BERGEN, A CIDADE DE MADEIRA



Fundada em 1070, a encantadora cidade de Bergen, foi a capital da Noruega na Idade Média. Até o século XIV abrigou uma importante fortificação viking. O cais do porto - Bryggen - ainda guarda cuidadosamente o antigo centro comercial repleto de casinhas de madeira coloridas em ocre e tijolo, com telhados de duas águas. Nos armazéns e estalagens de outrora, agora funcionam restaurantes, museus e lojinhas que até parecem ter sido tirados de uma cidade cenográfica. A atmosfera é extremamente acolhedora, apesar do frio que impera na maior parte do ano e da chuva que teima em cair quase todos os dias.



Bryggen é o ponto mais central da cidade que, apesar de ter 250 mil habitantes, ainda conserva um ar provinciano.



Quer saber, realmente, o que é essencial levar na mala em uma viagem à Bergen? 

Botas de chuva e capa. Os moradores dizem que de cada quatro dias, chove em três.



Com um pouco de sorte, é possível conseguir ver Bergen com sol e céu azul.


MERCADO DO PEIXE


Estando em Bergen, a ordem é comer peixe. Nada mais inusitado do que sentar numa mesinha ao ar livre, no "Fish Market" e se deliciar com muito salmão, bacalhau fresco, lagosta, camarão, caviar e carne de baleia. Um delírio para os amantes de frutos-do-mar.

A comunicação de Bergen com o mundo é feita através do mar, assim sendo, onde pulsa o coração da cidade é no Mercado do Peixe. Imperdível!


Além do Fish Market há vários restaurantes deliciosos. O Enhjorningen, que fica em Bryggen, tem cardápio feito a base de produtos nórdicos, com excelente apresentação. Telefone: +47 5530 6950, http://www.enhjorningen.no/

O Bryggen Tracteursted é um dos restaurantes mais charmosos da cidade. Também fica em Bryggen numa casa antiga que data de 1708. Telefone: + 47 55336999, www.bellevue.no


O FUNICULAR E O BONDINHO


Bergen é cercada por sete montanhas. A mais alta é o Monte Ulriken, com 643 metros de altura e pode ser visitado de bondinho, numa subida de sete minutos. Outra delas é o Monte Floyen, com mais de 300 metros de altura. Subindo no pitoresco funicular se tem uma visão privilegiada da cidade. A subida leva seis minutos e custa 70 NOK. Para aproveitar o visual há um restaurante estrategicamente posicionado, no topo do morro.


Do Monte Ulriken a paisagem é magnífica.



Subir o Monte Floyen, de funicular, garante bons momentos em Bergen.

PORTA DE ENTRADA PARA OS FIORDES

Bergen está cercada por algumas das paisagens mais espetaculares da Escandinávia. São sete colinas entremeadas por fiordes, montanhas e geleiras. A cidade é o ponto de partida ideal para quem pretende explorar tanto os fiordes da costa ocidental da Noruega (entre eles o Hardangerfjord e o Sognefjord), como as incríveis massas de gelo dos glaciares (Folgefonn, por exemplo, que ocupa 260 Km quadrados de área).

Muitas embarcações partem diariamente em direção aos fiordes, mas a partir de setembro, as possibilidades ficam mais reduzidas.


E o que é um fiorde? É uma grande entrada do mar nos vales de altas montanhas que tem origem na erosão causada por placas de gelo. O resultado é um cenário incrível que enfeitiça até o mais entediado dos visitantes.




Os fiordes da Noruega são absolutamente imperdíveis.



Há muitas possibilidades de passeios de barco aos fiordes. Indo até o centro de informações turísticas, que fica em frente ao Mercado do Peixe, várias opções são oferecidas. Optei pela empresa Fjord Tours (http://www.fjordtours.com/) e fiz uma combinação de trajetos de trem, ônibus, carro e barco. Na estação férrea o trem parte para Voss, numa viagem de 2 horas, iniciada às 8:30 hs. De lá um ônibus conduz até Gudvangen, por mais uma hora, para acessar os fiordes. O barco para os fiordes, então, sai dessa cidadezinha e percorre um cenário deslumbrante por aproximadamente duas horas até chegar a Flan. De lá retornei de carro para Bergen. Mas, ao descer do barco em Flam outra possibilidade é ir num trenzinho de madeira até Myrdal e de lá retornar para Bergen de trem. Seja qual for a escolha, vale a pena.

