CASAMENTO NO TAHITI


E não é que depois de quase 30 anos de "namoro"... ele me pediu em casamento. Sabe onde? Na ilha de Tetiaroa, no Tahiti. Uma surpresa e tanto. Em grande estilo! Uma cerimônia especial e inesquecível no super hotel The Brando

Foi tudo preparado com o maior carinho pelo marido e pela equipe do hotel. Na praia, exatamente em frente ao nosso bangalô o altar foi montado para a cerimônia ao pôr do sol. Um sacerdote, músicos, damas e dançarinas aguardavam sorrindo. 

Olha só a delicadeza do bouquet.

Nos rituais tradicionais, o noivo chega de piroga enquanto a noiva aguarda com as damas de honra, (por ser uma cultura de tradição matriarcal). Mas, resolvemos inovar. Quem chegou na pequena canoa fui eu. Enquanto o noivo aguardava ansioso.

Lá vem a noiva!

Optei por vestir o clássico pareô branco amarrado à moda local e pés descalços. (Até porque eu nem imaginava que iria casar no Tahiti! Não havia preparado nenhum "modelito" adequado.) Tive uma dama para me vestir e acompanhar nos preparativos. Como adereço, apenas um colar de flores brancas que exalava um perfume inesquecível. Nas mãos, mais flores. Um arranjo simples, delicado e lindo. Nos sentimos como rei e rainha (já que passamos da fase de príncipe e princesa).

 Chegada da noiva.

Na areia, o marido-rei me esperava também com seu pareô branco e colar de flores, acompanhado pelo sacerdote e pela encarregada do cerimonial. Um caminho feito de folhas de coqueiro, flores e tochas conduzia ao altar. Fomos convidados a sentar numa cadeira de espaldar alto, com dois assentos. O casamento iniciou com música e dança local para purificar nossa união e atrair boas energias. 

Cerimônia de purificação dos noivos.

Então, para celebrar a união, nossas mãos foram envoltas numa folha e ungidas com água de côco. O sacerdote falava em sua língua nativa enquanto uma dama auxiliava na tradução para o inglês dizendo que a união do casal deve ser eterna como o mar, o vento, o sol e todas as forças da natureza. Um discurso simples e lindo. Só conseguíamos sorrir de felicidade!

Toda a força da água de côco na celebração do matrimônio taitiano. 

A seguir declaramos nossos votos de amor e cada um colocou uma coroa de flores na cabeça do outro, como um dos símbolos de união.

As alianças não são o único símbolo do casamento taitiano, as coroas de flores e o Tifaifai precisam estar presentes.

Mais dança e música. E dessa vez, fomos convidados a dançar abraçados e enrolados numa colcha de patchwork vermelha e branca, chamada Tifaifai. Essas colchas fazem parte da cultura polinésia. Elas simbolizam o amor, o respeito e a consideração. Geralmente são dadas pelas mães e avós, para as filhas que se casam, ao sair de casa para a nova etapa da vida familiar. 

Dois em um. Dois apaixonados em um Tifaifai.

Depois de fazer o primeiro brinde com champagne, em cascas de côco, recebi do juiz de paz o nome de Poehere Vahine e meu marido passou a se chamar Poehere Tane, nomes taitianos que significam Pérolas de Amor, sendo que vahine se refere à mulher e tane ao homem. Outra curiosidade é que o marido adota o sobrenome da mulher. Então, na versão ocidental o "Liechavicius" passou a ser o sobrenome oficial da família. Amei! Muito especial. 

 Um brinde com côco.


E outro com champagne.

Enfim, casados! Para comemorar a união partimos o bolo feito pela equipe de Guy Martin e fizemos mais um brinde regado a champagne, dessa vez em taças de cristal. Assinamos a certidão de casamento no exato momento em que o sol estava se pondo na nossa frente. Foi tudo calculado com perfeição. A cerimônia durou uma hora.

Bolo de casamento.

Certidão de casamento taitiana.

Foi uma cerimônia incrível! Valeu a pena ter esperado quase 30 anos por esse momento. Agora temos mais uma data para comemorar todos os anos, o dia 25 de setembro. 

Obrigada, meu Poehere Tane!

Da sua Poehere Vahine.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Até chorei, Claudinha...Mereces tudo de maravilhoso sempre. Partilha e encantamento aos dois.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aldema!

      Que comentário lindo! Você sempre tão carinhosa. Muito obrigada.

      Beijos

      Excluir
  2. Que lindo, Claudia! Realmente inesquecível! Meus parabéns e meus votos de muitas felicidades para o casal! Muito romântico o seu marido.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo casamento! Linda a cerimônia. Foi na Ilha do Marlon Brando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Escolhemos o The Brando, reduto do Marlon Brando como pano de fundo para nosso casamento.

      Excluir
  4. Adorei a cerimónia de casamento. Felicidades aos dois, sempre....

    ResponderExcluir
  5. Vocês organizaram por qual empresa/hotel? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,

      O próprio Hotel fez tudo conforme nossa solicitação.
      Bj

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!