PIPA, A BADALADA PRAIA POTIGUAR

Por Claudia Liechavicius

Reza a lenda que há muito tempo atrás quando os portugueses vinham ao Brasil para extrair daqui a madeira do pau-brasil, atracavam suas embarcações no Chapadão e usavam como referência para se localizar a Pedra do Moleque que se assemelha a um barril de cachaça, também chamado de “pipa” em Portugal. Assim, essa antiga vila de pescadores, no Rio Grande do Norte, foi batizada com o nome de Praia de Pipa. Nas décadas de 70 e 80 os surfistas revelaram a região ao resto do país. Hoje, Pipa já não é mais apenas um vilarejo de pescadores. Cresceu bastante, mas conserva o astral de outrora.


De dia, muito sol e praia...

À noite, uma caminhada pela rua principal de Pipa, um jantar descontraído ou quem sabe um forró.

A fauna se mantém em Pipa, os saguis são presença constante.

Dunas compõe o cenário à caminho de Pipa.


GOLFINHOS À VISTA

Praias de águas calmas e quentes, recifes de corais, temperatura gostosa o ano todo, falésias coloridas, desova de tartarugas, em alguns locais, ondas boas para surfe, ventos que convidam ao windsurfe, golfinhos e uma reserva ecológica fabulosa explicam porque Pipa costuma fazer parte dos planos de muita gente que pensa em desembarcar pelas praias do nordeste para curtir umas férias. Muita gente, mesmo. Já estive por lá em época de férias e em baixa temporada. Como prefiro praias mais tranquilas, com menos movimento, minha preferência aponta para uma viagem quando a cidade está mais vazia. Mas, isso depende da intenção de cada um. Se a ideia for badalar, claro que os meses de verão saem na frente.

A natureza é afortunada em Pipa. Em algumas épocas a maré baixa deixa piscinas naturais.


Noutras épocas do ano, a maré fica mais alta, os corais ficam submersos e os barcos conseguem chegar bem perto da praia.


Os golfinhos são presença constante nas águas calmas e mornas de Pipa.


COMO CHEGAR

Pipa fica a 85 quilômetros de Natal, no município de Tibau do Sul. Em Natal, o mais prático é alugar um carro e partir para Pipa pela BR 101. Na altura de Goianinha é preciso seguir para leste (em direção ao mar) por 18 quilômetros e depois mais 7 Km até Pipa.

Para encurtar caminho pode-se atravessar de balsa a Lagoa Guaraíras para Tibau do Sul. Mas é preciso saber dirigir pelas dunas para não atolar o carro. Há motoristas locais que se oferecem para dirigir o carro nesse trecho e cobram entre R$ 50,00 e R$ 100,00 para auxiliar os aventureiros. Também é importante se informar antes sobre a maré e cuidar para não anoitecer durante o trajeto. A última balsa parte às 18:00 horas. É muito mais divertido e bonito do que ir pela estrada asfaltada o tempo todo.

A travessia da balsa, na Lagoa Guaraíras, é super divertida.





Por do sol, na Lagoa de Guaraíras, visto de dentro da balsa.


Ao chegar na cidade, a Avenida Baía dos Golfinhos é o ponto de referência. A rua parcialmente asfaltada, tem vários restaurantes, lojas e pousadas. Outras ruelas menores cortam a principal, mas são de terra batida ou de paralelepípedo.
À noite, a Avenida Baía dos Golfinhos fica lotada de gente, especialmente, nos meses de janeiro e fevereiro.

Nas lojinhas encontra-se muito artesanato feito pelos locais.

Cangas coloridas estão estampadas em todas as vitrines.

OLHA A ONDA!

De imediato, o que mais salta aos olhos são as praias da região.

As mais fáceis de chegar a pé, do centrinho, são a Praia do Porto, de onde partem barcos de passeio; a Praia do Curral, com suas falésias alaranjadas e a Praia do Centro.

Em direção ao norte fica a Praia do Madero, que é ótima para os surfistas e bom observatório para golfinhos; a Praia das Cacimbinhas, além de Tibau do Sul e da lagoa Guaraíras.

Indo mais para o sul chega-se a Praia do Amor, com suas enormes escadarias de acesso por onde descem os praticantes de surfe e windsurfe; Chapadão e a Praia da Mina, deserta, onde as tartarugas botam os ovos.

Outro destaque local é o Santuário Ecológico de Pipa, uma reserva florestal, que abriga, entre outras coisas, uma pequena cabana do Projeto Tamar.





Praia do Curral.




O mar calmo convida os golfinhos ao descanso nessa região.

Na Praia do Centro é onde se formam as piscinas naturais com a maré baixa.




A Praia do Amor é a preferida dos surfistas. O acesso é difícil. É preciso descer pelas falésias numa escadinha bem irregular.

O barquinho vaga tranquilamente em Tibau do Sul, na Lagoa de Guaraíras (que tem 8 quilômetros de comprimento e 2 de largura).


