A INSÓLITA TRAVESSIA DO DESERTO DE ATACAMA AO SALAR DE UYUNI


Um travessia emblemática, de aproximadamente quinhentos quilômetros, conectando as paisagens espetaculares do Deserto de Atacama, no Chile, ao Salar de Uyuni, na Bolivia, acaba de ganhar novos ares pelas mãos do Explora. Uma viagem de conexão total com a natureza, numa das regiões mais remotas do mundo, que agora pode ser feita com segurança e dentro do conceito de luxo essencial, uma categoria que os hotéis Explora dominam com maestria.

Deserto do Atacama.

POR ONDE COMEÇAR

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Resulta da evaporação de antigos lagos. Ocupa uma área de quase 11 mil quilômetros quadrados, numa altitude significativa de 3.500 metros. Já deu para perceber que é necessário um período de aclimatação. Eis o ponto de partida. E esse período de ajuste à altitude pode ser feito tanto no hotel Explora do Atacama como no lodge de Uyuni. A ordem dos fatores não faz diferença. Com um cenário desse, o encantamento é certeiro de ponta a ponta.

Salar de Uyuni.

La Paz, a sede do governo da Bolívia, está localizada a 600 quilômetros do vilarejo de Uyuni. Há voos regulares com duração de 50 minutos para chegar na borda do salar, um dos pontos mais remotos do mundo e mais cobiçado da América do Sul, pelos amantes de aventuras. Seja na época seca, de abril a novembro, quando a brancura do sal chega a ofuscar os olhos, ou na época mais chuvosa, de dezembro a março, quando uma fina camada de água reflete as nuvens do céu no salar e os dois se fundem, como se fossem uma coisa só. As imagens são belíssimas em qualquer época do ano. Mas, o frio castiga mais nos meses de junho, julho e agosto.

Travessia Atacama - Uyuni.

Salar de Uyuni.

A Travessia Atacama – Uyuni será feita de abril a dezembro de 2021 pelo Explora, em carro 4x4, com o acompanhamento de guias e motoristas especializados, que conduzem no máximo 2 passageiros em cada carro, com equipamento portátil que disponibiliza oxigênio, caso seja necessário e equipamento de comunicação via satélite. É um programa privado do início ao fim.

Flamingos no Altiplano.

A duração da viagem pode ser de 8 ou 10 dias. Sugiro a rota mais lenta para que se possa aproveitar com calma a paisagem surreal do caminho, que inclui lagoas coloridas, vulcões, campos geotérmicos, cactus gigantes, além de ter a chance de cruzar com milhares de flamingos e rebanhos de vicunhas. E de noite, o espetáculo fica por conta do silêncio profundo envolto por um céu ultra estrelado. É a certeza de viver uma experiência única. O Altiplano, no coração dos Andes, é onde o Chile e Bolívia fundem suas raízes, suas crenças, seus costumes, suas cores e seus povos. 

Vicunhas.

No caminho há paradas em acampamentos recém construídos pelo Explora em parceria com famílias locais do Altiplano, em Ramaditas e Chituca, cada um deles com quatro acomodações duplas, com todo o conforto necessário para que a travessia ganhe ares memoráveis e grande cuidado com o meio ambiente. Os camps garantem o equilíbrio perfeito entre descanso e exploração.

Camp Ramaditas.

No Camp de Ramaditas a exploração inclui lagoas brilhantes e multicoloridas, gêiseres, salinas, vales rochosos e  antigas rotas comerciais dos povos andinos.

Ramaditas.

Já, no Camp Chituca é possível admirar a vista panorâmica do Altiplano, antigos assentamentos, salares, plantações de quinoa e aldeias locais.

Camp Chituca.

O Lodge Uyuni fica na parte norte do salar, nas encostas do vulcão Tunupa perto de sítios arqueológicos.

Uyuni Lodge.

A travessia Atacama – Uyuni que era sinônimo de aventura “roots” ganhou um selo de tranquilidade e segurança do Explora, conhecido por oferecer experiências marcantes, em destinos remotos, com serviço impecável, cercado de cuidados e mimos. Um verdadeiro luxo.

Explora Atacama.

LEIA TAMBÉM 










Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Essa travessia deve ser linda, mas sempre ouvi histórias de perrengues. Agora vai ser mais tranquilo e seguro. Que ótima notícia.
    Beijos
    Poly.

    ResponderExcluir
  2. Em 2013 depois de viajar por mais de 90 países fiz a travessia Uyuni/Atacama. Nunca pensei ver tanta beleza. Parabéns ao Explora que numa arquitetura sem agressão ao ambiente vai permitir que os não roots conheça essa beleza inesquecível.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!