AS MELHORES DICAS DE MADRID, BARCELONA, SEVILHA E MALLORCA


Dos encantos naturais às referências culturais, a Espanha é pura inspiração. Nossa viagem percorrerá as ruas da capital Madrid, a arte pulsante de Barcelona, a vibração de Sevilha e a exuberância das paisagens de Mallorca. Mergulhe com leveza nas melhores dicas e nos traços singulares desse país cheio de vida.

Vem comigo para Espanha.

MADRID

Madrid é uma capital elegante, grandiosa, imperial e ao mesmo tempo irreverente. Mescla com personalidade cultura, arte, história, moda e gastronomia. Ficar hospedado num hotel bem localizado é o ponto de partida para explorar a cidade de modo dinâmico. Adoro o charmoso hotel The Principal que fica em frente ao icônico edifício Metropolis, numa esquina da Gran Via, a alguns passos da Praça Cibelis e tem um rooftop lindo. Ainda nessa região, as novidades mais recentes são os espetaculares Mandarin Oriental Ritz e Four Seasons Madrid. Caminhe até a histórica Porta do Sol, se encante com a arte da Plaza Mayor, vá ao Mercado San Angel para provar os sabores locais “tapas” e aproveite para comer no Botin, o restaurante mais antigo do mundo. Curta o sunset no concorrido Gingko Sky Bar. Também não deixe de fora os restaurantes Quintin e Ten Con Ten. Os dois ficam no incensado bairro Serrano onde a moda salta aos olhos em lojas super charmosas. Dois museus da cidade que não podem ficar fora do roteiro são o Museu do Prado e meu “queridinho” Museu Reina Sofia onde o quadro Guernica de Picasso simboliza a paz no mundo. Quer manter a forma ao ar livre? Corra no Parque del Retiro. E se quiser fazer um bate e volta para mudar de ares vá até a cidade medieval de Toledo e retroceda no tempo.

Gran Via, Madrid.

BARCELONA

Costumo dizer que Barcelona é uma cidade-arte. Andar por suas ruas repletas de prédios inusitados é a certeza de suspirar mil vezes. A genialidade de Gaudí transborda seja no Parque Güell, no prédio La Pedrera, na Casa Milà, na Sagrada Família e em tantas outras obras-primas. Somado a isso, e para aguçar ainda mais os sentidos, não faltam bons restaurantes na cidade. Meus favoritos são: Paco Meralgo, um bar de tapas que vive lotado e onde tudo é bom, recomendo as croquetas, o jamon ibérico e o pão de tomate para começar; Bar Mut que tem vieiras maravilhosas, um carpaccio de ovo incrível e uma “torrija” dos deuses. No verão, para dar uma trégua ao calor, pegue uma prainha na Barceloneta e para curtir o por do sol em grande estilo escolha um belo “rooftop-bar”. Adoro o La Dolce Vitae, do elegante hotel Majestic, todo envidraçado e com a Casa Batlló como pano de fundo e o Azimuth do tecnológico hotel Almanac Barcelona. Aliás esses dois hotéis são excelentes além do Mandarin Oriental, The One Edition. Ah! Dê uma olhadinha na programação de concertos do Palau de la Musica Catalana, que vale tanto pelo espetáculo como pela arquitetura modernista do prédio assinada pelo sensacional Lluís Domènech i Montaner, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. E isso é apenas uma pequena parte do que essa cidade feliz, descolada, livre, dinâmica, colorida e artística tem para oferecer. Barcelona é especial! Um lugar que ver e rever mil vezes. 

La Pedrera, Barcelona.

