TORONTO NO VERÃO É UMA FESTA


Vinte anos se passaram. E mal consegui reconhecer a cidade que havia ali. Toronto sofreu uma revolução... no bom sentido. Confesso que levei um susto. São prédios e mais prédios envidraçados subindo aos céus da metrópole. O skyline outrora tímido agora mostra uma tremenda imponência. E, no meio de tantas novidades, a antiga CN Tower continua soberana.

Considerada uma das torres mais altas do mundo e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ela serve como excelente ponto de localização desde 1975. Com seus 553 metros de altura pode ser vista dos quatro cantos da cidade. Por mais longe que se vá, basta procurar e lá está o principal cartão postal de Toronto sempre se exibindo e olhando a cidade aos seus pés.

CN Tower vista de uma das ilhotas do Lago Ontário.

Uma das atrações da torre é seu chão envidraçado. Muitos visitantes disputam um pedaço do piso para conseguir boas fotos. Outros, com receio, nem se aventuram a chegar perto.

Já, os mais corajosos podem fazer uma caminhada nas alturas, pelo lado de fora da torre, presos em cabos de segurança, mas com os braços livres. Essa aventura radical é chamada de Edgewalk e só pode ser feita de maio a outubro por causa do frio.

Para os mais tranquilos e menos aventureiros dá para fazer uma reserva no restaurante giratório da torre e curtir o visual sentado tranquilamente enquanto o restaurante gira 360 graus.

Praticamente ao lado da torre fica o Ripley's Aquarium of Canada, um super aquário. Programa legal para todas as idades.

Toronto à beira do Lago Ontário.
À esquerda da foto, na ilha, um pequeno aeroporto lembra o Santos Dumont, do Rio de Janeiro.

Estádio esportivo Rogers Centre

O restaurante 360 continua girando e lá embaixo estão os prédios gigantescos do centro financeiro, em Downtown. 

Depois de uma volta completa, novamente o Lago Ontário e as ilhas de Toronto.

Olhando assim do alto e levando em consideração o número de pessoas que moram em Toronto, 6 milhões, dá a impressão da cidade ser enorme. Mas, na verdade, é muito fácil se localizar na área central e andar em suas ruas. Um mapa de hotel já é o suficiente, pois o centro é cortado por longas ruas alinhadas. O lago e a torre ajudam na localização.

O centro pode ser percorrido a pé sem dificuldade por quem gosta de andar. E, para ir mais longe há bondes, ônibus, barcos, metrô e boa oferta de táxis. A cidade é muito fácil e bem servida de transportes.

O charme dos bondes pelas ruas de Toronto.

E O FRIO?

Não há como negar. O país é mesmo gelado. Em uma de minhas visitas em plena primavera, finalzinho de abril e  simplesmente nevava. Nada de folhas ou flores. Mas, isso é compreensível. Afinal, o Canadá tem litoral no oceano Ártico, além do Pacífico e do Atlântico. 

No entanto, o país é muito preparado para encarar baixas temperaturas. Enquanto o vento sopra gelado pelas ruas, uma multidão caminha de mangas curtas pelas passagens subterrâneas da cidade, sem nem lembrar do frio. Toronto tem uma cidade paralela esparramada por 28 quilômetros de Path. Essas passagens - quase que secretas para os desavisados - são formadas por um tremendo emaranhado de shoppings, restaurantes, bancos e cafés. Para achar os acessos basta procurar pelas placas de sinalização que dizem "Path" nas ruas do centro. Essas entradas podem ser por dentro de um hotel, por uma simples escadaria que vem da rua ou por dentro de um banco. E quando estiver lá embaixo é preciso consultar um mapa para não se perder, pois tudo parece igual entre as mais de 1200 lojas que se escondem nos recônditos de Toronto. É difícil conseguir se localizar sem ter a visão da torre.

Onde houver a sinalização de Path basta descer ao mundo subterrâneo de Toronto.

O verão é uma ótima época para visitar a cidade. As pessoas saem às ruas. A cidade se enche de alegria. E acredite, até praias a cidade tem. 

Praia à beira do lago

As cores de Toronto na versão verão. Praça Nathan Phillips onde fica a City Hall. 

E A SEGURANÇA?

