SORRIA! VOCÊ ESTÁ EM CANCUN!

Por Claudia Liechavicius

De dia, o sol brilha para ressaltar as cores do mar azul turquesa caribenho e esquentar as areias de Cancun. À noite, a temperatura aumenta para sacudir as intermináveis baladas regadas à tequila mexicana. Essa mistura de sol e diversão continua conquistando tanto os gringos americanos como os conterrâneos brasileños, apesar dos eventuais furacões e do susto causado pelo virus H1N1, em 2009.



O astral de Cancun conquista facilmente tanto os "ratos de praia"...



... como a galera da night.







Mas, quem estiver atrás apenas de sombra e água fresca vai achar muitos cantinhos perfeitos para o relax.







E, as opções sob o sol ou ao luar são muitas. Nadar com golfinhos em um dos tantos parques aquáticos, sentar na beira da piscina de um belo hotel bebericando um coquetel colorido, flutuar pelas águas cristalinas de cavernas subterrâneas cheias de estalactites, pilotar um jet ski ou lancha saindo da lagoa até o mar, mergulhar de snorkel nos corais, visitar pirâmides e ruínas maias em Chichén- Itza e Tulum , ou simplesmente ficar jogado em uma espreguiçadeira na beira de um mar azul de beleza ímpar, seja em Cancun, Playa del Carmen, Cozumel ou Isla Mujeres. Basta escolher.






Vários parques aquáticos oferecem a possibilidade de nadar com golfinhos. Ninguém resiste ao carisma deles. Afinal, parece que estão sempre sorrindo. 







LA ISLA CANCUN 

 Cancun fica na região de Quintana Roo, à nordeste da Península de Yucatán. É dividida em duas áreas: Zona Hoteleira e Downtown.

Para ter uma boa visão geral de Cancun basta subir na torre giratória.











Mar e lagoa cercam a Zona Hoteleira de água por todos os lados.

A Zona Hoteleira é uma ilha no formato de um sete, conectada ao continente por duas pontes: Punta Nizuc (ao sul) e Playa Linda (ao norte). A ilha é relativamente pequena, mas, na medida certa para uma semaninha de muito sol e curtição. Estende-se por uma estreita faixa de areia de 22 quilômetros onde se vê uma cortina de hotéis, restaurantes e casas noturnas, ao longo da famosa Kukulcán Boulevard. Cancun é privilegiada pela natureza, cercada de mar (e que mar!) por um lado e pela Lagoa Nichupté, com o Parque Marinho Nacional, do outro. Os hotéis são tantos que é até difícil escolher onde ficar. Na maioria deles basta apenas alguns passos para atender ao chamado de um mar esplêndido, em diversas nuances de azul, para um mergulho. É na Zona Hoteleira que a maior parte dos turistas prefere ficar. Já, Downtown é o centrinho da cidade. Uma região sem muitos atrativos, além de alguns shoppings mais simples, mercados e hotéis mais afastados do mar. Nesse caso, para chegar às areias caribenhas é preciso encontrar uma das entradas para as praias públicas, onde o acesso é liberado.











Da piscina de borda infinita os hóspedes do JW Marriott saúdam o mar caribenho. 

SOB O SOL DOS DEUSES MAIAS
.











Cancun é um destino perfeito para quem gosta de estar al mare. Não importa se a intenção é se jogar todos os dias em empolgadas atividades aquáticas ou apenas se dedicar ao dolce far niente, esticado à beira-mar. Bem, se a intenção for aproveitar tudo o que a cidade oferece é preciso se preparar para as distâncias. Pois, tudo é longe. O ideal é alugar um carro para circular com conforto. Caso contrário, as aventuras serão acessadas a bordo de um ônibus que circula pela região hoteleira, com ingressos a U$ 1.50 e leva os passageiros até o terminal rodoviário ADO, partindo de lá para outros destinos: Playa del Carmen (70 Km), Cozumel (70 km até Playa del Carmen e depois mais 45 minutos de ferry), Tulum (130 Km), Chichen-Itzá (170 Km).
































 Os maias souberam escolher o melhor azul do mar!










PLAYA DEL CARMEN

Setenta quilômetros abaixo de Cancun está um dos trechos mais charmosos da Riviera Maia, a Playa del Carmen. Esse simpático vilarejo tem um astral bem descolado. Digamos que seja parecido com Búzios. Muita gente jovem prefere escolher um hotel por ali para curtir o Caribe Mexicano. Afinal, a água cristalina em diversos tons de azul turquesa e areias brancas convidam ao deleite. A praia tem boa infra-estrutura com bares, tatames a beira-mar e guarda-sóis. Além disso, é dali que partem os barcos para a ilha de Cozumel. No final do dia, a ordem é circular pela Quinta Avenida, uma rua de pedestres onde tudo acontece. Bares e restaurantes acomodam confortavelmente os visitantes. E, não faltam opções. Cogite ficar hospedado no Hotel Mosquito Beach, pé na areia, com diárias de U$ 190 (http://www.mosquitobeachhotel.com/), aproveitar a noite na filial do Conco Bongo e de manhã cedo tomar o ferry para Cozumel, dar uma esticada à Tulum ou cair nas águas dos parques XCaret , XPlor ou Xel-Ha que ficam nas suas imediações.
.
Em Playa del Carmen muitas lojas se estendem ao longo da Quinta Avenida. Entre grifes famosas e lugares cheios de produtos típicos super coloridos.

