CINCO CENOTES IMPERDÍVEIS NO MÉXICO


A Península de Yucatán, no México, atrai milhares de turistas por suas peculiaridades. Tem ruínas inacreditáveis da civilização maia, vilarejos cheios de cor, hotéis maravilhosos, praias paradisíacas, uma cozinha super especial, mas o mais inusitado de tudo são definitivamente os cenotes.


Cenotes são poços profundos com água cristalina que podem ser acessados quando o teto de uma gruta colapsa. Eles são alimentados por rios subterrâneos. Eram a principal fonte de água doce para os maias e por isso, são considerados sagrados. Muitos rituais eram feitos nos cenotes, alguns inclusive macabros. A quantidade de cenotes que existe na Península de Yucatán é inacreditável, são mais de 7 mil. Muitos deles podem ser visitados e explorados. Cada um tem suas particularidades. 

CENOTE DOS OJOS

Entre Playa del Carmen e Tulum está um dos maiores cenotes da região. Tem mais de 60 quilômetros de extensão e sua profundidade chega a 17 metros. Seu nome foi dado por haver duas cavernas circulares unidas como “dois olhos”. É uma visita demorada, que deve ser acompanhada por guias e merece um mergulho de profundidade.

 Cenote Dos Ojos.

GRAN CENOTE

Ele fica ao norte de Tulum, na estrada para Coba. É um dos cenotes mais populares da região para quem quer nadar e fazer snorkeling. O acesso é fácil e a água tem cor espetacular. Também é possível fazer mergulho de profundidade.

Gran Cenote.

CENOTE IK KIL

Perto de Chichén Itzá, a apenas três quilômetros das pirâmides, o Cenote Ik Kil é o lugar ideal para um mergulho depois de visitar as ruínas. Sua beleza é impressionante principalmente quando visto de cima, de um dos mirantes.

Cenote Ik Kil.

CENOTE XKEKEN

Nos arredores de Valladolid, também perto de Chichén Itzá, fica o Cenote Xkeken também conhecido como Dzitnup. O local foi descoberto nos anos 50. Para chegar na água é preciso descer uma escadaria íngreme. A iluminação do poço fica por conta de uma pequena fenda no teto, auxiliada por iluminação elétrica. Costuma ser bastante movimentado. 

Cenote Xkeken.

JARDIN DEL ÉDEN

Esse cenote fica bem perto da Playa del Carmen. É amplo, aberto e iluminado. Tem peixinhos coloridos que podem ser vistos durante o mergulho de snorkel.

Jardin del Éden.

Esses são apenas alguns dos tantos cenotes mexicanos. Cada um deles tem seu jeito. São lindos. A natureza caprichou de verdade na Península de Yucatán. 

LEIA TAMBÉM


SIGA NOSSO INSTAGRAM @BLOGVIAJARPELOMUNDO

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus...cada vez que passo por aqui perco a noção do tempo. Assim não consigo trabalhar o suficiente para poder fazer essas viagens lindas tbm rsrs
    Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!