Parece estranho entrar para um mundo paralelo, nas profundidades da cidade, por dentro de um banco, sem a menor cerimônia. Estamos acostumados a ver guardas armados nas portas dos bancos ou equipamentos com detectores de metais. Mas, por incrível que pareça Toronto é uma cidade extremamente segura. Difícil de acreditar, se considerarmos que sua população é formada por um caldeirão multicultural. Entre seus mais de 6 milhões de habitantes têm gente de todas as nacionalidades que se possa imaginar, com os mais diversos hábitos e costumes. Chineses, italianos, jamaicanos, coreanos, filipinos, ingleses, alemães... Metade das pessoas que moram na cidade não nasceram no Canadá. E as questões de segurança são muito bem resolvidas. Todos se respeitam, cumprem as regras e interagem com a maior civilidade. Nossos governantes poderiam aprender muito com eles!

Os chineses formam a colônia mais expressiva de imigrantes. Somam mais de 10% da população.

UM VERDADEIRO CALDEIRÃO CULTURAL

Desde que surgiu, no final do século XVII, Toronto sempre acolheu bem os imigrantes. Mas, após as grandes guerras mundiais, com a chegada de muitos europeus, sua economia cresceu rapidamente. O idioma oficial da cidade é o inglês. No entanto, ouve-se de tudo pelas ruas. Mais de 100 idiomas e dialetos são falados. E, algumas pessoas nem mesmo falam o inglês muito bem. Ouvi um pronunciamento de um chinês membro do Ministério dos Esportes feito em mandarim e sendo traduzido para o inglês.  Ele pouco falava o idioma oficial do país. Com uma parte considerável da população sendo composta por chineses fica fácil entender esse fato. Mas, que é interessante é!

Chinatown.

PELAS RUAS DA CIDADE

Toronto é uma cidade linda, limpa, segura e fácil de explorar. Se o frio não for empecilho, nada melhor do que ir caminhando sem pressa. Por isso, digo que o verão é o ideal.

Uma rua interessante é a Yonge. Especialmente no cruzamento com a Dundas. Letreiros coloridos, luzes, gente saindo pelo ladrão. Dá para dizer que é a versão canadense da Times Square.

Dundas Square.

E, estando por ali, tem que entrar no tradicional shopping Eaton Centre. O shopping tem mais de 250 lojas, uma cúpula de vidro enorme e um tradicional móbile de gansos feito pelo artista Michael Snow que é a cara do Canadá.

Um pouco mais ao norte a Yonge ganha um ar mais pesado e underground. Casas noturnas dão o tom da região. Aliás, não só noturnas. Algumas delas abrem para o almoço e são frequentadas pela galera para o almoço por ter preços em conta. Toronto é realmente muito democrática. Tem um lado A, super comportado. Mas, também tem um lado B. É preciso agradar a gregos e troianos! Afinal, estamos falando de uma das cidades mais multiculturais do mundo (só perde para Miami).

Yonge Street.

Mas, quando a Younge encontra a Bloor, a sofisticação volta a reinar. A região conhecida como Bloor-Yorkville é a Rodeo Drive de Toronto. Ali estão reunidas grandes grifes internacionais. A região tem vários restaurantes simpáticos para o almoço.

A elegância de Bloor-Yorkville...

... e suas vitrines caprichadas.

Como dá para perceber, a Yonge vai assumindo diferentes personalidades ao longo do seu trajeto. Ela inicia no agitado Distrito Financeiro, em seguida ganha o colorido de uma Times Square, mais a frente faz lembrar um Soho londrino e finalmente encontra a elegância de uma Rodeo Drive.

Se sua visita à Toronto for no inverno aproveite para patinar na Nathan Phillips Square ou simplesmente olhar o povo se divertindo. Se a pista de gelo já tiver sido removida, vale a pena conhecer a bela praça onde fica a sede da nova prefeitura. O contraste do antigo com o novo é o que mais encanta.

Nathan Phillips Square vista de diversos ângulos em diferentes épocas do ano.

Toronto tem vários parques e todos cheios de gente, especialmente quando o sol resolve dar o ar de sua graça. O Queen's Park abriga o prédio Legislativo e a Universidade de Toronto. É um bom lugar para sentar sem pressa e ver a galera se exercitando. Também é nessa região que ficam dois museus interessantes, ROM e Bata Shoe Museum.

Queen's Park.

Pertinho dali ficam Chinatown e Kensington Market que valem uma esticadinha. Chinatown tem aquela cara conhecida por todos. Onde no mundo não tem uma Chinatown? Barganhas made in China, restaurantes com dumplings e muito pato. Já, Kensington é um lugar inusitado, alternativo, cheio de paredes grafitadas e gente com estilo próprio.

Cada bairro da cidade tem características peculiares devido à sua diversidade cultural. Há bairro chinês, italiano, indiano, grego, coreano, além de várias outras grandes colônias.

