SÃO MIGUEL DO GOSTOSO É GOSTOSO!

Por Claudia Liechavicius

O nome descreve com perfeição o vilarejo de pescadores que fica a 100 quilômetros ao norte de Natal, no Rio Grande do Norte. E, o pórtico de entrada reforça: Venha pra cá, Gostoso é aqui. "Então pronto", como dizem os nativos, não precisa dizer mais nada. Esse lugar pequenino, super simpático e ensolarado é gostoso mesmo. São apenas algumas ruelas de areia que desembocam na praia e uma única avenida principal asfaltada (quase uma estrada) repleta de casinhas de pescadores, pequenas pousadas e restaurantes rústicos.




DE ONDE VEIO O NOME?

Conta a história, que passa de boca em boca, que antigamente havia na cidade um morador que hospedava na sua casa pessoas que por ali passavam. Após as refeições, ele contava "causos" que fazia com que os visitantes dessem boas gargalhadas. Então, por muito tempo foi usado o nome de "Gostoso" como referência ao local. Tempos depois, um comerciante devoto de Arcanjo Miguel descobriu que estava doente e fez uma promessa que, se ficasse curado, construiria uma capela na cidade em homenagem ao Arcanjo. Assim aconteceu, a capela foi construída e alguns anos depois o povo elegeu como nome oficial da cidade "São Miguel do Gostoso".



UM LUGAR AINDA POUCO CONHECIDO

A sensação de estar num lugar quase inexplorado e em grande isolamento é o diferencial de São Miguel do Gostoso. Interessante observar que esse pedacinho de Brasil que parece recém descoberto, na verdade recebeu uma Cruz de Malta, em 1501, dos primeiros portugueses que por aqui aportaram. É como se São Miguel do Gostoso tivesse ficado em "banho-maria" por 500 anos e só agora começa a se mostrar para o resto do Brasil. Isso, graças às suas águas paradas e muito vento que atraem os praticantes de kite e winsurfe. 



AS PRAIAS

A primeira praia da cidade, talvez a mais bonita e por onde começou a atividade turística em Gostoso é a praia da Ponta de Santo Cristo. É o lugar perfeito para a prática de kite e windsurfe, com águas muito tranquilas e vento constante. Tem até algumas escolas de kite no pedaço. Quem quiser praticar o esporte e ainda não tiver muita intimidade com o assunto, basta fazer algumas aulas. E, no final do dia, assistir ao por do sol faz parte do programa. As praias seguintes são a do Cardeiro, da Xêpa (mais central) e do Maceió. São todas muito parecidas. Tranquilas. Cheias de jangadas e pescadores. A areia é extensa, fofa e branquinha. O mar é esverdeado, um pouco turvo. Na praia do Cardeiro, o mar se junta com uma lagoa de água cor de ferrugem.



A oito quilômetros à oeste fica a praia de Tourinhos. Linda. Imperdível. Quase deserta, cheia de jegues nativos soltos pastando, tem um mar de águas mais claras e piscinas naturais. Como se isso não bastasse, no seu canto direito tem um conjunto de dunas petrificadas há mais de 2.500 anos.




COMO CHEGAR


Partindo de Natal são apenas 110 quilômetros, pela BR 101, em direção ao norte do estado do Rio Grande do Norte. É só ir acompanhando a sinalização da estrada que em menos de uma hora e meia se chega. O pórtico anuncia a entrada da cidade. O ideal é alugar um carro, pois assim dá ir parando onde der vontade, sem pressa.





INDICAÇÃO DE POUSADA

Mi Secreto. Essa pousada foi o grande achado de Gostoso. Charmosa, com quartos decorados com capricho e bom gosto. Tem menos de 10 apartamentos e costuma ser frequentada por estrangeiros que vem ao Brasil para curtir uma praia ainda intocada, mas com conforto. Fica de frente para o mar, na rua das Algas, 51 - Ponta do Santo Cristo. Telefone (84) 9195.4758. www.misecretopousada.com



Outra pousada que parece interessante é a Pousada dos Ponteiros. Ela estava em obras e nem deu para conhecer. Mas, é caprichada, olhando de fora. Sua localização é ótima, de frente para o mar. Fica na Enseada das Baleias, 1000. Telefone: (84) 3263. 4008. www.pousadadosponteiros.com.br



Ah! E quando estiver voltando para Natal pela BR-101, não deixe de prestar atenção no maior parque eólico do estado, com cataventos gigantes. Além de ser lindo, é uma forma limpa de se obter energia. Esse exemplo deveria ser seguido por outros lugares que têm vento constante. 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Cláudia,como sempre,teus posts encantam pela beleza das fotos e maravilhosas descrições dos lugares apresentados.Mais uma vez senti vontade de sair correndo para conhecer esta praia tào gostosa .(e fugir do frio que está fazendo por aqui ...rsrsrs)
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Teresa!
    Está começando a esfriar em alguns lugares do Brasil. Eu gosto de frio também, mas confesso que o verão me deixa muito mais feliz.
    Nada como um solzinho para deixar a vida mais colorida.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Mas olha so quem vai no meu blog dizer que as minhas fotos estao boas!! As suas sao sempre maravilhosasss!!
    Claudia vc acredita que esta semana eu estava falando com um amigo daqui da Italia sobre este lugar. Ele é caçador de bons ventos porque veleja e pratica o kite, e caimos justo ai em Gostoso.
    Pra quem quer relaxar ou praticar os esportes é realmente um lugar otimo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Brenda é realmente muita coincidência ouvir alguém de fora do Brasil falar em Gostoso. A praia é bem escondidinha. Não é muito badalada nem aqui no Brasil, mas para quem procura a praia perfeita para kite e windsurfe é lá mesmo.
    Beijocas
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Claudia, RN parece ser minúsculo, mas tem tantas coisas maravilhosas pra ver que se ficarmos 1 mês por lá não vamos conseguir fazer tudo que gostaríamos !!!!
    bjsssssss
    Vivian
    Aos 30

