SARDENHA, DO AZUL MEDITERRÂNEO AOS SEGREDOS DA LONGEVIDADE

Cercada de azul por todos os lados, a Sardenha vai muito além de ser uma das ilhas mais bonitas do Mediterrâneo e um destino xodó dos milionários europeus. A ilha tem uma quantidade impressionante de supercentenários. E, se nos dias de hoje, o tempo assume um lugar cada vez mais importante, imagine o luxo de viajar para um lugar que exala longevidade e aprender um pouco mais sobre a arte de bem viver, ao engrenar numa jornada em uma das cinco “blue zones” do mundo.


Centenários da Sardenha.

Mas o que são as “blue zones”? São regiões mapeadas pelo pesquisador Dan Buettner, onde as pessoas vivem por mais tempo e com mais saúde. Lugares como Okinawa (Japão), Ikaria (Grécia), Loma Linda (Califórnia, EUA), Península de Nicoya (Costa Rica) e Sardenha (Itália) são conhecidos por abrigar populações com pessoas que frequentemente passam dos 100 anos de vida. O que essas cinco regiões têm em comum começa por uma dieta rica em nutrientes, e se fortalece com um grande senso de comunidade e estilo de vida ativo. E se a Sardenha esbanja tudo isso, é para lá que vamos.

Villagrande Strisaili, Sardenha.

DEVAGAR SE VAI AO LONGE

É fato incontestável que viajar para a Sardenha é a oportunidade de conhecer a ilha mais azul do Mediterrâneo. Entretanto, some a isso o privilégio de aprender a viver mais e melhor com os mestres da longevidade.

A cozinha é um dos segredos da Sardenha.

Comecemos pela mesa. Provavelmente você já ouviu falar que a dieta mediterrânea é citada como uma das mais saudáveis do mundo. E ela reina absoluta na Sardenha. Rica em azeite de oliva, peixes, frutas, vegetais e grãos integrais, é um elixir da juventude. É obrigatório provar o pão curasau e o licor Mirto. Inclua também um cálice de vinho Cannonau ao dia (um filho da Sardenha, forte, tinto, cheio de personalidade, mas ao mesmo tempo gentil e elegante), dê um mergulho diário naquele marzão turquesa, caminhe por trilhas belíssimas, invista em bons papos com os longevos que cruzarem seu caminho e, terá sua viagem transformada em aprendizado de vida. 

Pão Curasau, leve e crocante.

Vale lembrar que a família Melis foi reconhecida pelo Guinness como a mais longeva do mundo, somando 818 anos com a idade de 9 irmãos, tendo a mais velha 104 anos e a mais nova 78, todos vivos.

Como diz tão sabiamente o ditado: “não são os anos em sua vida que contam, mas a vida em seus anos”. Então, prepare-se para uma viagem que promete não apenas encantar seus sentidos, mas também inspirar uma nova maneira de viver.

Viajar é aprender com o mundo.

MOVE ON 

Você pode chegar por um dos 3 aeroportos da ilha: o de Olbia, ao norte, é o ideal para quem quer desfrutar da Costa Esmeralda; o da capital Cagliari, ao sul, é o mais movimentado; e o de Alghero, na parte noroeste, é o mais tranquilo. Alugar carro é mandatório para circular pelos mais de 24 mil km2 da ilha. A Sardenha é enorme. Para dar a volta completa são quase 2 mil km de costa. Portanto, saiba que uma semana é pouco para conhecer as tantas curvas lindas da segunda maior ilha do Mediterrâneo. Portanto, vale dividir a hospedagem em dois ou três diferentes locais. 

Mapa da Sardenha.

As praias da Costa Esmeralda são as mais cobiçadas da região nordeste. Por ali, nos arredores de Porto Cervo, Romazzino e Olbia estão alguns hotéis icônicos como o tradicional Cala di Volpe (onde Lady Di costumava ficar hospedada), Belmond Romazzino (recentemente renovado e onde Ísis Valverde passou a lua de mel) e hotel Pitrizza (um clássico que em breve será um Cheval Blanc). Abaixo, ainda na costa leste dê uma olhada no novo Baglioni e no simpático Due Lune Puntaldia.

