CASA DOS ARANDIS, UM REFÚGIO DE PAZ NO SUL DA BAHIA


Bandeiras budistas tremulam ao vento espalhando bênçãos de proteção e dando as boas vindas a quem entra pelos portões sempre destrancados. A paz invade a alma. É fácil perceber que o amor emana de cada cantinho desse refúgio secreto. Fruto de uma grande paixão, a Casa dos Arandis nasceu cheia de boas energias entre os coqueiros da praia de Algodões, com os pés cravados na areia. Não deu outra. Explodiu como um dos hotéis boutique mais aclamados da Península de Maraú. É um verdadeiro paraíso de exclusividade, conforto, charme e leveza.

Praia dos Algodões.

Algodões, o discreto povoado que abriga a Casa dos Arandis é cercado de misticismo. Está localizado na linha do Paralelo 14. Dizem que as cidades por onde ele passa tem energia especial que expande a criatividade e propicia a cura, assim como Machu Picchu e Chapada dos Veadeiros. Pois foi nesse pequeno reino da felicidade que o sonho de Nanana e Cacau se solidificou. Quarenta quilômetros de praias quase desertas com ondas perfeitas para surfe, piscinas naturais de coral, Mata Atlântica cheia de cachoeiras refrescantes, manguezais e lagoas de água doce formam a moldura perfeita para os quatro bangalôs e as duas casas feitos com madeira e telhas de demolição que unem rusticidade, extremo bom gosto e sustentabilidade na Casa dos Arandis. 

Casa dos Arandis e seus quatro charmosos bangalôs de madeira. (Foto divulgação)

A CASA É SUA!

Fazer com que todos se sintam em “casa” é a filosofia da Casa dos Arandis. E assim é! Na chegada, toalhas refrescantes perfumadas, um copinho de mel de cacau e fartura de gentilezas. Tudo é pensado para que os hóspedes vivam uma experiência marcante, no ritmo da Península de Maraú, sem pressa.

A ordem é desacelerar em Algodões, na Casa dos Arandis. 

Cedinho o sol enche a praia de Algodões de vida e atiça os surfistas a desafiarem a crista das ondas. Se surfar é para você aproveite a chance. A Casa dos Arandis tem pranchas de surfe para alugar e oferece aulas particulares. Já, nas luas cheia e nova, nos horários de maré baixa, se formam piscinas naturais quase em frente a pousada, mergulhe de snorkel e procure Nemo. A Casa dos Arandis dispõe de equipamento para os hóspedes.

Nascer do sol em Algodões.

Caso surfe e mergulho não sejam a sua vibe, assista a explosão de cores do alvorecer. Ver o dia nascer é certeza de encher a vida de luz. Dê uma caminhada pela praia cheia de espelhos d’água antes de ser brindado com um café da manhã dos deuses. Pão de batata, de abóbora, integral, de queijo saindo quentinhos do forno; frutas da estação; nibs de cacau; iogurte natural de coco maravilhoso feito na própria Península de Maraú; cuscuz de tapioca e de milho; geleias caseiras de pitanga e morangos orgânicos; suco de frutas da região, água de coco... Um banquete típico da região. E assim os dias nascem felizes na Casa dos Arandis. Deguste no ritmo slow food. 

Um café da manhã divino faz o dia nascer feliz na Casa dos Arandis.

AZUL DA COR DO MAR

Em estilo rústico-chic, os sete bangalôs têm 100 metros quadrados, são rodeados por um varandão suspenso com direito a uma rede convidativa e ficam em frente a praia dos Arandis. Cada um leva o nome de uma cor que faz referência às cortinas de linho. O meu: AZUL! São indevassáveis e primam pelo capricho. Têm cama King size muito confortável, lençóis de algodão egípcio da marca Trousseau impecavelmente brancos e sedosos, excelentes travesseiros de pluma, edredom que abraça, colchas e almofadas decorativas assinadas pela artista plástica Mucki Skowronski, além de TV, ar condicionado e minibar. 

Bangalô azul da Casa dos Arandis. (Foto divulgação)

Na porta de cada bangalô, uma pequena tina de barro com seis tipos de cristal se encarrega de harmonizar a energia do ambiente. Colocar água filtrada no recipiente com os cristais, deixar descansar por uma noite e beber na manhã seguinte traz equilíbrio e purificação. Basta solicitar às camareiras na noite anterior e ao acordar terá água energizada.

Ritual de purificação com cristais.

O banheiro é enorme e conjugado com o closet, na verdade é uma sala de banho. A grande estrela é a banheira branca, em design italiano, estrategicamente posicionada em frente ao janelão de vidro que se abre para a varanda dos fundos, onde há uma ducha ao ar livre e onde os macaquinhos e os pássaros são visitas frequentes. As toalhas são grandes e macias, os roupões já esperam a hora de relaxar, os produtos de higiene são biodegradáveis e não utilizam embalagens plásticas descartáveis. Os sabonetes tanto liquido como em barra são 100% naturais, feitos de capim limão com óleo de coco orgânico. A pele agradece. O capim limão é calmante natural e funciona como repelente de insetos.

Uma sala de banho que é um convite a relaxar. (Foto divulgação)

As áreas comuns, cercadas de verde e da brisa do mar, se misturam à natureza. Vale desfrutar do delicioso lounge aberto, relaxar na piscina com hidromassagem protegida do sol e conjugada com a sauna a vapor, fazer uma aula na sala de ioga, marcar uma sessão de terapia corporal em uma das salas de massagem na sombra das árvores, descansar numa das tantas redes espalhadas pelo jardim e nas espreguiçadeiras da praia. Aliás, caso esteja na praia e queira solicitar alguma coisa, o cardápio está à disposição em uma cesta junto a um rádio, basta fazer o pedido e em alguns instantes você será servido à beira-mar. Um super mimo.

