérola. Mas em breve sim! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Claudia, acabei demostrar pro Marcelo suas fotos de Innsbruck e também o post sobre Liechenstein, quenão conhecemos. Ele também ficou encantado, suas fotos estão sensacionais e a cidade toda nevada lá embaixo é de tirar o fôlego! Parabéns pelas lindas imagens!!!!! E pra onde é apróxima viagem??? Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Pode ser pequeno...mas que vizinhança ele tem, hein?!

    ResponderExcluir
  5. Lindo post! Confesso que não sabia da existência desse país. É até engraçado pensar num país tão pequeno quando moramos num com proporções continentais :)!
    As fotos estão lindíssimas, parabéns!
    Toda vez que passeio por aqui, a viajante que há dentro de mim, suspira de vontade de conhecer cada um desses lugares.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui saber desse país por que ele jogou um jogo com a Islândia e perdeu. Nossa que lindo pais também
      Matheus Nogueira

      Excluir
  6. Oscar,
    Vaduz é mínima. Mas, é super bonitinha e charmosa. Aquele castelo gótico pendurado na montanha, onde mora a família que manda no pedaço desde os primórdios do Principado de Liechtenstein é muito interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Liana,
    Você é vizinha deles e ainda não conhece. Vale a pena pegar um trem ou o carro e dar uma circulada por esse país que é micro. Cuidado para não passar sem perceber... rsrsrs
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Katia,
    Tive muita sorte com os dias que passei lá. No primeiro dia nevou muito, lindo!!!! No segundo ficou nublado e depois só céu azul e frio. Muito frio. Precisava apenas de roupas certas para aguentar o tranco. Foi demais!!! As fotos mostram isso, né? Dias lindos.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso lugar!!!
      Tu fez a gente lembrar como encanta tudo
      Gratidão 🙏😊 pela lembrança

      Excluir
  9. Vanessa,
    Pequeno e poderoso. Só tem instituições financeiras.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Tão Moderna,
    Obrigada pelas suas palavras tão gentis.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Claudia
    Que fotos!!!
    Vc sempre consegue tirar o melhor de um dos cantinhos onde voce anda e nos leva!
    obrigado
    abs
    VS

    ResponderExcluir
  12. Nossa que post lindo! Parabéns
    Estive em Innbruck no fim de dezembro e fiquei encantada com a paisagem dos Alpes. Imagino que este lugar seja mais lindo ainda! Brevemente colocarei no meu Blog posts sobre o que comer na Autria
    A quem interessar
    Www.comerecocaresocomecar.com.br
    Abraços
    Dani Bispo

    ResponderExcluir
  13. Oi Danielle!
    A região dos Alpes é espetacular. Comi muito bem na Áustria e em Liechtenstein também. Afinal, as raízes são as mesmas. Eles são quase como um mesmo país.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Minimalismo arrebatador!!!! País interessante e muito bonito.Impressionante sua arquitetura. Só você para me fazer viajar a lugares que eu nem sabia que existia. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Érika,

    Estando tão pertinho eu não podia perder a chance de conhecer Liechtenstein. Adorei!!! Vale a pena passar um período no Principado. No inverno é encantador. Imagino que no verão tenha um charme diferente.
    V
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ir lá! Parece-me muito interessante! Que lindas fotos :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Bárbara,
    É muito bom visitar lugares que não tem um apelo turístico tão forte mas que são super interessantes. Lichtenstein foi uma grande descoberta para mim.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  18. As fotos ficaram incríveis, mas é muuuuito frio para mim...rsrsrsrs. Li os posts que eu perdi, coisa linda Trancoso, que aliás tem me perseguido...as três ou quatro últimas revistas que eu comprei, tinha algo sobre lá, venho aqui e 'de novo'...rsrsrsrs. Acho que terei que ir até lá, fica uns 350 Km do Recanto. Beijocas! ;-)

    ResponderExcluir
  19. Taia,
    Eu sou tão eclética quando o assunto é viagem... Gosto de tudo. Lugares exóticos, praia, montanha, grandes cidades, cantinhos românticos. Tudo me interessa. rsrsrs. Difícil escolher....Afffff

    Trancoso é uma delícia!!!! Vai sem medo. Você está tão pertinho (quando no Brasil). E a Pousada Estrela d"água é perfeita. Pé na areia. Quando der programa sim. E, não deixa de ir à Praia do Espelho.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  20. Claudia

