O QUE VISITAR EM MASCATE, A CAPITAL DE OMÃ



A porta de entrada para essa potência petrolífera - chamada de Omã - costuma ser a capital Mascate. Via Dubai é o modo mais fácil de chegar, pois os Emirados Árabes são vizinhos de Omã. O voo dura menos de uma hora. O país tem 4 milhões e meio de habitantes sendo que aproximadamente 1 milhão e meio de pessoas vivem em Mascate. A cidade não é muito grande. Mas é cercada por montanhas e espalhada ao longo da costa em bairros distintos que até parece ter várias cidades aglutinadas em uma só. Indo do hotel Shangri-La em direção ao aeroporto, a sequência de áreas é a seguinte:

1) Velha Mascate, foi a cidade fortificada construída pelos portugueses à beira-mar. Abriga prédios reais como o Palácio Al Alam que é cercado pelos fortes Al Jalali e Al Mirani. As muralhas originais foram postas abaixo em 1983 e as muralhas atuais foram reconstruídas.

Palácio Al Alam.

2) Al Mutrah é uma antiga vila de pescadores onde fica o porto, o labiríntico e emblemático Souq Mutrah, o Mercado do Peixe e a avenida beira-mar conhecida como Corniche.

Corniche.

3) Ruwi é o centro diplomático e comercial da cidade, com forte influência indiana.

4) Al Qurum ostenta a Opera House que tem inclusive uma deliciosa delicatessen Fauchon, além de alguns shoppings.

Royal Opera House.

5) Al Gubrah é onde fica a principal estrela da cidade, a Mesquita do Sultão Qaboos.

Mesquita do Sultão Qaboos.

NÃO PERCA

#1 Visitar a Mesquita do Sultão Qaboos é um dos pontos obrigatórios na capital de Omã. Ela nasceu em 1993 quando o adorado sultão promoveu uma competição para escolher o arquiteto que iria acompanhar o projeto da mesquita comemorativa aos seus 30 anos de poder. O arquiteto escolhido foi Mohammed Saleh Makyia, nascido em Omã que vive em Londres. O prédio levou mais de seis anos para ser concluído. É magnífico em todos os detalhes. Tem fachada e pátios externos com traços simples e tons de terra. Apesar de enorme é muito acolhedora e transmite uma tremenda sensação de paz. Seu interior é magnífico. Na principal sala de oração destaca-se o enorme tapete persa que cobre todo o chão. Ele levou 4 anos para ser feito no Irã por 600 mulheres. Foi tingido com pigmentos vegetais tradicionais. É o segundo maior tapete feito a mão do mundo, o primeiro é o da Mesquita de Abu Dhabi.  O grandioso lustre de 14 metros de altura que pende da cúpula central do salão de oração também merece atenção. Ele é repleto de cristais Swarovski e tem 1122 lâmpadas. Maravilhoso.

Interior da Mesquita do Sultão Qaboos.

#2 Outro ponto imperdível é o agitado Souq Mutrah. Esse tipo de mercado é comum no Oriente Médio e revela muito da cultura local. São lugares perfeitos para se entrar em contato com o cotidiano do povo. Mesmo que você não queira comprar nada. Vá! Há poucos turistas. Você certamente será reconhecido como comprador em potencial e será assediado. Aproveite para interagir com as pessoas. Nos arredores do souq vale caminhar pelas ruelas e descobrir a grande influência indiana.

Souq Mutrah.

#3 O souq fica perto do porto. Aproveite para dar uma caminhada pela Corniche, a avenida a beira-mar. Sente-se por ali e acompanhe o vai e vem das pessoas e dos dhows, embarcações a vela utilizadas a muito tempo para transportar mercadorias e para pesca. Hoje, eles também são usados para passeio.

#4 Entre no Mercado do Peixe para entender a importância da pesca no modo de vida tradicional omanita. O peixe é o principal alimento do país. Mas as tâmaras também têm presença garantida.

Mercado de Peixe e seus negociantes de peixes, tâmaras e frutas.

#5 Ao sair do mercado atravesse a rua e almoce no clássico restaurante de comida local Bait Al Luban. Sente-se em almofadões coloridos no chão e peça algum prato típico do país.

#6 Observe a herança portuguesa na forma de um complexo defensivo importante com muralhas e fortificações que ajudavam a proteger a cidade dos ataques persas e turcos. Elas continuam em pé contando sua história. Visite por fora os Forte de Mutrah que hoje é ocupado pela polícia e os fortes gêmeos Al Mirani (Forte do Almirante) e Al Jalali (Forte de São João).

Fortes por todo lado.

#7 Dê uma caminhada pela praia de Qurum no final da tarde quando a temperatura estiver mais branda. Mas, saiba que as praias não são muito frequentadas em Mascate. Algumas “poucas” pessoas se exercitam, outras sentam para olhar o mar e alguns pescadores param ali para tentar a sorte do dia.

#8 Perto dali fica a Royal Opera House de Mascate. O prédio é super moderno, lindo, clean e desenvolvido com tecnologia avançada. Tente assistir um espetáculo. Se não conseguir faça uma visita guiada e ainda aproveite os tantos cafés, restaurantes e shoppings do complexo. Imperdível.

Opera House Muscat.

QUANTO TEMPO

Em três dias você terá tempo suficiente para conhecer a cidade.

NOS ARREDORES

Visite também o espetacular vale de Wadi Shab a pouco mais de duas horas de Mascate.

Wadi Shab.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Seus posts são sempre bem escritos e cheios de informações interessantes. Dá muita vontade de explorar mais esses destinos menos óbvios.
    E adorei esse souq!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela e Felipe,

      Adorei receber o comentário de vocês.

      Sou fã viagens menos óbvias. Conforme a gente vai trilhando esse mundo começa a descobrir lugares super interessantes e não muito explorados. Cada viagem nos enche de ensinamentos.

      Um beijo para vocês

      Claudia

      Excluir
  2. Oi Claudia, três dias inteiros para visitar Mascate + 1 no dia de chegada e outro no dia de ir embora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ideal se quiser ficar apenas em Mascate e arredores. Omã oferece mais do que isso se você tiver tempo disponível. Vale conhecer Salalah, o deserto e a Península Musandam, onde fica o super Six Senses.

      Excluir
  3. Gostaria muito de conhecer que lugares lindos estou conhecendo um amigo em Omã Que show

    ResponderExcluir
  4. Bom dia tem guia na língua Português para visitar Mascate, por apenas alguma horas.
    Maria de Lourdes Gurgel.

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu post. Quero conhecer esse país.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!