AS ALDEIAS MAIS BONITAS DO LUBERON, NA PROVENCE


Espalhadas pela Montagen du Luberon - uma cadeia montanhosa de calcário que passa dos mil metros de altitude - estão algumas das aldeias medievais mais pitorescas da Provence, no sul da França. A região tem grande importância ambiental e é inscrita como Reserva da Biosfera pela UNESCO. O Parque Natural do Luberon mescla terras muito produtivas, com pequenos vilarejos dourados e grandes espaços praticamente desabitados.

Antigamente, essas estradinhas escondidas nas colinas eram perigosas e os moradores sofriam com a insegurança de assaltos frequentes. Por isso, as cores das casas são discretas. Isso faz parte do passado. Agora, um rosário de belas cidadelas provençais convida a paradas inesquecíveis, entre elas vale conferir Lourmarin, Bonnieux, Apt, Roussilion, Gordes, Lacoste, Ansuis, Menerbes, Goult...

O Luberon é só um pedacinho da Provence. Mas é aquele pedacinho especial que produz damasco, cereja, pêssego, figo, azeitonas de vários tipos, uvas que produzem bons vinhos, além de queijos deliciosos, ervas aromáticas, mel, muita lavanda e por aí vai.

Vales do Luberon.

Depois de estabelecer nossa base "acertadamente" em Aix en Provence para ficar uma semana (por indicação de amigos que moram na Provence), dedicamos o primeiro dia aos vilarejos medievais do Luberon. Foram mais ou menos 40 quilômetros de Aix en Provence até Lourmarin, nossa primeira parada. Tudo é pertinho. Mas, precisa alugar carro para se locomover com facilidade. Transporte público é complicado na região.
  
Lourmarin foi paixão total. Não fiquei hospedada na cidade, mas poderia ter ficado facilmente. Apesar de bem pequena, ela tem muitos cafés, restaurantes e lojinhas. As lojinhas cheiram a lavanda e são cheias de coisas lindas. Lourmarin é toda em tons neutros, cor de trigo. Indico o restaurante L'Ormeau onde comi divinamente bem (2 place de L' Ormeau) e o simpático hotel Le Moulin de Lourmarin bem no centrinho onde entrei ao acaso, fui muito bem recebida e adorei. Visite o Chateau de Lourmarin, a Fontaine aux Trois Masques, as galerias de arte, as lojinhas provençais, a feirinha e caminhe pelas ruelas estreitas.

Ruelas cor de mel e muitas lojinhas provençais em Lourmarin. 

A alguns passos do centrinho fica o Chateau de Lourmarin.

Vinte quilômetros à frente, Bonnieux foi a parada seguinte para uma caminhada breve morro acima, para uma foto da belíssima paisagem do vale e um café. A aldeia murada de ruas estreitas é puro charme com suas casinhas medievais em tons neutros construídas no alto da montanha. A igrejinha do século XII é o ponto central. Se tiver interesse visite o Musée de la Boulangerie, na Rue de la Republique. Não vale a pena ficar hospedado na aldeia. Faça apenas uma pausa breve e siga até a próxima cidade.

Bonnieux vista da estrada. 

A igreja se destaca em Bonnieux.

A placa de Apt apareceu no caminho depois de 15 quilômetros. É tudo pertinho. Difícil mesmo é escolher onde ir. Dá vontade de circular por todas as aldeias, mas é preciso optar pelas mais interessantes e Apt não foi das que mais me cativaram apesar de sua trajetória tão antiga. A cidade foi fundada no século I e foi uma das mais importantes da região. Se destaca pela produção de compotas, frutas cristalizadas e pela cerâmica. Seu mercadinho é famoso e acontece aos sábados de manhã. 

Visite Apt aos sábados de manhã para aproveitar a famosa feira.

 Pausa para um café em Apt.

A seguir vem uma das cidades mais interessantes e fotogênicas do Luberon, Roussilion. Ela tem um colorido diferente. É ocre. Cor de fogo. Acompanha os tons do Parque Ocre du Luberon que fica a alguns passos da cidade e cuja exploração lhe deu fama e riqueza. Hoje, a utilização do pigmento ocre retirado da natureza é muito pequena, o que não diminui o charme e o apelo turístico da pequena aldeia. Ande pelas ladeiras sem pressa, tome um sorvete, visite o parque, faça o Caminho do Ocre (Sentier des Ocres) e siga em frente. A entrada para o parque custa 2,5 euros e a caminhada é curta, leva ao redor de 40 minutos para percorrer todas as trilhas. A visita é obrigatória. No entanto, evite dias chuvosos se não quiser ficar com a roupa e os sapatos tingidos de ocre. Se tiver interesse, também visite as Minas de Bruox, em Gargas, pertinho de Roussilion, onde longos túneis subterrâneos foram escavados para a extração do ocre.

