ILTM LATIN AMERICA 2019 APOSTA NO TEMA #backtolife



Uma das mais importantes feiras de turismo de luxo do mundo, a ILTM Latin America, teve sua nona edição lançada sob o tema “Back to Life” em São Paulo, de 14 a 17 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, com a presença de 400 expositores de 65 países.

A aposta foi o turismo do bem-estar e da saúde, com foco nas experiências pessoais. É fato que o perfil dos viajantes está mudando. Como bem disse o jornalista Pedro Andrade, embaixador da ILTM: “Viajar é muito mais do que ir do ponto A ao ponto B”. E é realmente fácil perceber que cada vez mais as pessoas viajam com um propósito estabelecido que vai além de um simples deslocamento. Temos uma geração ansiosa, de ritmo frenético, estressada e mais longeva. Em função disso, as vivências marcantes, a busca da espiritualidade, a paz interior, a volta às origens, a preocupação com a sustentabilidade e os princípios de bem-estar dão o tom.

Interessante que uma pesquisa recente da Universidade de Cornell revela que investir em experiências que criam memórias duradouras, em vez de bens materiais, aumenta significativamente as chances de uma vida mais feliz. Esses dados reforçam o comentário de Simon Mayle, Diretor da ILTM LatinAmerica: “De acordo com o Global Wellness Institute, se os consumidores escolhem aventuras ou viagens para desacelerar, eles estão tomando decisões com base na saúde e no bem-estar. A filosofia “retorno à vida” garantirá que os provedores de viagens de luxo possam oferecer novas oportunidades para que seus clientes tenham a possibilidade de imergir em ambientes saudáveis e renovadores durante suas viagens.”

Baseada nesses pilares, na abertura do evento, a consultora Andrea Bisker apontou para as quatro tendências mais aplicáveis ao mercado de luxo:

> Check in – Tune out, com a ideia de remediar a ansiedade da vida moderna, alguns destinos estimulam o detox digital e a redução dos estímulos sensoriais, inclusive com suítes sem ruído e spas silenciosos.

> Active Elite, diz respeito aos destinos escolhidos em função de práticas esportivas, como maratonas, por exemplo.

> Transcendent Traveler, eis o viajante que vai em busca de suas raízes e quer conhecer os lugares onde viveram seus antepassados.

> The Last Chance, viagens a destinos que correm o risco de desaparecer do mapa (como Tuvalu) ou de modificar radicalmente sua cultura (como Cuba).

O evento é destinado apenas a convidados e reúne agentes de viagens de luxo do Brasil e de outros países da América Latina para reuniões pré-agendadas com hotéis incríveis, companhias aéreas, companhias marítimas e fornecedores de serviços super exclusivos relacionados a destinos do mundo todo. 

A cobertura do evento é feita por profissionais da imprensa nacional e internacional. A International Luxury Travel Market ILTM tem eventos também na Europa, Ásia e África. Em 2013 a Reed Travel Exibitions adquiriu o evento e no ano passado o renomeou de ILTM Latin America. Até 2017 a feira era chamada de Travelweek. 

Durante a feira foi inaugurado um grande mural de aproximadamente 10 metros de comprimento, do artista Fernando Garroux em parceria com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) no Pavilhão da Bienal. O painel, denominado “Biomes Graffiti Brazil” retrata a exuberância da fauna e da flora brasileira e alerta sobre a importância da preservação ambiental, uma vez que sustentabilidade e turismo de luxo caminham de mãos dadas.

Agradeço a Press Pod e a Reed Travel Exibitions pela oportunidade de participar do evento. 

ILTM Latin America, 2019.

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!