A HISTÓRIA DOS TROLLS 

Reza a lenda, que os Trolls eram pequenas criaturas estranhas que viviam nas montanhas e nos mares, no norte da Noruega. Eram semelhantes aos humanos, mas tinham cabelos desgrenhados, rabo, apenas quatro dedos e um narigão enorme. Só era possível encontra-los à noite, pois eles não suportavam a luz. Caso, não regressassem aos seus esconderijos antes do amanhecer viravam pedra. Eles eram dotados de poderes especiais e podiam se transformar em lindas mulheres. Quando enfurecidos tinham uma cólera que não conhecia limites. Para agrada-los os camponeses ofereciam pratos de comida, especialmente, na noite de Natal. Até os dias de hoje, dizem que é preciso estar de bem com os Trolls para não correr o risco de se deparar com sua fúria. Afinal, muitas das montanhas noruegueses formadas por rochas talvez sejam Trolls que não conseguiram romper a luz do dia e viraram pedra.


Trolls, criaturas do folclore nórdico.


INDICAÇÃO DE HOTEL

Clarion Collection Hotel Havnekontoret. Ocupa um prédio antigo que foi totalmente renovado, em um ponto nobre da cidade - ao lado de Bryggen. O design é moderno e bastante arrojado. O café da manhã é delicioso e também oferece um lanche no final do dia (incluído no valor da diária, de 1500 NOK) . Endereço: Slottsgaten 1, telefone +47 5560 1101, www.choicehotels.no

O Hotel Clarion Collection é moderno por dentro, mas remete o hóspede a uma viagem no tempo.


INFORMAÇÕES ÚTEIS


Moeda: Coroa Norueguesa. 1 Real = 3,3 NOK; 1 Dólar = 5,6 NOK; 1 Euro = 8,3 NOK (os valores foram convertidos em outubro/2009)

Melhor época para ir: de junho à agosto. Depois, fica muito frio, chove praticamente todos os dias e os barcos reduzem drasticamente seu movimento pelos fiordes.

Como chegar: Bergen é uma cidade distante. Mas, muitos são os caminhos que levam até lá e podem ser percorridos de trem, de carro, de navio ou de avião. Navio é boa opção para percorrer a região dos fiordes (para quem não tem pressa) - o trajeto de Copenhague à Bergen leva mais de vinte horas. De trem de Copenhague à Oslo são sete horas e de Oslo até Bergen mais sete horas. O caminho é lindo, não dá para sentir sono tamanha é a diversidade de paisagens que se apresentam. De avião, em duas horas se vai de Copenhague à Bergen e o sobrevoo pelos fiordes é inesquecível.

Turismo: www.visitbergen.com

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Claudia

    O seu post sobre Bergen está fantástico...que fotos lindas!
    Nós estivemos 1 semana na Noruega mas ficámos só na região de Oslo.Agora quando voltar á Noruega vai ser directo para Bergen!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou portugues de sintra. perto de lisboa , já estive com m/esposa em bergen,. flam . e stavanger . é simplesmente maravilhoso ver os fiordes , e andámos de bus pra cima pelos túneis e regresso de trem pra baixo n/ há palavras pra descrever a beleza de tudo oque vimos bem haja pelas fotos a noruega vale a pena visitar . parabens . de sintra j. macedo portugal

      Excluir
    2. vale a pena visitar anoruega . estivemos em bergen. stavanger . e flam os 3 locais sãodeslumbrantes exorto a todos os que gostam de viajar avisitar as fotos e tudo o que vimos n/ palavras pra descrever . de sintra . portugal j.macedo

      Excluir
  2. Margarida,

    Bergen é uma cidade encantadora. Você não vai se arrepender de passar uns dias por lá. Mas, vá na época do verão para aproveitar melhor os passeios de barco. Fui em setembro e já é bem frio e a chuva não cansa de cair. Melhor ir entre junho e agosto.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Ola Claudia!
    Estou planejando ir a noruega no final de abril e seu post me ajudou bastante. Lindas fotos e ótimas dicas já anotadas! Obrigada!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Luiza.
    A Noruega é muito bonitinha. Vale a viagem. Bergen é imperdível. Oslo é a capital, cidade grande, mas interessante. Se estiver por ali, pela Escandinávia, boa idéia é dar uma esticada até os países vizinhos. Especialmente, a Dinamarca. Copenhague é um show nos dias de sol!
    Depois conte como foi a viagem.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Está fantástico o post, muito apelativo mesmo! Tenho viagem marcada para Oslo em Maio, e depois de ver estas fotos quero ir a Bergen também!
    Sabe-me dizer qual o preço do trajecto Oslo-Bergen? E é possível marcar via net?

