MONTERIGGIONI, UMA PEQUENA JÓIA

Por Claudia Liechavicius
Apenas alguns quilômetros acima de Siena, no coração da Toscana, uma preciosidade medieval encanta quem se aventurar a entrar em suas muralhas. É a pequenina cidade de Monteriggioni. Na verdade, um castelo. O lugarejo é tão pequeno que pode ser percorrido a pé do portão de entrada até o de saída em cinco minutos. Simplesmente, uma graça.
Montiriggioni surge de repente em uma curva da estrada com seus muros ainda bem preservados, em plena região de Chianti. Foi construída no início do século XIII e logo se transformou em um posto militar com o objetivo de defender as fronteiras do norte de Siena contra as invasões florentinas.
Monteriggioni vista da estrada que liga San Gimignano à Siena.

Ainda hoje, a cidade se mantém praticamente com a mesma estrutura da época em que foi construída. Suas muralhas feitas com grandes blocos de pedra e suas 14 torres foram imortalizadas por Dante na Divina Comédia, como alegoria ao abismo mais profundo do mundo, em Inferno: "sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado".
Comprando um ingresso de 2 euros é possível caminhar sobre as muralhas "do inferno", segundo Dante.

Dentro da fortificação há pouca coisa para se ver: uma praça, uma igreja românica, algumas casas, poucas lojas, alguns restaurantes e hotéis.

Essa é a lojinha de artesanato do centro da cidade. Fica na Piazza Roma, a praça do poço.

Essa é a Igreja de Santa Maria Assunta.

A cidade é mínima. Mas, não dá para sair de lá sem tomar um café no bar, almoçar em um de seus poucos restaurantes ou simplesmente tomar um sorvete. Bom lugar para isso é no Il Feudo Caffeteria Ristorante, na Piazza Roma 16.

FESTA MEDIEVAL DE MONTERIGGIONI

Todos os anos no mês de julho, a cidade revive a magia do passado em uma festa que dura alguns dias. Para mais informações consulte os sites http://www.monteriggionimedievale.it/ ou http://www.monteriggioniturismo.it/

HOTEL EM MONTERIGGIONI

Para quem resolver dormir uma noite na cidade, o Romantik, hotel 4 estrelas é bem simpático. Fica na Via 1 Maggio, 4. Telefone (0577) 305009. http://www.hotelmonteriggioni.net/

Volte no passado e viva pelo menos um dia como nos tempos medievais!

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

1. Claudia

Não coloque mais posts sobre a Toscana senão eu vou ter que marcar uma viagem para lá já amanhã...hehe...não estou aguentando!Suspiro........

Bjo

2. Margarida
    Ainda faltam muitos suspiros. Prepare seu coração para as próximas cidades :)

ResponderExcluir
  3. Que delícia de cidade, Claudia!!!! É o tipo de lugar que eu iria amar!!!!! Ai, como deve ser bom andar a esmo por essas ruelas e se perder pela Toscana!!!!!!!!!!! Seus posts e fotos são maravilhosos e inspiradores! Bjs!

Respostas
    1. Nesta cidade não dá pra se perder.. rsrs
      É minúscula e maravilhosa. Lá foi filmada A vida é bela.. ou algumas cenas do filme.. vou precisar rever.

Excluir
  4. Katia

A Toscana vale cada minuto. Não deixe de programar essa fugidinha para a Itália. Você não vai se arrepender!

ResponderExcluir
  5. Claudia, a Toscana é demais... é romatica, bela e acolhedora !! Sabe que estamos mechendo nos nossos arquivos para preparar uns posts das nossas viagens pela Itália, e então ficamos relembrando com saudades dessa belissima terra !!! E ainda vendo aqui seus lindos posts, a saudade aumenta mais ainda !! Dá vontade de voltar logo para esse lugar!! No ano passado em nossa viagem de 5 meses pela Europa e outros, decidimos pular a Itália, porque haviamos estado lá em 2006, 2007 e em 2008 moramos por 4 meses em Trieste, Nordeste da Italia, mas deviamos ter dado uma passadinha por lá ... é bom demais !! Agora vamos acompanhar aqui sua viagem por lá !!
    Bj grande

6. Uau! Que bom morar na Itália. Meu marido também morou três anos lá. Temos muitos amigos queridos italianos e é sempre um prazer reve-los. Adoro o país.
    Bj no casal.

ResponderExcluir
  7. legal, o jogo assassins creed 2, fez a replica bem feita, pretendo visitar um dia.

8. Quando estava indo para Siena me deparei com essa visão maravilhosa e fui lá conhecer. Fiquei apaixonada!!!!

9. Fátima,
    A Itália é cheia de belas surpresas. Adoro o país. Cada vez que vou até lá descubro coisas maravilhosas.
    Bj

ResponderExcluir
  10. Cláudia, estou "viajando" nos seus textos e imagens e tudo foi feito com muito carinho e qualidade. Parabéns e obrigada.
    Será que você pode me ajudar? Estou me programando para ir na segunda quinzena de janeiro/13 para região da Toscana - talvez vá para Veneza também e minha maior dúvida é se posso me locomover com transporte público já que não pretendo alugar carro a princípio por estar indo sozinha. E estou meio receosa quanto ao inverno rigoroso, mas não teria outra data com o período de 15 dias disponíveis como tenho em janeiro. Obrigada, Bj

11. Cláudia, estou "viajando" nos seus textos e imagens e tudo foi feito com muito carinho e qualidade. Parabéns e obrigada.

ResponderExcluir
  12. A Itália pode ser toda percorrida facilmente de trem. Quanto à temperatura, a Itália estará em pleno inverno, mas ele não chega a ser tão rigoroso a ponto de inviabilizar uma viagem (se fosse Rússia, Finlândia.. aí sim ficaria mais complicado nessa época).
    A infra-estrutura que eles dispõe para o inverno é perfeita, nada para. Apenas lembre-se de que os dias são muito pequenos. Escurece bem cedo e em algumas cidades têm muita neblina. Só isso.

ResponderExcluir
  13. Visitamos esse castelo hoje, por acaso. Foi exatamente como li aqui. Estávamos voltando de Siena para Perugia quando vimos as muralhas e resolvemos parar. Ficamos maravilhados com a beleza e cenário tão bucólico, típicos da Toscana. Visitar esse castelo é fazer uma viagem época dos templários.Vale muito a pena! Aliás, a Itália é isso. Cada pequena vila é uma emoção diferente! Cada topo de montanha guarda uma fortificação com séculos de história. Se eu pudesse, conheceria cada uma delas.

14. Essa é a cidade da minha geração familiar <3

Deixe seu comentário. Obrigada!