ONDE FICAR

Para a hospedagem ser divina, uma boa pedida é a Toca da Coruja. Considerada uma das melhores pousadas de praia do Brasil. O ideal é ficar em um bangalô com varanda. Os bangalôs têm uma banheira deliciosa na área externa e cama com dossel. A decoração é em estilo colonial e lembra uma casa de fazenda. O preço dos bangalôs é em torno de 800 reais. O restaurante do hotel é muito bom. Vale conferir. O endereço é Avenida Baía dos Golfinhos, 464. Telefone: 84 246-2226. http://www.tocadacoruja.com.br/

A Toca da Coruja garante uma viagem inesquecível.

RESTAURANTES

O Panela de Barro serve uma moqueca capixaba de peixe e camarão fantástica, além de ter uma vista privilegiada. Fica na Rua do Cruzeiro, 56.




Que tal almoçar com esse cenário pintado à sua frente?

O restaurante da Toca da Coruja também é excelente.

Cuidado com a roubada. Em Tibau do Sul tem um restaurante chamado Camamo atendido pelo próprio dono que é um ser bastante excêntrico. O preço é astronômico, o jantar é longo, ele faz um “tour” pela casa e conta suas histórias de vida. É preciso fazer reserva antecipada, pois ele atende apenas 4 casais por noite. Não caia nessa!



Pipa é um bom lugar para colocar os pés para cima e relaxar!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. A Praia de Pipa é fantástica, mesmo!

    Adorei o blog.

    www.guiaestrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Claudia, eu já estava me sentindo culpada por não ter ido a Pipa e agora, com toda essa matéria fabuloso que vc escreveu eu estou é com vontade de pegar o próximo jegue, depois ônibus e enfim, o próximo avião pra chegar rapidinho a Pipa. Sabe que escrevi uma matéria para uma revista aqui da cidade, falando sobre Natal, e nela eu cito que Pipa deve ser um lugar para ir e ficar. Nada de dar uma "passadinha" !!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Poxa, Vivian!
    Você estava tão pertinho de Pipa e não conseguiu chegar lá? Que pena. As praias são lindas. Acho que você deve colocar na lista de lugares para ir em breve pelo Brasil. A Toca da Coruja é um hotel fantástico que deixa sua experiência em Pipa ainda melhor. Vou até dedicar o próximo post à pousada, pois adorei o capricho do lugar. Tudo super bem decorado.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Claudia

    Também estive neste restaurante Camamo e tive a mesma impressão, ou seja, o custo X benefício não compensa.

    Levei meu filho de 12 anos que odiou, e dormiu no meio da noite, pois o jantar é tão longo que fica chato.

    A melhor parte foram os drinques de entrada super coloridos e saborosos.
    abs
    VS

    ResponderExcluir
  5. Pois é, VS.
    O restaurante é super indicado pelos hotéis e inclusive por alguns guias. Mas, não achei nada interessante. Tem restaurantes mais simples no centro de Pipa que combinam muito mais com o astral do lugar. E, olha que eu adoro alta gastronomia!!
    Abs
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Claudia

    O Brasil é uma fonte inesgotável de praias lindas...

    Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Oi Margarida!

    Tudo pronto para Londres? Também estou quase com as malas prontas (aliás, estou sempre de malas prontas) rsrs.

    Esse Brasil tem lugares lindos mesmos e para ajudar um clima maravilhoso.

    Bjs

    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Claudia, você não vai acreditar, mas morei por 6 meses em Natal e NÃO conheci Pipa!!!! Isto foi há muito tempo, quando eu fui fazer um a especialização em Biologia Marinha na UFRN e quase não tinha tempo pra nada....Mas ainda bem que esta fase já passou, e agora estamos planejando ir lá no ano que vem. Vou descontar todo o atraso!!!
    Beijocas
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bia.
    Algumas vezes estamos tão concetrados com algum objetivo que nem temos tempo de olhar para o lado.
    O bom é que depois o tempo e a vida fica mais elástica. Então, é hora de voltar e conhecer Pipa com calma.
    Você vai adorar, especialmente os golfinhos e as tartarugas enormes que nadam sem nenhum receio das pessoas. Lindo!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. È ? Não só a cultura fora do brasil como a brasileira tambem e maravihosa ,os lugares são belos e as praias lindas.

    ResponderExcluir
  11. Ess.

    Pipa é uma cidade bem descontraída, relativamente pequena e deliciosa! O Brasil é realmente muito interessante.

    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Que Delicia de Post

    Eu de Nordeste so conheci um pouquinho do Ceará... Uma das desvantagens de ser expatriado é que quando vamos ao Brasil tem que visitar a família toda acaba sobrando pouco ou nada de tempo para viajar pelo Brasil

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sei como é isso, Oscar.
    Mas, em compensação você conhece os quatro cantos do mundo - o que não é nada ruim!!!
    Eta Brasil cheio de lugares lindos. Por enquanto no meu ranking de destinos preferidos estão Fernando de Noronha e Lençóis Maranhenses.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Belíssimas imagens. Tive que rir com o tal camarada do Restaurante...eita. Marido ficou interessado no México. Vamos ver a viabilidade para levar a prole junto e ir até o Peru também. Beijocas e obrigada pelo carinho com o blog velho com cara de novo rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  15. Taia!
    De volta das super férias em família. Que delícia!!!! Filhos são uma festa na vida da gente. Adoro!!!