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Suzana,
    Estive em Bergen em outubro do ano passado. Fui para Bergen de avião e comprei o bilhete pela internet no dia anterior à minha viagem. Um casal de amigos prefeiu ir de navio, mas se arrependeu. Eles pegaram uma tempestade e o barco sacudiu tanto que eles quase caiam da cama o tempo todo. Aquele mar é bem complicado... De trem é ótima opção. Mas, demora um pouquinho mais.
    Boa viagem!!!! Não deixe de ir à Bergen!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigada pelas dicas! ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Claudia, muito legal seu pot sobre Bergen.
    Estou pretendendo ir para Escandinavia agora em julho.
    Alguma dica?
    Você só foi a Noruega?
    Obrigada
    bjo
    Regina

    ResponderExcluir
  9. Oi Regina!
    Além da Noruega, também fui à Dinamarca e à Suécia. Dê uma olhada nos outros posts.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Claudia, estou feliz por achar seu post sem querer! Estou programando minha viagem á Noruega na primeira semana de Out e sem dúvida irei à Bergen (mesmo com chuva!rs). A idéia é fazer a rota Escandinava - Suécia e Dinamarca. Obrigada!
    Obs. O bonde e os passeios de barco tbm são feitos durante dias de semana ou devo procurar ir somente em fim de semana à Bergen?? Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula.
    Como chove sempre, em qualquer época do ano vai ter algum pingo de chuva, até no verão. Bem, outubro já começa a esfriar, portanto apenas alguns navios e barcos fazem passeios pelos fiordes. Você precisa ir até o centro de informações turísticas - no centro da cidade - e comprar o que tiver disponível. Eles são super honestos e dão as informações com muita atenção.
    Aproveite Bergen. A cidade é de sonho e os fiordes maravilhosos. Você vai adorar com certeza!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  12. Olá Claudia,
    Que fotos lindas... adorei.
    Irei a Bergen em setembro e fiquei super animada com seus comentários, pelo visto realmente vale a pena.
    Bj
    Ana Carla - Natal

    ResponderExcluir
  13. Por coincidência também vou estar em Bergen em Setembro! Excelente post sobre Bergen! Abraço

    ResponderExcluir
  14. Noruega um pais maravilhoso, onde tudo funciona, um dos paises mais ricos do mundo e no segundo lugar como qualidade de vida perdendo so para a Suecia.
    A natura prevalece em tudo na Noruega nada è artefato pelo homem mas, sim pela propria Natureza e dela fazem o maior proveito de maneira inteligente e sem degrenir o meio ambiente.
    Normalmente as pessoas se locomovem por barcos e balsas porque sao mais rapidos e economicos. Existem varios vilagios em que as vezes moram no maximo 10 familias, uma casinha aqui, outra acola, normalmente as pessoas que vivem mais ao norte nascem e morrem no mesmo lugar de origem.
    O custo de vida è altissimo mas, por outro lado os salarios sao um dos mais altos da Europa o que mantem um equilibrio na populacao, praticamente nao existe tanta diferenca social.
    Recomendo as cidades de Bergen, Oslo, Stanvanger,Geiranger,Hellesylt, Flam, Alessund, Langevag mas, como disse va preparado porque tudo è muito caro, tive a oportunidade de pegar um calor de 28 graus coisa que nao acontecia ha anos na Noruega, foi maravilhoso! Fiz com um navio de Cruzeiro e a outra parte fiz em terra subindo ao norte.E uma cultura muito diferenciada da nossa, eles almocam em torno as 16.00 horas, e nao jantam, o governo ajuda muito as familias que tem filhos è muito normal se deparar pelas ruas com casais jovens ja com 4 filhos, uma coisa muito interessante tambem è que adotam muitas criancas com proveniencias diferentes, epor falar em criancas as leis na Noruega em relacao a isso sao muito severas um puchao de orelhas no proprio filho pode dar processo e ate cadeia, aos imigrantes que vivem na Noruega diferentemente de outros paises do Sul Europeu è obrigatorio aprender a ler e escrever perfeitamente em Noruegues, o governo tem escolas proprias para fazer esse acompanhamento tanto na parte cultural como na lingua . Existem muitos refujiados na Noruega de diferentes localidades na qual o governo apoia e acolhe.
    E um pais que vale a pena!

