10 COISAS IMPORTANTES SOBRE A ÁSIA CENTRAL


A Ásia Central ainda não é um destino muito comum para os brasileiros. Então, pode bater certa insegurança ao programar uma viagem para os países da turma do "istão". Garanto para você que isso é bobagem. Esses países são destinos comuns para os europeus e já têm boa infraestrutura turística. 

Visitei Cazaquistão (Astana e Almaty), Quirguistão (Bishkek e Karakol) e Uzbequistão (Tashkent, Khiva, Bukhara e Samarkand). Então, vamos a algumas questões práticas e importantes para ajudar na sua viagem.

1) VISTO: Todos os países precisam de visto para brasileiros. Como alguns deles não tem embaixada ou consulado no Brasil é preciso a intermediação de uma agência local. O Cazaquistão tem embaixada e você já sai do Brasil com o visto no passaporte. Para ir ao Quirguistão você recebe de um operador do próprio país uma carta que vale como visto. Tome as providências com boa antecedência. Já no Uzbequistão é preciso fazer uma espécie de pré-visto que contém todas as informações solicitadas a seu respeito. O visto propriamente dito somente no momento da entrada no país, por 60 dólares. Todos eles permitem, geralmente, apenas uma entrada. 

O visto para o Cazaquistão é o mais fácil de se obter dos três países.

2) CULINÁRIA: A cozinha de todos os países da Ásia Central é muito parecida. Pães, massas, carnes, alguns legumes e muitas frutas. Os principais pratos são Lagman (espaguete caseiro), manti (dumplings), beshbarmak (massa larga com carne de cavalo ou ovelha), plov (arroz com cenoura e carne). Parece saudável. Mas, tome cuidado porque eles usam muita gordura de ovelha para cozinhar. Para nossos padrões pode ser pesado. Muita gente passa mal por aqui. Traga remédios para infecção intestinal. A carne de cavalo é a base da alimentação no Cazaquistão. Nos outros dois países é consumida principalmente em eventos especiais. Eles consideram essa carne mais limpa. No entanto, parece bem pesada e há quem diga que seu consumo eleva a pressão.

Massas são uma constante na alimentação dos países da Ásia Central. 

3) CLIMA: O Cazaquistão é um país enorme espalhado pelas estepes. Na capital Astana chega a fazer -40 graus no inverno e não costuma passar de 30 no verão. A média que peguei no final de agosto foi 20 graus durante o dia e 10 à noite. Já Almaty fica mais ao sul e mesmo sendo cercada por montanhas é uma cidade mais quente. Suas estações de esqui são o ponto alto, inclusive já sediou os Jogos Asiáticos de Inverno de 2011. O Quirguistão é um país formado 90% por montanhas. A capital Bishkek tem temperaturas mais amena. Mas, nas montanhas pegamos entre 5 e 15 graus em agosto. Faz frio. Esteja preparado. O Uzbequistão é plantado no deserto, portanto quente e seco. No início de setembro pegamos temperaturas próximas a 40 graus. Muito quente, especialmente em Bukhara. Então, evite o alto verão de junho a agosto e o inverno de novembro a março quando neva. Os meses perfeitos para ir à Ásia Central são maio e setembro.

4) COMO SE VESTIR: Essa região da Ásia teve forte influência árabe. Portanto, a religião predominante é o islamismo. Mas, eles não são radicais. As mulheres mais velhas e das cidades menores usam roupas mais fechadas. Mulheres mais jovens nas cidades maiores usam roupas mais curtas. Roupas ocidentais podem ser usadas sem problema. Inclusive bermudas e saias curtas. Mas, leve sempre um lenço para entrar nas mesquitas. É mais respeitoso. Leve roupas claras e leves para encarar o calor desértico do Uzbequistão. Lembre-se que à noite a temperatura cai em todos os países. Também leve um bom casaco se for subir as montanhas do Quirguistão. Sapatos confortáveis são fundamentais pois as caminhada são sempre longas.

Observe as roupas tradicionais do Uzbequistão. Mas, roupas ocidentais são bem aceitas.