A cor ocre de Roussilion é a marca da cidade.

Pelas ruelas de Roussilion as lojinhas encantam. 

 Caminhos do Ocre.

Apenas dez quilômetros separam a cidade ocre Roussilion da cidade de pedra Gordes. Quando os olhos batem pela primeira vez na silhueta bruta da cidadela é suspiro na certa. Gordes se equilibra com perfeição no topo de um morro de calcário e por isso é uma das cidades mais visitadas da Provence. O Chateau de Gordes e a Igreja Saint  Firmin dominam a paisagem e são entrelaçados por pequenas ruelas de pedra. O astral de Gordes é misterioso. Visite o Vilage des Bories, onde cabanas primitivas eram construídas nas pedras sobrepostas (como os Trulli de Alberobelo, na Puglia) e a Abadia de Notre Dame de Senanque, que data do século XII e é cercada por lavandas nos meses de junho e julho. Em Gordes indico o super hotel La Bastide de Gordes. Lindo!

 Gordes, a cidade de pedra. 

Gordes é uma cidade encantadora. 

No verão, as flores estão por todo lado em Gordes.

Vou listar para vocês essas cidades na ordem da minha preferência:

Lourmarin, Gordes e Roussilion em primeiro lugar.
Depois Bonnieux e por último Apt.

Esse foi o trajeto feito no primeiro dia na Provence: a partir de Aix en Provence até Lourmarin (40 Km), Bonnieux (20 Km), Apt (15 Km), Roussilion (70 Km), Gordes (12) e finalizamos nos campos de lavanda nos arredores de Sault (40 km). No entanto, acho que a cidade de Sault não vale muito a pena e os campos de lavanda de Valensole são mais bonitos.

Campos de lavanda nos arredores de Sault.

Os próximos posts serão sobre Valensole, Moustiers St Marie, Gorges Du Verdon, St-Remy, Les-Baux-de-Provence, Isle-sur-La-Sorgue, Fontaine de Vaucluse e Cassis.

Pelas estradas da Provence tem sempre belas surpresas.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Vocês estão na Provence agora? Vou para aí daqui duas semanas, como vi suas fotos em Valensole fiquei preocupado em chegar depois da colheita. Sabe se este ano a florada foi mais cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos agora na Provence e pode ficar tranquila que ainda haverá muita lavanda e na época mais bonita.

      Excluir
  2. Que lugar lindo!! Amei conhecer, parabéns pelo blog, ainda não tinha visto campos de lanada assim, imagino que delicia poder conhecer. Aproveitem muito <3 e compartilhem com a gente todas as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,

      Obrigada pelo comentário. Em breve mais posts e muitas fotos. Os campos de lavanda em flor eram meu sonho antigo. São realmente lindos e perfumados. Um sonho realizado! Demais.
      Beijo.

      Excluir
  3. Qual hotel em Aix que vcs ficaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos num apartamento alugado pelo Airbnb na rua Espariat, bem no centrinho antigo. Foi perfeito!!!

      Excluir
    2. Oi Claudia!! Estamos programando uma viagem para o Sul da França em Maio e gostaria de saber qual foi o apartamento do AirBnb que vcs ficaram em Aix-en-Provence.
      Obrigada e parabens pelo post!

      Excluir
  4. Nossa, que sonho viajar para lugares assim! Um dia ainda consigo também.... Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo
    wwww.saudetudodebom.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! No proximo ano quero visitar a região de Provence. Ain en Provence seria o ideal como base? Terei somente 4dias inteiros , quais cidades devo visitar, faço.mais de uma por dia? Estarei na região no começo de junho de 2019, não verei os campos de lavanda floridos? Realmente é só após o.meio de junho? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia
    Gostaria de visitar algumas vinícolas
    Teria alguma pra indicar?

    ResponderExcluir
  8. Estive na Provence na primavera de 2019 e amei.Ficamos na pousada Clos dês Iris, em Moustier Saint Marie. Lugar fantástico!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!