NAPA VALLEY EM DOIS DIAS


Menos de 100 quilômetros separam San Francisco da poderosa região vinícola californiana de Napa Valley. É muito perto. Perfeito para curtir dois dias regados a vinhos e espumantes espetaculares. Ir à San Francisco e não dar um pulinho em Napa Valley é um pecado.

O vale ganhou forças na década de 70, ao bater alguns vinhos franceses tradicionais em uma competição na França. Então, entrou para a primeira divisão na arte de produzir vinhos. E não parou mais. Tem uma combinação de solo, relevo, clima e umidade perfeitos para o cultivo das parreiras. Hoje recebe mais de quatro milhões de visitantes por ano ávidos por degustar as boas safras da região. Qualidade e inovação são as marcas de Napa. Ali são produzidas algumas uvas consideradas patrimônio nacional como a zinfandel. Além disso, são feitas combinações inusitadas que conquistam os apreciadores de vinho.

Mercado da vinícola V. Sattui, em Napa Valley.

A viagem pode começar pela Golden Gate ou pela Bay Bridge. Passada a ponte, o azul do mar vai ficando para trás e logo imensos parreirais passam a dominar o cenário. Eles são entrecortados pelas cidadelas de Napa, Yountville, Oakville, Rutherford, Santa Helena e Calistoga,  além de centenas de vinícolas.

Parreirais e vinícolas se sucedem ao longo da CA-29 e da Silverado Trail

A primeira e maior cidade a aparecer no caminho é Napa. Ela nomeia a região, mas está longe de ser a parte mais interessante da viagem. Napa recebe esse nome apenas por estar às margens do rio Napa. Não tem nada de especial. O melhor está por vir. Seguindo pela CA-29 logo começam a se suceder vinícolas e mais vinícolas numa quantidade que impressiona.

Mapa de Napa Valley com algumas das mais de 300 vinícolas da região.

De Napa (a primeira cidade da região) até Calistoga (a última) são apenas 42 quilômetros repletos de lugares encantadores para se conhecer e degustar vinhos e espumantes maravilhosos. É tudo pertinho e muito bem sinalizado. Os hotéis e os centros de informações têm material muito bem feito e atualizado sobre toda a região.

Napa, a primeira cidade do vale.

Um pouquinho antes de chegar em Napa, uma parada obrigatória para quem gosta de um belo espumante é a Domaine Carneros by Taittinger. O castelinho no alto da colina cercado de videiras por si só já chama atenção. Impossível passar e não ter vontade de visitar.

A empresa se estabeleceu em Napa Valley em 1987. É relativamente recente, mas já nasceu com sobrenome importante vindo da região de Champagne, na França. Seus vinhos espumantes são reconhecidos mundialmente pela excelente qualidade.

Todas as vinícolas da região são abertas à visitação, gratuitamente. Se você quiser fazer um tour para conhecer em detalhes a propriedade, o cultivo das uvas, o preparo dos vinhos e degustar alguns produtos da casa então é preciso pagar uma taxa e fazer um agendamento prévio.

Domaine Carneros.

Essa foi a primeira parada estratégica para aquecer os tambores e entrar no clima romântico-etílico do vale. Mais alguns quilômetros e chegamos a Yountville, cidade que escolhemos para servir como base para explorar a região. Escolha perfeita. Acertadíssima. Melhor impossível. Dica de um amigo que mora em Palo Alto e conhece muito bem Napa Valley.

Entrada de Yountville.

Correio de Yontville.

Prefeitura de Yontville.


Yountville é florida, limpíssima, segura e romântica demais.

Yountville é quase uma cidade cenográfica de tão bonitinha. Tem apenas uma rua e é repleta de casas muito bem cuidadas, coloridas, de um ou dois andares. Uma graça. Na beira das calçadas parreiras e hortas fazem a vez de jardins. As hortas de Thomas Keller e do hotel Bardessono são geniais. Você consegue ver o que vai comer ao passear pela cidade. O conceito "da horta para a mesa" é levado muito à sério. Tudo fresquíssimo. Colhido na hora.

