MUDA O PRAZO DE VALIDADE DA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA


Vai viajar? A primeira providência é verificar se seus documentos estão todos em dia. Mas, um deles mudou. Para melhor. Sabe qual a boa? 

A partir de um estudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a conclusão de que uma dose da vacina contra febre amarela é suficiente para garantir a imunidade pela vida toda. Portanto, os viajantes não precisam mais tomar a vacina a cada dez anos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já emite os certificados internacionais de vacinação especificando sua validade por toda a vida. 

O acordo foi fechado em julho de 2016 em uma Assembleia Mundial de Saúde por 196 países. 

Se seu certificado foi emitido antes dessa data, não se preocupe. Ele continua valendo mesmo com as datas já expiradas. Caso você ainda não tenha se vacinado, não deixe para a última hora. A vacina contra febre amarela deve ser tomada nos postos de saúde com no mínimo dez dias de antecedência para fazer efeito. Depois de tomada leve o comprovante a um posto da Anvisa e solicite o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O procedimento é todo gratuito.

Abaixo a lista dos países que exigem a vacina contra febre amarela:

América do Sul: Equador, Bolívia, Paraguai, Guiana, Guiana Francesa e Suriname
América do Norte: México
América Central/Caribe: Toda a região, exceto Cuba, Nicarágua, República Dominicana, Panamá, Haiti, Porto Rico e Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas)
Europa: Malta e Albânia
África: Todos os países, menos o Sudão do Sul
Oceania: Austrália, Polinésia Francesa, Fiji, Nova Caledônia e Samoa
Oriente Médio: Líbano, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Jordânia, Omã, Bahrein e Iêmen
Ásia: China (menos Hong Kong e Macau), Coreia do Norte, Índia, Camboja, Tailândia, Laos, Butão, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Cazaquistão, Quirguistão, Malásia, Brunei, Nepal e Cingapura

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. fui fazer a carteira internacional de vacinação tudo ok diz a moça mas não emitiu porque não tinha comprado as passagens , mas na verdade eu quiz fazer para não deixar para a ultima hora.
    pois pretendo ir ao Peru em abril 2018 e vou de onibus comprarei as passagens 1 mes antes de viajar. porque não podem antecipar esta é minha pergunta obrigado

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa você! 😘🌹

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!