A FORMOSA ILHA ESPANHOLA DE FORMENTERA



Pequenina, plana, rochosa, muito azul e cheia de charme, em pleno mar Mediterrâneo. Assim é Formentera, a menor, mais rústica e mais tranquila das Ilhas Baleares. Ela se mantém menos explorada do que Ibiza, Mallorca e Menorca por ser a única ilha do arquipélago sem aeroporto, portanto de acesso um pouco mais difícil. Tremendo golpe de sorte, pois ela é um tesouro da Espanha.

Mapa de Ibiza e Formentera.

Formentera tem ao redor de 10 mil habitantes espalhados por uma área de 85 quilômetros quadrados. Mesmo sendo vizinha da efervescente Ibiza, seu astral é bem diferente da prima festeira. Menos badalação e mais praia. Menos noite e mais dia. Mas, não espere por uma ilha deserta. Ela já foi descoberta e é bem concorrida no verão europeu.

Praias lotadas em Formentera.

Para circular pelas belas enseadas, caso você não tenha um iate, alugue um carro ou uma scooter assim que chegar no porto, em La Savina, o ponto mais movimentado de Formentera. Em um dia você conseguirá circular pela ilha toda.

A maioria das pessoas faz um bate e volta a partir de Ibiza. Mas, claro que ficar dois ou três dias na ilha é o ideal. Dê uma olhada no Blanco Hotel (perto do porto, mas não é pé na areia), no Hotel Casa Saona (pé na areia numa praia muito bonitinha cheia de pedras, mas um pouquinho distante do porto e bem movimentada) e no Hotel Gecko Beach Club (um pouco mais distante de La Savina mas bem charmoso). Os hotéis são mais simples do que em Ibiza e bem caros para o que oferecem, pois a oferta é pequena e a procura muito grande!
PROCURE POR UM CANTINHO PARA CHAMAR DE SEU EM FORMENTERA

Uma das praias mais bonitas de Formentera é a Platja de Ses Illetes, uma ponta de areia próxima ao porto, com enseadas de água cristalina em tons de azul turquesa que mais parecem piscinas. Por ser linda e por ter acesso fácil ela é a mais concorrida da ilha. Para entrar de carro é preciso pagar 4 euros e quando os estacionamentos lotam você não pode mais entrar. Portanto, vá cedo.

Platja de Ses Illetes.

Dica: Nessa praia fica o restaurante pé na areia Juan Y Andrea que você não pode perder. Os frutos do mar são maravilhosos, o atendimento é simpático e o astral muito descontraído. Vale fazer uma reserva. Saiba que os restaurantes são caros em Formentera. Para você ter uma ideia pagamos 180 euros para duas pessoas no Juan Y Andrea pedindo apenas um prato e um drinque por pessoa.

Juan Y Andrea, pé na areia, na Platja de Ses Illetes.

A partir dessa praia também é possível ir de barco até a Illa de S’Espalmador, onde tem uma torre e um farol. Acesso apenas de barco. 

Illa de S’Espalmador, Formentera.

Continue a rodas pela ilha e vá até a Punta Pedrera que tem paisagens dramáticas e piscinas naturais onde se pode praticar snorkel.

Outra praia simpática mas bem cheia é a Cala Saona. Difícil será encontrar um lugar sossegado ao sol na alta temporada.

Cala Saona.

Do lado sul da ilha as praias mais concorridas são Platja Migjorn, Es Arenals, Caló des Mort e Es Ram, com areia branca e pedras.

Caló des Mort.

Para ver a ilha a partir do ponto mais alto suba os cento e poucos metros da única elevação da ilha e vá ao Es Mirador.

Depois de descer do mirante, de volta às praias, dê mais um mergulhinho nas águas cristalinas de Sés Platgetes ou na Platja de Tramuntana.

Em quatro ou cinco horas você terá contornado a ilha toda.

Mapa de Formentera.

QUANDO IR

A melhor época para ir a Formentera é de abril a outubro, nos demais meses muita coisa fecha e venta muito. Saiba de julho a setembro a ilha fica lotada. Se tranquilidade for a sua praia vá de abril a junho ou do final de setembro até outubro.

Movimento de barcos em Formentera, em julho.

COMO CHEGAR

Para chegar a Formentera o modo mais fácil é ir de avião (Ibéria, Vueling ou Ryanair) a partir de Barcelona, Madrid ou Valência até Ibiza e de lá tomar um ferry no Porto de Ibiza. O fast ferry (da Balearia, Trasmapi e Mediterrânea Pitiusas) leva 30 minutos e custa 45 euros ida e volta, mas também tem outras empresas de valor mais baixo que levam mais tempo para chegar.

Dá para ir de carro até Formentera? Dá sim. Mas se programe com antecedência. Se for alugar carro em Ibiza, já alugue um híbrido ou elétrico, caso tenha intenção de ir com ele para Formentera. No dia anterior à sua viagem solicite uma autorização pelo site formentera.eco pague uma taxa de 40 euros e o carro poderá ir no ferry. Lembre-se que o número de carros autorizados por dia é pequeno e os horários de barcos que transportam veículos é limitado. Fique atento aos horários!

COMO SE LOCOMOVER EM FORMENTERA

No porto de Formentera você encontrará muitas ofertas de aluguel de carro, scooter e moto. Esse é o melhor modo de se locomover pela ilha já que o transporte público é limitado.

Bicicleta é outra opção, mas é para os fortes. É cansativo. As distâncias são longas e no verão o calor castiga mesmo. 



Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo. Ainda não tinha visto em nenhum lugar sobre essa ilha. Já entrou para minha lista de desejos.
    Obrigada pela dica.
    NT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vala muito a viagem. Tem que conferir. A ilha é linda!
      Abs
      Claudia

      Excluir
  2. Estive em Ibiza!! via passar muitos barcos para Formentera e via as fotos nos barcos do paraíso!! Vale mesmo a pena, não cheguei a ir lá, mas ficou na lista. As praias são qualquer coisa. Boas férias

    ResponderExcluir
  3. É impressionante o local. Já estive algumas vezes. Quem tiver a oportunidade de ir seguro que não se arrependerá.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!