Horta de Thomas Keller, na beira da calçada de Yontville

Além disso, Yountville tem uma tremenda concentração de restaurantes maravilhosos. Ad Hoc, Bouchon e The French Laundry são apenas três opções do aclamado e estrelado chef Thomas Keller.

The French Laundry é o restaurante mais sofisticado de Thomas Keller e precisa de reserva com boa antecedência.

O Bouchon é um bistrô francês delicioso que precisa de reserva, mas não é tão concorrido como o anterior.

Ad Hoc só abre para o jantar e serve apenas um prato que muda diariamente. 

E não para por aí. Além desses, tem muitos outros deliciosos. Experimentei o delicioso Bistrô Jeanty e o italiano descontraído Bottega, que adorei. Outras indicações que recebi, mas não cheguei a experimentar foram: Reed, Mustard Grill, Hurley'sLucy, R+D Kitchen e Brixx. Comer bem é muito fácil em Napa Valley.

Bistro Jeanty, maravilhoso para um almoço em Yountville.

Escolhi o hotel Bardessono para minha primeira experiência em Napa. E foi simplesmente, adorável. O hotel tem 62 quartos espaçosos com lareiras. A decoração é clean e minimalista. O banheiro é imenso, tem uma super banheira e espaço para se colocar uma mesa de massagem quando solicitado. Os lençóis são de linho orgânico. Hortas e parreiras enfeitam todas as áreas externas. As verduras servidas no restaurante do hotel são plantadas ali mesmo, por eles. A piscina fica no segundo andar e o visual no por do sol é lindo e concorrido no verão. O restaurante Lucy é indicado como excelente opção. Indico totalmente o hotel. O preço é alto e condiz com o serviço oferecido. É um hotel para se curtir Napa Valley em grande estilo.

 Hotel Bardessono.

Continuando pela CA-29 é até difícil escolher em qual vinícola entrar primeiro e onde parar. Afinal, são mais de 400 vinícolas. Com um mapa da região na mão, vale ir dirigindo devagar e entrar onde o coração mandar. 

Robert Mondavi é um dos nomes mais antigos do vale. É conhecido como "o pai do vinho californiano". Portanto, é uma parada quase obrigatória já que é o responsável por boa parte da fama da região. A vinícola é muito bem cuidada e recebe boa quantidade de visitantes. Se destaca tanto pelos vinhos como pelas obras de arte. Uma frase célebre de Mondavi diz "Vinho, comida e arte. A união dos três enobrece a qualidade de vida". A propriedade é repleta de obras de arte. 

 Vinícola Robert Mondavi.

Outra vinícola bastante interessante tanto pela história como pelo charme das instalações é a Inglenook, do cineasta italiano Francis Ford Coppola. A propriedade é muito antiga. Foi adquirida por uma família californiana de sobrenome Niebaum, em 1800. Eles começaram construindo um Chateau de pedras para sua vinícola. Seus vinhos logo se tornaram famosos e ajudaram a impulsionar a fama de Napa Valley. Em 1964 a propriedade teve problemas, parte dela foi vendida e a produção de vinhos foi interrompida. Em 1975, Coppola e sua esposa compraram a propriedade, rebatizaram com o nome original de Inglenook e agora, além de produzir belos vinhos, eles também mantém um museu com a filmografia da família. Tudo cuidado com muito carinho.

Vinícola Inglenook.

The Chiles House foi construída em 1846, em Inglenook, é uma das casas mais antigas do vale. 

E então, ao longo da estrada as vinícolas se sucedem. Uma colada na outra. Opus One, Nickel & Nickel, Turnbull, Cakebread, Swanson, Sequoia Grove, Follie Johnson, St. Supery, Peju, Elizabeth Spencer...

