AS MELHORES DICAS DE ISTAMBUL


Istambul tem todas as armas para agradar a gregos e troianos. A cidade nasceu entre dois continentes sobre muitas camadas de história. Sabe harmonizar com perfeição o melhor da Europa e da Ásia. É tão sedutora, elegante, animada e colorida que merece uma visita. Aliás, uma só não! Várias! Abaixo as melhores dicas da vibrante Istambul.

1) Experimente um “banho turco” num dos tantos Hamans da cidade. Escolha um bom spa para desfrutar do ritual que é uma mescla de sauna, massagem, esfoliação e banho de espuma. Dois lugares legais: Shangri-La Bosphorus e Lês Ottomans.

Haman do Shangrri-La Bosphorus, em Istanbul.

2) Depois de relaxar vá bater pernas no Grand Bazaar. O mercado, construído em 1450, tem mais de 4 mil lojas. Digamos que ele seja o precursor do shopping center. Uma festa para os olhos.

Negocie nos bazares de Istambul.

3) Conheça a belíssima Santa Sofia ou Hagia Sophia. A igreja é um tesouro de mais de mil anos que impressiona com sua cúpula gigantesca feita durante o Império Bizantino. Mais tarde foi transformada em mesquita e hoje é um museu imperdível.

A cúpula da Santa Sofia fica linda ao pôr do sol.

4) Desça as escadinhas escondidas, perto da Santa Sofia, e seu queixo vai cair com a Cisterna da Basílica construída no século VI. São 336 colunatas que refletem na água, num ambiente a meia luz. Uma visita obrigatória, misteriosa e cheia de história.

A Cisterna da Basílica tem cores lindas.

5) Ande alguns passos até a rua Divanyolu Caddesi e se lambuze os tradicionais doces turcos no Hafiz Mustafá. Baklava divino!

Os doces turcos são uma tentação em Istambul.

6) Vá ao Four Seasons Sultanahmet que fica praticamente ao lado da Hagia Sophia e tome um chá turco no rooftop do hotel histórico que serviu como prisão de presos políticos. Curta um visual incrível não só da Hagia Sophia como da Mesquita Azul.

7) Visite a Mesquita Azul, a única com seis minaretes na cidade. Seu interior é  revestido com nada menos do que 20 mil azulejos. Para ver sua cascata de domos do alto reserve uma mesa ao pôr do sol no rooftop do restaurante Seven Hills. A comida é básica mas o visual é maravilhoso.

A Mesquita Azul é um dos principais cartões-postais de Istambul

8) Reserve uma manhã ou uma tarde para circular pelo Palácio Topkapi e seu harém. O complexo, às margens do Bósforo, foi residência de 25 sultões do Império Otomano. Almoce por ali pois o palácio é imenso.

9) Passeie de barco pelo Bósforo, no final do dia, para curtir um belo pôr do sol com dezenas de silhuetas de mesquitas e seus minaretes. A cara de Istambul.

Ande de barco para curtir o pôr do sol e fugir do trânsito de Istambul.

10) Suba até a Torre de Gálata no bairro de Beyoglu e você terá um super visual da cidade. Ao sair, aproveite para almoçar no Cecconi’s um restaurante italiano delicioso no courtyard do Palazzo Corpi Building.

11) Fique hospedado com muito luxo no opulento Çiragan Palace Istanbul, no elegante Shangri-La Bosphorus, no bem localizado Four Seasons Istanbul ou no histórico Pera Palace.

12) Não deixe de comprar um “olho turco” de proteção antes de partir. O amuleto é chamado de “nazar boncugu” e dizem que serve para absorver a energia negativa e proteger seu dono. Pelo sim pelo não, garanta o seu!

Saia de Istambul protegido com seu "olho turco".

Istambul é uma cidade de personalidade forte, cores vibrantes e contornos inesquecíveis. Impossível não se render aos seus encantos.

LEIA TAMBÉM


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Istambul é linda! Belas dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher que viaja sozinha pode fazer o famoso banho turco?

    ResponderExcluir
  3. Podem me indicar uma agência de viagem em Istambul pois vou viajar só e só falo português

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!