XCARET, XPLOR OU XEL-HA?

Oh dúvida cruel. Em qual desses três parques aquáticos se aventurar primeiro? O XCaret fica a apenas seis quilômetros de Playa del Carmen. No entanto, para quem está em Cancun são "meros" 75 quilômetros. Não é perto. Aliás, as distâncias são sempre grandes na Riviera Maia. Esse é o parque mais antigo, portanto o mais conhecido. É uma espécie de Sea World mexicano. Oferece uma variedade de opções como: mini zoológico, shows que celebram a cultura maia, borboletário, flutuação por rios subterrâneos, nadar com os golfinhos, mergulhar de snorkel, sítios arqueológicos, orquidário, praias e spa. Os ingressos custam U$ 69 para adultos, U$ 34,50 para crianças com mais de um metro de altura e crianças com menos de um metro não pagam. Para entrar no parque num segundo dia consecutivo paga-se apenas metade do valor. Mais informações pelo site http://www.xcaret.com/.

XCaret fica num local onde ainda há muitos vestígios das antigas civilizações.

As águas são calmas no parque aquático e possibilitam boa visibilidade no mergulho de snorkel.



A grande atração de XCaret é o mergulho com os golfinhos. Mas, o pagamento para essa aventura é feito separadamente. Não está incluído no valor do ingresso.

Mergulhar em cavernas de água cristalina (e quente) é outro ponto alto do XCaret.

O XPlor é o parque mais novo da Riviera Maia. Fica ao lado do XCaret e oferece como diferencial aventuras radicais, como: tirolesa, carros anfíbios que percorrem riachos, passeio em balsa de madeira por cavernas e nado em rios de estalactites. O ingresso custa U$ 99 para adultos e U$ 49 para crianças. http://www.xplor.travel/

Já o Xel-Ha usa como principal chamativo a beleza natural do lugar onde está localizado. Fica na beira do mar, num local lindíssimo. Pode-se praticar mergulho com snorkel, fazer mergulho de profundidade, nadar com manatees, andar de bicicleta ou simplesmente sentar confortavelmente para tomar sol e curtir as matizes de azul do mar. O ingresso custa US 79 para adultos e U$ 39 para crianças no sistema “all inclusive”. Se preferir apenas pagar pelo acesso sem alimentação, o valor cai para U$ 59. De Cancun até lá são 120 quilômetros. http://www.xelha.com/ 

COZUMEL 

 Para os ratos de praia Cozumel é a ilha perfeita. Tem cantinhos praticamente virgens e sem muita infra-estrutura.
Então? Que tal ficar assim num paraíso quase que particular?

O acesso é feito pela Playa de Carmen onde se toma o ferry em seis horários diferentes. O trajeto dura em torno de 45 minutos. Portanto, partindo de Cancun para Cozumel se leva em torno de duas horas para ir e duas para retornar. A ilha é grande e já na chegada é preciso alugar um carro no centro histórico, para chegar mais facilmente a Playa Bonita, Punta Chiqueros e Chumul - que são as melhores para ficar estirado à beira-mar - já que do outro lado ficam os hotéis e na maior parte da ilha há pedras e corais dificultando o acesso ao mar. Em Cozumel também se pode visitar os sítios arqueológicos de San Gervasio, Castillo Real e El Cedral, fazer um Tequila Tour, passar o dia no parque aquático Chankanaab ou nadar com os golfinhos no Dolphin Discovery.

Ao chegar em Cozumel escolha se você prefere circular pela ilha à bordo de uma bela carroça...

...ou em um veículo possante!



Mas, a ilha é grande e para chegar à uma praia como essa - Chumul - é preciso andar mais de vinte quilômetros.





Não se assuste com as distâncias em Cozumel. Vá sem medo. Você não vai se arrepender! 