Vinícolas de todos os tipos enfeitam as estradinhas de Napa Valley

A V. Sattui é outra vinícola que merece uma visita. Ela é bem cuidada, florida, com instalações antigas, cheia de cantinhos gostosos para um momento de paz e tem uma delicatessen cheia de guloseimas perfeitas para se fazer um picnic bem ao estilo local.

 Vinícola V. Sattui.

 Delicatessen da V. Sattui.

Fazer picnic é uma tradição em Napa Valley. Um bom vinho acompanhado de queijos, pães, sanduíches ou fiambres pode ser divertido. Muita gente opta por fazer uma refeição leve na hora do almoço e jantar num dos tantos restaurantes estrelados do pedaço. Entre as delicatessens destacam-se a Dean & Deluca, a Oakville Grocery, a V. Sattui e a Bakery Bouchon.

Bakery Bouchon sempre com fila enorme na porta

Alguns quilômetros acima e surge a cidade de Santa Helena. Ela é a maiorzinha delas. Mesmo assim tem praticamente uma rua só. Mas, seu charme não chega nem aos pés de Yountville. Para ser bem sincera, nem dá muita vontade de parar. Nada de especial. Mas, se quiser fazer uma refeição por ali há muitas opções: Cucina di Rosa, Market, Press, Terra, Tra Vigne, Cindy's.

A simplicidade de Santa Helena. 

Pouco acima de Santa Helena fica a charmosa vinícola Beringer. Ela é a vinícola mais antigas da região em funcionamento constante, desde 1856. Foi fundada por dois irmãos alemães. Vale a pena parar para conhecer as instalações muito bem cuidadas e degustar bons vinhos Cabernet Sauvignons e Chardonnays.

O castelinho da Beringer.

De repente desponta na estrada um casarão de pedra. É o The Culinary Institute of America, em Santa Helena, onde aspirantes a chefs circulam em seus uniformes brancos. Dá para fazer aulas de culinária no instituto ou simplesmente visitar.

 The Culinary Institute of America.

Então, chega a última cidade do vale, Calistoga. Ela tem um jeitinho de faroeste americano. Mais antiguinha. Muitos cafés, restaurantes e bares tipo "wine and oyster". Ela é a cidade mais ao norte, portanto fora de mão para servir como base. Mas, essa região tem características interessantes por influência do vulcão Monte Helena. Tem geyseres, uma área de águas minerais, banhos termais e a vinícola Chateau Montelena considerada uma das mais bonitas da região.

Para retornar, volte pela paralela Silverado Trail onde há mais uma centena de vinícolas bacanas, entre elas a Mumm Napa, a ZD Wines, a B Cellars, Cade, Silverado Winery.

Calistoga

COMO CHEGAR

De carro dá para ir pela Golden Gate, seguir pela 101 e daí para frente acompanhar as placas com excelente sinalização pela 37 e depois 12 até chegar na CA 29. Também dá para ir pela Bay Bridge seguir pela 80 até Vallejo, depois 37 até encontrar a CA 29.

Uma outra maneira de se visitar Napa Valley é no Wine Train. Mas, esse programa serve apenas para um bate-e-volta. Quem quer conhecer melhor o vale e degustar com calma os vinhos da região precisa um pouco mais de tempo e independência.

COMO CIRCULAR PELO VALE

O ideal é alugar um carro, subir pela CA-29 e descer pela paralela Silverado Trail conhecendo as principais vinícolas e cidades da região.

No entanto, estamos falando da meca dos vinhos californianos. Para quem pretende beber, o carro já deve vir com um motorista. Dirigir alcoolizado nos Estados Unidos dá uma multa pesada com suspensão da carteira de habilitação e até prisão. O policiamento não é ostensivo. Mas, você não vai querer estragar a viagem. Então, programe-se e tenha cautela.

QUAIS CIDADES VISITAR

Napa é a primeira cidade, a que dá nome à região.
Yountville é a mais charmosa.
Oakville é mínima.
Rutherford você passa e quase nem vê de tão pequena.
Santa Helena é a maior cidade do vale.
Calistoga é a última.

