MONOPOLI, UMA CIDADE SINGULAR NA PUGLIA


O nome deriva do grego "mono polis" e sua tradução dá uma bela pista do que você vai encontrar pela frente. Significa único, singular. E Monopoli é realmente uma pérola na região da Puglia, sul da Itália. Uma grata surpresa no mar Adriático!

O paredão de Monopoli.

A cidade fica escondida no alto de um penhasco, nove metros acima do nível do mar. Suas ruas são verdadeiros labirintos que guardam muitas igrejas, monastérios, criptas e casas brancas antigas onde moram menos de 50 mil pessoas. Algumas dessas construções datam do século VII quando os lombardos e mais tarde os bizantinos transformaram o local num importante porto comercial. 

Movimento dos barcos no porto de Monopoli.

A boa é sair andando sem pressa pelas vielas cheias de flores do centro histórico, caminhar pelo porto antigo, ver os pescadores trabalhando, crianças fazendo algazarra, senhoras comprando produtos locais nos mercadinhos para preparar as refeições e quando cansar é hora de sentar num café ou restaurante de frente do mar e curtir o super visual.

A vida pelas ruas de Monopoli.

Não deixe de prestar atenção ao Castelo de Carlo V que foi edificado no século XVI de frente para o mar, Catedral de Santa Maria del Suffragio, Duomo, Igreja San Domenico, Cripta Madonna del Soccorso  e a Cala Porta Vecchia.

Castelo Carlo V.

A cidade é realmente bem pequena. Dá para conhecer em menos de duas horas. Mas, tem bons hotéis, excelentes restaurantes, um litoral de 14 quilômetros com mais de 25 enseadas lindas e muitas coisas para se ver no entorno. No inverno, é bem pacata. Perfeita para ver a vida como ela é, sem a confusão dos turistas. No verão essa região fica muito cheia. É para quem curte locais animados. 

Monopoli tem um litoral de pedras, bastante recortado.

COMO CHEGAR. 

A partir de Bari, onde fica o aeroporto mais próximo, são apenas 45 quilômetros que podem ser feitos de carro ou trem. De Alberobello (leia mais AQUI), onde eu estava hospedada são apenas 30 quilômetros. Optei por alugar um carro para ter mais facilidade para percorrer a região. As estradas italianas são muito boas, mesmo no sul, que tem fama de ser menos desenvolvido do que o norte do país.

ONDE FICAR. 

Indico o charmoso hotel Don Ferrante para quem quiser ficar hospedado na cidade. O hotel é super bem localizado e lindo.

O QUE VISITAR NAS REDONDEZAS.

A super concorrida Polignano a Mare
A linda cidade de contos de fada Alberobello 
As grutas de Castellana Grotte.
Castel del Monte que é Patrimônio da Unesco
A elegante cidade de Ostuni
A cidade barroca, Lecce
As vizinhas, Fasano e Conversano

 Monopoli

LEIA TAMBÉM:

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia
    Impressionante as cores destas aguas
    Quais os pratos típicos desta região? fruto do mar??
    abraços
    VS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VS,

      Essa região tem uma costa extensa. Portanto, muito peixe. Andando alguns quilômetros para dentro tem produção de olivas, uvas e hortaliças. Isso tudo faz faz parte da mesa juntamente com muita pasta, claro.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!