VILLA KANDUI TRAZ AXÉ PARA A PENÍNSULA DE MARAÚ

Histórias costuram vidas. E esse paraíso na Bahia, já nasceu abençoado e cheio de belas histórias pelas mãos da família Gantois. Certamente você já ouviu falar sobre a “Mãe Menininha do Gantois”. Filha de escravos vindos da Nigéria, Maria Escolástica da Conceição Nazaré foi empossada como mãe-de-santo ainda jovem, num terreiro construído por seu avô, no bairro da Federação, em Salvador. Ela foi uma das ialorixás mais conhecidas e admiradas do Brasil. Plantou sementes do bem por onde passou. Uniu todas as crenças. Seu nome foi imortalizado nos versos e na voz de Gal Costa: “E a estrela mais linda hein? Tá no Gantois. O sol mais brilhante, tá no Gantois...”. Pois é exatamente o nome Gantois que faz a conexão entre a história de duas famílias que se cruzaram no tempo e no espaço. O local onde foi construído o Terreiro do Gantois, pertencia ao tataravô de Lucas Gantois, proprietário do hotel-boutique Villa Kandui. Mãe Menininha ganhou como referência o nome Gantois, da tradicional família baiana e lá do alto abençoa o Villa Kandui, na Península de Maraú.


O Villa Kandui veio ao mundo em 2019 para brilhar.

VEM PRA BAHIA

Pé na areia, o Villa Kandui é um hotel boutique novinho e de astral delicioso, na Costa do Dendê. Situado em frente a uma das praias mais bonitas do Brasil, Taipu de Fora, com 7 quilômetros de areia dourada, coqueirais e muitas piscinas naturais. Pensou num lugar incrível e muito especial? Pois multiplica por cinco! 

Taipu de Fora, Península de Maraú, Bahia.

Villa Kandui conta com sete acomodações muito charmosas sendo três villas (1 Beach Villa e 2 Ocean Villas) e quatro lofts (2 no andar térreo e 2 no andar superior).

As três villas tem o mesmo tamanho, 158 metros quadrados. São imensas, arejadas e com muita luz natural. Tem a proposta de fazer com que o hóspede se sinta na sua casa de praia. E a receptividade de todos é tão grande que não tem como você não se sentir em casa. Todas as acomodações ficam a alguns passos da praia sendo a Beach Villa, a mais próxima do mar. As Ocean Villas, que são duas, ficam logo na sequência sendo mais reservadas.

Beach Villa pé na areia com dois quartos e muito charme, no Villa Kandui.

Cada villa conta com duas suítes com cama king size e sofá-cama, tendo capacidade para até 6 pessoas, sala de estar e de jantar muito charmosas integradas a uma cozinha completa. Na parte externa, piscina privativa, almofadões, deck com espreguiçadeiras, rede e espaço gourmet com churrasqueira. Tudo pensado nos mínimos detalhes e feito com capricho. 

Sala de estar, sala de jantar e cozinha integradas no Villa Kandui.

Decoração dos quartos charmosa e conectada com a cultura local. 

Os lofts são um pouco mais compactos, mas ainda assim são imensos. Tem 78 metros quadrados, muita privacidade e acomodam até 3 pessoas em uma suíte com cama King Size e sofá-cama. A sala de estar é integrada à cozinha e ao lavabo. 

O projeto das villas foi feito com respeito ao meio ambiente. Os coqueiros nativos foram preservados, a madeira utilizada foi toda reaproveitada, o esgoto tem sistema de tratamento ecológico, as amenities do banheiro são biodegradáveis e não utilizam embalagens plásticas.

    
O Villa Kandui é um hotel atento ao meio ambiente.

Além do hotel boutique ser super exclusivo, pé na areia, novo, na melhor praia da Península de Maraú, de ter a atenção constante dos proprietários Lucas e Fernanda que circulam cheios de disponibilidade e hospitalidade, a gastronomia é excelente! 

O restaurante além de ser muito bom é pé na areia. 

O Kandui Beach Lounge tem astral descontraído, serve um super café da manhã a la carte (adoro!) e o melhor da cozinha baiana. E vamos combinar que a herança dos tempos em que o Lucas e Fernanda moraram na Espanha, quando eram mais jovens e nem eram namorados ainda, veio na bagagem. Não deixe de provar o polvo, de preferência acompanhado de uma caipirinha de cacau ou alguma outra fruta típica da região. Psiu, eles também moraram na Austrália e são cheios de intimidade com a Indonésia. São um casal do mundo. E depois de terem circulado bastante resolveram se estabelecer no lugar que consideram mais bonito da Bahia - Taipu de Fora, na Península de Maraú - para criar seus dois filhos em contato com a natureza e nos brindar com o Villa Kandui.

