14 RAZÕES PARA VOLTAR A AMSTERDAM


Tem alguns destinos tão simpáticos nesse mundão que retornar é o maior prazer. Amsterdam, para mim, é um deles. A cada viagem descubro novos cantinhos e revejo o que ficou na saudade. Nossa intimidade cresce, a conexão vai ficando mais estreita e a paixão só faz aumentar.


O astral mágico de Amsterdam.

MOTIVOS PARA VOLTAR


O simples fato de subir numa bike e sair andando sem rumo, de olho na arquitetura dos prédios e na super obra de engenharia que fez nascer uma cidade tão interessante num terreno instável, 40 centímetros abaixo do nível do mar já é o suficiente para querer voltar. Mas, somado a isso, Amsterdam tem um astral deliciosamente louco e ao mesmo tempo tão certinho. É alegre, colorida, animada, tem mais de 50 museus, restaurantes deliciosos, cafés charmosos, cafés liberais, muita cerveja, moinhos, tulipas, casas-barco, lojas de design... Uma mistura ímpar!

Pelos canais de Amsterdam.

POR ONDE IR

1. Comece desbravando o labirinto formado por mais de 165 canais e mais de mil pontes de Amsterdam. Adoro o bairro Jordaan (diga Iôrdan). Ele serviu inicialmente para abrigar as pessoas envolvidas no trabalho de expansão do cinturão de canais da cidade no século XVII. Nos anos 70 passou a ser procurado por artistas e estudantes. Hoje é cheio de galerias de arte, cafés descolados e bares. Não deixe de circular pelas Nine Streets, nove ruazinhas charmosas e com aquele jeitão clássico de Amsterdam = canais + bicicletas + flores + pontes + barcos.

Barcos no Bairro Jordan.

2. Circule sem pressa pela Praça Dam, o começo de tudo, e de onde vem o nome da cidade, AmsterDAM. A praça vive repleta de gente, tem sempre alguma coisa acontecendo e é cheia de prédios históricos: Palácio Real, Nieuwekerk, prédio do Museu Madame Tussauds e o belíssimo Magna Plaza. Para curtir o vem e vai da galera, sente e tome um café na praça. Outras praças que vale a pena conhecer são a de Rembrandt e a Leidse, super animadas. 

Muito movimento na esquina da Praça DAM. 

3. Visite o Rijksmuseum que fica no Bairro dos Museus. Ele é bacana tanto por dentro como por fora. O prédio belíssimo foi projetado por Pertus Cuypers, o mesmo arquiteto que fez a Estação Central de Amsterdam. Sua coleção inclui muitos quadros de Rembrandt, entre eles a Ronda Noturna, além de obras de outros artistas como Vermeer e peças de valor histórico. Seus jardins são abertos ao público. Atrás do museu fica aquele letreiro mega fotografado que diz I Amsterdam.

Rijksmuseum.

4. Compre com bastante antecedência (dois meses) um ingresso para ir ao Museu de Anne Frank sem encarar filas quilométricas. Ele é o mais concorrido da cidade. Emocionante entrar no universo dessa menina que viveu tempos terríveis fugindo das garras dos nazistas e deixou sua história registrada num diário que ganhou o mundo. Infelizmente, sua família foi capturada pouco antes do fim da guerra e enviada para um campo de concentração. Apenas o pai conseguiu sobreviver ao campo de concentração e faleceu em 1980. Muito triste!

5. E por falar em Anne Frank você sabia que nosso brasileiro Eduardo Kobra pintou um painel lindo com o rosto da menina no bairro industrial que está sendo revitalizado em Amsterdã? Para ir até lá pegue um ferry gratuito no IJ Dock, ao lado da Central Station e em 10 minutos você estará no NDSM Werf. Aproveite para tomar um café no Noorderlicht Café. Dica: vá com sua bike, ela pode ser transportada no ferry.

Painel de Anne Frank feito por Eduardo Kobra.

6. Faça uma visita ao Museu de Van Gogh. O pintor holandês teve uma vida bem curta, mesmo assim deixou uma quantidade incrível de obras e é considerado um dos artistas mais importantes do mundo. Ele sofria com depressão e se suicidou aos 37. Que pena!

7. Se tem uma coisa que faz parte da vida de Amsterdam é a cerveja. Um lugar interessante para degustar uma cerveja artesanal é a Brouwerij’t IJ (na rua Funenkade 7). A cervejaria funciona num antigo moinho de vento e tem produção limitada. Você pode fazer um tour para acompanhar o modo como a cerveja é feita. A Heineken é outra visita possível, mas tem andado com filas enormes.

Cervejaria Brouwerij’t IJ.