5) HOTÉIS: Nessa região da Ásia os hotéis não são luxuosos. É uma viagem para quem encara hospedagens simples. Hotéis 3 e 4 estrelas são o padrão. A única cidade onde ficamos num super hotel foi na ex-capital do Cazaquistão, Almaty, no fantástico Ritz-Carlton. Em Astana, a atual capital do Cazaquistão, os hotéis são novos e muito bons. No entanto, não tem muito luxo e ainda estão engatinhando em termos de serviço. No Quirguistão e no Uzbequistão é tudo simples. Mesmo nas capitais há hotéis melhores mas nada digno de nota.

Uma boa experiência na Ásia Central é dormir em uma yurta, ao estilo nômade.

6) SEGURANÇA: Os três países são seguros. Dá para sair a qualquer hora sem problema. Apenas nos grandes mercados de Bishkek, a capital do Quirguistão, nos disseram para ter cuidado. À noite, o problema é a iluminação precária das ruas. Em alguns lugares, mesmo nas capitais, não dá para ver um palmo diante do nariz. Se sair, leve uma lanterna ou use o celular como coadjuvante.

7) HOSPITALIDADE: Cazaques e Quirguizos são um pouco mais fechados e desconfiados. Não gostam de ser fotografados. Não são de muitos sorrisos. Eles têm DNA nômade. Já, os uzbeques, que não têm tradição nômade, são bem mais simpáticos, calorosos e receptivos. Pedem para ser fotografados e passam pelos turistas cumprimentado em inglês. Por sorte, temos amigos nos três países. Encontramos com todos eles e fomos recebidos com muito carinho no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão. Isso faz toda a diferença.

Olhar desconfiado do comerciante do Quirguistão.

8) DESLOCAMENTOS: Essa é uma viagem que pressupõe grandes deslocamentos. Tudo é distante. Muitos voos, longas distâncias de carro e alguns trechos podem ser feitos de trem. Voamos de Istambul para Astana, de Astana para Almaty. Em cada cidade ficamos dois dias e foi o suficiente. De Almaty fomos para Bishkek de carro. Roubada! Tem avião para fazer esse percurso em 30 minutos. Ficamos 4 horas comprimidos num carro sem necessidade. Em Bishkek pegamos um carro com motorista e andamos 9 horas com apenas 3 pequenas pausas para chegar às montanhas. Exaustivo. Dois dias depois, o mesmo trajeto de volta, de carro. Bem puxado. Depois, voo de Bishkek para Tashkent, outro de Tashkent para Urghent mais 30 minutos de taxi até Khiva. Sempre ficando dois dias em cada cidade. De Khiva resolvemos ir de carro até Bukhara. Super roubada. Atravessamos o deserto por uma estrada ruim, na verdade dos 400 km apenas 100 foram renovados. Não recomendo. Nada para ver no caminho. Seis horas e meia de chão sem parada. Há voos de Khiva para Bukhara alguns dias da semana. Ou volte para Tashkent e tome outro voo para Bukhara. De Bukhara para Samarkand são 200 quilômetros que podem ser feitos em trens simples ou de carro. Optamos pelo carro. De Samarkand fomos para Tashkent em trem de alta velocidade em 2 horas. O trem vai a 230 km/h. Depois dessa maratona, ufa! Hora de voltar pra casa. Trilhamos muito chão!

Nas montanhas do Quirguistão, o cavalo é o melhor meio de transporte.

9) GUIAS E MOTORISTAS: A Ásia Central não é um destino muito comum para os brasileiros. No entanto, é muito procurado pelos europeus. Por ser distante, às vezes bate uma certa insegurança. Esqueça isso. É uma viagem muito fácil. As pessoas são generosas e ajudam sempre. Nos hotéis sempre indicam guias e motoristas confiáveis. Há boa infraestrutura turística. Você não vai passar aperto. Se levar um bom guia impresso nem precisa ajuda de guia local. Se mesmo assim tiver interesse por informações mais aprofundadas saiba que eles cobram entre 10 e 30 dólares por um turno. Para os deslocamentos de carro também é fácil. O problema maior é a língua.

10) COMUNICAÇÃO: Nesses três países, eles são bilíngues. Falam russo e a língua local. Inglês é falado pelos guias, nos hotéis e por pessoas mais jovens. A comunicação é um problema. Mas, nada que alguns gestos e boas risadas não resolvam.

