CONHECENDO BRADFORD-ON-AVON


Retornando de Bath para Londres resolvi fazer uma parada em Bradford-on-Avon para tomar um café e dar uma caminhada rápida. Escolha acertada. O lugar não poderia ser mais encantador e simpático. É bem verdade que não é uma das cidades mais conhecidas de Cotswolds, mas é até bem grandinha para o padrão da região e cheia de lugares interessantes para se ver. Além disso, parece que o tempo parou por ali. Bradford tem uma janela aberta para o passado.

Casas típicas da região de Cotswolds, em Bradford.

Bradford-on-Avon fica a apenas 15 quilômetros de Bath, às margens do rio Avon. Mansões muito bem preservadas construídas em pedras de tons claros se espalham ao redor do rio e por vielas íngrimes. A cidade era moradia dos ricos comerciantes de lã dos séculos XVII e XVIII. No entanto, nasceu muito antes disso, ao redor do século VII ou VIII. É um bom lugar para se conhecer a Grã-Bretanha anglo-saxônica. Um bom exemplo desse período é a Igreja Saxônica de São Lourenço, na Church Street. A igreja, construída em 705, foi transformada em escola no século XII e redescoberta anos depois por um padre devido ao telhado em forma de cruz.

Igreja de São Lourenço.

Pertinho da igreja fica a Abbey House. Ela é uma das mansões construídas na cidade na época em que a indústria de roupas feitas em lã e o comércio dominavam a região. Da mesma família é o enorme depósito Abbey Mill, às margens do rio Avon. E, praticamente em frente a casa e ao depósito funcionava a Maçonaria.

Abbey House. 


Casa Maçônica.

A parte mais movimentada de Bradford se espalha principalmente pelas ruas Market Street, The Shambles e Silver Street. Vale a pena sentar sem pressa num restaurante ou café para comer alguma coisa e observar o ritmo tranquilo da cidade.



Pelas ruas de Bradford.

O rio Avon corta a cidade em duas partes, algumas pontes fazem a ligação de uma margem à outra. A Town Bridge é tipicamente medieval. Foi construída no século XV e alargada no século XVII. Ela fica na região mais central do vilarejo. Já, a Packhorse Bridge fica próxima ao celeiro Tithe Barn.


Town Bridge.

O celeiro Tithe Barn fica na Fazenda Barton cujas terras foram doadas pelo rei Ethelred, em 1001, para abrigar um rico convento beneditino.  Ele foi construído no século XIII para armazenar os produtos da fazenda, mas também serviu como local de coleta de dízimos. Para chegar até lá é preciso caminhar de 10 a 15 minutos a partir do centro. A caminhada pode ser feita por um caminho estreito ao longo do rio ou por uma estrada que atravessa o trilho do trem, mas vale a pena. Por um longo período, o local virou propriedade privada e atualmente, foi comprado pelo "Preservation Trust" para que seus prédios sejam restaurados. Além da área histórica, a fazenda tem um gramado enorme entre o rio Avon e o canal Kennet onde, no verão,  enche de pessoas tomando banho de sol ou se refrescando nas águas do canal.

Fazenda Barton.


Celeiro Tithe.

DICA: Ao chegar na cidade vá até o centro de informações turísticas (no centro) e peça um mapa da cidade. Assim é possível conhecer tudo em um período de três ou quatro horas. Basicamente são dois os pontos de interesse, a Fazenda Barton com o Tithe Barn, e o centro com suas casas de pedra e a ponte medieval. 

COMO CHEGAR: De trem, a partir de Londres são em torno de duas horas e de Bath é pertíssimo, uns 15 quilômetros. Eu optei por ir de carro para ter mais liberdade, mas a mão inglesa pode ser um fator limitador. De carro, são duas horas e meia, a partir de Londres. Vale a pena conjugar com Bath, Oxford ou alguma outra cidade de Costswolds.


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Olá!

    Fiquei animada para conhecer esse cantinho da Inglaterra em uma próxima viagem.

    Fotos lindas, em especial a segunda.

    Beijos e boas viagens!

    Andressa

    ResponderExcluir
  2. Esta cidadezinha tem mesmo um ar bucólico e parece que parou no tempo...

    Ao ver as suas magnificas fotos, o local transmitiu-me uma incrível paz, calma e serenidade.

    Nunca tinha ouvido falar de Bradford-on-Avon, mas agora graças a si, já posso dizer que sim.

    Beijinhos

    P.S.: Se já foi de férias para os EUA, desejo-lhe uma óptima estadia por lá. Acredito que aproveitará imenso e passará uns dias na melhor das companhias.

    ResponderExcluir
  3. Andressa,

    A Inglaterra tem muitos cantinhos lindos. Dá para passar dois meses circulando sem pressa que ainda assim não dará tempo de ver tudo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Turista,

    O interior da Inglaterra anda num ritmo diferente. Tudo é mais lento e muito especial. Adoro desacelerar.

    Agora estou em Las Vegas. Outro ritmo. Cores, luzes, barlulho... Uma agitação danada!!! Outra proposta, mas bom mesmo é estar em lugares de perfis diferentes e aproveitar o melhor de cada momento.

    Beijo e obrigada pelo comentário generoso como habitual.

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia!
    Passei aqui para te deixar um beijo e....não pude resistir a este lugarejo tipicamente inglês! Que lindo, parece mais um conto de fadas (e, só para variar, você sempre está em todos eles, quase que ao mesmo tempo, que fôlego, hein!)

    Beijocas e até a próxima

    Bia

    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Claudia

    A viagem que fiz na região de Cotswolds foi uma das minhas preferidas...adorei cada uma das aldeiazinhas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bia,

    Quanto tempo. Como vai seu curso? Espero que você esteja gostando.

    O interior da Inglaterra é de contos de fadas mesmo. Cada cidade é mais charmosa do que a outra. E, eu adoro conhecer tudo. Sou incansável quando o assunto é viagem. rs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Margarida,

    De volta dos Estados Unidos? Hoje eu é que estou por aqui hehehe.

    Espero seus relatos. Estou curiosa.

    Ps: Cotswolds foi inspiração do seu blog. Você me deixou curiosa e aí está o resultado. Segunda vez pelo interior da Inglaterra.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Claudia
    Que fotos!!
    Pelos seus olhos cada cantinho do Mundo vira mágico!
    abs
    VS

    ResponderExcluir
  10. Nossa que cidadezinha linda Cláudia!!É DE ENCHER OS OLHOS...Já tá na minha lista!!
    Bjos Carol Tavares
    http://voyagebycaroltavares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol,

    Obrigada pela visita. Vou visitar seu blog.

    Bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!