Mas, onde quer que se vá... lá está ela: a torre! Sempre exuberante. Imponente. Altiva. Orgulhosa por ser o principal ícone de Toronto.

CN Tower.

E, já que estamos falando em lugares para caminhar, não dá para esquecer de ir até o Waterfront e dali pegar um ferry (7,25 dólares canadense ida e volta) no Toronto Island Ferry Dock, para conhecer a ilha. A região fica cheia de gente passeando de patins, bicicletas, caminhando pelo calçadão da praia "The Beach". Ótimo lugar para ver a vida acontecendo à beira do Lago Ontário e tirar aquela foto clássica do skyline.

Ilhas de Toronto.


Skyline de Toronto.


Ferry que conecta a Centre Island com o Harbour. 

Outro lugar interessante em Toronto é o Distillery District. Nessa parte mais antiga e histórica da cidade havia uma destilaria chamada Gooderham & Worts que produzia rum e whisky de 1832 até pouco tempo atrás. Chegou a ser considerada a maior destilaria do mundo. Quando foi desativada virou uma área de entretenimento muito legal. A arquitetura é charmosa, o que torna o lugar muito fotogênico. Há vários restaurantes, cafés, lojas e galerias de arte. Experimentei o Oyster Bar Pure Spirits, o Cluny, o El Catrin e gostei muito do astral de todos. Preferi o Cluny. O chocolate quente do Soma é maravilhoso.

Distillery District.

Não dá para deixar de fora o Mercado St. Lawrence nessa parte mais antiga da cidade. Pertinho do Distillery District. Ele tem mais de 200 anos e oferece uma variedade de produtos inacreditável que inclui carnes, peixes, queijos e o tradicional sanduíche de peameal com bacon canadense, feito com a carne da barriga do porco, na Carousel Bakery.

St. Lawrence Market.

Barracas em frente ao mercado St. Lawrence. 
O mais interessante são as pinturas de uma feira livre na parede.

E, ainda nessa região, vale a pena dar uma caminhada pelo St. James Park, conhecer a Catedral de St. James, o prédio onde ficava o primeiro Correio de Toronto e outros prédios históricos. Há muitas galerias de arte nessa região. 

Cores fortes para animar a parte mais antiga da cidade.
Essa é a parte do trás do histórico prédio Flatiron.


 Bem no centro da foto, o Flatiron Building visto de frente.

 Catedral de St. James e lá vai o bonde.

MUSEUS FANTÁSTICOS

Os museus são um dos pontos altos de Toronto. Tanto em termos de arquitetura, como de acervo.

  • Uma  grande caixa azul no meio do Grange Park chama atenção de imediato. É o AGO - Art Gallery of Ontario. O museu é fantástico. Tem mais de 80 mil obras de arte contemporânea de artistas canadenses, europeus, africanos e da Oceania. O prédio é uma atração à parte. Tem vários janelões de vidro que dão uma luz incrível e uma vista fantástica da cidade, além de ter escadarias de madeira em formato de ondas. Projeto do canadense Frank Gehry. Imperdível!

AGO fica na Dundas St West número 317, perto da Chinatown e do Kensington Market, uma região bem interessante. Longe do burburinho da Yonge Street.

O valor do ingresso é de 19.50 dólares canadenses para adultos.

AGO - Art Gallery of Ontario.

Escadaria do museu.

Vista que se tem da escadaria do museu.

E depois de muito andar pelo AGO é hora de sentar para tomar um café nesse corredor espetacular.

  • Igualmente fantástico é o ROM - Royal Ontario Museum. A imponência dos vidros trabalhados em ângulos diversos convida à entrar. Na primeira sala um enorme esqueleto de dinossauro encanta. O acervo do museu inclui história natural, minerais, tótens, primeiros habitantes canadenses, Egito Antigo. 

O valor do ingresso para adultos é de 17 dólares canadenses. O museu fica numa região nobre de Toronto, Bloor - Yorkville, uma área comercial repleta de grifes renomadas. Endereço: 100 Queen's Park.

É curioso observar que os museus têm apelidos carinhosos com suas iniciais. E, todos chamam pela abreviatura: ROM e AGO.

ROM. Royal Ontario Museum.

Galeria dos dinossauros.

Destaque para o teto de uma das salas do museu

Fantástica essa ala dedicada aos primeiros habitantes do Canadá. 
As botinhas são lindas. Continuam super modernas!