ISLA MUJERES

Ao norte de Cancun, uma grata surpresa é a Isla Mujeres. A ilha tem areias brancas e aquele mar de um azul tão espetacular que não dá vontade de ir embora. Para chegar basta tomar o ferry em três diferentes pontos de Cancun: Playa Tortugas, El Embarcadero ou Puerto Juarez. O bilhete de ida e volta de barco custa 15 dólares, dura 20 minutos e enjoa bastante. Mais informações pelo telefone (998) 881 5890 ou pelo site http://www.granpuerto.com.mx/ Logo ao chegar aproveite as praias da Punta Norte: Playa Norte e Playa del Secreto. Se quiser alugar espreguiçadeiras e guarda-sol são 50 pesos por pessoa ou a partir de 5 dólares.

O ferry que liga Cancun à Isla Mujeres faz o trajeto em menos de vinte minutos.

Ao chegar alugue um carrinho de golfe. A ilha não é muito grande, mas para percorre-la de norte a sul é preciso de uma pequena ajuda motorizada.

O mar é espetacular em Isla Mujeres.

Procure um cantinho com poucas pessoas e curta esse visual. 

Outro ponto alto da ilha é o mergulho nos corais. Barcos partem do mesmo pier de onde chega o ferry que vem de Cancun. Por pessoa são 22 dólares, mas se quiser um barco só para você são 150 dólares por um período de aproximadamente duas horas com direito a pé de pato, snorkel e um guia conduzindo o passeio pelo mar e mostrando os corais e a fauna marinha.

Pequenas embarcações partem a toda hora com grupos de pessoas que queram mergulhar de snorkel nos corais.

Não deixe de mergulhar em Isla Mujeres. Os corais são magníficos e a visibilidade é íncrível.

Para circular por Isla Mujeres é preciso alugar um carrinho de golfe (por uma hora são 180 pesos e por dia 400 pesos). Então, a bordo do seu possante dirija-se ao Parque Natural Garrafón que oferece além do azul estonteante do mar, piscinas naturais cercadas por recifes de corais que podem ser exploradas de snorkel, mergulho com golfinhos, manatees ou leões marinhos e tirolesa. O ingresso custa 59 dólares por pessoa. Mais informações pelo telefone (998) 849 4748 ou pelo site http://www.garrafon.com/

Na ponta sul de Isla Mujeres o Parque El Garrafon pode ser uma boa opção para quem quiser aproveitar esse mar azul com conforto e muitas opções de lazer.

AVENTURAS NA ÁGUA


Quem gosta de atividades aquáticas não vai conseguir ficar parado em Cancun. Algumas empresas, como a AquaWorld, oferecem uma série de opções como: mergulho com tubo, passeio de barco com fundo de vidro sobre corais, pesca em alto mar, voos de parasail, jet-ski e o famoso Jungle Tour. Nesse passeio cada pessoa pilota seu próprio barco ou jet ski, seguindo um guia que conduz um grupo desde a Lagoa Nichupté até o mar. Então, é feita uma parada para mergulho com snorkel. Mas, não se iluda, o local onde se para não é muito bom para mergulho. Poucos serão os peixes vistos ali. O passeio em si vale muito mais do que o pit stop para snorkeling. O tour dura em torno de duas horas.

Entrada do Aquaworld.

Um dos passeios mais tradicionais do Aquaworld é o Jungle Tour. De jet ski, o passeio sai da lagoa para o mar em um trajeto que dura aproximadamente duas horas, com direito à uma parada para mergulho de snorkel.

NOS EMBALOS DA NOITE DE CANCUN


Se os dias conseguem atiçar a galera, a noite nem se fala. A vida noturna é agitadíssima no pedaço. É na altura do quilômetro 9,5 da Boulevard Kukulcán que tudo acontece. O ponto alto é a concorridíssima Coco Bongo, uma mistura de casa de show, bar temático e boate divertida. Suas portas abrem às 23 horas e uma fila interminável de empolgados se aglomera para cair na farra entre coquetéis coloridos, tequilas, performances circenses e cover de artistas conhecidos. É no mínimo inusitado. Só é permitida a entrada de maiores de 18 anos (com apresentação de documento de identidade). Também experimente Dady O, The City, Roo, Bulldog, Congo ou Sweet. Para menores de 18 anos há outras possibilidades de badalação como os restaurantes Señor Frog’s, Margaritaville, Carlos n Charlie e Pat O’brein. Divirta-se, mas não espere muito da comida.

Coco Bongo é o point mais divertido de Cancun no momento. Apenas para maiores de 18 anos.

As baladas são sempre regadas à tequila, rum ou vodka. Por isso, menores de 18 anos não podem entrar nas casas noturnas.

O Señor Frog's também é animado. Mas, a comida...é péssima!

Carlo's n Charlie é outra opção para sacudir a noite em Cancun. Costuma ficar lotada até a hora em que Coco Bongo abre as portas. Então, subitamente é uma debandada geral e toda a galera vai para a fila da casa concorrente. 