8. Mesmo que você ache estranho, o Red Light District é um dos principais pontos turísticos da cidade e deve ser visitado. Faz parte da cultura holandesa, uma vez que a prostituição é legalizada. As meninas ficam expostas em vitrines com luzes vermelhas enquanto gente de todo tipo circula pelas ruelas sem o menor problema. Nessa mesma região ficam os famosos cafés onde as drogas são liberadas, o Bulldog é um dos mais famosos e tem várias casas espalhadas pela cidade.

O café mais famoso do Red Light District.

9. E por falar em cafés, Amsterdam também tem vários lugares descolados e “normais”. Quando cansar das longas caminhadas ou de pedalar sente num desses para uma pausa merecida: De Koffie Salon, De Balie, Café de Tuin, The Concerto, Brasserie Nel.

Quando o sol se apresenta os cafés ficam lotados.

10. Uma novidade para quem curte fortes emoções é o balanço Over the Edge, no rooftop da A’Dam Lookout com quatro lugares, a cem metros do chão. Bem alto! Vai? Se não der coragem pelo menos o visual que se tem da cidade é lindo. O prédio foi a antiga sede da Shell e acabou de passar por uma revitalização. Para chegar no prédio é preciso tomar um ferry no IJ Dock. Ao lado dele fica o Eye Film Institute, um prédio lindo de arquitetura moderna.

11. Para ter um visual lindo da cidade vá até o prédio da biblioteca pública OBA que fica entre a Central Station e o Museu de Ciências Nemo. Mas, saiba que nos dias frios e chuvosos, o terraço fecha. Também aproveite para conhecer  o Nemo, o museu tem arquitetura linda e é legal para quem viaja com os filhos.

Nemo Science Museum.

12. Para comer bem indico o restaurante orgânico De Kas que fica num parque, dentro de uma estufa. Outros restaurantes legais são o asiático badalado Momo no Park Hotel e o bagunçadinho Moeders de comida caseira holandesa. Se quiser uma guloseima local vale se lambuzar com um cone de batata frita com maionese de uma das tantas lojinhas da cidade ou apostar num salgadinho de vitrine das lanchonetes Febo.

De Kas.

13. Onde ficar. Tem muitos hotéis legais na cidade. Adoro o pequenino Museum Suítes com 4 quartos a uma quadra do Van Gogh Museum. Se preferir um hotel mais maior e mais badalado dê uma olhada no Conservatorium. Pertinho dele fica o Park Centraal. Um hotel relativamente novo e bem localizado é o W Amsterdam praticamente ao lado do Magna Plaza, a alguns passos da praça DAM. Se quiser um hotel mais econômico tem um Íbis ao lado da Central Station. Se sua escolha apontar para um hotel focado em espaços sociais compartilhados dê uma olhada no Zoku.

14. Se ainda estiver com tempo livre vá ao Mercado de Flores, ao Jardim Botânico, ao Beginhof. Nos arredores de Amsterdam vale fazer uma visita ao museu aberto Zanche Schaans, as cidades Haarlem, Delft, Utrecht, Gouda. Entre março e maio vá ao Parque Keukenhof, o mais bonito do mundo com milhares de tulipas.

Mercado de Flores. 

BOM SABER

O melhor modo de conhecer Amsterdã é de bike. O valor do aluguel varia de 10 a 20 euros por dia. Sempre tranque sua magrela.

O idioma oficial é o holandês, mas praticamente todo mundo fala inglês na cidade, ou pelo menos arranha e se esforça para ajudar.

Gorjeta tem suas regras em cada país. Na Holanda não é uma prática obrigatória. Eles ficam felizes quando recebem 10% dos estrangeiros. No entanto, não esperam por ela com fervor.

Compre o cartão I Amsterdam se for usar o transporte público. Ele dá acesso a alguns museus.

Um modo fácil e barato para ir do aeroporto ao centro é o trem que chega na Central Station. Se preferir ir de taxi diretamente ao hotel saiba que o valor fica ao redor de 40-50 euros. 

Três dias é o tempo suficiente para você se apaixonar por Amsterdã e querer voltar muitas vezes.

* Matéria atualizada em julho/2022.

Conte com minha experiência para planejar suas viagens. Entre em contato pelo email claudia@viajarpelomundo.com. Sua viagem será personalizada e organizada por mim em parceria com uma agência de luxo da minha confiança. Enquanto eu faço a curadoria, a agência cuida de toda a operação oferecendo suporte 24 horas por dia.

LEIA TAMBÉM

KEMPINSKI PALACE ENGELBERG ABENÇOADO PELOS ANJOS

NANNAI SOLAR DOS VENTOS

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Adorei teu post, como sempre! Fiquei com vontade de retornar a esta bela cidade que já visitei tantas vezes, mas como dizes, sempre tem algo novo para se curtir!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MT,

      Adoro rever a alegria de Amsterdam. Tem sempre algum cantinho novo na cidade para conhecer.