  • Outro museu interessante é o BATA Shoe Museum. Ele fica bem pertinho do ROM - 327 Bloor St. e o ingresso custa 14 dólares canadenses. O acervo é bastante curioso. Sapatos de todos os tipos e de todas as épocas. O que mais impressiona são os sapatos das chinesas. Os mais charmosos são as botinhas canadenses de couro com miçangas. Lindas!

Bata Shoe Museum.

  • Também vou incluir na categoria de museus a antiga Casa Loma que, na verdade, é um antigo castelo. Foi construído em 1911 como residência do milionário Sir Henry e de sua esposa Lady Mary. Sua fortuna veio de uma companhia de fornecimento de energia elétrica. Ele contratou o arquiteto E. J. Lennox para ajudar na construção do castelo dos seus sonhos. Por 10 anos o casal viveu feliz no alto da colina até que problemas financeiros mudaram a situação. Hoje o castelo medieval é um museu lindo que guarda intacto todo o legado deixado por Sir Henry.

O valor do ingresso para adultos é de 24 dólares canadenses. Há folhetos disponíveis em português. Basta solicitar. No verão é possível almoçar ou simplesmente tomar um café num jardim delicioso.

 


Casa Loma.

DICA: Vale a pena fazer o Toronto City Pass que dá direito às entradas da CN Tower, ROM, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Center por 64 dólares canadenses.

PAUSA PARA O CAFÉ: Para um café numa cadeia canadense vá ao Tim Hortons.

PARA QUEM GOSTA DE CERVEJA: pertinho da torre e do aquário fica a Cervejaria Steam Whistle Brewing. É bem interessante, pois funciona no local onde havia o ponto final de uma linha de trens que foi recuperado e alguns vagões antigos fazem parte da ambientação.

HOTÉIS: 
  • Shangri-la 
  • Four Seasons 
  • Sheraton Toronto e Hilton (mais antigos porém bem localizados)
  • Ritz-Carlton 
  • Park Hyatt (localizado numa área nobre da cidade)
  • Westin HarbourCastle (com vista para o Lago Ontario, mas é velhinho e com serviço fraco)
RESTAURANTES
  • Canoe (badalado no 54 andar de um prédio no Financial District)
  • Baton Rouge (casa de carnes dentro do Eaton Center) 
  • Lee (chef reconhecido internacionalmente)
  • Harbour 60 (casa de carnes tradicional)
  • Buca (italiano delicioso com uma boa pizza ao talho)
  • Ki (japonês contemporâneo bacana)
  • Jump (restaurante charmoso e gostoso no Commerce Court)
  • Sassafraz (lugar simpático para almoçar em Yorkville)
  • Mistura (italiano clássico na cidade)
  • Cluny (bistro francês do Distillery District)
  • 360 (restaurante turístico da CN Tower, vale pela vista e para furar a fila de subida à torre)
  • Lady Marmelaid (lugar alternativo para o café da manhã)
  • 416 (bar de tapas bem gostoso)
  • Outros restaurantes indicados pela querida Roberta Sudbrack que não tive tempo de experimentar: Bar Isabel, Big Crow, Aunties & Uncles, Enoteca Sociale.
MOEDA LOCAL: dólar canadense que vale 20% menos do que o americano.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: brasileiros precisam de visto para entrar no país. Informe-se no site canadainternational.gc.ca/brazil

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR: para conhecer a cidade, dias quentes são mais convidativos. Portanto escolha os meses de maio à setembro. Mas, se a ideia for conviver com o frio canadense, então vá nos outros meses.


Assim é Toronto. 
Uma cidade cosmopolita, acolhedora, segura, jovem, moderna, convidativa. 
E, bem geladinha no inverno.
Programe a viagem para o verão e você não vai se arrepender!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Ola, Claudia!
    Eu tenho uma predilecao por cidades grandes, entao acho q ia gostar mt de Toronto. Ja andei fazendo planos para conhecer o Canada, mas acabou nao rolando. Quem sabe um dia...
    Bacana demais o post, os museus, as lojas, o Chinatown, os hoteis maravilhosos...Mt bom!
    Bjs
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Claudia!
    ADorei os Paths..nunca tinha ouvido falar nisso, sensacional a idéia para aproveitar espaço e fugir do frio :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Claudia

    Toronto e o Canadá estão na listinha há muito tempo!
    Os planos para uma outra grande viagem de comboio no continente americano até já estão traçados... :-)
    Vou anotar todas as dicas porque se não for para este ano vão ser úteis no próximo, com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, Toronto parece ser uma cidade maravilhosa para se visitar.
    As fotos tiradas no restaurante são demais!

