FAZENDA SÃO FRANCISCO DO CORUMBAU ENTRE A PAZ E O MAR


Nosso Brasil é grande o suficiente para permitir que ainda hoje haja lugares remotos onde a metragem per capita favoreça o isolamento. Talvez a dificuldade de acesso seja um golpe de sorte do ponto de vista ambiental e cultural para esses oásis distantes das rotas de massa. A Ponta do Corumbau, no extremo sul da Bahia, é um desses lugares. Devido a seus recortes geográficos, nunca se moldou como zona de passagem para nenhum outro lugar, por isso tem características semelhantes a uma ilha, mesmo não sendo.


Ponta de Corumbau.

Pois foi nessa “ilha de paz”, entre cenários paradisíacos onde praias de areia branquinha se estendem por quilômetros até encontrar o colorido das falésias, onde a história do descobrimento do Brasil repousa na sombra dos coqueiros, onde tribos pataxós cultivam suas tradições e onde Baleias Jubarte se exibem durante a temporada de reprodução, que nasceu a Fazenda São Francisco do Corumbau.

Fazenda São Francisco do Corumbau.

Plantada à beira-mar, num refúgio intocado de 167 hectares, a antiga fazenda particular de Renato Archer, frequentada costumeiramente por Ulysses Guimarães, foi repaginada pelo arquiteto Roberto Migotto ao ganhar novos sócios. Com sabedoria ele mixou a sofisticação de um hotel de luxo com o despojamento de uma fazenda de coco na praia. Nasceu ali um dos hotéis mais elegantes, intocados, luxuosos e exclusivos do Brasil.

Bangalô da Fazenda São Francisco do Corumbau.

A Fazenda São Francisco do Corumbau tem apenas 10 acomodações extremamente privativas em meio a um coqueiral com dois quilômetros de frente para o mar, no município de Prado. As praias de águas cristalinas e mornas em que a fazenda repousa, têm seu sossego quebrado apenas pelo vento que sopra nas falésias e pelo balanço do rio Corumbau quando encosta no mar. 

A paisagem além de ser estonteante é cheia de história por estar perto da Barra do Cahy, local onde a esquadra de Cabral desembarcou no Brasil e da Reserva indígena do Monte Pascoal, primeira porção de terra avistada pela tripulação da esquadra de Pedro Álvares Cabral.

Fazenda São Francisco do Corumbau em território pataxó.

Com essa trajetória tão especial e com o olhar atento dos sócios Marcelo e Silvia Barbará, que compraram a propriedade em 2002, a Fazenda São Francisco do Corumbau, um verdadeiro refúgio que ganhou luz elétrica apenas em 2008, foi eleita em 2013 pela publicação inglesa Condé Nast Johansens como o melhor hotel de praia da América do Sul e desde então mantém o padrão impecável de hospitalidade. A fazenda faz parte do seleto grupo de hotéis Circuito Elegante.

Piscina da Fazenda São Francisco do Corumbau.

Se paz, isolamento e conforto estão entre suas prioridades reserve alguns dias para respirar novos ares cercado pela exuberância da natureza na Fazenda São Francisco do Corumbau. Quanto tempo ficar? Pelo menos cinco dias e garanto que mesmo que você fique um mês inteiro, terá dificuldade na hora de se despedir. 

A melhor época só depende da sua agenda. Afinal, o clima da Bahia é tropical e a temperatura se mantém agradável ao longo do ano todo. Caso queira tentar um encontro com as Baleias Jubarte, então considere os meses de julho a outubro.

O isolamento da praia de Corumbau.

Escolha entre os 4 bangalôs super luxo, de 150 metros quadrados ou entre as 6 suítes de 40 metros quadrados. As acomodações são modernas, amplas, minimalistas, bem iluminadas, requintadas e totalmente em sintonia com o contexto local. Todas elas têm camas king size, com lençóis Trousseau impecáveis, roupões, amenities L’Occitane au Bresil. 

Bangalô super luxo da Fazenda São Francisco do Corumbau.

Recomendo que reserve um bangalô super luxo por ter uma varanda charmosa com chaise longues perfeitas para relaxar, ler um bom livro, curtir o nascer e o pôr do sol. De todo modo, seja qual for sua escolha, os quarto são elegantes, floridos e sempre perfumados, além de ter um bom ar-condicionado, mini bar, TV a cabo e excelente wi-fi para você se manter conectado, trabalhando em “Bahia-office”. Aliás a Fazenda São Francisco do Corumbau é um lugar perfeito para se trabalhar feliz e isolado nesses tempos de pandemia.

Banheiro conectado com o jardim.