NO RASTRO DOS MAIAS


O mais interessante de uma viagem à Península de Yucatan é que além do mar, do sol, das atividades aquáticas e das intermináveis baladas, também dá para mergulhar de cabeça no passado das civilizações maias. Assim, é possível compreender melhor a história desse povo que dominava a região na época em que lá chegaram os colonizadores espanhóis. A começar por Chichen-Itza, que fica a 170 quilômetros de Cancun e é considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. O complexo data do século V e segundo dizem foi construído para abrigar os líderes religiosos do povo, além de servir como calendário. A pirâmide de 30 metros de altura é o grande cartão-postal do local que também tem ruínas de um observatório de astronomia, campo de jogo de bola e uma espécie de palácio. Outro ponto histórico a ser visitado é Tulum. A cidade surgiu no século I, foi a principal cidade portuária do povo e se debruça sobre o mar num cenário incrível. Isso mostra que os maias realmente tinham bom gosto.


RESTAURANTES A quantidade de restaurantes que a cidade oferece é enorme. Tem de tudo. Para todos os gostos e bolsos. Desde comida mexicana, italiana, argentina, japonesa, americana, tailandesa, indiana e por aí vai.


Para comer frutos do mar indico o Lorenzillo’s (Boulevard Kukulcán Km 10.5 – http://www.lorenzillos.com.mx/).


Boas carnes argentinas, assim como um belo peixe grelhado podem ser encontrados no Puerto Madero (Boulevard Kukulcán Km 14.1 – http://www.puertomaderorestaurantes.com/).


Um simpático mexicano é o La Destileria (Boulevard Kukulcán Km 12.6 – http://www.ladestileria.commx/ ).


Se a idéia for manjar una pasta, o italiano Cenacolo é bastante charmoso (Boulevard Kukulcán Km 13, no Kukulcán Plaza – http://www.cenacolo.com.mx/).


COMPRAS


Lojas e shoppings há em profusão pela cidade. Mas, imagino que Cancun não seja o lugar ideal para se jogar nas compras. O mall mais procurado pelos turistas é o La Isla, no Km 12,5 da Boulevard Kukulcán – tanto pelas lojas, como pelos restaurantes ou simplesmente para uma caminhada. Mais luxuoso é o Luxury, como o próprio nome já diz, no Km 13. Grifes de renome internacional e restaurantes mais sofisticados podem ser encontrados lá. Lojas de artesanato com preços mais atraentes são as de downtown, especialmente no Mercado 28 e Plaza la Fiesta.
  As cores do artesanato e dos produtos típicos do México saltam aos olhos. As bonequinhas não são lindas?

HOTÉIS 


A oferta de bons hotéis é tão grande que impressiona. É até difícil escolher. Ficam todos lado-a-lado enfileirados ao longo da Boulevard Kukulcán. Fiquei hospedada no JW Marriott e não tenho do que reclamar. Funcionários super atenciosos, quartos amplos e com decoração americana convencional, bom serviço de piscina e praia e bom spa. Mas, as grandes redes hoteleiras estão todas lá com suas versões cinco estrelas: Barcelo, Club Med, Crown, Fiesta Americana, Melia, Hilton, Hyatt, Riu, Ritz Carlton, Meridien. Esses são apenas alguns nomes…

A piscina do JW Marriott Cancun realmente convida ao dolce far niente. 


HOTEL EM PLAYA DEL CARMEN


Mosquito Beach. Quinta Avenida y Zona Federal Calle 8 Norte. Telefone (52) 984 87 3002. http://www.mosquitobeachhotel.com/


QUANDO IR


Cancun pode se vangloriar por ter sol o ano inteiro. Portanto é boa opção praticamente para qualquer época. O verão vai de abril a setembro, com temperaturas que variam entre 29 e 35 graus. Costuma ser chuvoso e com grande umidade. O inverno (se é que dá para chamar isso de inverno) vai de outubro a março, com temperaturas entre 18 e 28 graus centígrados. No entanto, é preciso estar atento à época de furacões no Caribe que costuma ser entre agosto e outubro. Os meses de alta temporada são dezembro, janeiro, julho e agosto.

Imagine como seria o mar se a bandeira fosse branca... 

COMO CHEGAR

American Airlines – via Miami
Delta Airlines – via Atlanta
Copa Airlines – via Panamá
Aeroméxico e Mexicana – via México.

IDIOMA: espanhol

MOEDA: peso mexicano. Mas, dólares são aceitos sem problema em quase todos os lugares (sendo o troco dado em pesos).

COTAÇÃO: 1 peso mexicano vale R$ 0, 13.

FUSO HORÁRIO: duas horas a menos em relação ao horário de Brasília.

VISTO: Para os brasileiros quem têm visto americano, a entrada no México foi liberada desde abril de 2010. Mas, para quem não têm é preciso pedir o visto mexicano.


