ROTEIRO DE DUAS SEMANAS NO EGITO


Se tem um lugar que merece ser degustado com tranquilidade, é o Egito. É um mergulho nas eternas maravilhas do mundo antigo, um verdadeiro banho de história. Pede calma, contemplação e reverência.  Por isso, programe uma viagem de no mínimo 10 dias para desvendar um pouquinho de seus mistérios. Abaixo compartilho com vocês um roteiro de 12 dias que desenhei no capricho e funcionou com perfeição.

ROTEIRO EGITO “TAYLOR MADE” POR CLAUDIA LIECHAVICIUS

DIA 1. Voo Rio - Roma - Cairo
DIA 2. Check in hotel Four Season at The First Residence, no Cairo. Jantar restaurante Nairu, no First Nile Boat.
DIA 3. Cairo: Pirâmides de Saqqara, Colosso de Ramsés, Oriental Carpet School, Pirâmides de Giza, almoço no restaurante do hotel Marriott Mena House.
DIA 4. Cairo: Mesquita Mohamed Ali, Cidadela Saladino, Museu do Cairo, Praça Tahir, Mercado Khan El Khalili, almoço no simpático Café Naguib Mahfouz.
DIA 5. Voo Cairo - Aswan. Hotel Sofitel Legend Old Cataract. Visita ao Templo de Philae. Vilarejo de núbios.
DIA 6. Bate e volta Aswan - Abu Simbel de carro, 300 km de ida + 300 de volta. ou de avião. Spa no hotel ao retornar dessa aventura pelo deserto.
DIA 7. Em Aswan embarque no cruzeiro pelo Nilo, no Sanctuary Nile Adventurer (empresa Sanctuary Retreats). Passeio de felucca ao entardecer.
DIA 8. Em Aswan visita ao Templo de Philae e ao Obelisco Inacabado. Após a partida do barco em direção a Luxor, parada no Templo de Kom Ombo.
DIA 9. A caminho de Luxor: Templo de Horus e Templo de Khnum (no vilarejo de Esna).
DIA 10. Chegada do cruzeiro a Luxor. Visita ao Vale dos Reis (Tumba de Tutankamon), Vale das Rainhas (Tumba de Nefertari), Templo da Rainha Hatshepsut, Colosso Memnon, Templo de Karnak e Templo de Luxor.
DIA 11. Luxor, hotel Al Moudira. Caminhada pelo mercado de Luxor e centro de Luxor.
DIA 12. Luxor, voo de balão sobre o Vale dos Reis, almoço nos jardins do histórico Sofitel Winter Palace. Voo Luxor – Cairo. Pernoite no excelente hotel Le Meridien no Aeroporto do Cairo.
DIA 13. Voo Cairo – Roma – Rio. Passando o dia em Roma.
DIA 14. Chegada ao Rio.

Roteiro personalizado para o Egito.

TROCANDO EM MIÚDOS – ROTEIRO DETALHADO

DIA 1. VOO RIO – ROMA – CAIRO

Optei por voar do Rio - Roma (trajeto de 11 horas) + Roma – Cairo (3 horas de voo), com a Alitália. Há várias outras possibilidades para chegar ao Cairo, mas não há voo direto do Brasil. O mais prático é voar pela Europa.

DIA 2. CHEGADA AO CAIRO

Contrate transfer antecipadamente para evitar desgaste na chegada.

Check in super atencioso no hotel Four Seasons at The First Residence que fica em Giza. O rio Nilo divide o Grande Cairo em duas partes: Cairo e Giza.

Dia para descansar do voo longo. Curtir a piscina deliciosa do hotel e jantar à beira do Nilo no restaurante asiático Nairu que fica em um barco atracado em frente ao hotel, chamado de First Nile Boat. No barco também tem um restaurante brasileiro de carnes, Xodó.

Four Seasons at The First Residence, Cairo.

DIA 3. CAIRO: PIRÂMIDES DE SAQQARA, DE GIZA E COLOSSO DE RAMSÉS

Comece o dia bem cedo para ter as Pirâmides de Saqqara ainda vazias. O complexo inclui a Pirâmide de Djoser ou Pirâmide Escalonada (primeira a ser construída no Egito), a Pirâmide de Unas (é possível entrar na tumba com sarcófago caminhando poucos metros), algumas tumbas de sacerdotes e da princesa Idut filha do faraó Teti e um corredor de colunatas.