    Ficámos uma noite no Liechtenstein a caminho de Konstanz na Alemanha (um lago entre 3 países , Austria,Suiça e Alemanha...lindo demais!!!)... e gostámos imenso!A foto que tirei na entrada do Kunstmuseum com a " gordinha" do Botero é, até hoje, uma das minhas preferidas!
    O seu post e as fotos estão perfeitas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Suas fotos estão MARAVILHOSAS! Há uns dois anos atrás eu faria esse passeio, mas acabou não dando. Você já é a segunda pessoa que diz que vale dar um pulinho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Margarida,
    Você sempre tem ótimas dicas. Agora fiquei curiosa com o lago Konstanz... Preciso voltar!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Oi Flavia,
    Liechtenstein vale uma visita especialmente quando conjugado com outro destino nas redondezas. E há muito que se conhecer por ali....
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  24. Com certeza quando estiver por aquelas bandas, vou conhecer esse país... está na listinha!
    Adorei o post :)
    bjo

    ResponderExcluir
  25. oi mirella,

    também tenho uma listinha interminável...kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Claudia, querida!

    Perdoe a minha ausência.

    Também não conheço Lichtenstein. Meu marido foi algumas vezes a trabalho para este pequnino país. Temos amigos que moram lá e quamdo vêm para Copenhague sempre nos visitam.

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, Ilaine!!!
    Às vezes também preciso me ausentar do blog. A vida nos leva para outros lugares. Entendo perfeitamente.
    Bom mesmo é que você tem amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Isso é ótimo.
    Um beijo para você.

    ResponderExcluir
  28. Claudia, que lugar lindo e cheia de neve então é de tirar o fôlego. Suas fotos são incríveis, ameeei!
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  29. Obrigada, Carol.
    Elogios são sempre bem-vindos. Quem não gosta?
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  30. O Claudia,

    parabéns pelo seu blog, realmente é excelente!
    Estava lendo sobre os comentários do país e num momento você comentou que o país vende dentadura. Bom, não apenas. A empresa que lá está instalada é considerada uma das maiores empresas do mundo voltada à odontologia, além de ensinos específicos só para capacitação de profissionais.
    Outra coisa curiosa, o atual príncipe regente, há pouco menos de 10 anos sempre tinha vivido como plebeu em Londres, até o seu pai se tornar soberano e ele assumir o principado.
    Outro fato curioso: grande parte da população de liechtenstein entende português devido a quantidade de portugueses que lá habitam. A vinícola tão fammosa da cidade faz apenas 1000 garrafas do vinho por ano. Cuidem para comprar muitos vinhos que vem com o mesmo nome, mas são feitos na Austria por outra vinícola da família Liechtenstein.
    Bom, certamente eu moraria por lá. Lembrou muito Trentino.

    Parabéns mais uma vez,
    Tati

    ResponderExcluir
  31. Tati,

    Obrigada pelas informações. O país é realmente um charme e parece que você é super fã.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  32. Eu tinha um amigo que sentia o maior orgulho de ter seu nome imprimido em um livro da cidade. Liechtenstein tem um com o nome dos moradores mais bem-sucedidos da cidade ou algo assim. Só que parece que toda cidade tinha o nome escrito ali! rsrs. O livro tinha folha demais para um lugar tão pequeno! rsrs.

    ResponderExcluir
  33. Oi Cláudia !
    Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor e com dicas ótimas !
    Eu gostaria de saber uma coisinha : qual desses países aí nesse meinho Austria/Liechtenstein e Suiça possui o menor custo em hospedagem ? Tô pesquisando para viajar em 2014 e achando tudo muito carrérrimo - rs !

    ResponderExcluir
  34. Eliane,

    Acho que desses três é a Áustria que tem preços mais razoáveis. Mas, você encontra hotéis de todos os valores. Basta pesquisar.

    BJ

    ResponderExcluir
  35. Cláudia, muito bonito e útil seu blog. Parabéns! Estaremos na Alemanha por um periodo em Outubro e vamos a Stuttgard. Gostaria de saber qual seria sua recomendação para ir de Stuttgard a LIECHTENSTEIN. Pensamos em carro ou trem, mas confesso que estou na dúvida. Vc poderia nos ajudar?
    Grata,

    ResponderExcluir
  36. Olá Cláudia,
    obrigada pelas informações sobre Liechtenstein!
    Já estive na Suiça várias vezes e nunca me ocorreu ir até lá...mas para a proxima vou fazer questão de ir lá.
    Muito obrigada. Um beijinho, arlinda

    ResponderExcluir
  37. Prezada Claudia,
    Seu relato nos inspirou a fazer uma visita a Liechtenstein no início do ano... E adoramos!!! Fizemos até um texto sobre ele:
    http://ligadoemviagem.com.br/2014/05/20/liechtenstein-voce-vai-se-surpreender-janeiro-2014/
    Obrigada por compartilhar suas viagens e dicas maravilhosas! Um abraco Viviane

    ResponderExcluir
  38. Magnifico o seu blog querida!vamos fazer uma troca de visitas?visita o canal do conhecimento,deve estar na primeira página de busca do google terceira e quinta posição...bjus!aguardo o seu feedback...