O que encanta em Cancun é a diversidade de opções que a região oferece. Seja para os habitués do mar, para os interessados por história, para os amantes do sol ou para os animados da noite. Há programa para todas as tribos. Além de muito sol, Cancun tem estrela!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Fotos Espetaculares !!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Claudia, eu AMEI Cancún! Estive por lá em 2006 e ganhei a viagem em um concurso, acredita? Foi maravilhoso e amei XCARET, XEL-RA, TULUM, os CENOTES, CHICHEN ITZA e as praias de um azul inacreditável, além da comida apimentadíssima e também aproveitamos pra dar uma passadinha na cidade do méxico, onde conhecemos o fantástico museu de palenteologia. Amei demais essa viagem, que delícia relembrar esses momentos incríveis através das suas lindas fotos! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o relato! Dá vontade de ir correndo! ;) abraços,

    ResponderExcluir
  4. Clarissa!
    Quando chega a hora de ir embora e deixar para trás esse marzão azul...dá vontade de chorar!
    A cor da água é incrível.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Katia!
    Ganhar uma viagem ao México só podia ser para você!!! Com tamanha criatividade!!!
    O México é um país muito especial. São tantas cores, pimentas, tequilas e tradições que mexem com a gente. Viagens assim são maravilhosas. Que bom que trouxe uma certa nostalgia de sua viagem.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Claudia

    As fotos estão lindíssimas!!Dá vontade de ir correndo...ou melhor voando para Cancun!!hehe...o pior mesmo para mim são as 12 h da avião...
    O México,junto com a Républica Dominicana, Cuba e Brasil é um destino muito popular por aqui.Como eu não sou muito fã de praia,nunca acho que valha a pena fazer tantas horas de avião para qualquer destes destinos ( com excepção do Brasil que eu já fui várias vezes!),mas agora lendo o seu post acho que posso mudar de ideias...hehe...pelo menos em relação ao México...hehe

    Beijos
    Ps:eu acho que os hoteis Marriott são sempre uma escolha segura!Na última vez que estivemos no Brasil ficámos no Marriott na Costa do Sauípe,na Baía e adorei!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia!!
    Então tudo certinho para viagem para Cingapura?? Por favor não deixe de conhecer o Marina Bay Sands por mim!!!
    http://mauoscar.com/2010/07/01/casino-de-cingapura-marina-bay-sand

    Se puderes não deixe de experimentar o Din Tai Fung, eles tem os melhores Dumplings do mundo!!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  8. Oscar, vou em agosto para Cingapura. Tudo certo.
    O restaurante Din Tai Fung é o meu preferido de Pequim. Conheci o restaurante lá e me apaixonei por ele. Que bom saber que também tem um em Cingapura. Já está na mminha lista!!
    Tem algum outro muito bom? Que seja imperdível? Que mais você indica por ali? Pode dar as dicas pois terei tempo para explorar a região.
    Valeu pela dica!
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Margarida.
    Você é tão cheia de opções na Europa e Ásia que nem precisa voar tanto para encontrar lugares lindos. rsrs. Ibiza, Córsega, as Rivieras Italiana e Francesa, Grécia, Maldivas, Seicheles, Ilhas Maurício...
    Mas, vou te falar que o mar do Caribe é um espetáculo...pode ficar com água na boca...
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post!

    Então você recomenda o JW Marriott ou ficaria em outro? Estou com reserva lá.

    E o estacionamento em Cancún, é caro? No hotel vi que não tem custo.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabriel.
    Eu gostei de ter ficado no JW Marriott. Gostei do hotel. Se você quiser um ambiente mais selecionado e exclusivo, solicite um apartamento nos andares superiores onde tem uma ala fechada para hóspedes mais exigentes que gostam de ser mimados e querem privacidade.

    Quanto ao carro, no hotel o estacionamento não é cobrado e na rua há muitas vagas disponíveis e alguns estacionamentos pagos que não são caros, têm preços como nos shoppings. Bem razoável.

    Mas, carro é fundamental!

    Obrigada pela visita. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudia. Obrigado pela resposta e pela ajuda!

