ANOTA AÍ, BAIRRO ALTO HOTEL


Quer saber qual o hotel mais charmoso, novo e bem localizado de Lisboa? É o Bairro Alto Hotel. Vivi uma experiência tão marcante e espetacular na minha última ida à capital portuguesa que preciso compartilhar com vocês.

Bairro Alto Hotel, sem dúvida o melhor de Lisboa.

Não é todo dia que se tem o privilégio de encontrar um hotel histórico, recém repaginado, entre o elegante Chiado e o boêmio Bairro Alto, imerso na aura cosmopolita de Lisboa, em pleno vai e vem dos bondes na praça Luís de Camões, com acomodações impecáveis, serviço extremamente gentil, rooftop com vista para o rio Tejo, um restaurante concorridíssimo, um café da manhã dos deuses e DNA totalmente português.

Rooftop do hotel Bairro Alto.

O hotel Bairro Alto nasceu em 2005 num prédio pertencente à família Tavares da Silva com o propósito de refletir o requinte despretensioso da região. Seu sucesso foi tão estrondoso que em pouco tempo precisou crescer. A única possibilidade de expansão era ocupar as instalações do antigo Corpo de Bombeiros que dividia com o hotel um quarteirão inteiro. Negociação feita e em 2017 os bombeiros se mudaram para um imóvel a alguns metros dali. Dois anos depois reabria o Bairro Alto Hotel com 87 luxuosas acomodações ancoradas num projeto ousado de Eduardo Souto de Moura, vencedor do Pritzker Prize, um dos prêmios mais importantes da arquitetura mundial.

Hotel Bairro Alto ocupando um conglomerado de palacetes dos séculos XVII e XVIII.

Minha chegada ao hotel foi no início da tarde. Eu vinha do aeroporto num Uber Tesla dirigido por um  piloto da TAP.  Aproveito para deixar aqui o contato de Nuno Machado +351 929 138478. Ao estacionar na porta do hotel Bairro Alto, ele comentou que esse era o hotel mais interessante de Lisboa. Só posso afirmar que Nuno estava coberto de razão. 

Lobby do Bairro Alto Hotel.

Bastou colocar os pés no lobby para perceber que eu estava entrando num oásis de requinte e tranquilidade no coração de Lisboa. O check in atencioso foi acompanhado por um cálice de Ginja - um licor português feito de cereja - mostrando a singularidade da recepção. 

Junior Suite.

O projeto de interiores, do lobby aos quartos, é assinado pelo Atelier Bastir em estilo atemporal. Evidencia o DNA português em cada detalhe ao misturar obras de arte e peças clássicas em madeira, com revestimentos modernos e detalhes em mármore, palha e azulejos. As acomodações variam em tamanho conforme a categoria: Single, Classic, Prestige, Junior Suite, Deluxe Junior Suite e Suite Assinatura. 

Em todas elas, móveis talhados sob medida, paredes em lambri, tetos altos, iluminação delicada e toques em cores vivas tornam a composição perfeita. Para garantir uma boa noite de sono as janelas tem isolamento acústico, as cortinas são automatizadas e as roupas de cama abraçam, tal o conforto. 

Na escrivaninha há postais com fotografias da cidade, selos e mapas que apontam as principais atrações de Lisboa. Nos banheiros o destaque fica por conta dos mosaicos em cerâmica feitos por artistas locais, além das toalhas delicadamente bordadas com o desenho de uma sardinha, marca registrada de Portugal.

Banheiro da Junior Suite.

Falar no hotel Bairro Alto sem reverenciar o Rooftop é inaceitável. Ele foi o primeiro rooftop a fazer parte da cena lisboeta. Com vistas lindas da cidade, a varanda posicionada no sexto andar atrai tanto os hóspedes como moradores da cidade para um drinque no final da tarde acompanhado de entradinhas. 

Rooftop do Bairro Alto Hotel, o primeiro de Lisboa.

Mas essa não é a única opção para um bom drinque. O 18.68 Cocktail Bar, abriu as portas recentemente no andar térreo, voltado para o Largo Barão de Quintela exatamente onde ficava a sala principal do antigo quartel de bombeiros. Ao todo são servidos 18 opções de drinques sendo 15 autorais preparados por Tiago Santos e 3 clássicos.

O recém inaugurado 1868.

Para fechar o dia com chave de ouro tem que constar um jantar no restaurante BAHR & TERRACE comandado pelo chef Bruno Rocha e pelo sous chef Diniz. Eles estão fazendo burburinho em Lisboa. Não esqueça de reservar pois a concorrência é grande. Os pratos são preparados à perfeição com ingredientes frescos da estação e técnicas que fazem o sabor explodir na boca.

Bahr & Terrace. Divino das entradas à sobremesa (essa da foto é a Farofia)

O café da manhã ao ar livre no Terrace também é criação dos chefs Bruno e Diniz.

O hotel Bairro Alto é membro da The Leading Hotels of the World. Foi aclamado em 2022 como um dos 10 melhores hotéis urbanos de Portugal e Espanha pela Condé Nast Traveler, além de ser o vencedor do World Travel Awards of Portugal na categoria hotel-boutique. 

Hotel mais charmoso e bem localizado do que o Bairro Alto não tem em Lisboa.

LEIA TAMBÉM 

COSTA AMALFITANA

CIAO, SICÍLIA

HOTEL DE LA VILLE, O MELHOR DE ROMA

SOB O SOL DA ANTÁRTIDA

O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU ROTEIRO EM LISBOA

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Fabuloso. Estive recentemente no hotel e gostei muito. Parabéns pela matéria.
    Um beijo
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hotel maravilhoso em todos os sentidos!
      Torna a experiência em Portugal encantadora.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!