Aproveite para passar na fábrica-escola de tapetes Oriental Carpet School feitos a mão em tear antes de ir a Memphis onde fica o museu com o Colosso de Ramsés II, estátua de 10 metros esculpida na pedra.

Sugiro almoçar no restaurante do hotel Marriott Mena House para ter a única das “Sete Maravilhas do Mundo Antigo” - a Grande Pirâmide - como pano de fundo. (Não almocei lá, mas gostei da dica dos amigos.)

Hora de se emocionar com as sensacionais Pirâmides de Quéops (pai), Quefren (filho) e Mikerinos (neto). Em frente a Pirâmide de Quefren fica a grande Esfinge de Quefren esculpida em uma única pedra. Fique quanto tempo desejar! É impressionante. 

Obs: Não use carroças no complexo! É um abuso com os animais. Carros podem circular!

Pirâmide de Queops e Esfinge de Quefren.

DIA 4. AINDA NO CAIRO: MESQUITA, MUSEU E MERCADO

Visite a belíssima Mesquita de Mohamed Ali, na Cidadela de Saladino, sede do governo egípcio no século XII.

A seguir, vá ao imperdível Museu do Cairo, com um acervo espetacular que inclui os Tesouros de Tutankamon. O museu fica em frente a Tahir Square que foi palco das conturbadas manifestações da Primavera Árabe.

Caminhe pelo antigo Mercado de Khan El Khalili e almoce ali mesmo no simpático Café Naguib Mahfouz. Peça o prato típico do Egito: Koshari (arroz, lentilha, grão de bico, massa, molho de tomate e cebola frita).

Dois dias inteiros (três noites) são o suficiente para conhecer a cidade do Cairo.

Mercado de Khan El Khalili.

DIA 5. CAIRO – ASWAN

Voo Cairo – Aswan com a Egyptair com duração de 1h30m. Contrate transfer para a chegada em Aswan pois não há Uber em Aswan. Apenas alguns motoristas de taxi que cobram preços aleatórios.

Check in no lendário e sensacional Sofitel Legend Old Cataract, de frente para o rio Nilo. Cenográfico. Recomendo a ala antiga, e especialmente a suíte 1120, com uma varanda espetacular.

Visite o Templo Philae. Para chegar ao templo é preciso tomar um barquinho que faz um trajeto de 5 minutos até a ilha onde fica o templo.

Aproveite a piscina do hotel, o spa e a bela paisagem do rio Nilo com as feluccas (barcos tradicionais da região) circulando pra cá e pra lá. Você pode visitar uma vila núbia próxima ao hotel se tiver interesse.

Sofitel Legend Old Cataract.

DIA 6. ASWAN E ABU SIMBEL

Com motorista e guia vá a Abu Simbel para visitar o Templo de Ramsés II e de sua esposa favorita Nefertari. A estrada tem 300 quilômetros pelo deserto. Apenas carros autorizados podem circular, uma vez que a fronteira com o Sudão fica muito próxima de Abu Simbel. Não há outra possibilidade de ir de Aswan até Abu Simbel sem ser com motorista particular ou ônibus de excursão. A estrada é altamente policiada e passam por ela apenas veículos e pessoas com autorização solicitada com 24 horas de antecedência.

Outra possibilidade é fazer um bate e volta a Abu Simbel de avião, a partir de Aswan ou mesmo do Cairo. Muita gente faz isso, uma vez que o aeroporto de Abu Simbel fica a cinco minutos do templo.

Templo de Ramsés II, em Abu Simbel.

DIA 7. EM ASWAN, EMBARQUE NO CRUZEIRO PELO NILO

Check out do Sofitel Legend Old Cataract e embarque no Sanctuary Nile Adventurer, da compahia Sanctuary Retreats, para um cruzeiro de 4 dias de Aswan até Luxor. Essa embarcação tem poucas cabines e guias egiptólogos.

Já com a equipe da Sanctuary Retreats faça um passeio de felucca ao entardecer pelo rio Nilo.

Jantar no próprio barco.

O barco fica atracado em Aswan por uma noite.

Passeio de felucca pelo rio Nilo.

DIA 8. CRUZEIRO: TEMPLO PHILAE E OBELISCO INACABADO EM ASWAN

Antes de zarpar rumo a Luxor, passeio ao Templo Philae, seguido de uma parada no Obelisco Inacabado no morro de granito que abastecia o Egito Antigo.

