MALLORCA, A POP STAR DAS ILHAS BALEARES


Mar azul de recortes dramáticos, montanhas com belos vilarejos medievais, muita história e uma gastronomia de dar água na boca. Essa pluralidade tem tudo para agradar a gregos e troianos. Ou melhor, a mouros e romanos, povos que aliás deixaram suas marcas impressas em Mallorca, a maior das quatro Ilhas Baleares, um arquipélago bem concorrido e popular na costa da Espanha.

Mallorca tem a costa toda recortada e água cristalina de um tom maravilhoso.

PALMA DE MALLORCA


A capital da ilha – Palma de Mallorca - foi fundada pelos romanos com o nome de Palmaria, a 200 quilômetros da costa da Espanha. Em 1229, quando Jaime I de Aragão, conde de Barcelona a conquistou, ficou surpreso com tamanha beleza. A partir de então, o vilarejo cresceu bastante à beira-mar e se espalhou. Hoje é uma cidade portuária belíssima, de grande riqueza cultural, alinhada por uma avenida pontilhada de palmeiras e abriga muitos hotéis, bares, pubs, night clubs e restaurantes que atraem uma multidão de europeus no verão.

Parc de la Mar, Palma de Mallorca.

Seu centro antigo mantém os traços de outrora com ruelas estreitinhas de pedra, casas em tom ocre, fontes, muralhas, igrejas góticas e palacetes renascentistas, onde se ouve além de espanhol um dialeto catalão chamado de mallorquí. Caminhar desde o cais, passar pelo Parc de la Mar e ir até a Catedral de Mallorca conhecida como La Seu é um dos passeios mais concorridos no final do dia quando o sol se põe e as luzes suaves da cidade dão uma outra perspectiva.

Ruelas de Palma de Mallorca.

Reza a lenda que a Catedral de Palma surgiu de uma promessa de Jaime I. Ao ser surpreendido por uma grande tempestade quando estava a caminho da ilha ele jurou que ergueria uma grande igreja se conseguisse chegar ao seu destino. E ele chegou! Então, a medina que havia no local foi posta abaixo e lá está a exuberante La Seu feita em pedras douradas, em estilo gótico e com partes do seu interior - feitos anos mais tarde - por Gaudi.


Catedral de Palma La Seu.

Visite também:

- Sa Llotja, o prédio do século XV da antiga bolsa de valores;
- Palau Relais l’Almudaina que agora é um museu mas pertenceu a família real espanhola;
- As termas árabes - Banys Àrabs – do século X, herança moura;
- Museu de Mallorca; a Basílica de Saint Francesc;
- Centro Cultural Fundació la Caixa; o Castell de Bellver a cinco quilômetros do centro que foi residência de verão de Jaime II, depois tornou-se uma prisão e hoje é uma área para apresentação de concertos;
- Fundació Pilar i Joan Miró, o antigo ateliê do artista que foi transformado por sua mulher em um centro de arte.

A arborizada Passeig des Born é o principal ponto de encontro na hora do jantar. A cidade tem ótimos restaurantes. Faça uma reserva antecipada na alta temporada para garantir uma mesa no local escolhido, peça um vinho local ou uma sangria e compartilhe tantas “tapas” quanto sua fome mandar. As croquetas, o jamón ibérico e os frutos do mar não podem ficar de fora. Afinal, estamos falando de uma ilha espanhola em pleno mar Mediterrâneo, regada a muito azeite de oliva e com perfume de flor de laranjeira.

ONDE COMER BEM EM PALMA DE MALLORCA

  •  Ombu – tapas fusion - na Passeig des Born
  • De Tókio a Lima – tapas fusion - no rooftop do Holtel Boutique Can Alomar
  • Caballito de Mar – frutos do mar – na Passeig Sagrera quase ao lado do prédio Sa Llotja
  • Mar de Nudos – frutos do mar – charmoso, à beira-mar
  • Can’ Eduardo – paellas e peixes – localização excelente na marina
  • Tast Club – tapas contemporâneo underground – perto da Fonte do Sepulcro
  • Bodeguilla – mediterrânea tradicional – pertinho do Tast Club
  • Wasabi – japonês – na rua dos pubs Carrer Sant Magi
  • Mura – chef estrelado Andreu Genestra – no hotel Boutique Es Princep (que também tem um rooftop delicioso com belo visual)

INDO ALÉM DE PALMA

O aeroporto fica a 8 quilômetros de Palma de Mallorca. Ao chegar, já saia com seu carro alugado. Você vai precisar. A ilha não é pequena e tem muito mais além da capital. De norte a sul são 75 quilômetros e 100 de leste a oeste. A população é de pouco mais de 400 mil habitantes.

Saindo de Palma pelo lado oeste, em direção ao norte você poderá visitar vários vilarejos charmosos plantados nas curvas da Serra Tramuntana, uma região considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Conheça o charmoso vilarejo de Valdemossa onde morou o compositor Chopin.

Nos arredores de Valdemossa.

Almoce no povoado de Deià, onde fica o lindo hotel Belmond La Residence. Ele ocupa dois prédios históricos da época em que o local era moradia de monges. 

 O charmoso povoado de Deià.

Dê um mergulho na escondidinha Cala de Deià e curta o pôr do sol no Mirante de Son Marroig (propriedade que pertenceu a um arquiduque austríaco), na Península de Sa Foradada.