    ResponderExcluir
  15. Oi Anônimo!
    Fico feliz de ver que há luz no fim do túnel. Você gosta da Noruega. Que bom! É realmente um país adorável. Bom gosto. Concordo.
    Um abraço.
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Olá, fui para a Noruega em 2008 e amei principalmente Bergen. O passeio de trem entre Bergen e Oslo é maravilhoso assim como os fiordes. Gostei do seu blog especialmente da parte da hostória dos Trolls. Tenho também um blog de viagens com informação e dicas sobre as cidades da Escandinávia e de outros países da Europa. Agora vou começar a postar sobre minha última viagem: Marrocos http://foradomapa.dimambro.com.br
    Abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. Oi Valéria!
    Adorei sua visita. Também gosto de viagens exóticas. Ainda não conheço Marrocos, mas em breve pretendo dar uma passada por lá. Vou dar um pulo no seu blog.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  18. Olá Claudia,
    Sou apaixonada pela Europa, mas depois de conhecer o Marrocos, espero poder voltar e visitar também outros países da África. É muito diferente e bonito. Estou incluindo alguns blogs de viagem junto com outros sites que acho interessantes, vou incluir o seu na listinha tá?
    Abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. Ei Valéria, claro que pode incluir o blog no seu blogroll.
    Visitei seu blog e tive dificuldade de entrar com o link que você mandou. Precisei entrei por um link de postagem antiga, pelo google.
    Adorei os lugares por onde você já andou. Viajar é mesmo tudo de bom. Uma experiência de vida e tanto...
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  20. Claudia,

    Irei com a minha namorada para Noruega em Outubro... Pretendo passar por Bergen e Oslo. Quantos dias devo ficar em cada lugar?

    Abraços,

    Rafael

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafael!
    Depende da época em que vocês forem. Bergen é uma cidade encantadora e de modo geral o melhor modo de ir de Oslo a Bergen é de trem. Essa viagem deve ser diurna para aproveitar as tantas nuances da paisagem. Em Oslo (que é uma cidade grande) dois dias é perfeito (para quem é rápido). Em Bergen, a cidade mesmo pode ser vista em um dia. Mas, o interessante lá é passear de barco pelos fiordes. Há passeios de um dia, dois, três. Depende da sua intenção. No inverno, os passeios de barco não acontecem. Só funcionam de junho à setembro (que é a época mais quente - alta temporada).
    No total, imagino que em cinco dias seja viável. Menos do que isso só indo de avião de Oslo à Bergen.
    Espero ter ajudado.
    Claudia

    ResponderExcluir
  22. Oá, fiquei feliz em saber que visitarei tanto lugar lindo à partir de 08 de julho,faremos passeios em Copenhague, Oslo Bergem.Seu blog muito me ajudou e que lindas fotos.
    Bj.

    ResponderExcluir
  23. Estive em Bergen entre 21/06 e 23/06/2011 e saí de lá encantada.
    Apenas a St. Maria Kirken estava em obras e não pude ver o altar famoso. Fui ao Museu Hanseatico,funicular, Gamble, mercado (não vi a cabeça de bacalhau), aquelas ruelas com prédios de madeira. Sair de lá maravilhada com a cidade. Muitas fotos e comprinhas também. Selma

    ResponderExcluir
  24. Selma,
    Bergen é uma cidade imperdível para quem vai para a Península Escandinava. Linda!!! Não tem como não gostar. Não é mesmo??
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  25. Oi, Claudia, eu de novo! rsrs Estou numa dúvida cruel e queria pedir sua ajuda.
    1) se eu chegar em Bergen por volta das 13:00h, dá tempo de conhecer a cidade no resto do dia (indo na primavera)?
    2) Antes de ir a Bergen, é certeza que eu ficarei 2 dias inteiros em Estocolmo, mas por questões de horários de vôos e preços, você acha melhor ficar mais 1/2 dia em Estocolmo ou ficar 1,5 dias em Bergen, sem contar os Fjordes, que estou reservando 1 dia só pra eles?
    se ficar em Bergen todo este tempo, não vou ficar muito sem ter o que ver por lá? Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  26. Carol,
    Mas você vai rodar um bocado. Que coisa ótima!!!
    Bergen é uma cidade bem pequena dá para caminhar por tudo em uma tarde. Estocolmo merece mais tempo, sim. Indo à Bergen, os fiordes não podem ficar de fora. É preciso programar um dias ou dois para os fiordes.
    Sua programação parece legal!