    Só mais uma pergunta: dá para fazer um bate e volta à Cozumel no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  13. Dá sim, Gabriel.
    Foi o que eu fiz. Saí de Cancun às 9. Cheguei em Playa del Carmen pouco depois das 10 e comprei o bilhete de ferry para as 11 hs da manhã. Cheguei em Cozumel antes do meio-dia. Aluguei um carro e logo saí do centrinho rumo às praias mais bonitas. Voltei no final do dia e deu tempo para ver a ilha toda. Dá até para jantar antes de voltar, pois o último ferry é tarde da noite. Então, mais uma hora e meia de carro para voltar.
    É isso! Pode tirar suas dúvidas. O que eu puder responder... estarei à disposição.
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Olá Claudia!
    Sou de Salvador da Bahia, e estou indo em outubro para Cancun passar minha lua-de-mel! Estou sonhando todos os dias junto com meu noivo. Escolhemos o hotel sem ajudas, apenas pelo que vimos em fotos em internet, você saberia nos informar sobre a qualidade do hotel Gran Caribe Real Cancun? E se além dos programas para fazer la, teria algo especifico para recem casados?
    Muito obrigada!!
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol!
    Parabéns pelo seu casamento. Você deve estar realmente muito ansiosa com a lua-de-mel.
    Bem, esse hotel, especificamente eu não conheci. Mas, a maior parte dos hotéis 5 estrelas de Cancun são muito bons. Para recém-casados é preciso namorar muito... As praias são lindas. Se der vá até Isla Mujeres e Cozumel. Dê também um pulo até Playa del Carmen e Tulum. Não deixe de aproveitar a noite de Cancun que é muito animada e divertida.
    Desejo um casamento muito feliz e uma lua-de-mel incrível.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Claudia,
    Sou Carmen. Eu voltei da Península de Yucatán. Os seus posts me faz viajar lá de novo. As praias são bem lindas e tem cultura arqueológica e boa diversão. Bravo!

    Minha decisão foi para ir ao Xel-ha e gostei muito dele.
    Beijos
    Carmen

    ResponderExcluir
  17. Olá Claudia!
    A minha viagem preferida de sempre até hoje! Que bom poder revê-la aqui.

    Mário

    www.myfavouriterestaurants.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Ola Claúdia,

    Estou querendo ir a Cancun no ano q vem em julho, e vimos o Hotel PARK ROYAL CANCUN, é bom mesmo? bem localizado? e gostaria de saber se sabes me informar o custo mais ou menos p ficar 7 dias. Espero gostar de la, pq iriamos a FERNANDO DE NORONHA.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Mayara!

    Não conheci esse hotel. Mas, Cancun tem otimos hotéis. Para saber o preço entra no site do próprio hotel e faz uma pesquisa. Pois, dependendo do tipo de quarto que vc quiser o preço muda. Depois, compara nos sites especializados em hotéis como o hotéis.com, booking.com, tripadvisor.com.br, mrandmrssmith.com e outros mais.
    Divirta-se!

    ResponderExcluir
  20. Olá! Estou querendo ir em dezembro, mas ouvi falar que à noite faz um friozinho e que durante o dia as águas são geladas..será que isso é verdade? Que época vc foi? Parabéns pelo blog! Renata

    ResponderExcluir
  21. Renata! Fui à Cancun em julho. A temperatura da água nessa época é uma delícia. Realmente, no final do ano esfria um pouco. Já não é a mesma coisa. Mas, muita gente até prefere por ser mais fresquinho e não ter risco de furacões...
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o relato! Será de grande valia para minha lua de mel! Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Claudia, FANTASTICO, este guia de vcs!!!
    viajei muito pelos lugares que eu nunca fui, em menos de uma hora e sem sair de casa rsrs!
    saudades de Cancun y Barcelona? ainda sigo por aqui.(isso aqui pode virar livro...ja pensou nisso, assim sem compromisso?)

    saludos desde Espana todos, Marcus,Lucas e Kim!!! os espero por aqui uma vez mas.

    Rei

    ResponderExcluir
  24. Rei!!!! meu querido!!!!
    Que espetáculo ver você por aqui. Amei essa visita ilustre.
    Bailar em Cancun e comer em BArcelona. Estou precisando disso.
    Muitas saudades de você.
    Beijooooossssss
    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post! Parabéns! Pretendo ir em breve à Cancun e suas dicas serão fundamentais. Ainda devo passar por aqui muitas vezes!

    ResponderExcluir
  26. Angela
    Adoro receber pessoas que estão prestes a viajar e conseguem aproveitar alguma coisa do que foi escrito. Compartilhar é muito bom! Volte sempre.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  27. Estou indo hoje...mal posso esperar para amanhã estar desfrutando de tanta beleza....ohh maravilhaaaa

    ResponderExcluir
  28. Cris, aproveita muito suas férias em Cancun. A cidade é pura diversão.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  29. Vou em 26/04/2011 com meus filhos..... Hotel Parnassus.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Nossa muito legal mesmo, estamos indo em abril p lá ficaremos no Me Cancunestava meio perdida mas vc ajudou muito!!! Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Kellen, que bom poder ajudar.
    Aproveite a viagem. Cancun é uma delícia.

