FEITO À MÃO: ILTM LATIN AMERICA 2025

É inspirador participar da ILTM Latin America, principal feira no setor de turismo de luxo que acontece anualmente no Brasil, da qual tenho a honra de participar como convidada para a sala de imprensa há alguns anos. Essa foi a maior edição do evento, que vem se superando ano após ano. Reuniu 470 marcas expositoras na Bienal Ibirapuera, entre hotéis, destinos nacionais e internacionais, cruzeiros, trens de luxo e DMC’s, de 56 países, sendo 27% estreantes.


Feito a mão na América Latina - por pessoas, para pessoas.

O tema do evento, “Handmade in Latin America - by people, for people”, garantiu uma experiência repleta de brasilidade e com belas ativações. A entrada da Bienal, tradicionalmente dedicada a exposições temáticas, dessa vez ganhou parceria com a Loja Lendária, apresentando peças de artistas de diversas regiões do Brasil, todas disponíveis para compra. Outras marcas nacionais também marcaram presença, como a Dengo, com uma loja pop-up de chocolates; Havaianas, com um carrinho vendendo suas sandálias mundialmente conhecidas, e a Água na Caixa, que personalizou com a identidade visual do evento todas as garrafas recicláveis de água oferecidas aos visitantes.


Água na Caixa com rótulos personalizados.

A ILTM investiu em experiências ao longo do dia para criar uma atmosfera mais acolhedora e agradável a todos. Foi oferecido biscoito Globo acompanhado de mate, além de chá da Tea Shop. Uma das ações mais comentadas foi a distribuição de adesivos de mala personalizados, criados pela própria ILTM Latin America. Uma mala gigante, instalada no corredor principal, convidava os participantes a deixarem mensagens escritas e pousar para a foto.


Txai completou 25 anos e presenteou os jornalistas.

Paralelamente a todo esse planejamento cuidadoso, grandes marcas do setor estiveram presentes, como Luxury Group Marriott International, Accor, Leading Hotels of the World, ENIT (Itália), Kerzner International, Starwood Hotels e os estandes da Espanha, Portugal, Coreia do Sul e República Tcheca e Suíça. Segundo o Diretor do Turismo da Suíça, Fabien Clerc, novas campanhas vêm sendo desenvolvidas com a intenção de atrair o público brasileiro para as estações intermediárias, como o outono e verão, quando o fluxo de visitantes é mais baixo, uma vez que o inverno já vem atraindo uma grande quantidade de turistas para a temporada de esqui. 


A Suíça é linda em qualquer estação do ano.

Esta edição também marcou a entrada de novos e importantes parceiros comerciais, como Air France, Costa Rica e Egito. Os patrocinadores principais foram France24, Belmond, IHG, Marriott, Silversea, Small Luxury Hotels, Txai e XO Private. 

 

DESTAQUES NO BRASIL

 

Fortes representantes brasileiros foram o hotel Txai (BA) que celebrou seus 25 anos na praia de Itacarezinho; Caiman Pantanal (MS) e Ibiti Projeto (MG), dois lindos exemplos de respeito pela natureza; Anttunina, Pedras do Patacho e Casa Brasileira (AL), alavancas para impulsionar o estado de Alagoas com hospitalidade impecável; Rancho do Peixe, Vila Kalango (CE) e Filha da Lua (RN), projetos respeitosos com o meio ambiente e com as comunidades locais; além do Kaiara, que oferece três barcos com serviço premium para saídas regulares ou fretamentos em rios amazônicos.


Anttunina (AL) é um dos destaques da hotelaria brasileira. 

A CEO Camilla Barretto, da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) - foi a porta-voz das estratégias dessa associação, fundada em 2008, e que hoje conta com 61 hotéis espalhados pelo Brasil, com o propósito de consolidar o turismo de luxo e ampliar a presença da hotelaria brasileira no mercado internacional. 


Com Camilla Barretto conhecendo um pouco mais sobre a BLTA.