    ResponderExcluir
  39. Liechtenstein é sem dúvida um país maravilhoso. Moro em Schaan já faz 3 anos e a cada dia que passa eu amo mais esse lugar. É o lugar perfeito pra quem gosta de tranquilidade e do ar bucólico do principado.

    ResponderExcluir
  40. Jhonny,

    Indico realmente uma visita a Liechtenstein. O país é muito simpático e bucólico.

    ResponderExcluir
  41. Claudia,
    Gostei de seu post. Realmente informativo. Um dia quero visitar Liechtenstein e a Áustria. Conheço a Suiça que é do lado. Gostei das fotos.

    ResponderExcluir
  42. Olá pessoal,me chamo Andréa e moro no Principado do Liechtenstein.Realmente tudo o que disseram sobre esse país maravilhoso que moro há nove anos é verdade,aqui é um país muito lindo,tranquilo e bom de se viver com a familia por ser um lugar praticamente sem índice de violência,fora outras coisas.

    ResponderExcluir
  43. Andrea,

    Imagino que Liechtenstein seja maravilhosos para se morar. Um país super civilizado. É disso que o mundo precisa. Lugares seguros e cheios de paz.

    Um bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  44. Um rato só ganha respeito quando é amigo de um leão, com certeza Liechtenstein tem suas alianças...

    ResponderExcluir
  45. Claudia adorei seu post...realmente um país lindo!!!

    ResponderExcluir
  46. Simplesmente lindo...Tenho amigos que moram lá e não voltam para o Brasil... Civilização é tudo!!!

    ResponderExcluir
  47. Parabéns ! Adorei suas dicas , estou indo para austria em fevereiro para ver neve ...

    ResponderExcluir
  48. Opa! Aproveita muito. Tomara que esteja tudo branquinho de neve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  49. tenho uma filha que foi passear estava noiva trabalhava terminou tudo ficou por la,agora mora com minha irmã que ja reside la e tem familia. e não quer voltar mais pro BRASIL,curiosa qui lugar e esse que encanta.

    ResponderExcluir
  50. Conhecer este pequeno país encravado no meio dos alpes é uma experiência muito boa. Tive a oportunidade de conhecê-lo em 2011 e não me arrependi. A única coisa que lamento foi ter feito a visita num domingo, quando tudo estava fechado e praticamente não havia ninguém nas ruas.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Gente.

    Queria agradecer a Cláudia pelo gesto maravilhoso de nos mostrar um dos pontos mais lindos e deslumbrante da Europa, um verdadeiro paraíso fiscal e grande país de oportunidades.

    Amei... Francisco Joaquim. Luanda-Angola

    ResponderExcluir
  52. Adorei ler esse blogue. Confesso que não costumo ler espaços como estes, de relato de viagens. Estava vendo por acaso alguns dos tais micro-estados existentes na Europa. Acabei pensando na baixa auto estima dos portugueses que continuam dizendo - inacreditavelmente - que Portugal é um país pequeno! 92 750 Km2 e continua sendo pequeno? De qualquer modo, vendo essas fotos, que são bonitas, não posso deixar de aconselhar apenas e tão somente uma visita a Sintra, em Portugal e nada mais. Penso que ficarão espantados com essa vila repleta de monumentos, de diferentes épocas, abrangendo milénios. Um abraço luso-brasileiro.

    ResponderExcluir
  53. Fiquei encantada com todas as Histórias desse País, bem como os lugares, a Cultura, a tranquilidade.

    Tive a Felicidade e Alegria com a minha Neta Manuela Gusmão em conhecer rápidamente um dos Dirigentes do País: Liechtensteis, por razões de Criança, quando a MANU viu a Bandeira lindíssima Azul e Vermelha com uma Coroa, já achou que a Cidade das Princesas e então eu disse: de uma certa forma é, já que lá é zero de Stress, está localizada nos Alpes, não há Analfabetos a Cultura e os Empreendimentos são Fortes e Manuela viu a Bandeira e queria uma, então fiz o Pedido e ganhamos de presente e quando recebeu a Bandeira Beijamos em Alegrias pelo presente, respeito ao nosso pedido e agradecemos e assim permitimos a Fotografia e depois Curtimos a Casa do Baixo Suiça, tudo maravilhoso. Neste período das Olimpíadas no Rio de Janeiro, ficará para sempre em nossos Corações a troca de gentileza desse Representante de Liechenstein, onde guardaremos a Bandeira desse País, ao lado da nossa Bandeira do Brasil. Manuela Gusmão de apenas 04 anos de Idade e sua Tivó - V. Catharina Rizzo, deixa registrado o nosso muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. Fiquei encantada com todas as Histórias desse País, bem como os lugares, a Cultura, a tranquilidade.