    ResponderExcluir
  6. Vivian.
    Gostei muito de Gostoso e adoro Pipa. Em Natal, o melhor programa é a comida. Tem alguns restaurantes interessantes: Mangai, Tapiocaria Casa de Taipa e Camarões. No mais, é preciso pegar o carro e sair para desbravar. Aí sim, muitos lugares encantadores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. As fotos são fantásticas, as descrições convidam a uma visita com entusiasmo e as praias deixaram-me cheia de vontade de colocar os pés de imediato nessas areias e mergulhar nessas águas...

    É com artigos como este que fico com a sensação de estar presa entre 4 paredes... quem consegue concorrer com locais assim?

    Muitos parabéns uma vez mais por mais um artigo irrepreensível.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a pousada, sem falar na tranquilidade do lugar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Turista!

    Adoro receber sues comentários. São sempre tão animadores. Eles me inspiram a escrever novos posts.
    É muito bom compartilhar minha paixão pelo mundo com pessoas sensíveis.
    Obrigada pela visita!
    Claudia

    ResponderExcluir
  10. Gina, a pousada foi um super achado. Perfeita em todos os sentidos. Bem decorada, é na areia, serviço impecável, discretíssima, sossegada. Enfim, tudo de bom!!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Claudia!

    Gostei de tudo...das praias e da pousada também!!É uma alternativa fantásticas das praias mais turisticas do nordeste para onde vão todos os Portugueses...rsrs (tal como Fortaleza,Natal também faz muito sucesso por aqui!)...
    Quando voltar para o Nordeste vou tentar ficar lá!
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  12. Margarida,
    Gostoso é um lugarzinho super tranquilo. Garanto que muito melhor do que Natal e Fortaleza.
    Quando vier tenha certeza de que é ótima pedida.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Que lugar belissímo da vontade ate de entra na tela, suas fotos são formidaveis e a cultura faz bem ,eprenche o nsso conheciment cada vez mas como sempre esta de parabens.

    ResponderExcluir
  14. Gostoso mesmo! Excelente reportagem! Estamos a gostar de conhecer melhor o Brasil através dos teus posts.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, casal!
    É muito bom poder circular pelo Brasil e mostrar um pouco de suas belezas no blog. Se estou despertando a curiosidade de vocês, fico feliz. Espero que venham logo ao Brasil e não deixem de avisar quando aqui estiverem.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  16. Ess
    Tem algumas fotos, que ao olharmos, sentimos vontade de mergulhar dentro delas. Isso é muito bom!
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Cláudia...
    Hoje postei sobre o WINDU...
    Voce já teve alguma experiência ou algum depoimento sobre este tipo de hospedagem?
    Confesso que tenho muito interesse que esta idéia seja mais divulgada no Brasil...

    ResponderExcluir
  18. Oi Monica,
    Nunca tive experiência com esse tipo de hospedagem, pois não é meu perfil. Mas, para quem gosta é interessante.
    Valeu!
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Que lugar lindo, Claudia! E suas fotos são fantásticas, como sempre! Parabéns e obrigada por compartilhar tantos momentos maravilhosos e viagens inesquecíveis! Você faz com que eu tenha vontade de economizar cada centavinho pra poder conhecer o mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ai, Katia. É verdade. Viajar é a melhor coisa para deixar o astral em alta. Também junto cada centavinho para sair pelo mundo. A gente merece!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  21. Claúdia,

    Realmente, Gostoso nem é tão conhecido aqui no Brasil. Só quem realmente gosta de viajar e descobrir novos lugares,encontra esse lugar tão rústico.

    Tinha ouvido falar em Gostoso há 2 anos, então coloquei nos meus planos conhecê-la.
    Em julho deste ano eu e meu esposo viajamos pelo Nordeste, fomos de fortaleza a Aracaju. Na volta paramos em São miguel do Gostoso.

    Ficamos na Pousada dos Ponteiros,ótima por sinal. Bem aconchegante,chalés com vista para o mar, mirante,restaurante,piscina.E aquela praia..... que só quem já esteve lá sabe como é.....
    Bem, eu também tenho um blog de viagem, o Outros Ares, já iniciei as postagens sobre a viagem pelo nordeste, e em breve falarei sobre Gostoso. Aí voce verá fotos atuais da Pousada dos Ponteiros!

    Parabéns pelo Blog,fotos encantadores. Um convite a viajar pelo Mundo!!!!!

    A propósito, qual a sua câmera fotográfica??? :)

    Abraços,

    Érika Marques

    ResponderExcluir
  22. Deu uma vontade de voltar para o Brasil... mas o link misecreto.com não funciona não :(

    ResponderExcluir
  23. Regina,

    É preciso rever e atualizar os links o tempo todo. Obrigada por me avisar.

    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!