    
Desde o café da manhã ao jantar, é tudo perfeito no Kandui Beach Lounge.

No rooftop do restaurante fica o Mirante do Villa Kandui. Um lugar lindo para fazer  aula de ioga ou para contemplar as constantes mudanças de cenário causadas pela variação da maré ao longo do dia e nas diferentes fases da lua. Quando a maré está baixa aparecem as piscinas naturais que são verdadeiros aquários. Já, na maré alta, as ondas levam os surfistas pro mar e as cores do pôr do sol são imperdíveis.

No canto esquerdo da foto o Mirante do Villa Kandui.

Nascer do sol em frente ao Villa Kandui.

O Villa Kandui é um destino perfeito para quem procura cenários paradisíacos, tranquilidade e natureza exuberante. Um refúgio realmente abençoado! Pertence ao exclusivo e seleto Circuito Elegante.

SOBRE A PENÍNSULA DE MARAÚ 

O apelido atiça a curiosidade de cara “Polinésia Baiana”. Não é a toa que esse braço de terra que se estende por 50 quilômetros, vem conquistando muitos corações com suas belezas naturais. Quem tem aportado com frequência nessa Bahia cheia de “borogodó”? Neymar, Marina Ruy Barbosa, Ivete Sangalo, Luciano Huck e Angélica. Isso só para citar alguns nomes e te deixar ainda mais curioso. Aliás, vale lembrar que os réveillons por aqui tem sido badalados.

É fácil entender porque a Península de Maraú desperta paixões.

Já, os moradores mais antigos contam que o escritor e aviador Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe” foi visto algumas vezes na Península de Maraú quando se apaixonou por uma moça muitos anos mais jovem do que ele. Supostamente essa paixão pela menina da Bahia teria inspirado passagens do romance.

Campinho era o local onde Saint-Exupéry ficava hospedado na Península de Maraú.

A Península de Maraú fica no sul da Bahia, perto de Itacaré, na chamada Costa do Dendê. De um lado é banhada por mar aberto e do outro pela Baía de Camamu - onde deságua o rio Maraú. A baía é considerada a terceira maior em volume de água do Brasil. É repleta de ilhotas, manguezais, cachoeiras e tem quilômetros de Mata Atlântica praticamente intocada. 

Mapa da Península de Maraú.

Vários povoados de pescadores se espalham pela Península de Maraú. A vida acontece sem pressa e todos respiram a boa brisa que sopra do mar. Os vilarejos mais conhecidos são Maraú (não tem apelo turístico), Camamu (talvez você tome um barco por lá para atravessar a baía), Barra Grande (super simpático no finalzinho da península), Taipu de Fora (se orgulha de constar entre as dez praias mais bonitas do Brasil), Algodões, Cassange e Saquaíra (onde a tranquilidade impera).

Maraú está voltada para a baía e fica longe dos turistas. 

COMO CHEGAR

Do aeroporto de Ilhéus  até o Villa Kandui são 120 quilômetros. Sendo 70 quilômetros feitos em estrada asfaltada e a partir desse ponto você terá que encarar uma estrada de terra que pode ficar ruim na época chuvosa. Estive na Península de Maraú no mês de junho, peguei alguns dias chuvosos mas principalmente dias ensolarados. Aluguei carro SUV (dê preferência a veiculo 4X4) no aeroporto de Ilhéus e foi super tranquilo. Duas horas de estrada e nenhum perrengue.

Caso você não queira dirigir, vale solicitar um transfer até a cidade de Camamu, duas horas de viagem, seguido de uma travessia em lancha rápida até o Píer de Barra Grande, mais 15 minutos de taxi até a praia de Taipu de Fora. Demora bem mais do que fazer o trajeto de carro alugado. Mas, é uma opção.

Aviões privados descem no antigo aeroporto do hotel Kiaroa que no momento está fechado. 

Caso saia de Salvador, o trajeto de carro é de aproximadamente 6 a 7 horas para cobrir os 280 quilômetros, com direito a ferry boat, com 45 minutos de travessia.

MINHAS DICAS DO QUE FAZER NA PENÍNSULA DE MARAÚ

Caminhe, corra ou pedale de bike elétrica desde Taipu de Fora até as praias de Bombaça, Três Coqueiros indo até a Ponta do Mutá. São 5.5 km de praias belíssimas, intocadas e cheias de piscininhas naturais na maré baixa.

Piscinas naturais de Taipu de Fora.

Sente num dos tantos bares da Ponta do Mutá para curtir o pôr do sol. Indico o Obar, ao lado do hotel Camauí.

Ponta do Mutá.

