MONTEVIDEO: A SEDE DO MERCOSUL

Por Claudia Liechavicius

Montevideo é a capital do segundo menor país da América do Sul, o Uruguai (o menor é Suriname). Portanto, como não podia deixar de ser é uma cidade pequena, tranquila, com ritmo bastante provinciano e tida como segura. Banhada pelo Rio da Prata, tem praia! Isso mesmo: praia. O rio desemboca no Oceano Atlântico e a população aproveita muito a avenida beira-rio ou para quem preferir beira-mar, chamada de rambla, para caminhar, pedalar, dar um mergulho, tomar "mate" ou simplesmente ver o tempo passar. E as ramblas são quase infinitas. Se estendem por aproximadamente 70 quilômetros e a cada curva revelam os diferentes contornos da cidade. Algumas áreas são mais sofisticadas, outras bem simples. Tem a Cidade Velha, o porto, Punta Carretas, Pocitos e por aí vai.
.
Montevideo se mostra calma no final do dia, ao longo da rambla.

A cidade de menos de um milhão e meio de habitantes ostenta o título de sede administrativa do Mercosul, uma honra para esse pequenino país que faz fronteira com o Brasil e tem suas bases pregadas na tradição agropecuária.

A Cidade Velha, que guarda partes importantes da história do país, é um bom ponto de partida para quem vai à Montevideo pela primeira vez. Visite o Museu Histórico Nacional (Calle Juan Carlos Gomez 1362) , o mausoléu do General Artigas (Plaza Independencia), a igreja da Matriz (Plaza Constituicion) e o Teatro Solis (Calle Buenos Aires 652).

A Plaza Independencia é um marco no centro antigo de Montevideo.


Bem no meio da Plaza Independencia pode-se ver o mausoléu do General Artigas - herói da independência do Uruguai - embaixo de uma estátua equestre. O moderno prédio de vidros azuis ao fundo é a sede do governo.
.
O porto visto do último andar do Hotel Radisson.

Na hora do almoço programe uma pausa para ir ao Mercado do Porto (Rambla 25 de Agosto de 1825). Ali funciona um conglomerado de restaurantes onde se pode degustar uma típica parrillada, o churrasco uruguaio que serve cortes bastantes diferentes daqueles aos quais estamos acostumados no Brasil. Peça de entrada um chorizo (linguiça) ou uma morcilla (linguiça feita com o sangue). A seguir um belo asado de tira (corte de costela) , riñones ou quem sabe um matambre. Exatamente em frente ao mercado é o ponto onde atraca o Buquebus, embarcação que liga Montevideo e Buenos Aires em uma travessia de três horas pelo Rio da Prata.

INDICAÇÃO DE HOTEL

Radisson Montevideo. É um hotel grande, bem decorado e com cassino. Fica na Plaza Independencia 759, na Cidade Velha. O telefone é (598) 2902.0111 - www.radisson.com/montevideouy
.
INFORMAÇÕES ÚTEIS


MOEDA: a moeda local é o peso uruguaio, mas eles aceitam dólares e peso argentino, além do peso uruguaio! 1 real vale 10 pesos uruguaios e 1 dólar vale 20 pesos uruguaios (valores de janeiro de 2010). É mais vantajoso usar dólares.

FUSO HORÁRIO: É o mesmo do Brasil. Em relação a Argentina tem uma hora de diferença.

LUGARES PARA VISITAR NAS PROXIMIDADES: Pegar um avião para conhecer somente Montevideo não é boa ideia. Com tempo, o interessante é visitar Punta del Este e Colonia que ficam perto. Se ainda sobrar um tempinho, porque não esticar e passar mais um dia em Buenos Aires?

Buenos Aires: de Buquebus (http://www.buquebus.com/) - que é uma embarcação que liga Uruguai à Argentina - chega-se em três horas e também de avião.

Colonia do Sacramento: 180 Km. O trajeto pode ser feito de carro, de ônibus, de Buquebus ou de avião até o pequeno aeroporto de Colonia.

Punta del Este: 110 Km. O trajeto pode ser feito de carro, de ônibus ou de avião.