Outro ponto alto do bangalô é o banheiro. Imenso, se abre para um jardim interno em contato direto com a natureza. É aquele banheiro sonho de consumo que qualquer um adoraria transportar para sua casa.

Como não podia deixar de ser, fomos recebidos com uma jarra de água de coco e toalhinhas refrescantes perfumadas, pelo famoso Edmar, uma lenda na fazenda. Um funcionário antigo e com um carisma danado. Pois a partir dali, a cada retorno de algum passeio lá estava Edmar com aquele sorrisão no rosto e com um copo de água de coco fresquíssima para hidratar a alma. Bastava eu postar no Instagram @claudia_liechavicius uma foto ou vídeo do Edmar para chover comentários elogiando seu profissionalismo e simpatia. 

Água de coco e toalhinhas refrescantes a cada retorno ao hotel.

A calma e a paz são os focos da região, descansar na sombra das espreguiçadeiras à beira-mar ou na piscina tratada com sal para garantir a sensação de que aquele marzão em tons esverdeados está entrando pelo gramado, é obrigatório. Mas, você terá muitas atividades para escolher caso queira desbravar os arredores. 

Caminhada até o rio passando pelo povoado de Corumbau onde há alguns restaurantes e quiosques na praia, mergulho nos corais, passeio de caiaque, de stand up paddle, pedalar até as falésias, visitar a reserva indígena do Monte Pascoal, atravessar a passarela sobre o manguezal, assistir apresentação de capoeira ou rituais indígenas, ver as baleias, ir de buggy até Caraíva passando por povoados pataxós, passear de barco até a Ponta de Juacema, praia do Espelho ou Trancoso.

Praias e falésias a perder de vista.

A cozinha da Fazenda São Francisco do Corumbau é um espetáculo à parte. A sede onde fica o restaurante tem ambiente acolhedor, mesas muito espaçadas e uma varanda cercada de verde por todos os lados. 

O dia nasce mais feliz com aquele café da manhã que combina pães quentinhos, bolos, iogurtes, geleias, sucos, frutas da região e uma granola de castanha de caju com coco e tapioca dos deuses. Até trouxe um pacote de granola na mala de tanto que gostei. 

Gastronomia caprichada.

Todas as refeições são servidas à la carte, o que considero fundamental nesse momento de pandemia, onde as medidas de segurança precisam ser redobradas. Para almoço e jantar, são oferecidas duas opções de entrada, prato principal e sobremesa. 

O menu comandado pelo chef Teco muda todos os dias e é enviado pelo Whatsapp para que o pedido seja feito com antecedência. Os sabores da Bahia vem à mesa fresquíssimos com toques da culinária internacional. Os produtos são colhidos na própria horta orgânica que tive o prazer de visitar. Os peixes e frutos do mar são pescados ali mesmo em Corumbau. Tem opções para todos os tipos de dieta alimentar e posso assegurar que você comerá divinamente bem. A carta de vinhos é muito bem selecionada. As refeições estão todas incluídas no valor da diária e apenas hóspedes têm acesso ao restaurante.

Restaurante da Fazenda São Francisco do Corumbau.

E por falar em acesso esse é exatamente o ponto que garante o isolamento da região. Não é fácil chegar a Fazenda São Francisco do Corumbau de carro. O trajeto desde o aeroporto de Porto Seguro é de 4 horas em veículo 4x4, 1h30m de lancha 24 pés ou 20 minutos de helicóptero.

Barco que conecta Caraíva a Corumbau.

Como eu estava em Caraíva, contratei um buggy para chegar até o rio Corumbau. Os 15 quilômetros trilhados por estradinha rudimentar de terra batida e pela areia da praia, em território pataxó, foram feitos em 30 minutos por um motorista pataxó. Apenas eles têm permissão para transitar nessa região. 

A seguir fizemos uma travessia de canoa muito divertida e por fim, a equipe do hotel aguardava do outro lado do rio com um carrinho de mão para levar a mala ao carro. Dali foram mais 10 minutinhos até o paraíso. Era um dia chuvoso e foi uma verdadeira aventura. Valeu cada solavanco, cada gota de chuva e cada rajada de vento no rosto. Eis um dos hotéis mais incríveis do Brasil. 

Conecte-se com a natureza na Fazenda São Francisco do Corumbau.

LEIA TAMBÉM

CASA DE PERAINDA E A ARTE DE BEM RECEBER

O MELHOR DE ITACARÉ

KA BRU TRAZ A GRÉCIA PARA A BAHIA 

CASA DOS ARANDIS, UM REFÚGIO DE PAZ NO SUL DA BAHIA


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo e cheio de história. Já vai para minha listinha interminável. Obrigada por compartilhar esse reduto.
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!