    ResponderExcluir
  32. Adorei este post sobre a Riviera Maya, acabei de chegar de lá e ja morro de saudades surpreendeu-me muito e os parques? Adorei e este post fez-me reviver estas magnificas férias, espero em breve postar sobre a RM no meu blog, passe por la

    ResponderExcluir
  33. Oi Luffi!
    O México é muito grande e cheio de diversidades. Que país bacana!!! Cancun é muito especial.
    Valeu pela visita. Vou conhecer seu blog também.
    Claudia

    ResponderExcluir
  34. Olá amigos,
    passamos 15 dias em Cancún, minha mulher e eu. Um lugar mágico, contudo cuidado com os pacotes do Park Royal Cancun, a começar pela foto, dos lados tudo vazio, quando se chega lá dois baita prédios, sem falar no pessoal que tenta te empurrar pacotes do hotel. Cuidado não compre nada de prata na praia é fria. Outra coisa não perca tempo de ir no Mercado 28 uma droga. Fora isso as outras coisas são lindas, uma água deslumbrante, um serviço de hotel all inclusive de tirar o chapéu. Os mexicanos são muito simpáticos e hospitaleiros, recebem com muito carinho os brasileiros. Por falar nisso, não bebam na rua pois isso pode levá-los para a cadeia. Os passeios do Acqua World são ótimos..
    Turquinho e Turquinha

    ResponderExcluir
  35. http://tia-augusta.sitepessoal.com/blog/conheca-cancun/
    esse site também é seu?!

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, Elaine.
    Obrigada por ter me alertado. Esse blog NÃO É MEU!!!!
    Infelizmente, tem muita gente que se apropria indevidamente dos conteúdos e fotos de outras pessoas. E, o pior, sem nem se quer ter a decência de citar a fonte. Isso acontece...
    Já entrei em contato e espero que eles tirem minhas matérias de lá hoje mesmo.
    Muito obrigada,
    Claudia Liechavicius

    ResponderExcluir
  37. Oi Claudia, adorei as informações disponibilizadas no "Viajar pelo Mundo"! Parabens.
    Eu e meu marido resolvemos sabado conhecer Cidade do Mexico(vamos ficar 3 dias) e depois 7 dias em Cancun, acho que vamos curtir muito as suas dicas. Estou com todas as informações anotadas,na volta conto nossa experiencia, bjs e obrigada. Gracinha Queiroz

    ResponderExcluir
  38. Gracinha,
    O México é um país fascinante. Fiquei apaixonada e já fui três vezes. Se tiver outra chance vou sem pensar...
    Aproveita muito e depois conta como foi.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde!
    Quero conhecer Cancun e arredores. Suas dicas estão sendo muito importante para mim. Gostaria de saber: para conhecer CONZUMEL, MUJERES E a Península de Yucatan, com tranquilidade, 7 dias bastam?
    Antecipadamente, obrigado.
    Couto

    ResponderExcluir
  40. Olha, Couto,
    Eu diria para conhecer isso tudo E APROVEITAR uma semana é o mínimo. Um dia para Cozumel e Playa del Carmen, um dia para Isla Mujeres, outro para Tulum, outro para Chichen-Itza e o resto para as tantas coisas que Cancun oferece.
    Boa viagem!
    Claudia

    ResponderExcluir
  41. eee amei esse post, eu e antonio estamos indo pra la em outubro, depois quero um roteiro hein !! vamos ficar 1 semana portanto temos que visitar os melhores pontos hehehehe
    bjsssss

    ResponderExcluir
  42. Gabi,
    Que delícia. Podemos tomar um café para conversar sobre esse paraíso. Quando você quiser!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  43. Oi Claudia, parabéns pelo post. A viagem tá pronta!!!
    Estou indo para Cancun e queria pegar um cruzeiro pelo Caribe, Jamaica, etc... Você sabe se tenho que contratar do Brasil ou em Cancun mesmo eu consigo embarcar em algum? Bjs,
    Beth

    ResponderExcluir
  44. Beth,

    Vou ficar te devendo informações sobre cruzeiro pelo Caribe partindo de Cancun. Já fiz um cruzeiro pelo Caribe, mas partindo de Miami. De Cancun nunca saí.
    Obrigada pelo comentário e pela gentileza.

    ResponderExcluir
  45. Oi, sou Denner. Estou querendo ir de lua de mel pra la em agosto. Mas nós nao temos perfil de muitas atividadede na agua, como mergulho por exemplo. Gostamos de praia e de ficarmos mais quetinhos, com boa comida e regalias. Cancun é uma boa opção para nos?Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Oi Denner,

    Pode ser uma boa opção se vocês escolherem um hotel bacana e menos confuso. A Playa del Carmen é bem interessante pois parece uma mini Búzios. Outro lugar legal é Tulum, um pouco mais ao sul com aquele marzão azul lindo, ruínas e bem menos gente por perto.

    Boa lua de mel!