Ao fundo o mar como testemunha.

Nem preciso dizer que o restaurante é maravilhoso! O cardápio é personalizado de acordo com as preferências de cada hóspede e com os produtos da estação. A chef Célia se encarrega de realizar todas as vontades. E, enquanto a refeição está sendo preparada peça um drinque no bar. Eles são deliciosos e feitos com frutas tropicais da estação. O ambiente é aconchegante, feito para criar um clima intimista e para propiciar um encontro especial com a paz de Algodões.

E o que dizer do astral delicioso desse restaurante na Casa dos Arandis?

Já deu para perceber como é especial! A Casa dos Arandis pertence a associação de hotéis do Circuito Elegante; recebeu três vezes a honraria Condé Nast Award Winner, sendo a última delas em 2022; e, foi aclamado com o Traveller’s Choice do TripAdvisor.

NOS ARREDORES

Estando na Península de Maraú não deixe de visitar a Fazenda Santa Rita do Paty. Ela fica a menos de 12 quilômetros da Casa dos Arandis. Amélia e Afonso, membros da tradicional família Orleans e Bragança, recebem visitantes para um passeio de duas horas em sua fazenda entre plantações de cacau, seringueiras, pitangueiras e flores tropicais belíssimas. Os melhores hotéis da região recebem as flores plantadas pelas mãos de Sylvia Amélia. O casal é uma simpatia e a fazenda é imperdível. No final do passeio tome um café preparado com muito capricho. Basta falar com Nanana e Cacau que eles entram em contato com a fazenda e organizam o passeio. 

Fazenda Santa Rita do Paty.

Quer pedalar? De bike vá até a praia de Saquaíra pela areia da praia. Se quiser fazer um picnic basta solicitar antecipadamente na pousada e você receberá uma cestinha com sucos e sanduíches. Que delícia.

De bicicleta se vai mais longe.

Perto da Casa dos Arandis faça a Trilha das Bromélias Gigantes, entre a praia e a Lagoa do Cassange. As bromélias passam dos dois metros de altura. São imensas e lindas. Uma floresta cheia de magia, um cenário que, no Brasil, só existe na Península de Maraú.

Trilha das Bromélias Gigantes.

Para ter uma ideia da grandiosidade e das belezas da Península de Maraú circule pela Baía de Camamu de barco ou de lancha. A praia dos Algodões é o ponto mais estreito da Península e em pouco tempo você irá do mar à terceira maior baía do Brasil, repleta de ilhas, praias e rios. Tome um barco ou uma lancha no Porto do Jobel, a 6 km da Casa dos Arandis, ou em Maraú.

Não deixe de ir até a Cachoeira do Tremembé, de onde as águas despencam de uma altura de cinco metros dentro da baía que deságua no oceano. Também faça uma parada na Ilha da Pedra Furada que tem esse nome por ter uma formação rochosa com um arco natural moldado pela água que bate com força. Ao lado da Pedra Furada, um banco de areia é o convite perfeito para um picnic durante a maré baixa. Nas ilhas do Goió e do Sapinho, é possível fazer stand up paddle ou andar de canoa pelo manguezal.

Stand up paddle na Baía de Camamu.

De agosto a outubro as baleias jubarte migram das correntes geladas da Antártida em direção ao arquipélago de Abrolhos na fase de reprodução. Mamães e seus filhotes podem ser vistos na Península de Maraú saltitando a 50 metros da embarcação. O passeio de barco dura de 4 a 5 horas e é conduzido por guias certificados pelo Ibama.

Baleia Jubarte.

BOA PEDIDA NA VILA DE ALGODÕES

Para almoçar em Algodões numa mesa de frente para o mar sugiro o rústico Obaê onde se come a melhor cocada quente da península (73 999188156). 

Vale provar a paella da Casa del Mar (Amaya 73 99932282) e o restaurante escondidinho Al Andaluz do espanhol Carlos (73 999533052) . 

Se pizza for o seu desejo do dia escolha o Afrodite (Fernanda 73 999595426). 

Para uma pasta italiana sugiro o Pizza e Vino (fale com a Francisca 73 999343350). 

O melhor açaí da península é feito no Sítio do Outeiro pelo Márcio Karma. Não leva xarope nem gordura hidrogenada. Totalmente natural e orgânico. Puro açaí e banana. Maravilhoso!

  
Açaí do Márcio. Dos melhores da vida!

ENFIM

A Casa dos Arandis (faça sua reserva aqui) é um verdadeiro refúgio cinco estrelas no sul da Bahia. Seus quatro bangalôs, a Casa Jardim e a Casa das Bromélias não tem como ser mais charmosos. São muito amplos, tem decoração impecável, cozinha deliciosa e serviço excelente. A localização é privilegiada numa das praias mais tranquilas e bonitas da Península de Maraú. E tem Nanana e Cacau circulando pela pousada sempre atentos a tudo e com um sorriso enorme no rosto. Eles sabem como fazer com que seus hóspedes se sintam em casa!

Casa dos Arandis.

*Esta matéria foi atualizada em março 2024 

LEIA TAMBÉM

MACHU PICCHU, A CIDADE PERDIDA DOS INCAS

VILLA KANDUI TRAZ AXÉ PARA A PENÍNSULA DE MARAÚ

CASA TURQUESA E O MELHOR DE PARATY

CONHEÇA A ESPETACULAR POUSADA ANTTUNINA EM ALAGOAS

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário. Obrigada!