O QUE VER DE LISBOA A FATIMA, DE CARRO EM PORTUGAL



Estando em Lisboa que tal dar uma esticada até Fátima para visitar um dos santuários mais importantes do mundo? O trajeto é relativamente curto - ao redor de 300 quilômetros ida e volta - e pode até ser feito num bate e volta. Mas, merece mais tempo pois no caminho você vai passar por antigos vilarejos, monumentos históricos e encontrar bons lugares para comer.

Saindo de Lisboa tome a direção de Óbidos pela A8. O trajeto é de aproximadamente uma hora. Faça uma parada nessa cidade medieval murada que é uma verdadeira volta no tempo. Caminhe por suas vielas encantadoras cheias de casinhas brancas com detalhes em azul, percorra as muralhas, visite o castelo, entre nas igrejas, tire fotos do antigo aqueduto de 3 quilômetros, caminhe pela Rua Direita,  tome uma “ginginha com elas” (um licor feito com uma frutinha parecida com cereja) e coma muito bem num dos tantos restaurantes da cidade. Talvez você se apaixone por Óbidos e queira dormir por lá, o que é uma ótima ideia. Dê uma olhada na simpática e novinha Pousada Vila Óbidos, no centro histórico, num casarão dentro das muralhas. Veja também a Pousada do Castelo que tem um excelente restaurante.

ESCAPADA A SINTRA: Se quiser dar uma esticada até Sintra antes de chegar a Óbidos, não deixe de provar as queijadas da Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa e os travesseiros da Casa da Piriquita. Os nomes são engraçados mas os quitutes portugueses são maravilhosos. E, claro, não deixe de visitar em Sintra o colorido e inusitado Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e suas ruínas e o Palácio Nacional. Para comer escolha o elegante restaurante A Raposa.

Óbidos.

DICA: Siga pela estrada em direção a Fátima, mas fique atento às placas que sinalizam Alfeizerão. Faça uma parada na Casa do Pão de Ló para provar essa iguaria feita ali há quase 100 anos. As guloseimas de Portugal são espetaculares.

Continuando, se quiser dar uma paradinha a beira-mar vá até São Martinho do Porto uma praia charmosa numa baía quase fechada e 13 quilômetros adiante está Nazaré, essa última é cercada de penhascos e famosa pelas ondas gigantes. Para almoçar em Nazaré uma boa opção é a Taverna D'Adelia, com peixes frescos.

Nazaré.

Tome novamente seu rumo e dê mais uma parada em Alcobaça para visitar o Mosteiro de Santa Maria, de arquitetura gótica, fundado em 1153, onde estão as tumbas do rei Pedro (não é aquele que declarou a Independência do Brasil) e Inês de Castro (sua amante cuja história trágica de amor deixou a frase “Agora Inês é morta”).

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Continue pela estrada e logo você verá as placas indicando a pequena cidade de Batalha com menos de 2 mil habitantes. Visite a Abadia de Santa Maria da Vitória construída para comemorar a vitória de Portugal contra a Espanha, na Batalha de Aljubarrota. Não deixe de provar na cidade o Pudim da Batalha, na Pastelaria Arqueiro ou na Pastelaria Oliveira. Se quiser dormir na cidade dê uma olhada no Hotel Villa Batalha, no centro e com bom custo-benefício.

De Batalha até Fátima são mais 20 quilômetros. E finalmente você chega ao Santuário de Fátima que recebe diariamente centenas de peregrinos católicos devotos a Nossa Senhora de Fátima. Em Fátima reserve uma mesa no restaurante Tia Alice. Peça o famoso bacalhau gratinado com gambas ou um arroz de pato e de sobremesa um Bolo do Convento. 

Santuário de Fátima.

A distância entre Lisboa e Fátima feita pela A8 é de aproximadamente 170 quilômetros. Retorne pela A1 (130 km) e em pouco mais de uma hora estará novamente em Lisboa.


Trajeto Lisboa - Fátima - Lisboa.



ALGUMAS DISTÂNCIAS

Lisboa - Óbidos: 85 km
Óbidos - Nazaré: 40 km
São Martinho do Porto - Nazaré: 13 km
Nazaré- Alcobaça: 16 Km
Alcobaça - Batalha: 23 km
Batalha - Fátima: 20 km
Fatima Lisboa pela A1: 130 km

LEIA TAMBÉM

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. do porto de Lisboa, descendo do navio quanto demora para ir ao santuário e voltar ao porto de Lisboa
    e quanto custa o taxi ida e volta

    ResponderExcluir
  2. qual o custo do aluguel de uma van (com motorista/guia) saindo de Lisboa pela manhã.
    indo até Fatima e Tomar.
    Parando para almoço.
    com a volta antes do final da tarde (tipo 15,00 horas)
    com a sua indicação/recomendação sobre a(s) empresa(s) que fazem serviço e o valor aproximado.
    passeio previsto para o dia 30/10/2019
    grato por seu retorno.
    josé carlos duarte - olimpia.sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Carlos,

      Por favor envie seu e-mail para contato,

      Atenciosamente

      Claudia

      Excluir
  3. Tem como ir de trem de lisboa á Fátima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para ir de trem de Lisboa a Fátima, mas a estação ferroviária fica a 20 km. Melhor é ir de ônibus ou de carro.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!