Cala de Deià, uma prainha bem escondida mas com boa estrutura. 
Tem um ótimo restaurante de apoio.

Outro vilarejo imperdível na costa oeste é Sóller. Ele cresceu em meio a plantações de laranjeiras, parreiras e oliveiras. Caminhe pelas ruas animadas, sente num dos cafés da Plaza de la Constituición e espere o bondinho de madeira passar. Se quiser fazer um passeio, saiba que ele vai até o porto que fica a 5 quilômetros dali.

Bondinho de Sóller.

Também conheça o charmoso povoado de Fornalutx encravado na montanha e cercado de verde. Suas ladeiras cheiram a flor de laranjeira.

Escadarias de Fornalutx.

AS MELHORES PRAIAS DE MALLORCA

Praias lindas não faltam. Achar uma enseadinha aninhada entre penhascos e colorida de um azul turquesa absurdo é tarefa fácil. Difícil mesmo é conseguir uma praia só para você. Mallorca é concorridíssima no verão europeu, principalmente de julho a meados de setembro. Minha dica: acorde cedo e chegue antes da massa ou opte por visitar Mallorca antes de julho ou depois de setembro.

Do lado oeste, os recortes dramáticos escondem algumas enseadas concorridas como a Cala de Deià.

Cala Deià.

As praias ao norte, Cala de la Posada, Platja de Formentor) são as mais tranquilas por serem distantes de Palma, onde os turistas se concentram. Se quiser sossego, o norte pode ser para você.

Perto de Palma vale conferir a Cala Portals Vells, em Portals Vells, pouco depois do hotel The St Regis Mardavall.

Es Trenc.

Ao sul, a praia mais concorrida é Es Trenc. Na ocasião em que estive na ilha havia algas demais e certamente não vi o cenário em seus melhores dias. 

Minha praia favorita foi a Cala des Moro, à leste da ilha. Cheguei cedo e tive a enseada só para mim. 


Cala des Moro.

Já Cala Figuera é linda, mas vive lotada.

Cala Figuera.

HOTÉIS DE LUXO EM MALLORCA



Esse é o hotel mais incrível de Mallorca. Ocupa as instalações de uma antiga base militar, o que trás muita personalidade e agrega pitadas de história. Conta com 30 amplas acomodações de padrão luxuoso, todas diferentes, decoradas com extremo bom gosto. Além disso, é o único hotel de Mallorca com acesso direto ao mar e seu spa é sensacional. Localizado numa enseada rochosa a 20 minutos de Palma de Mallorca. (CAP ROCAT - RESERVE AQUI)

Cap Rocat, único hotel de Mallorca com acesso direto ao mar.


Se sua intenção em Mallorca é ficar num lugar tranquilo entre a Serra de Tramuntana e o mar, esse é o hotel ideal. Ele fica no delicioso vilarejo de Deià., florido e cercado de muito verde. O hotel ocupa dois prédios históricos que no passado pertenciam aos monges e foram totalmente restaurados. Conta com 72 acomodações. Seus quartos são aconchegantes e o hotel tem perfil bem familiar. Fica a 10 quilômetros de Valdemossa, o vilarejo onde morou Chopin e a 35 do aeroporto. (BELMOND LA RESIDENCE - RESERVE AQUI)

Belmond La Residence.


Esse é um dos hotéis mais luxuosos da ilha. Fica em frente a baia de Portals Nous, com acesso praticamente direto à praia rochosa, basta atravessar uma estradinha de terra. O The St Regis ocupa uma área ampla, plana e verde por onde se espalham pequenos prédios que abrigam 125 elegantes apartamentos, várias piscinas e parquinho infantil. É uma boa escolha para quem viaja com os filhos. (THE ST REGIS MARDAVALL - RESERVE AQUI)

The St Regis Mardavall.


Com o selo The Leading Hotels of the World, o Es Princip abriu as portas recentemente num prédio histórico dentro das muralhas de Palma de Mallorca, a 700 metros da Catedral La Seu. Seus 68 apartamentos tem decoração básica-caprichada. Seus pontos altos são o restaurante estrelado Mura comandado por Andreu Genestra e o rooftop Almaq com bela vista da cidade. (ES PRINCIP - RESERVE AQUI)

Vista do Almaq, rooftop do hotel Es Princip.



Conheci o hotel ao acaso, ao escolher seu rooftop para curtir o fim de tarde. Que achado e que charme! Ele ocupa um antigo palacete no coração de Palma de Mallorca, a alguns passos da catedral. A localização é excelente para quem quer curtir a animada capital. O hotel boutique conta com apenas 16 acomodações de decoração elegante. O serviço é muito atencioso e o astral delicioso. (CAN ALOMAR - RESERVE AQUI)

Hotel Can Alomar.

COMO CHEGAR

De avião a partir de Barcelona, Madrid e Valência há voos frequentes de Iberia e Vueling.

ENTÃO...

Foram quatro dias intensos e inesquecíveis em Mallorca. Fui embora com o coração partido, querendo ficar. Mallorca me fisgou de jeito com seu encanto. Garanto que você também vai se apaixonar!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Belíssima reportagem!na minha opinião,o lugar mais belo do mundo, com mescla de Patrimônio cultural e natureza.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Claudia! Parabéns!!
    As fotos ficaram ótimas e ele está recheado de informações bacanas
    Aliás, amei o blog, que acabei de descobrir e vou te acompanhar
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!