Faça um passeio de barco pelas ilhas da Baía de Camamu indo até a Cachoeira do Tremembé, partindo do Píer da Barra. Faça paradas para mergulho na Ilha do Goió e na Ilha da Pedra Furada onde se forma um banco de areia na maré baixa, perfeito para um picnic. Na volta, almoce no restaurante Chez Petit da Paty Rocha, em Campinho, onde Saint-Exupéry ficava hospedado quando vinha ao Brasil. Indico o marinheiro Emerson da @lanchaohanaa. 

Cachoeira do Tremembé.

Faça aulas de surfe. A Península de Maraú é o paraíso dos surfistas. O craque Phill Rajzman, tri-campeão mundial de longboard, diz que as ondas são perfeitas e comparáveis com as da Indonésia, pois se formam sobre bancadas de coral. Mas, tenha muito cuidado. Tem que conhecer bem o mar.

A Península de Maraú é o paraíso dos surfistas.

Mergulhe de snorkel nas piscinas naturais. É um verdadeiro aquário. Me indicaram fazer mergulho noturno na lua cheia, mas não cheguei a fazer. Talvez na próxima vinda eu consiga programar a viagem exatamente no período certeiro: LUA CHEIA.

Piscinas naturais da Península de Maraú. 

Faça um passeio de quadriciclo pela Trilha das Bromélias entre a praia e a lagoa do Cassange. As bromélias são lindas. Enormes. Mas olhe para cima. Muitas delas ficam no alto das árvores. 

Almoce no Bar da Ro e aproveite para fazer stand up paddle pelo rio Carapitangui. O bar fica numa ponta da ilha que vai do mar ao rio. Você pode escolher se quer sentar numa mesinha à beira-mar para o pôr do sol ou se prefere uma mesa na beira do rio.

Rio Carapitangui.

Estique até o singelo povoado de Algodões famoso por estar localizado no Paralelo 14, o mesmo de Machu Picchu e Alto Paraíso, em Goiás. Você vai sentir a energia no ar. Caminhe pela praia de Algodões que é linda, super tranquila, com piscinas naturais deliciosas na maré baixa. Não deixe de ir até o Sitio do Outeiro para provar um açaí orgânico, totalmente produzido na propriedade pelo Márcio. Também vá a Fazenda Santa Rita do Paty, onde Amélia e Afonso produzem o melhor cacau da região, flores belíssimas, muita pitanga e têm centenas de seringueiras. Um lugar idílico! 

Praia dos Algodões.

Se o tempo estiver firme vá de barco até Boipeba. O trajeto é de pouco mais de uma hora em mar aberto. Escolha os períodos de maré mais baixa para curtir muito as piscinas naturais da praia de Morerê.

No mais, desacelere, leia um bom livro, curta esse marzão, namore muito, bata bons papos, veja o pôr do sol, coma uma moqueca baiana, brinde a vida, viva sem pressa no balanço das ondas. Afinal, a Península de Maraú pede calma.

Um brinde a Bahia com uma caipirinha de cacau!

QUANDO É MELHOR

A Bahia é boa pedida o ano todo. O clima na Península de Maraú é quente e úmido com temperatura média de 250C. No inverno, costuma haver mais chuva e a temperatura mais baixa é de 200C. Não faz frio na Península de Maraú. A época mais chuvosa vai de abril a agosto. Os meses mais secos costumam ser janeiro e fevereiro, quando as piscinas naturais ganham cores mais bonitas, mas por outro lado é alta temporada. 

O que realmente vale prestar atenção são as Fases da Lua e a Tábua de Marés. O litoral da Bahia tem forte influência das marés, com variações de até dois metros. Na Lua Cheia as piscinas naturais ficam mais evidentes e a paisagem fica ainda mais bonita. Fique ligado na lua!

Bahia é uma boa em qualquer época do ano. Sendo ainda mais especial na Lua Cheia!

ENFIM... 

A Península de Maraú é uma das regiões mais bem preservadas da Bahia. Talvez o acesso difícil por estrada de terra seja o grande responsável por esse esconderijo ser tão secreto. Fique hospedado no novo e super exclusivo hotel boutique Villa Kandui (reserve aqui), na praia mais bonita da península, um lugar de energia tão especial que você vai se sentir na sua casa de praia e vai ter dificuldade na hora de ir embora.

Villa Kandui. Até breve! Eu volto!!

LEIA TAMBÉM 

CASA TURQUESA E O MELHOR DE PARATY

COMUNA DO IBITIPOCA, O LUXO DA SIMPLICIDADE

CONHEÇA A ESPETACULAR POUSADA ANTTUNINA EM ALAGOAS

ISSO É OLINDA

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. O que são de lindas essas piscininhas no mar!!!

    ResponderExcluir
  2. Claudia, Vila Kandui ou Casa dos Arandis? Qual o melhor?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!