Cala di Volpe.

Belmond Romazzino.

Ainda na região nordeste, entre a Sardenha e a Córsega, um dos grandes tesouros da Sardenha é o belíssimo arquipélago de La Maddalena. Ele é composto por sete ilhas: Caprera, Santo Stefano, Spargi, Budelli, Santa Maria, Razzoli e Maddalena. É possível atravessar com o carro de ferry, de Palau até La Maddalena, onde tem uma cidade medieval charmosa com muitos restaurantes, lojinhas e hotéis mais singelos. Mas não se demore muito em terra e tome logo o rumo das águas, alugue um barco para explorar o melhor do arquipélago. Adorei as praias: Cala Coticcio, Tahiti e a Cala Francese. Os tons de turquesa explodem por ali.

Cala Coticcio.

Descendo para o sul, pela costa leste, grandes falésias encontram o mar e guardam prainhas escondidas em seus recortes. Gonone é o primeiro vilarejo antes das montanhas invadirem a costa para proteger praias paradisíacas como a Cala Gonone, Cala Goloritze, Cala Luna, Cala Mariolu, e logo se chega na cidade de Tortoli, porta de entrada para as montanhas que abrigam os supercentenários.

Cala Goloritze.

Para ficar hospedado em uma praia mais selvagem vá até a costa oeste, onde abriu recentemente um hotel bastante charmoso, Le Dune Piscinas. 

Quando ir? A Sardenha é um destino para ir o ano inteiro. Se o foco forem as praias, priorize viajar do final de maio ao início de outubro, sendo que julho e agosto são altíssima temporada. Sugiro fugir dos preços altos e das multidões no período de férias europeias. 

No entanto, para viver as tradições culturais e ancestrais do povo sardo, vale conferir o calendário de festivais e rituais. Há muitos feriados religiosos e pagãos ao longo do ano desde carnaval com tradicionais máscaras de Mamuthones, máscaras Merdules, fogueiras de Santo Antônio, até celebrações à Mãe Natureza.

Festival Sardo de Ottana.

Então, quando na Sardenha deixe-se tomar pelo cumprimento local "a cent'anni". Ou seja, que você viva bem até os 100 anos. Invista, sem pressa, nos suspiros de cada curva daquela costa insanamente azul. Circule pelas montanhas do interior para mergulhar nas tantas tradições culturais. Observe os sinais do tempo deixados pelos fenícios e pelos romanos na forma de muralhas, principalmente nas cidades de Alghero e Castelsardo. E, não deixe de celebrar a vida com uma refeição farta, ao estilo mediterrâneo, acompanhada por um cálice de vinho Cannonau, um dos segredos da longevidade dos sardos. Kent'annos!

RESTAURANTES QUE AMEI:

Para almoço no Cala di Volpe Barbecue, em Porto Cervo

Para jantar Pentumas, em San Teodoro 

 

PRAIAS IMPERDÍVEIS

Arquipélago de La Maddalena

Cala Goloritze, Gonone, Luna e Mariolu

 

DICA EXTRA

Com tempo vá até Bonifácio, na Córsega, de ferry.


SUGESTÃO DE ROTEIRO 

3 dias na Costa Esmeralda

3 dias em La Maddalena

3 dias em Gonone

3 dias em Cagliari


A Sardenha me conquistou!

LEIA TAMBÉM 


CIAO, SICÍLIA


CÓRSEGA, A ILHA DO IMPERADOR FRANCÊS


BONIFÁCIO, SIMPLESMENTE O MELHOR DA CÓRSEGA 


NÃO VÁ PARA MALTA


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Sinto falta da data da viagem logo no início do texto. É uma informação importante porque alguns dados, como preços, mudam de um ano para o outro. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marleth. Obrigada pela mensagem. A data da publicação fica no link da matéria. Sobre a Sardenha, essa viagem aconteceu em junho de 2025 e foi publicada em julho de 2025. Abs

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!