OKTOBERFEST, A FESTA DA CERVEJA EM MUNIQUE


Foi por um belo encontro com o acaso que passei por Munique exatamente durante a maior festa popular da Alemanha, a Oktoberfest. Se Munique por si só já é uma cidade encantadora, imagina num período festivo.

Munique.

O COMEÇO DE TUDO

A festa acontece todos os anos, desde 1810, durante duas semanas, entre o final de setembro e meados de outubro num parque enorme chamado de Theresienwise. O nome foi dado em homenagem a Princesa Therese que ali se casou com o príncipe Ludwig da Bavária, que mais tarde se tornou o Rei da Bavária.

Estátua da Deusa da Bavária no Parque Theresienwise.

O casamento foi marcado por uma festa histórica, badalada e cheia de pompa, com corrida de cavalos e tendo todos os moradores da cidade como convidados. A festa foi um acontecimento tão marcante que originou a tradicional Oktoberfest. 

A partir dali a festa foi sendo repetida todos os anos, com novidades a cada edição. Aos poucos os brinquedos do parque de diversões e as tendas de cerveja passaram a ser incorporados a festa.

O parque de diversões anima a galera na Oktoberfest.

DESFILE DE ABERTURA

No dia da abertura da Oktoberfest acontece um grande desfile que passa por várias ruas da cidade até chegar ao parque, com carruagens lotadas de barris de cerveja e pessoas caracterizadas com os trajes típicos da Bavária tocando música e dançando. 

Cavalos carregam barris de cerveja a caminho do parque.

ENTRADA GRATUITA NA OKTOBERFEST

Para entrar no parque não é cobrado nenhum ingresso. Você passa por um grande portão central e segue por alamedas cheias de barracas de souvenires, doces, comidas e bebidas de todo tipo, além de 16 tendas gigantescas onde a cerveja é servida em canecas nada modestas, de um litro e outras 22 tendas menores. 

Tendas de todo tipo na Oktoberfest.

A maior tenda é a da Hofbräu com lugar para quase 10 mil pessoas. Cada um paga apenas o que consumir. Cada caneca de cerveja custa ao redor de 11 euros. Os alemães costumam fazer reserva com muita antecedência no site oficial do evento para garantir um bom lugar na sua tenda preferida. Mas, não é necessário. Há sempre lugar disponível para sentar. Especialmente, durante os dias de semana. Afinal, as tendas podem acomodar até 119 mil visitantes. O parque abre diariamente das 10 da manhã às 23h30 da noite e nos finais de semana, abre uma hora mais cedo. 

Tendas lotadas o dia todo na Oktoberfest. 

A festa é muito familiar. Crianças de todas as idades participam em total harmonia. Mesmo quem não costuma beber cerveja vai se divertir nas tendas vendo a animação das pessoas que brincam ao som das bandinhas de música tradicional bávara, Volksmusik.

A Oktoberfest é uma festa alegre, muito organizada e tranquila.

CURIOSIDADES

Agora algumas curiosidades. Sabe quantos litros de cerveja são consumidos durante a Oktoberfest? Pasmem! Algo ao redor de 7.5 milhões de litros. Outro número doido é relativo a quantidade de frangos assados servidos, mais de 500 mil.

Muita cerveja com frango frito.

Munique tem uma população de um milhão e meio de habitantes. Durante a Oktoberfest esse número quadruplica ou vai além disso. Imagina a dificuldade para encontrar um hotel. E o mais incrível é que tudo funciona tranquilamente e você nem percebe que a cidade está com lotação máxima. Não vi confusão, andei pelas ruas me sentindo segura. Apenas a região ao redor da Estação Central é meio esquisita.

Marienplatz, o ponto alto de Munich, sempre cheia de gente.

COMO SE VESTIR

As ruas da cidade se enchem de gente alegre vestindo os trajes típicos dos camponeses da Bavária chamados de Tracht. Para os homens, as interessantes calças de couro, Lederhosen, e para elas, os vestidos coloridos chamados de Dirndl. Tudo isso para reverenciar a famosa cerveja alemã e preservar com orgulho as tradições rurais do país. 

Trajes masculinos na Oktoberfest.

COMO SE LOCOMOVER PELA CIDADE

O transporte público é o melhor modo de se locomover pela cidade. O sinal U sinaliza as estações de metrô, ou seja, U-Bahn. As linhas U4 e U5 levam ao parque da Oktoberfest. Também é possível chegar de trem, S-Bahn, na estação de Hackerbrücke.

QUANTO TEMPO  

Essa é uma época interessante para visitar a cidade em festa. Dois ou três dias é o tempo ideal para curtir a Oktoberfast em Munique.

Pão de mel é a cara de Munich.

ONDE FICAR


Quer indicação de um super hotel? Kempinski Munich. O hotel ocupa um prédio histórico maravilhoso na rua mais sofisticada da cidade, a uma curta caminhada da Marienplatz. Quartos super bem decorados, especialmente, os da ala nova. O café da manhã é servido num salão decorado como cozinha, o que dá um astral delicioso. Garanto que é a melhor escolha para curtir Munique em grande estilo!

Hotel Kempinski Munich.

COMO CHEGAR

Munique pode ser facilmente conhecida de carro, trem, avião ou ônibus. Cheguei a Munique de carro vindo da Suiça. Saí de Zurique, passei por Appenzell, fiquei um dia em Füssen, ainda passei por mais algumas cidades da Rota Romântica e na altura de Augsburg desviei da Rota Romântica para conhecer a Oktoberfest de Munique, onde fiquei três dias. Super bacana. Vale visitar a cidade nessa época. Uma festa linda, de astral incrível em total segurança. De Munique você estará pertinho da Áustria, de Liechtenstein e da República Tcheca. Vale incluir algum desses destinos no seu roteiro. 

LEIA TAMBÉM

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Imperdível!!!!!

    ps: cerveja maravilhosa hehe

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Anajá, É uma festa linda. Tão organizada. Tudo funciona. As famílias se divertem sem nenhum problema ou susto. Uma tradição que vale a pena conferir.

      Excluir
  3. Olá Claudia!
    Eu aprecio anualmente visitar a Oktoberfest, sobretudo no seu primeiro fim-se-semana, quando existem os cortejos de abertura e dos trajes, respectivamente sábado e domingo.

    Nunca senti necessidade de reservar lugar numa tenda, mas tb me considero um outlier, porque o meu interesse nunca foi o cerne do evento, as Maß de cerveja.

    Este ano, o sábado de abertura do Oktoberfest, teve no entanto um pequeno contratempo, a presença da chuva durante o desfile, mas reconheço que isso não me demoveu, nem aos outros milhares de pessoas que lá estavam.

    Não falta policiamento realmente, para que persista a sensação de segurança, mas ainda assim há sempre alguns incidentes e episódios tristes, em muitos dos casos resultado do nível de alcoolémia dos visitantes.
    Por este ano está prestes a "fechar as suas portas" (o que acontece amanhã, no dia da Unificação da Alemanha) mas seguramente para o ano haverá mais.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!