    Sabe que o Peru também está nos meus planos. Ainda não conheço. Quando pintar um feriado prolongado vou programar um pulo até lá. Daqui do Rio fica fácil. Para você vai ser mais longinho - afinal tem que atravessar o oceano.

    Adorei seu blog novo!!!!

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Claudia,que MARAVILHA de lugar!!!!! E suas fotos são lindas, parecem super profissionais e adoro os ângulos que vc escolhe para clicar!!!! Que tal participar do BONFA CONVIDA novamente com uma exposição de fotos dos lugares mais lindos por onde passou???? Topa o desafio???? Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Uau, Katia.
    Super ideia. Estou indo amanhã para os Estados Unidos e quando voltar podemos combinar isso tudo. Vou me divertir revendo fotos e escolhendo as que gosto mais.
    Obrigada pelo convite.
    Um beijo enorme e até a volta.
    Claudia

    ResponderExcluir
  18. Cláudia

    Realmente gosto muito do teu blog.Boa fluência textual; belas fotos.Sucesso!

    Aldema

    ResponderExcluir
  19. Oi Aldema!
    Que bom ver você por aqui. Adoro receber sua visita no blog.
    Nelson e Laura estão doidos para falar com você e disseram que não tem mais seus contatos. Você ainda tem os telefones deles? Quem sabe por e-mail voce possa enviar o teu que repasso para eles. claudiafono@globo.com
    Um grande beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  20. O lugar é lindo. Porém, é conveniente tomar extremo cuidado com os estelionatarios que se oferecem como especialistas para atravessar o trecho de areia. Caímos no conto de um tal Douglas, velho conhecido na região por capotar veículos. Nos colocou numa banca de areia e pretendia cobrar míseros cem reais para nos retirar. Estressa qualquer um e traz uma má impressão ao lugar. Meu nome é César e meu telefone é 066 99781041.

    ResponderExcluir
  21. Olá Cláudia! Estou indo a Pipa no dia 21 de fevereiro. O Guia 4 Rodas indica o Camamo como o restaurante de melhor cozinha. Por que o você acha? A comida é ruim? Você foi mal atendida? Abraços

    ResponderExcluir
  22. Cláudia, desculpe mas não tinha lido os comentários. Agora entendi porque é roubada. rsrsrrs!

    ResponderExcluir
  23. a dica da balsa é muito válida, porém só rola se o carro for 4X4 para andar na areia da praia... carro normal não passa.

    ResponderExcluir
  24. Gustavo,

    Pois e se eu te disser que fiz esse trajeto com um carro pequeno? Não estava num 4x4 e passei. Claro que pedi auxílio para um daqueles nativos que se oferece para ajudar nas manhas da travessia.

    Deu tudo certo!!! Ufa!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Claudia!
    Estou indo sexta-feira para Pipa e levo comigo seu post inteiro!
    Ja estive la por 2 vezes. Uma bem novinha, com meus pais e outra ha 4 anos atras. Mas em ambas as vezes eu so passei algumas horas. Dessa vez vou me hospedar em Pipa.
    Bjkss

    ResponderExcluir
  26. Ana Paula,

    Aproveita muito. Pipa é uma delícia!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Claudia,

    Estou querendo passar uns dias em Natal e minha ideia é ficar alguns dias na praia de ponta negra e depois seguir pra pipa. Qual a melhor maneira de fazer isso? Pensei em alugar um carro, mas nao sei se é viavel. Seria melhor um transfer? Obrigada,
    Luisa

    ResponderExcluir
  28. Luiza,

    A distância entre Ponta Negra e Pipa é de 80 quilômetros que são percorridos em uma hora e meia. Eu gosto de alugar carro pois me sinto mais livre para ir onde quiser. Mas, também dá para contratar um transfer caso vc não goste de dirigir ou esteja sozinha. Os hotéis costumam ajudar.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, Cláudia! O que vc acha da Pousada Spa da Alma e da Praia das Minas (acho que fica em Tibau do Sul) onde ela se situa? Seria um bom lugar para ficar? Abraços!!!

    ResponderExcluir
  30. Flávia,

    Eu fiquei duas vezes na Toca da Coruja que é bem localizada e linda. Tibau do Sul é longe de Pipa.

    Bj

    ResponderExcluir
  31. Faltou a Praia do Abaeté na Bahia que também é muito boa.

    ResponderExcluir
  32. Claudia,
    Seus posts são fantásticos. Acompanho seu blog há bastante tempo, apesar de nunca ter feito comentários. Eu e meu marido gostamos muito de viajar bem, curtindo um bom hotel e bons restaurante, mais ou menos como você. Esse de Pipa é fantástico! Hotel lindo, decoração maravilhosa e aconchegante e o paisagismo idem! O restaurante, para nós, foi o melhor em que estivemos em Pipa. E o que dizer da praia! Ah Pipa, sua linda! Estivemos em janeiro deste ano aí e amamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Sonja. Fico muito feliz em termos uma maneira parecida de viajar.
      Vou esperar mais comentários seus.
      Bj

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!