QUAIS VINÍCOLAS VISITAR

São muitas. Difícil escolher. Inglenook, Domaine Carneros by Taittinger, Domaine Chandon, Robert Mondavi, V. Sattui, Cade WineryBeringer, Castelo di Amorosa, Chateau Montelena,  Mumm Napa, B Cellars, ZD Wines...

RESTAURANTES ESTRELADOS EM NAPA VALLEY

The French Laundry *** - Yountville
The Restaurant at Meadowood *** - Santa Helena
The Restaurant Auberge du Soleil * - Rutherford
Bouchon * - Yountville
La Toque * - Napa
Solbar * - Calistoga
Terra * - Santa Helena

MELHOR ÉPOCA 

Teoricamente, a melhor época para se visitar uma região produtora de vinho é durante a colheita. Isso acontece geralmente em setembro/outubro. No entanto, essa é a alta temporada e fica tudo cheio. Visitei Napa Valley em abril e adorei. As parreiras estavam começando a ficar bonitas, as cidades estavam floridas, os hotéis estavam relativamente vazios, as reservas nos restaurantes foram fáceis e a temperatura estava perfeita, entre 15 e 20 graus. 

ONDE FICAR

Minha indicação é certamente o hotel Bardessono. Espetacular. Perfeito para viagens românticas.

Hotel Bardessono, serviço impecável e respeito pela natureza

Outros hotéis legais são o Meadowood Resort e o Auberge du Soleil.

O Auberge du Soleil fica num vale lindo. 
Mesmo que não fique hospedado no hotel é um bom lugar para fazer um brinde no por do sol.

OUTROS LUGARES PARA SE CONHECER NAS REDONDEZAS

Sonoma County com suas vinícolas.
Napa Premiun Outlet para aqueles que não dispensam umas comprinhas.
Yosemite Park, um pouco mais distante.

QUANTO TEMPO FICAR

Fiquei dois dias em Napa Valley e foi ótimo. Se tivesse ficado três dias teria sido melhor ainda. Daria tempo para fazer um passeio de balão ao amanhecer, experimentar outros restaurantes e conhecer outras vinícolas. Se o tempo for escasso até um bate-e-volta vale a pena.


Espero ter conseguido passar um pouquinho do astral mágico do Napa Valley para vocês.
Imperdível!!!! 


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Lindo post, como sempre! Quando estivemos em San Francisco, acabamos fazendo apenas um bate e volta a Napa Valley. Por conta disso, visitamos somente a vinícola do Francis Ford Coppola, onde inclusive almoçamos. Achei o local lindo! Agora lendo o seu post, vejo o quanto perdemos! Um belo motivo para uma nova viagem!

    ResponderExcluir
  2. Fotos espetaculares, Claudia!
    Certa vez assisti a um filme - "Sideways"- que falava justamente de uma competição de vinhos na Europa em que os californianos ganharam pela primeira vez dos tradicionais franceses! Foi ali que pude ver as belas paisagens das vinícolas na Califórnia. Tua viagem deve ter sido encantadora!!!

    Beijinhos

    <°))))< Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Side ways foi sobre uma viagem existencial que um cara fez com seu amigo melancólico antes de se casar. Esse ds competição é outro filme, tão bom quanto! Obrigado pelas dicas, blogueira!

      Excluir
    2. Vou só descobrindo coisas legais com vocês por aqui.

      Obrigada!

      Excluir
  3. Patrícia,

    Ficamos dois dias em Napa e poderíamos ter ficado três ou quatro. Tem muitos lugares legais no vale e o hotel Bardessono é espetacular.

    Programe uma próxima com mais tempo.

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,

    Não assisti esse filme mas já fiquei curiosa. Vou procurar para assistir.