Apresentado por Renata Maia Luque, o Oiá Casa Lençóis entrou em foco como a primeira marca de hospitalidade do TP Group. A propriedade está cercada pela vastidão dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro, no Maranhão. Conta com oito suítes conectadas com a simplicidade e a cultura da região. A novidade para 2025 é a Oiá Pop Up Atins (de 1 de junho a 30 de setembro) que favorece uma viagem mais completa, inclusive com a possibilidade de fazer uma travessia de aproximadamente 25 quilômetros pelos Lençóis Maranhenses, em um trekking com duração de dois dias e parada para dormir, em uma hospedaria em Patacas. Para quem prefere abreviar o caminho existe a possibilidade de um mini trekking de Atins a Patacas.


Imagine a beleza de fazer um trekking em Lençóis Maranhenses.

No estande TP Group tive o privilégio de encontrar Dona Teresa Perez e Melissa Fernandes com quem conversei sobre o lançamento do livro “Meaningful Journeys”, com 20 capítulos escritos por mim. O livro está lindíssimo, foi lançado no mês de abril 2025, em São Paulo e é pura fonte de inspiração para viagens cheias de significado.


 
Meaningful Journeys um livro da Teresa Perez escrito por mim.

Sobre novos produtos, o Terminal BTG Pactual apresentou um lounge na Bienal para divulgar seu serviço de acesso exclusivo para embarque no Aeroporto de Guarulhos.

 

BELMOND NA SALA DE IMPRENSA 

 

Como jornalista, tive o privilégio de assistir várias conferências no Media Centre sobre destinos nacionais e internacionais e grandes novidades da hotelaria. 

 

Carolina Mogames, diretora de vendas de lazer para as Américas, apresentou as novidades do grupo Belmond. Entre elas, o maior lançamento será o primeiro trem-leito de luxo da Inglaterra e do País de Gales. O Britannic Explorer circulará, a partir de julho de 2025, com 18 cabines e capacidade para 36 pessoas, em 3 roteiros, de 3 noites cada um deles. As experiências gastronômicas ficarão por conta do chef Simon Rogan. 


Britannic Explorer, uma das novidades do grupo Belmond.

Na mesma data, o Belmond reabrirá as portas do Villa Beatrice, em Portofino, na Ligúria. A icônica casa de mais 100 anos (data de 1913) foi comprada em 2021 e passou por cuidadosa remodelação para acomodar até 10 pessoas a alguns passos do Splendido e do Splendido Mare, propriedades já consolidadas do grupo Belmond. Vale ressaltar que em breve o Splendido, terá o primeiro Spa Dior da Itália.


Villa Beatrice.

E não para por aí. O Coquelicot foi o último dos barcos adicionados ao portfolio Belmond. Ele faz a região de Champagne com 3 cabines que comportam o máximo de 6 pessoas, tendo um serviço muito exclusivo, com padrão LVMH.

 

Também foi divulgada a renovação de um vagão do trem Venice Simplon-Orient-Express pelo artista contemporâneo JR. Na Riviera Maia reabriu recentemente o hotel Belmond Maroma, após revitalização e adição da Villa Maroma, com 4 novas suítes de casal e piscina privativa. O Belmond Cataratas ganhou um novo restaurante chamado “Y” que significa água em guarani, comandado pelo chef Luis Filipe Souza, do estrelado EVVAI e também acabou de inaugurar o Bubble Bar de frente para as quedas d’água. O prédio anexo do Copacabana Palace passará por uma grande repaginada enquanto o Cipriani experimentará uma vida nômade durante os 18 meses de reforma, funcionando no formato de pop-up para manter o compromisso não só com os clientes e funcionários, assim como com o guia Michelin. E por fim, mas não menos interessante, foi anunciada uma modificação na rota de retorno do trem Andean Explorer que conecta Cusco a Arequipa, no Peru, permitindo que os passageiros possam ficar um noite hospedados no delicioso Belmond Las Casitas, no Colca Canyon, a 3.500 metros de altitude, e ter o privilégio de observar os condores que vivem na região. 