    Ju de Tróia Portugal

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia,

    O Canadá deve ser fantástico! Morei tantos anos nos EUA e nunca cruzei a fronteira.
    Está na minha wish list, mas gostaria de ir com tempo para visitar várias cidades.
    Agora que voltei do paraiso estou, de novo, atolada em trabalho e sem data para uma próxima.
    Assim é a vida, não é mesmo?

    Beijos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que lindo o ROM! Tudo muito bonito. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula

    Toronto é uma cidade bem interessante. Grande, mas muito fácil para se localizar. Super segura, limpa, com gente que veio de todas as partes do mundo. Indo ao Canadá não deixe de incluir Vancouver no seu roteiro.

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Vanessa

    Muito diferente de tudo. São lojas e mais lojas num labirinto subterrâneo. Montreal também tem. Com tanto frio, essa é uma ótima alternativa. E, faz frio por lá!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Margarida,

    Você está apaixonada pela América do Norte. Eu também adoro.

    O Canadá é um país lindo e super seguro. Acho que você gostar! Se quiser neve inclua Whistler que fica pertinho de Vancouver e é uma estação linda.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ju

    Fotos tiradas do alto de algum observatório dão boa visão de como é a cidade. Sempre gosto de subir em algum prédio para ver de cima. Ajuda na localização.

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Andressa,

    Voltou do paraíso? Que maravilha! Fotos espetaculares no instagram. Você deve estar nas nuvens! Difícil é o acúmulo de trabalho no retorno... Afffff Sei bem como é isso.

    O Canadá é um país muito legal. Gosto especialmente de Vancouver e Whistler. Para percorrer tudo precisa de um bom tempo. Ele é enorme!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Regina,

    Os museus são lindos! Tanto o ROM como o AGO. Valem muito a pena.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. GOSTEI.
    Não deixo de visitar este blog lindíssimo.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Claudia. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  15. Adoro viajar pelo mundo através do seu blog! Os museus são o máximo!

    ResponderExcluir
  16. Cláudia, custei a conseguir abrir este teu post, mas valeu a espera.Adorei rever esta cidade maravilhosa através de teu olhar e lentes.O Canadá é muito lindo !
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, Rui.

    É um prazer receber você aqui. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  18. Natalie,

    É sempre muito animador receber seu comentário!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Querida Melinha,

    E é muito bom ter você aqui no blog. Enquanto eu viajo você faz maravilhas na cozinha. Seu blog e seu instagram me deixam sempre com água na boca.

    Beijos e até breve!

    ResponderExcluir
  20. MT,

    Acho que o post entrou no ar uma semana antes do previsto apenas com o título e uma foto. Um errinho básico da minha parte. rsrsrsrs

    Mas, agora está ok.

    Canadá é um país tão simpático! Gosto muito de passar uns diazinhos naquelas terras geladas. É seguro e tudo funciona de maneira organizada e correta. Muito bom!

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Falou tudo e mais um pouco! Moro aqui a 11 anos e foi bom ler cada detalhezinho desta cidade. Ah! Dica: em setembro rola o TIFF, a cidade fica borbulhando e cheia de gente bacana pelas ruas. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Que bacana. Talvez eu tenha que ir nessa época novamente para Toronto. Adoro ver as cidades em época de mais movimento.

    Obrigada pela visita.

    Claudia

    ResponderExcluir
  23. Oi Cláudia,
    Estou em Montreal e estou indo a Toronto, adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  24. Toronto é uma cidade fantástica. Durante o meu intercâmbio no Canadá fazendo um curso de inglês em Toronto, eu conheci além destes pontos turísticos e lugares interessantes também outras cidades como Montreal e Ottawa. O meu intercâmbio em Toronto foi maravilhoso e aprendi muito. Um curso de inglês no Canadá é a melhor maneira e aprender inglês como também o francês. Eu estudei em uma escola de idiomas chamada Sprachcaffe e foi legal, passo a dica da escola aqui http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/toronto/main.htm

    ResponderExcluir
  25. Oi Claudia!
    Mais uma viagem fantástica, hein! Como você consegue estar sempre nos lugares mais "in" do momento, como a Toronto dos jogos Panamericanos!!!
    As sua fotos, mais uma vez, são de tirar o chapéu, deslumbrantes!

    Bons ventos por aí

    Bia <°)))<
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Fiquei um ano no Canadá e o humor das pessoas se transforma quando chega a primavera e o verão, sempre com vários eventos legais acontecendo nas cidades.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!