      Beijoss

      Excluir
  2. Suas Fotos tem uma profundidade de campo muito boas ,Incrível Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia!! Vamos pra Amsterdam em abril! E lógico que seguindo todas as suas dicas!! ��
    Uma pergunta: vc alugou o carro lá mesmo ou já saiu do Brasil com o carro alugado?
    Foi tranquilo achar estacionamento nas cidades? E circular pelas estradas?
    Obrigada desde já!! ����
    Bia Botelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Já costumo sair do Brasil com tudo resolvido. Em Amsterdam não vale a pena ter carro. Alugada no dia que for sair da cidade. Nas cidades pequenas é tranquilo para estacionar. As estradas são ótimas. Aluga internet no carro e usa o Waze. Funciona super bem. Beijos

      Excluir
  4. Claudia, obrigada!! Sempre tão gentil!! ❤️ Vou seguir a risca seu roteiro!! Já conheço Amsterdam mas não vou há muitos anos!! A ideia agora é explorar essas cidadezinhas fofas que vc indicou! �� Vamos dia 12/04 mas só conseguimos ingresso para o Anne Frank para o dia 17 a tarde!! �� a ideia era a partir do dia 17 alugar carro... agora vamos ter que adiar para o dia 18... e voltamos para o Brasil dia 21... Vc acha que 3 dias são suficientes para explorar as cidadezinhas? Obrigada amore! ����
    Bia Botelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,

      Em três dias dá para fazer muita coisa pois tudo é perto e pequeno. Cada cidadezinha mais fofa do que a outra.

      Não deixa de ir ao parque de Keukenhoff. Dorme em Lisse para acordar cedinho e pegar o parque sem a massa de turistas. Depois circula pelas plantações de tulipa nos arredores do parque. Ouso dizer que são ainda mais bonitas do que o parque. De cair o queixo.

      Também não deixa de fora Gouda. Tenta almoçar na praça que é um charme.

      Quando estiver em Amsterdam faz um bate e volta de trem a Zaanse Schans que é um museu lindo, aberto, com casas e moinhos reunidos do país inteiro e montados ali como se fosse um vilarejo local. Tem que ir.

      Se quiser me ligar estou por aqui. É só falar.

      Beijos e super viagem!!!!

      Excluir
  5. Oi Claudia!! Então vamos explorar todas essas cidadezinhas fofas!! Já compramos os ingressos para o Parque Keukenhof! Vc sempre muito gentil! ❤️ Obrigada!! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      Meu filho acabou de voltar da Holanda e ficou completamente apaixonado.
      É um país muito fotogênico, quase cenográfico.
      Beijos e ótima viagem.
      Sempre que eu puder ajudar estou por aqui.

      Excluir
  6. Amsterdã é apaixonante mesmo!! Mas agora quero conhecer essas cidadezinhas pelos arredores!! Mais uma vez seguindo suas dicas!! �� Devo a vc ter conhecido Cotswold!! Região fofa!! Parecia que estávamos dentro de um conto de fadas!! Amo o interior!! Ficaremos 4 dias com carro alugado para explorar tudo e fazermos os “bate e volta” ! Obrigada Claudia!! ❤️ Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.Que bacana. Comentário lindo. Fico sempre feliz ao ler que ajudei nos roteiros e inspirei viagens legais. Boa viagem!!!
      Bjs

      Excluir
  7. Desculpe Cláudia mas tenho que fazer uma observação. Você incorre num erro muito comum em turistas que é de julgar que a língua oficial nos países que visitam é o inglês. Pois na holanda falam o nederlandês (para sua informação essa língua também se fala em mais de metade da Bélgica). E em nederlandês as nove ruas típicas no centro são as Negen Straatjes e aquilo a que chama Red Light District (existem zonas assim em várias cidades do norte da Alemanha) é o Rossebuurt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo! Tudo bem com você?

      Imagino que você não tenha lido com atenção o texto.

      Eu falei: "O idioma oficial é o holandês, mas praticamente todo mundo fala inglês na cidade, ou pelo menos arranha e se esforça para ajudar."

      Nessa frase está escrito que o idioma oficial é o holandês!!!! Certo? (aliás "nederlandês" não é uma palavra usada no Brasil!). E que todos falam inglês, uma vez que esse é o idioma mais falado no mundo juntamente com o espanhol. Certo?

      Portanto, minhas traduções sempre serão para o inglês no sentido de facilitar a compreensão dos leitores. Entendeu?

      Afinal, pouca gente fala holandês no Brasil, mesmo que tenhamos um passado de colonização holandesa.

      Espera que você tenha conseguido compreender agora. :)

      Da próxima vez, por favor se identifique. Será um prazer trocar informações com uma pessoa tão esclarecida e que certamente viaja muito mais do que eu. Não é mesmo?

      Atenciosamente!


      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!