OS CINCO MELHORES CHÁS DE LONDRES


Que Londres é minha capital europeia favorita não é novidade. Somado a isso, o chá faz parte da vida dos britânicos há séculos e é minha grande paixão. Então, não dispenso um afternoon tea quando passo pela "terra da rainha", em qualquer estação do ano.

Essa tradição iniciou por influência da portuguesa Catarina de Bragança, filha de D.João IV, quando se casou com o rei inglês Charles II. Mas, o ritual ganhou fama mesmo por conta de Anna Maria Russell. Ela era conhecida como a duquesa "esfomeada" de Bedford. Por sentir muita fome entre o almoço e o jantar fazia um lanchinho reforçado à tarde. Com o passar dos anos o ritual se estabeleceu com força total e hoje nada mais londrino do que uma pausa no meio da tarde para um chá acompanhado de sanduichinhos, doces, biscoitos, pães, geleias e scones.

Ir à Londres e não tomar um chá das cinco é como ir à Roma e não ver o papa. Opções não faltam. Desde hotéis tradicionais que servem chás cheios de pompa até aqueles criativos que apresentam guloseimas com temática ou durante um passeio de ônibus pela cidade. Então, vamos aos meus favoritos.

1) Pret a Portea, The Berkeley. Esse é o afternoon tea mais fashion da cidade. A cada estação as guloseimas ganham roupagem que acompanha as tendências da moda. A coleção outono-inverno 2015 inclui a bolsa Moschino "Yellow M", a coruja de Dolce & Gabana, a bolsa de zebra Jimmy Choo, além de outras peças/guloseimas. É lindo e gostoso. Sem contar que fica num dos meus hotéis favoritos de Londres, o charmosíssimo The Berkeley.



2) The Goring Hotel é um dos melhores lugares de Londres para saborear um suntuoso e caprichado chá da tarde. Recebeu o prêmio Tea Guild em 2015, como o melhor chá da cidade no Top London Afternoon Tea. Precisa mais?



3) Sketch. Numa casa do século XVIII que entrei ao acaso na rua Conduit, em Mayfair, descobri esse afternoon tea estrelado, descolado e badalado. A carta de chás é imensa. Gente bonita circula por ali.





4) Harrod's. A super loja de departamentos se estende por um quarteirão inteiro. Depois de circular por seus sete andares faça uma pausa para degustar um chá da tarde bem tradicional no Georgian Restaurant, no quarto andar. Se preferir algo mais rápido vá à Ladurré, também na Harrod's, no andar térreo, mas nesse caso você vai mesclar o chá inglês com os macarons franceses.



5) The Wolseley. Ambiente mais londrino impossível. Adoro o astral desse restaurante que à tarde serve um tradicionalíssimo afternoon tea. Frequentado por locais.



Essas são apenas algumas indicações das dezenas que Londres oferece. Considere também o Claridge's, Mandarin Oriental, Fortnum & Mason, The Ritz, St James Court, Four Seasons Park Lane, The Langham, Afternoon Tea Bus Tour... Difícil escolher!!!

As fotos dos afternoon teas foram tiradas dos respectivos sites. 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Querida Claudia, também faço questão de tomar o chá das 5h em London.Já reservei lugar para o dia 15 /11 no Royal Albert Hall,com direito à música e um cálice de champagne.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. MT,

    Que máximo. Aproveita muito! Lembra que no dia seguinte é meu aniversário. Faz um brinde com esse cálice por mim. Rs.

    Beijos


    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!