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. A low profile Montevideo! Nem parece capital...

    beijo Claudia!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Tiago!
    Como capital é tranquila, tranquila. Muita publicidade tem sido feita em torno de Montevideo por causa de novas rotas de voos de algumas companhias aéreas.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Claudia, adoramos o post de Montevideo, nao conhecemos e queremos ir nesse ano, as dicas estao otimas.
    Valeu super sua visita no nosso blog, obrigado mesmo. E volte qdo quiser, ficarem felizes...
    Abraco
    Ellen & Antonio &www.viagemafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen e Antonio.
    Programem mesmo uma viagem ao Uruguai. Especialmente, incluindo Punta del Este e Colônia do Sacrameto.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Claudia!

    Uma ciadade como milhão e meio de habitantes,já é bem grandinha...pelo menos para os padrões Portugueses...hehe
    Alguns edifício fizeram-me lembrar Madrid!
    A ideia de viajar no buquebus também me agradou!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Margarida.
    O Buquebus é uma ótima saída para conhecer Montevideo, Colonia e Buenos Aires. Ele liga essas três cidades pelo mar. Prático (sem muita burocracia para ir de um país para outro) e rápido.
    Bem, quanto à população se compararmos com as capitais de alguns países da Europa que são bem pequenos não dá para ter muita surpresa mesmo. hehe
    Beijinhos
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Olá Claudia! Adorei as dicas, não conheço Montevideo mas, preetendo conhecer e agora já tenho um ponto de partida... obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia,
    Gostaria de dizer que seus posts foram muito uteis, pois daqui a 2 semanas estou embarcando rumo ao Uruguai e vc me deu dicas pra lá de interessantes. Valeu

    ResponderExcluir
  9. Claudia! O vulcão do Chile em meados de 2011 me fez mudar o destino. Acabei indo ao Uruguai e Montevideo me surpreendeu, muito! Os preços são justos e as ruas são muito agradáveis, vale a pena uma caminhada despretensiosa. A parrillada no Mercado do Porto é realmente imperdível. Superindico!!!!
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  10. Chris,
    Come-se muito bem no Uruguai. As carnes são ótimas. E, a cidade é muito simpática. Depois disso, você conseguiu retornar ao Chile?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de saber se há como ir de Montevideo para Sacramento de barco. Obrigada, Amanda.

    ResponderExcluir
  12. Amanda,
    Não tenho certeza, mas acho que não. Procure se informar melhor pelo site buquebus.com
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Parabéns pelo post, realmente esclareceu muita dúvida que tinha em relação ao buquebus e quanto à segurança... Bom, ainda ficou uma dúvida - como ir? - pois de ônibus chega a exorbitantes 600 reais ida e volta de florianópolis. Não me agradou nem um pouco, mas não sei onde procurar mais.
    E os albergues são confiáveis? Pagar 180 reais por 9 dias não é "barato demais"?

    ResponderExcluir
  14. Lucas,
    Muita gente vai de carro de Florianópolis até Montevideo. Dá uma olhada nas companhias aéreas com bastante antecedência que às vezes se acha uma promoção com preço de bilhetes aéreos mais em conta do que de ônibus.
    Quanto à albergues, realmente não vou saber te responder, pois eles não se encaixam no meu perfil de viagem.
    Espero ter te ajudado.

    ResponderExcluir
  15. Grato pelas dicas! Vamos 30 de dez, reservei um carro em Montevideo e de la temos 5 dias p Monte e Mar del Plata. Dps direto a Sacramento... Voltamos dia 05 à SP. Vou em tudo q disse no blog - ou quase td rss, eu e 2 irmãs! Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Evaristo,

    Essa região é deliciosa. Colônia do Sacramento e Punta são os pontos altos desse trajeto.

    Aproveitem muito.

    Claudia

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber qua é o melhor lugar para fazer compras no MERCUSUL.

    aTT

    ResponderExcluir
  18. Silvio,

    O Mercosul é formado pelo Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela.

    Bem, meu forte durante as viagens não são compras. Não sei a que tipo de compras você se refere. Cada um desses países tem suas peculiaridades.

    No Uruguai os doces de leite e as roupas de lã, na Argentina alfajores e roupas de inverno, no Paraguai muambas e na Venezuela nunca estive.

    É isso. Espero ter te ajudado.

    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Claudia.

    Obrigado.
    Que montar enchoval e comprar roupas de marcas.
    E o Peru "Lima" não parte do Mercosul? Posso viajar apenas com RG para Lima?
    att

    ResponderExcluir
  20. Silvio,

    Dá para ir com RG para o Peru.

    Mas, para comprar enxoval o Brasil sai na frente desses países todos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!