UM FINAL DE SEMANA NA ILHA DE COMANDATUBA


A Ilha de Comandatuba repousa tranquilamente no sul da Bahia entre coqueirais, mar e manguezais.  Natureza quase intocada. Isolada do barulho e da agitação. Antigamente, o acesso era difícil. O avião descia em Ilhéus, a 75 quilômetros. E, o trajeto até lá era feito em uma hora de carro seguido de uma travessia de dez minutos de balsa. Agora há voos até Una, o povoado mais próximo da ilha. Então, basta atravessar o rio de barco e pronto: Ilha de Comandatuba. 

No pier baianas esperam os hóspedes com colares de madeira feitos na região, fitinha do Nosso Senhor do Bonfim e água de coco. O trajeto até os quartos do hotel Transamérica Comandatuba é feito em carrinhos de golfe. Simpático.

Bainana recepcionando os hóspedes.

O hotel é imenso. Foi construído há mais de 20 anos. Não é novinho em folha, já é um senhor maduro. Tem ao redor de 360 quartos. A decoração é básica. Nada muito sofisticada, bem ao estilo da ilha. Mas, os quartos são bem espaçosos. Os banheiros são bem fracos. 

A infraestrutura de lazer é ótima.Tem 4 piscinas, campo de golfe com 18 buracos, 10 quadras de tênis, campo de futebol, esportes náuticos (caiaque, windsurfe, lanchas para pesca), academia, área com redes para descanso e bocha. Também tem aulas de ginástica e dança.

O campo de golfe é considerado muito bom. Por isso, atrai muitos eventos ao longo do ano. Mas, mesmo quem não entende muito do esporte pode fazer aulas com instrutores do hotel. 

Uma das piscinas do Hotel Transaméria Comandatuba. 

Barco para pesca.

Gostei mesmo foi do spa que fica numa área reservada e tem boas opções de massagem.

Outro ponto alto é o café da manhã. Numa área bem iluminada e arejada, o buffet do café da manhã tem o que você imaginar ser possível na Bahia. As tapiocas são deliciosas/

No final do dia, o espetáculo fica por conta da natureza. As cores do por do sol entre os coqueirais são simplesmente divinas. O céu se cobre de tons de amarelo, laranja e vermelho - digno de nota. 

Entardecer mágico em Comandatuba.

Por do sol no rio Comandatuba.

A ilha é dividida em duas partes: Barra Norte e Barra Sul. Caminhar pela praia é uma ordem. Em direção ao sul tem mais vegetação e muitas aves. Em direção ao norte tem até pequenas falésias e o encontro das águas do rio com o mar. Vale uma caminhada!

O mar é calmo, a água quente e de cor escura. A cor da água não é muito convidativa. Ms, o hotel tem várias piscinas para quem fizer questão de água azul.

O mar tem cor escura em Comandatuba.

Em resumo posso dizer que adoro a Bahia. O astral é sempre fantástico. No entanto, eu esperava mais do hotel. Os quartos já estão antigos, com banheiros velhos. As instalações esportivas são interessantes para quem gosta. O que mais me agradou foi a natureza em si, além do spa e do café da manhã. Coqueirais lindos, mangues, raposas correndo pelo gramado, a harmonia do mar com o rio e um entardecer inesquecível. De 0 a 10 dou nota 7.

Ilha de Comandatuba.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Nossa Cláudia,

    essas fotos da Ilha de Comandatuba são demais!
    Esse local é lindo e depois de ler seu artigo fiquei com vontade de visitar.

    Mais um para a minha lista de locais a visitar.

    Rui de Visitar Nova York

    ResponderExcluir
  2. Rui,

    A Bahia é muito especial. Gosto muito das praias, da comida, do astral. É sempre bom retornar.

    Obrigada pela visita. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Claudia,

    Parece-me que tens o dom de deixar todos os lugares tremendamente convidativos!
    Nunca tinha pensado em ir a Comandatuba; começo a mudar de ideia.

    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Claudia

    Que fotos lindas!! :)
    Gostei muito das praias da Bahia e adorei a comida !!Ainda hoje me lembro do fantástico pequeno-almoço do hotel... :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ana,

    Eu sempre lia sobre Comandatuba e ficava curiosa. Quando surgiu a oportunidade de conhecer nem pensei duas vezes. Para ficar no sossego total é um lugar perfeito. O contraste do mar com o rio ajudam a enaltecer as cores do amanhecer e do entardecer.

    Gostei do seu comentário.

    Bjs

    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Margarida,

    O Brasil tem praias de todo jeito. No sul da Bahia a água tem cores mais escuras, mas a temperatura é bem agradável. A comida é realmente exuberante nos hotéis. Adoro as tapiocas!

    Bjs

    Claudia

    ResponderExcluir
  7. nossaaaa fiquei fascinada com o tanto de viagens que vc fez , amei seu blog .participa do meu tambem . http://venhaserbonita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi fiquei fascinada pelos os lugares que vc ja viajou , nossaaa deve ser d mais um dia quero ser como vc rsrsrs participa do meu blog tambem.http://venhaserbonita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia, Adorei conhecer Comandatuba através do seu blog. A Bahia além de linda tem a melhor cozinha do Brazil na minha opinião. Bem exótica, aromática e muito saborosa. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Emyla,

    Obrigada pela visita ao blog. Vou lá te visitar.

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Melinha querida!!!!!

    Saudades de você. Agora que está mais perto vamos nos ver mais com certeza. Tenho visto suas fotos no instagram e sempre fico com água na boca! Mestre Cuca de mão cheia. A culinária baiana realmente é muito especial. Adoro tudo. Das moquecas às cocadas.

    Beijos


    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!