SEVILHA

Uma cidade que retrata com força a Espanha que habita nosso imaginário. A identidade da capital da Andaluzia se traduz em cores vibrantes, nas formas sensuais, nos traços mouros, nos passos marcados e no cheiro de flor de laranjeira das tantas árvores espalhadas pelas ruas. Vai do flamenco, nascido no bairro de Triana, às touradas que mantém sua tradição, mesmo que cercadas de críticas. Sugiro que comece a explorar Sevilha pela Plaza del Triunfo onde estão a maravilhosa catedral de Santa Maria da Sede com a icônica Torre da Giralda construída pelos árabes, o complexo de palácios do Real Alcazar e o imperdível Arquivo das Índias que conta a história das grandes navegações. Essa praça é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Fique hospedado no histórico Alfonso XIII, no centro antigo, que foi construído para receber os visitantes nobres da época. O hotel é puro charme. Caminhe pelas ruas labirínticas e deliciosas do antigo bairro dos judeus - Santa Cruz - que tem muitos bares de tapas, nessa área animada indico Las Teresas e o estrelado super despretensioso La Azotea. Para curtir o por do sol tendo a Giralda à sua frente suba ao rooftop do hotel EME. Para abreviar distâncias e de quebra manter a forma ande de bike. Não deixe de fora a Plaza de Espanha, o lugar mais fotogênico da cidade. E aqui vai uma “extra tip” estique até a inacreditável cidade de Ronda pendurada num penhasco. Garanto que Sevilha não vai te decepcionar! Ela mostra as raízes espanholas com muito brilho.

Plaza de Espanha, Sevilha.

MALLORCA

Prepare-se para cenários dignos de nota seja no mar azul turquesa que abraça os recortes dramáticos da ilha rochosa ou no verde que exala dos vilarejos medievais cercados de oliveiras e laranjeiras. Mallorca roubou literalmente meu coração. A maior das quatro Ilhas Baleares desfila do sol ao sal com muita bossa. É dourada, leve, descontraída, bonita e reflete com riqueza a cultura espanhola de traços mouros. Para explorar cada cantinho dessa pérola recomendo que alugue um carro. Visite os charmosos vilarejos Fornalutx, Sóller, Deià e Valldemossa, nas montanhas do lado oeste da ilha. Imperdíveis! Já, para ter um pedacinho do azul do mar só pra você, alugue um barco. Algumas das praias (calas) mais bonitas de Mallorca são a Cala des Moro, Es Pontas, Cala de Deya. Chegue cedinho! Afinal, o verão europeu é mega concorrido. Quer a dica de um hotel sensacional? Cap Rocat. Ele ocupa as instalações de um antigo forte militar que foi restaurado para abrigar o luxuoso hotel. Conta com 30 acomodações suntuosas, além de ter um spa dos deuses. Esse é um dos pouquíssimos hotéis da ilha com acesso direto ao mar, um diferencial e tanto. Também amo o Belmond La Residencia Mallorca, no fofíssimo vilarejo Deia. Ao entardecer, caminhe pelo centro histórico de Palma de Mallorca. Sente-se em frente à belíssima catedral La Seu para ver o sol se pôr. Feche o dia com chave de ouro no restaurante De Tokio a Lima, no charmoso rooftop do hotel boutique Can Alomar. Saiba que os frutos do mar de Mallorca são fresquíssinos! Para um jantar inesquecível faça uma reserva restaurante do aclamado chef Andreu Genestra. Agora vai a dica para uma esticadinha de barco: vá até Menorca, outra das Ilhas Baleares que fica a duas horas e vale uma visita. Confesso a vocês que fui embora com o coração partido, querendo ficar. Mallorca me fisgou de jeito com sua pluralidade. Garanto que você também vai se apaixonar!

Palma de Mallorca.

* Essa matéria foi produzida para contemplar o lançamento da coleção Espanha para a marca Animale, baseada nos traços singulares de Madrid, Barcelona, Sevilha e Mallorca. Levei na mala apenas 10 peças de roupa da própria coleção para visitar os destinos que serviram como fonte e trazer dicas de insider. Uma viagem extremamente inspiradora. Agradeço a todas as pessoas que tornaram essa experiência possível, e em especial Claudia Jatahy.

LEIA TAMBÉM




Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. ADRIANA VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE28 de agosto de 2022 às 16:02

    Já foi a Andorra? Estou buscando informações e lá. Estarei em Barcelona em dezembro e quero ir lá. meu e-mail é adrianaalbuquerquejp@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!