    Napa Valley é muito bacana e o que mais gostei é o carinho com que a natureza é tratada. Os restaurantes e o hotéis têm grande preocupação com o meio ambiente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal este Post. A respeito do Filme indicado, procure por "O Julgamento de Paris", este é o nome no Brasil. Vai ajudar a entender o porque do sucesso do vinho na Califórnia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudia, post muito legal. Poderia ter sido escrito por mim, gostamos das mesmas coisas! Vou colocar um link pra ele lá no blog, ok? Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Maryanne,

    Obrigada.

    Se quiser pode colocar o link, mas vi que seu blog é escrito em inglês. Rs. Se vc precisar traduzir fique à vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, que estranho. Meu blog é em português! Feliz 2016 pra vc.

      Excluir
    2. Entrei novamente e outra vez em inglês. Rs. Precisei ajustar o google translator para português. Acho que deu certo.

      Bj

      Excluir
  8. Ótimo post, Claudia!
    Em 2012, em uma visita a SF, ficamos dois dias na região. Nos hospedamos em Sonoma e adoramos tudo por lá! Pena que na época, ainda não tinha suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi João.

    Obrigada pelo comentário tão gentil.

    Sonoma não cheguei a conhecer. Fica para a próxima ida à Califórnia. Rs

    ResponderExcluir
  10. Conheci seu blog agora, e estou impressionado com a quantidade de países que vc já visitou.

    Lugares lindos, que eu espero um dia conhecer!

    Por curiosidade, qual a sua profissão? É auditora da RF, engenheira ou empresária de sucesso? rsrs Não precisa responder, se isto for inconveniente.

    ResponderExcluir
  11. Arthur,

    Para viajar basta querer. Quem gosta do mundo dá um jeito. Não precisa ser milionário. Um espírito curioso e aventureiro já é o suficiente.

    Por acaso sou fonoaudióloga e não auditora da RF nem engenheira.

    Bons ventos e boas viagens pra você.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela resposta Claudia!

    Igualmente. :)

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas dicas.. de todos os sites que pesquisei o seu foi o melhor..

    ResponderExcluir
  14. Claudia adorei as dicas! Alguma indicação de motorista para fazer o tour? obgada

    ResponderExcluir
  15. Andrea,

    Eu aluguei um carro e dirigi pelas vinícolas, pois quase não bebo. Rs. Mas, qualquer locadora aluga carros com motorista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog, muito bom ! Pretendo ficar 4 dias em Napa Valley , o que vc sugere ?
    Abraço Ronald

    ResponderExcluir
  17. Claudia,
    Vc acha que vale a pena ficar mais que um dia mesmo no inverno de janeiro?
    Danila

    ResponderExcluir
  18. bem legal as dicas, Cláudia! adorei!

    ResponderExcluir
  19. Acabei de voltar do Napa Valley. Nãos tive muito tempo disponível, então, as dicas foram preciosas. Fiz todo o percurso, e, adorei a última cidade, bem sinistra, só faltaram os fantasmas. Muito bom!!

    ResponderExcluir
  20. Segui o roteiro sugerido, como não tinha tempo disponível, as dicas foram preciosas, muito legal, na última cidade, só faltam os fantasmas. Adorei!!

    ResponderExcluir
  21. Fantástica, suas dicas
    Muito obrigado
    Adorei.
    Jefferson

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua matéria com muitas dicas. O roteiro objetivo e bem detalhado. Vou aproveitar cada uma delas em abril de 2019.
    Muito obrigado.
    Rosane

    ResponderExcluir
  23. Muito bom.
    Fiz um breve visite em 2016
    Visitamos a Vinícola Palmaz Vineyards
    Amei , pretendo retornar , vou guardar essas preciosas dicas
    Grato

    ResponderExcluir
  24. Olá, obrigado pelas dicas. Gostaria de saber se você tem indicação de motorista com carro no Napa Valley, farei meu próprio roteiro, porém não quero dirigir. Também não gostaria de um guia. Procuro um motorista mesmo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!