Belmond Las Casitas merece ser combinado com o Andean Explorer.

SOBRE OS HOTÉIS BULGARI 

 

A icônica marca italiana Bulgari apostou na hotelaria com um conjunto inicial de 3 propriedades belíssimas em Milão, Londres e Bali. Aliás, essa virada para o universo da hospitalidade vem sendo uma forte tendência das grifes de luxo. Hoje a Bulgari Hotels & Resorts abriu um leque que inclui Paris, Dubai, Pequim, Tóquio, Xangai, Roma e em breve estará também em Miami, Ranfushi (Maldivas) e Bodrum (Turquia). 


Bulgari Roma.

O Bulgari Roma teve uma inauguração marcante há pouco mais de um ano, uma verdadeira volta às origens, uma vez que a marca nasceu em Roma. A diretora de vendas para as Américas, Almudena Rodriguez, fez uma apresentação tão emocionante sobre o hotel que me deixou com vontade de voltar a Roma para conhecer essa joia da Cidade Eterna. A localização é excelente, em frente ao Mausoléu de Augusto, primeiro Imperador de Roma, a poucos minutos da Piazza di Spagna, da Via del Corso e da flagship da marca na Via Condotti.

 

ACCOR EXPANDE SUAS MARCAS DE LUXO E LIFESTYLE NA AMÉRICA LATINA

 

Accor é um dos principais grupos de hotelaria do mundo, somando 5.660 hotéis, em mais de 110 países. Possui um ecossistema de hospitalidade diversificado, com 45 marcas que englobam padrão econômico, midscale, lifestyle e premium, incluindo Orient Express, Raffles, Fairmont, Sofitel, MGallery, Delano, Mondrian, SLS, Emblems Collection entre tantas outras. Aqui no Brasil, o grupo Accor está representado pelos hotéis: Fairmont, Santa Teresa MGallery e Jo&Joe, no Rio de Janeiro, e em breve abrirá em Ipanema o Sofitel Rio (previsto para 2026). Em São Paulo, a novidade fica por conta do Faena com inauguração em 2029. 


Orient Express Corinthian,

Quanto as atualizações globais adianto que as reservas para o maior iate à vela do mundo, Orient Express Corinthian, já estão abertas; a viagem inaugural do La Dolce Vita Orient Express foi realizada recentemente e o Orient Express La Minerva, abriu as portas como o primeiro hotel da marca, no centro histórico de Roma. Já o Raffles, um clássico em Singapura, ganhou uma nova propriedade na ilha de Sentosa e ainda este ano, o Raffles Jeddah promete abrir as portas, na Arábia Saudita. A icônica rede Sofitel Legend, que acho incrível - destaque para o hotel Old Cataract Aswan, às margens do rio Nilo – passará de 6 para 15 hotéis em 2030. E isso é só uma pincelada do que está por vir.


Sofitel Legend Old Cataract Aswan, uma lenda às margens do Nilo.

STARWOOD ESTÁ DE VOLTA 

 

O grupo Starwood, fundado por Barry Sternlicht, o qual operava as marcas St. Regis, W, Sheraton e Westin, foi incorporado ao grupo Marriott, em 2016. Essa fusão resultou no maior grupo hoteleiro do mundo, avaliado em 12 bilhões de dólares. Após a aquisição, o grupo passou a operar por oito anos como SH Hotels and Resorts, ficando inativo o nome Starwood até o momento em que Sternlicht recebeu permissão para reativá-lo, dessa vez com um portfolio formado pelas marcas 1 Hotels, Baccarat e Treehouse. No momento já existem 14 propriedades debaixo do guarda-chuva da Starwood Hotels que não tem a pretensão de se tornar gigantesca novamente, mas que já conta com a previsão de várias aberturas para 2025 e 2026.