    ResponderExcluir
  27. Valeu, Cláudia! Creio que vou ficar então 2,5 dias em Estocolmo e 1 dia inteiro em Bergen + 1 dia inteiro pra fazer o tour Norway in a Nutshel. Depois sigo pra Edimburgo rsrsrs Bjs e valeu pelo help!

    ResponderExcluir
  28. Olá Cláudia,
    Adorei as suas dicas de Bergen !
    Em julho, irei com os meus filhos à Noruega. Chego primeiro em Oslo e sigo para Bergen de trem (Norway in a Nutshell). Gostaria de saber se essa viagem, que segundo o Lonely Planet é "imperdível", inclui o passeio aos fiordes (a viagem é de trem e barco). Ou se, chegando a Bergen, ainda devo reservar um dia para fazer o passeio pelos fiordes a partir de lá.
    Muito obrigada,
    Letícia

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, Letícia!
    Não sei como foi o pacote que você comprou. Geralmente, as pessoas vão de trem de Oslo à Bergen e ao chegar em Bergen partem para uma viagem aos fiordes que pode ser de um dia, dois ou três. Há várias empresas que navegam nessa região. Muitos pacotes já vendem tudo junto. Pergunte à sua operadora se o passeio de barco está incluído. Se não estiver já compre antecipadamente, pois vc vai em alta temporada.
    Essa viagem é linda demais.
    Aproveite!!!

    ResponderExcluir
  30. Ola Claudia estava olhando seu post e se possivel gostaria de te pedir uma ajuda?
    Eu vou para Bergen-Oslo em julho e tenho 5 dias para fazer essa viagem. Ja visto anteriormente no seu post que a melhor forma de ir de Bergen a Oslo eh de trem. Vc tem alguma experiencia em relacao ir de carro?? Vc poderia me ajudar em algumas dicas por la, em relacao a passeios e cidades entre Bergen a Oslo??
    BJs!!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, Anônimo!
    Realmente de carro vou ficar te devendo. Tenho experiência em avião, trem e barco, mas carro não. Imagino que deva ser ótima opção para ir parando e conhecendo a região devagar.
    Depois me conte sua experiência.
    Claudia

    ResponderExcluir
  32. Ola Claudia,primeiramente mto obrigado pela resposta. Se possivel gostaria de te fazer mais uma pergunta? Vc indicaria um passeio legal pelos fiords saindo e voltando a Bergen?? Algum barco ou empresa que vc conheca??
    bjs!!

    ResponderExcluir
  33. Como falei no post fui num navio da Fjord Tours www.fjordtours.com
    Mas, há muitas opções ao chegar na cidade. Peça informações no próprio hotel e decida a melhor alternativa em termos de horários e tempo que você dispõe para conhecer a região.
    Aproveite!!! É uma viagem linda!!!

    ResponderExcluir
  34. estou indo em 4 casais para bergen, estocolmo, oslo ... agora do dia 02 a 16 de agosto.... estou com duvida sobre como fazer a mala... adianta levar bermuda?! tem clima pra isso... precisa de casaco pesado?! jaquetinha de couro resolve?! Paty

    ResponderExcluir
  35. Paty,
    Em Bergen é sempre friozinho e de cada 4 dias chove em três. Já nas cidades maiores como Oslo e Estocolmo, sim. Faz mais calor e talvez dê até para usar bermuda. Mas, essa é uma região bem alta e mais fria do que o resto da Europa. Nesse verão ainda não fez calor por lá. Dá uma olhada no climatempo um dia antes de viajar para fazer uma mala perfeita para o clima.
    Aproveitem muito.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  36. seus comentários são ótimos!
    Vou para Oslo agora em maio e quero ir até Bergen, vi que existem alguns roteiros de passeios passando por alguns lugares como Flan.
    Há necessidade de comprar antes os tickets de trem e ônibus, ou posso comprar lá?
    Marcelo

    ResponderExcluir
  37. Marcelo,

    Eu comprei tudo lá mesmo. Na hora. É fácil. Fui no começo de setembro. Mas, a altíssima temporada é julho e nessa época talvez seja melhor comprar antes. Se for em maio certamente não terá dificuldade.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  38. claudia
    estou indo para copenhaguem em outubro ( congresso )tenho 6 dias off e pretendo ir para estocomo 3 dias queria dicas de outra cidade para visitar.