Comunicação?! Ah! Isso a gente inventa. Com boa vontade todo mundo se entende. Foi assim que ganhei um abraço lindo dessa senhora de 80 anos que passou, pediu para entrar na foto e ainda me desejou vida longa! Amém. 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Todos esses paises me fascinam, justamente por fugirem do ordinario! Quem sabe daqui alguns anos, quando os deslocamentos ficarem mais simples?

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel,

    Já visitei seu blog. Muito legal. Boa sorte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Milena,

    O mundo é um amendoim. rs Numa noite você chega lá do outro lado do mundo. Não tem mistério. Vá sem medo da distância.

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Claudia vc é Fantástica admiro sua disposição ainda quero viajar muito.
    AMO

    ResponderExcluir
  5. òtimo artigo. uma consulta, assim como o sul asiático essa região central é barato para refeições, hospedagem ?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Hospedagem e alimentação com bons preços mas sem uma super qualidade. Espero hotéis básicos e restaurantes simples.

      Excluir
  6. Demais essa sua última foto. Seu blog é uma delícia de ler, você transmite confiança. Estou me deleitando com seus relatos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nessa viagem não chegaram a ir ao Tajiquistão? Fiquei curioso...
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe,

      Nessa viagem fui apenas ao Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão.

      Excluir
  8. Instrutivo post e lindas fotos. Parabens. Com sua descrição fui incentivado a viajar para a asia central. Saio dia 03 de julho para astana e almaty, depois Quirguistão, tadjiquistão, uzbequistão e turcomenistão. Boas novas, o cazaquistão desde 06.09.2016 não exige mais visto para brasileiros.
    Parabens pelos relatos.
    edilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilberto,

      Muito obrigada pela informação. Vou atualizar.
      Ótima viagem.

      Excluir
    2. Edilberto, que notícia boa cara. Estou na região e querendo visitar. Você sabe me dizer se essa isenção do visto vale também quem entra pela fronteira terrestre?

      Excluir
    3. Que notícia boa cara, você sabe me dizer se essa isenção do visto é válida para quem cruza a fronteira por terra também ou só no aeroporto?

      Excluir
  9. Quantos dias o total da viagem? Como fazer o "pre-visto" do Uzbequistão? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei duas semanas na Ásia Central. As agências de turismo local podem te ajudar. No post coloquei o nome do guia que me acompanhou em Khiva. Ele é ótimo e tem uma agência familiar. Ele pode ajudar e é confiável.
      Aí vai o nome dele: Madaminov Timur. E-mail: matimur.80@mail.ru Telefone: +99891 431 5799 ou +99890 579 2199
      Já, no Quirguistão, os hotéis podem te ajudar. Entre em contato com seu hotel. No Hyatt de Bishkek tem uma agência de turismo no lobby que faz tudo pra você.
      Boa sorte.

      Excluir
  10. Muito bom relato. Qual a duração total da viagem? Onde encontro maiores informações sobre o pre visto do Uzbequistão. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá Cláudia, muito bom o seu relato. Vou explorar bastante seu blog agora pois estou na região e querendo muito percorrer os "istão". Você recomenda tem algum/link da agência que usou para tirar o visto do Quirguistão e como conseguir o pré-visto do Uzbequistão? Desde já obrigado. Realmente não é fácil achar informação desses destinos em português.
    Sou do blog @eimaetovivo e fiquei feliz com esse achado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willy,
      As agências de turismo local podem te ajudar. O guia que me acompanhou em Khiva é ótimo e tem uma agência familiar. Ele pode ajudar e é confiável.
      Aí vai o nome dele: Madaminov Timur. E-mail: matimur.80@mail.ru Telefone: +99891 431 5799 ou +99890 579 2199
      Já, no Quirguistão, os hotéis podem te ajudar. Entre em contato com seu hotel. No Hyatt de Bishkek tem uma agência de turismo no lobby que faz tudo pra você.
      Boa sorte.

      Excluir
  12. E aí, Claudia ? Td bom ?
    Falo com algumas pessoas do Usbequistão pelo facebook. Gostei de umas músicas e tal. Muito bom saber coisas interessantes como essas que vc citou de lá, principalmente por vc ser brasileira. Descobri uma churrascaria brasileira em Tashkent. Sempre tem alguém nos representando pelo mundo ! Por acaso seu sobrenome é Lituano ? Como rodo o mundo pelo face, achei que sim,ou então estou confundindo com a capital de lá, Vilnius. Valeu ! Bom Ano Novo !