Baccarat New York.

HYATT AMPLIA SEU PORTFOLIO

 

Três mulheres – Camila Anauate, Keith Johnson e Juliane Martins - se encarregaram de anunciar as novidades do portfólio de luxo do grupo Hyatt, que inclui as marcas Park Hyatt (a mais sofisticada do grupo com novas aberturas previstas para esse ano em Los Cabos, Kuala Lumpur, Johannesburg, Tóquio); Alila (focada em sustentabilidade e conexão com as comunidades locais tendo como novidade as inaugurações na ilha de Zhuhai, na China e Mayakoba, no México); Miraval (hotéis que inspiram a vida em equilíbrio tendo como novidade a abertura no Mar Vermelho esse ano), The Unbound Collection by Hyatt (propriedades icônicas que se destacam pela narrativa, com aberturas recentes na Espanha e nos Estados Unidos); e, Impression by Secrets (conhecido pela beleza incomparável de suas propriedades definidas como resorts boutique ultra luxuosos, como exemplo, Isla Mujeres e Moxché), com várias aberturas previstas para 2025, além de seus 1.450 hotéis espalhados por 79 países.


Camila Anauate, Keith Johnson e Juliane Martins apresentam as novidades Hyatt.

O projeto mais aguardado na América Latina, com inauguração prevista para o final de 2027, está em Mendoza, na Argentina. É a Casa Duhau. O hotel contará com 40 vilas estrategicamente localizadas para garantir total privacidade, com vistas amplas da Cordilheira dos Andes, além de ter 12 suítes espaçosas no edifício principal. A Casa Duhau ampliará ainda mais a presença do Portfólio de Luxo da Hyatt na Argentina, juntando-se ao delicioso Palacio Duhau – Park Hyatt Buenos Aires, recentemente reconhecido como o hotel nº 1 da América do Sul no prêmio Readers’ Choice Awards 2024 da Condé Nast Traveler, e ao Park Hyatt Mendoza, um hotel de luxo cinco estrelas no centro da cidade de Mendoza


Casa Duhau, Hyatt, inauguração prevista para 2027.

ROUNDTABLES PARA IMPRENSA

 

Também participei de uma roundtable onde tive a oportunidade de conhecer mais a fundo algumas propriedades do meu interesse. Foram elas: Cheval Blanc, Grand Hotel Tremezzo, Lake Como & Passalacqua, Borgo Santandrea, Borgo Egnazia, Il Borro Toscana, Natural Selection Safaris, The Ritz London, Waldorf Astoria New York, o qual promete ser uma das reaberturas mais aguardadas dos últimos tempos. O icônico prédio passou por 8 anos de renovação e abrirá as portas em julho. Aliás, o grupo Hilton, do qual o Waldorf Astoria faz parte, já conta com 500 propriedades de luxo e tem a perspectiva de aumentar em 50% sua entrada nas Américas, nos próximos anos. Outros destaques foram a abertura do Waldorf Astoria Osaka e a previsão de abertura para 2028, do hotel em Turks and Caicos.


Roundtables proporcionam encontro dos hoteleiros com os jornalistas.

Enquanto isso, mais uma vez o picnic da TL Portfolio fez sucesso e reuniu muita gente no gramado do Parque Ibirapuera para participar de talks e para deliciosas experiências gastronômicas.

 

Só tenho a parabenizar os organizadores Daniel Ribeiro e Daniela Majori, da Ovo Ideias e agradecer a Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America e ILTM North America, pelo convite para participar mais uma vez desse belo evento. Que venha a próxima edição, em maio de 2026, com força total.


A edição da ILTM Latin America foi um sucesso. Até 2026.

 LEIA TAMBÉM 


LUXO É FEITO DE GENTE, ILTM 2024


DESTAQUES ILTM 2023


O FANTÁSTICO MUNDO CAIMAN PANTANAL 


ATRAVESSANDO O ALTIPLANO PERUANO 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário. Obrigada!