Almoço no barco.

Parada seguinte em Kom Ombo, um templo dedicado ao deus crocodilo Sobek, a 45 quilômetros de Aswan. O barco para na entrada do templo. Caminhada de dois minutos.

Jantar no barco.

Templo de Philae.

DIA 9. CRUZEIRO: TEMPLO DE HORUS, TEMPLO DE KHNUM

Conforme o barco se desloca em direção a Luxor há paradas em dois templos lindos no caminho. Primeiro no Templo de Horus e pela tarde no templo greco-romano de Khnum, construído pelo imperador Claudius, no vilarejo de Esna, sempre acompanhado por um egiptólogo.

Passagem do barco por uma barragem com dique.

Refeições no barco.

Templo de Horus.

DIA 10. CRUZEIRO: CHEGADA A LUXOR

Dia de muitas visitas em Luxor com o acompanhamento do guia. Vale dos Reis onde está a Tumba de Tutankamon com seu corpo mumificado. Vale das Rainhas, não deixe de visitar a Tumba de Nefertari (a mais cara e mais bonita). Visita ao Templo da Rainha Hatshepsut. Parada rápida no Colosso de Memnon.

Na parte da tarde visita ao Templo de Karnak com suas tantas colunatas e entardecer no Templo de Luxor dedicado ao deus Amun.

Aula de culinária egípcia no barco.

Pinturas na Tumba de Nefertari.

Dia 11. DESEMBARQUE DO CRUZEIRO EM LUXOR

Desembarque após o café da manhã e check in no charmoso hotel Al Moudira, na área rural de Luxor. Uma bela experiência.

Visita ao Mercado de Luxor.

É possível fazer voo de balão em Luxor sobre o Vale dos Reis e das Rainhas.

Balões em Luxor.

DIA 12. ÚLTIMO DIA EM LUXOR

Mais uma visita ao Templo de Luxor, almoço nos jardins do lendário hotel Sofitel Winter Palace no centro de Luxor.

Voo Luxor – Cairo, de Egyptair (duração 1h10m)

Pernoite no hotel Le Meridien conectado ao Terminal 3 do Aeroporto do Cairo por uma passarela. O hotel é novo e muito bom. Tem 5 restaurantes e é point na cidade. Uma bela surpresa. Mais prático impossível.

Templo de Luxor.

DIA 13. CAIRO – ROMA - RIO

Voo para Roma de 3 horas com Alitália. Opte por embarcar para o Brasil no final do dia e terá a possibilidade de curtir Roma por algumas horas. Use o trem Leonardo Express para chegar no centro de Roma em 20 minutos.

Voo Roma – Rio, Alitália (11 horas)

Roma por um dia.

DIA 14. RETORNO AO RIO

Chegada pela manhã no Rio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se tiver interesse de mergulhar no Mar Vermelho acrescente no seu roteiro 2 ou 3 dias em Hurghada ou em Sharm El Sheikh.

Uma viagem ao Egito precisa de boa organização prévia. (Contratei a Horus Viagens para me acompanhar no Cairo por 2 dias e para ir a Abu Simbel. Escolha acertada.)

Estrangeiros não podem dirigir no Egito.

Não é essencial fazer um cruzeiro pelo Nilo para visitar esses pontos acima. Se você ficar hospedado em Aswan e em Luxor conseguirá cobrir todos esses lugares citados, mas a viagem será mais corrida.

Se você também sonha em ir para o Egito fale comigo, eu posso te ajudar.

LEIA TAMBÉM

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR PRO EGITO

AMANJENA, UMA OÁSIS ZEN NA AGITADA MARRAKESH

EGYPT TRAVEL GUIDE: BEST PLACES TO VISIT IN 12 DAYS


FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTÉIS NOS LINKS DA MATÉRIA OU NO LINK ABAIXO, VOCÊ NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO E AJUDA A MANTER O BLOG NO AR.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia, você faz cada roteiro incrível! Parabéns.

    Não viajo mais sem fazer meus roteiros com você. Minha viagem para a Provence foi muito bem organizada e já estou pensando no Egito.

    Beijos,

    Ana Carla D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana

      Basta dizer seu próximo destino e fazemos um roteiro personalizado.

      Beijos

      Cláudia

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!