    ResponderExcluir
  13. E aí, Claudia ? Td bom ?
    Falo com algumas pessoas do Usbequistão pelo facebook. Gostei de umas músicas e tal. Muito bom saber coisas interessantes como essas que vc citou de lá, principalmente por vc ser brasileira. Descobri uma churrascaria brasileira em Tashkent. Sempre tem alguém nos representando pelo mundo. Seu sobrenome é Lituano ? Como rodo o mundo pelo face, achei que sim,ou então estou confundindo com a capital de lá, Vilnius. Valeu ! Bom Ano Novo !

    ResponderExcluir
  14. E aí, Claudia ? Td bom ?
    Falo com algumas pessoas do Usbequistão pelo facebook. Gostei de umas músicas e tal. Muito bom saber coisas interessantes como essas que vc citou de lá, principalmente por vc ser brasileira. Descobri uma churrascaria brasileira em Tashkent. Sempre tem alguém nos representando pelo mundo. Seu sobrenome é Lituano ? Como rodo o mundo pelo face, achei que sim,ou então estou confundindo com a capital de lá, Vilnius. Valeu ! Bom Ano Novo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Libe,

      Tenho amigos no mundo todo, como você. Foi um desses amigos que me recebeu em Tashkent e me apresentou à cidade. Isso é muito bom. Faz a diferença.

      Meu sobrenome é lituano, sim. Meu avô era de Vilnius.

      Feliz Ano Novo para você.

      Excluir
  15. Oi Claudia.
    Conforme vc tinha me dito, muitas informações neste tópico.
    Só fiquei preocupado com a alimentação, pois tenho o estomago meio fraco.....rsrsrs
    Tem um colega meu que adora viajar para esses países exóticos e está programando uma viagem aos "istão"....
    Ano passado, visitei sua "terra"...rsrsrs Conheci Vilnius e achei sensacional....
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Com comida é preciso cuidado sempre. Leve algum remédio que você tenha o hábito de usar e opte por comer apenas em bons restaurantes e nos hotéis. Assim você não terá problema. De todo modo, a comida nesses países não é muito diferente pois faziam parte da União soviética. Eles comem muita batata, tomate, carnes, pães e massas. É tranquilo.
      Boa viagem.

      Excluir
  16. Ola Claudia! Tudo bem?

    Meu nome e Sanjar Azizov e sou direitor da agencia de viagens em Usbequistao q se chama " Sanat Travel Experts". Meu email e sales@ste.uz. Eu gostaria ofrecer nossos servicos pela Asia Central ( Usbequistao, Cazaquistao, Quirguistao, Turkmenistao e Tajiquistao). Ja temos a experiencia de trabalhar em turismo quase 10 anos e falamos portuguese, espanhol e ingles.

    Qualquer duvida estou na sua disposicao,

    Um abraco,

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto.

    A foto do abraço revela o que se colhe de um espírito viajante (algo maior que espírito turista): o encontro com o outro, mesmo tão diferente.

    Continua escrevendo e nós continuamos lendo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Cláudia! Seu blog ainda está ainda a "pleno vapor"? Estou planejando também uma viagem exótica à China e ao Cazaquistão. Não sei se é loucura, mas já tinha uma paixão pela China e agora fiquei encantada pelo Cazaquistão...Falta um pouco de coragem, rsrs, e claro planejamento financeiro... Que dicas voc~e pode dar? Bjs e parabéns !!

    ResponderExcluir
  19. Queridos amigos ... Venham nos visitar e ficaremos muito felizes em ver pessoas de diferentes regiões do mundo. O Uzbequistão é famoso por seus quase 3000 anos de história. Peço desculpas antecipadamente pelo meu português. Google traduza para ajudar))))

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite, Claudia!
    Gostei muito dos seus relatos da Ásia Central?
    Você usou alguma agência de viagem ou foi por conta própria? Se por agência, qual você usou?
    Estava querendo incluir o Turcomenistão no roteiro também.
    Obrigado.
    Pedro

    ResponderExcluir
  21. Adorei muito e tam bem me ajudou na pesquisa para o trabalho

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!