    Tive a Felicidade e Alegria com a minha Neta Manuela Gusmão em conhecer rápidamente um dos Dirigentes do País: Liechtensteis, por razões de Criança, quando a MANU viu a Bandeira lindíssima Azul e Vermelha com uma Coroa, já achou que a Cidade das Princesas e então eu disse: de uma certa forma é, já que lá é zero de Stress, está localizada nos Alpes, não há Analfabetos a Cultura e os Empreendimentos são Fortes e Manuela viu a Bandeira e queria uma, então fiz o Pedido e ganhamos de presente e quando recebeu a Bandeira Beijamos em Alegrias pelo presente, respeito ao nosso pedido e agradecemos e assim permitimos a Fotografia e depois Curtimos a Casa do Baixo Suiça, tudo maravilhoso. Neste período das Olimpíadas no Rio de Janeiro, ficará para sempre em nossos Corações a troca de gentileza desse Representante de Liechenstein, onde guardaremos a Bandeira desse País, ao lado da nossa Bandeira do Brasil. Manuela Gusmão de apenas 04 anos de Idade e sua Tivó - V. Catharina Rizzo, deixa registrado o nosso muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Maravilhoso, adorei tudo! Parabéns!
    Um dia quero conhecê-lo também.

    ResponderExcluir
  56. Olá Claudia,aqui é a Andréa Frommelt do Principado do Liechtenstein.Gostaria de saber se posso utilizar parte da matéria que escreveu sobre o país para divulgar o mesmo para uma página que fala sobre os países onde vivem os brasileiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea,

      Copiar a matéria para publicar em outro site não é legal pois dá duplicidade de texto. Mas, o link você pode usar sim. Obrigada. Beijo.

      Excluir
  57. MOREI E TRABALHEI UM ANO E MEIO ENTRE 95 A 97 A MELHOR EXPERIENCIA DA MINHA VIDA MUITO LINDO ESSE LUGAR

    ResponderExcluir
  58. Que delícia,toda vez que tenho alguma dúvida de roteiro basta vir aqui, vc sempre terá a resposta haha. Estou fazendo um roteiro e penso em ir a Liechenstein a partir de Munique e dali para Zurique, será que posso passar fronteiras com carro alugado ou seria melhor ir de trem?
    Bjsss

    ResponderExcluir
  59. Adorei conhecer e recomendo a todos.
    É um encanto de lugar.

    ResponderExcluir
  60. Olá! Adorei o post! Vou agora no final de junho e estou pensando em fazer o bate volta a partir de Zurique. Você acha melhor comprar os bilhetes daqui do Brasil pelo site da SBB ou pode comprar na hora? Quantas horas acha suficiente passar por lá? Pensei em ir no trem das 9h30-10h e voltar no das 19h30-20h, vc acha suficiente? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel,
      Dá para comprar lá mesmo. Compre um dia antes. A cidade é bem pequena. Basta uma tarde para conhecer. É uma gracinha de cidade.
      Boa viagem

      Excluir
  61. Que show! Eu já tinha ouvido falar desse lugar, mas sempre achei que era uma cidade. Foi ontem no trabalho que alguém falou e disse que quera um país fantástico. Fiquei bem curiosa, amo lugares pequenos e aconchegantes. Já vai pra minha listinha de países a conhecer.

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Oi Cláudia, tenho seguido os teus passos. Pareço uma stalker!!! Quando quero viajar vou direto ao teu blog e escolho os roteiros. As dicas são sensacionais e completas. Vou em agosto para a Asia (Dubai, Singapura, Hong Kong, Vietnã, Pequim) e queria saber o endereço mágico das bolsas em Pequim e se você tem novas indicações neste roteiro.Bjs Bia Fiães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,

      Me liga que dou as coordenadas.
      E vamos viajar pelo mundo!!!! Sempre! Muito!!!
      Beijos

      Excluir
  63. Incrível. Não é muito calor. Tem neve, né?

    ResponderExcluir
  64. Grande post. Você foi na vinícola do Príncipe?

    ResponderExcluir
  65. Grande post. Você foi na vinícola do Príncipe?

    ResponderExcluir
  66. A gente pd ir pra trabalhar lá? Tem empregos? Gostei muito, sou taxista aqui no Pará.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!