    ResponderExcluir
  39. Fania,

    O que tem de mais interessante é realmente Estocolmo, Oslo e os fiordes de Bergen. Mas, é tudo relativamente distante. Dá para ir de trem. Eu fiz tudo de avião.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  40. Olá Cláudia,
    Estou indo a Bergen agora em agosto/13. As fotos que postou estão lindas, adorei!!!! Vou em uma excursão por 21 dias saindo do Rio de Janeiro. Irei a Oslo/Copenhague/Balestrand/Gjovik/Estocolmo/Silja Line/Helsinque/São Petersburgo e Moscou. Você teria alguma dica para me dar desses lugares? Muitos passeios farei por conta própria, pois o tour só faz alguns deles. Me disseram que tem um lugar chamado Tailin, você conhece? Vale a pena? Aguardo sua resposta e obrigada

    ResponderExcluir
  41. Cláudia,
    Estou indo dia 10/08 em uma excursão de 21 dias à Dinamarca/Noruega/Suécia/Finlândia e Rússia. Passarei por Bergen. O que me recomenda fazer?Por conta própria? Nem todos os passeios são feitos pela excursão.Irei a Oslo/Balestrand/Gjovik/Estocolmo/Helsinque/São Petersburgo. Conhece esses lugares? Me recomenda algo em especial? Me disseram que tem um lugar lindo chamado Tailin. Você conhece? Aguardarei notícias suas
    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, Anônimo,

    Sua viagem inclui muitos lugares citados no blog. Para procurar informações sobre eles basta clicar no menu à sua direita, exatamente sobre a cidade de seu interesse. Tallinn é a capital da Estônia, uma cidade muito interessante (tenho artigo escrito, basta clicar na barra da direita sobre o nome da cidade).

    Se tiver alguma pergunta mais específica estou à disposição.

    Boa viagem,

    Claudia

    ResponderExcluir
  43. Oi, adorei as informações sobre Bergen. Tenho que escolher entre 3 lugares para passar o dia e a noite. As opções são Bergen, Estocolmo, Copenhagen ou ficar em Oslo. POr isso te achei aqui. To tentando chegar a uma conclusao, mas pra quem nao conhece nenhum dos lugares, ficou puxado tomar a decisao. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  44. Dirci,

    Os três lugares são lindos. Estocolmo é considerada uma das cidades mais lindas da Europa. Copenhagen é moderna e cheia de estilo. Bergen é pequenina e com belos fiordes. Tudo depende de você. Só não vale ficar em Oslo sem optar por nenhuma delas.

    Beijo e boa sorte.

    ResponderExcluir
  45. Olá Claudia, tudo bem?
    Estou programando minha viagem e somente no comecinho de outubro poderei ir a Bergen. Comp estará muito frio, o passeio pelos fiordes costumam ser cancelados? Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. I live in Bergen, thanks for all your kind descriptions my town, I highly recommend visiting this peaceful place in Norway. WELCOME ALL, Roy

    ResponderExcluir
  47. estaremos em Oslo dia 22 de abril, faz frio, chove? e ficaremos ate o dia 25 de abril,vale a pena fazer um passeio e dormir um dia em Bergen?obg

    ResponderExcluir
  48. Olá Claudia, tudo bem?
    Li todos os seus posts sobre a Escandinávia e adorei, vou até lá agora em maio e com certeza vou visitar seu blog enquanto estiver lá para me ajudar.
    Claudia, eu li em outro blog sobre um passeio que se chama Norway in a Nutshell, você já fez esse passeio?
    Todo mundo fala muito bem mas...não dão muitos detalhes.
    Onde devo comprar a passagem, se é uma viagem de um dia só, se vale a pena ficar em algumas das cidades do passeio e continuar no dia seguinte, se esse for o caso, que cidade escolher. Desculpe te encher de perguntas mas ...
    desde ja te agraceco muito
    abraco
    Regina
    meu email - regina.tocci.giuseppe@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Claudia,
    Estamos procurando como ir de Bergen para Odda. Nós queremos fazer aquela trila trolltunga... mas achamos poucas informaçoes.. será que achamos empresas que fazem esse passeio?
    Bjos

    ResponderExcluir
  50. Olá, amantes da Noruega!
    Estive com a família em Oslo em Dezembro, bem em cima do natal. Lindo, lindo!
    Pracinhas e mercados de Natal, frio a condizer, neve à volta e muito encanto.
    Adorei!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!