    ResponderExcluir
  47. Oi Cláudia, estamos querendo ir em outubro, mas fiquei receosa quanto às chuvas e furacões. Você conhece algume qu ejá foi nessa época?
    beijs,
    Mayana

    ResponderExcluir
  48. Mayana,

    Eu acho que o primeiro ponto para organizar uma viagem é escolher acertadamente a melhor época para ir.

    Eu peguei um furacão nessa época na República Dominicana. Muito chato. A tensão é enorme.

    Espero que dê sorte e corra tudo bem. Isso é uma loteria. Nunca se sabe.

    Bj

    ResponderExcluir
  49. Oi Cláudia, estou pesquisando dois possíveis lugares para passar a minha lua de mel. Estamos entre Cancun e Jamaica. Vi em seu site que já foi para ambos os lugares.
    Gostaria de uma sugestão, para qual deles ir? A escolha está bem difícil e nada melhor do que perguntar para quem já foi.
    Uma observação, somos um casal que gosta de sair, apesar de ser lua de mel, queremos descansar e também ter opção de comer bem e ir à restaurantes e bares.
    Adorei o site!
    Bjos

    ResponderExcluir
  50. Vanessa,

    A Jamaica tem opções fora do hotel. Negril é onde tem mais possibilidades. Já, Cancun é mais festiva. Se isso interessa para vocês, então Cancun tem mais o perfil do casal.

    Beijos e boa lua de mel.

    ResponderExcluir
  51. Olá,
    Pretendo ir ao México em janeiro/2015. Alguns dias no DF e depois Rivieira Maia. Tem cruzeiro saindo da Cidade do México ou Cancun?

    ResponderExcluir
  52. Olá, Anônimo.

    Como você pode observar no mapa do México, a Cidade do México não fica na costa. Fica bem no centro do país. Portanto, não tem como sair de lá de navio de lá. Já, de Cancun você pode sair para onde quiser. Há várias opções de cruzeiros.

    ResponderExcluir
  53. Oi, Claudia. Tudo bem? Estava fazendo uma busca no Google e conheci seu blog por acaso. Realmente suas dicas são excelentes. Uma curiosidade: você realmente viajou/viaja para todos esses lugares ou faz pesquisas e baseado nos gostos do público monta os roteiros? Ham, se você realmente faz as viagens, você costuma ir por conta própria ou contrata uma agência de viagens.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  54. Mulher de Deus me diga uma coisa, você faz essas viagens anualmente ou faz mais de uma por ano. Porque são muitos lugares. Heheheheh

    ResponderExcluir
  55. Olá!

    Eu escrevo com base nas minhas experiências de viagens. Só escrevo sobre o que conheço.

    Viajo muito e não uso agências de viagens. Monto meus roteiros sempre sozinha. Isso faz parte da viagem.

    Boas viagens!!!

    ResponderExcluir
  56. Ola, qual hotel vcs indicariam em Playa del Carmen e Cancun com criança (grandinhas). Vi em alguns lugares que o legal seria ficar na 5 Avenida ( e verdade? ) ,
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  57. Ooi Claudia! Muito bom seu post, parabéns! Estou pensando em ir para Cancun em janeiro de 2016, e espeva pensa em aproveitar e fazer um cruzeiro por lá ( já que amo e ja viz 5 aqui pelo Brasil ). Vi que você respondeu perguntas de algumas pessoas que estavam pensando em fazer um cruzeiro por lá também, porém estou procurando nas companhias de cruzeiros e não estou achando saindo de Cancun. Você por acaso sabe de alguma companhia que atua em Cancun?
    Bjssss Victor Rio De Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  58. Ooi Claudia! Amei seu post, parabéns! Estou pensando em ir para Cancun em janeiro de 2016, e queria aproveitar para faer um cruzeiro por la ( já que gosto muito e ja fiz 5 aqui pelo Brasil ). Vi que você já respondeu perguntas sobre isso anteriormente, porém não estou achando companhias de cruzeiros que atuam em Cancun. Você por acaso sabe de alguma companhia que faz isso??
    Obrigado Bjsss
    Victor Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  59. Outro artigo de viagem irrepreensível seu. Gostei bastante de o ler. Na semana que vem vou viajar para a Riviera Maya pela primeira vez e ao ler este artigo fiquei mais ansiosa ainda para conhecer este lugar neste nosso mundo.

    Um beijinho, deste "ilhéu" do meio do Atlântico.

    Cláudia Naia

    ResponderExcluir
  60. Claudia, que lugar encantador é esse? Para quem não tem experiência em viagem esse post ajuda a ter noção do lugar na real, sem maquiagem das agências de viagem. Parabéns! Tudo lindo! Se pudesse ia para Cancun amanhã...rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  61. Claudia, que lugar encantador é esse? Para quem não tem experiência em viagem esse post ajuda , ajuda na real a ter noção do lugar. Parabéns pelo artigo! Se pudesse sairia de férias amanhã e voaria para Cancun...rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!