CANCUN, TULUM OU PLAYA DEL CARMEN?


Vai pro México e está em dúvida de onde ficar hospedado na Riviera Maia? Qual é sua praia? A festeira Cancun repleta de baladas e mega-hotéis americanizados? O descolado vilarejo de Playa del Carmen, uma espécie de “Búzios mexicana”? Ou quem sabe a rústica, fashion e histórica Tulum, mais ao sul?

Essa resposta depende exclusivamente do seu perfil. Cada um desses lugares tem seus encantos. É incrível como em tão pouco tempo a Península de Yucatán se transformou num destino de sonho, cresceu em termos de infra-estrutura turística e vem conseguindo agradar a todo mundo.

Riviera Maia.

Até a década de 80, o forte do México em termos de praias era a costa oeste. Acapulco foi por um bom tempo a grande estrela e acabou caindo em decadência. O lado caribenho era praticamente desabitado, até que o governo decidiu investir pesado no turismo “azul turquesa” da costa leste. Foi quando Cancun deu o “start”. A estreita faixa de areia cercada pelo mar de um lado e por uma lagoa do outro começou a ganhar seus primeiros hotéis e um aeroporto, que hoje é o segundo mais movimentado do país, perdendo apenas para o da Cidade do México.

O skyline de resorts à beira-mar, em Cancun, ganhou contorno na década de 90 e de lá para cá a região só fez crescer. A ocupação hoteleira iniciou no extremo norte da ilha, de onde partem os ferries para a espetacular Isla Mujeres, foi expandindo até a Ponta Nizuc, onde fica um dos melhores hotéis de Cancun (o Nizuc Resort), alcançou a charmosa Playa del Carmen e fez Tulum despontar como a queridinha da vez.

Cancun.

Cancun, atualmente, é uma cidade grande e movimentada com shoppings, restaurantes, bares, discotecas. É uma boa escolha para quem gosta de vida noturna animada, quer bastante agito e curte ficar em grandes hotéis. No entanto, tudo é distante e o trânsito é intenso. Alugar um carro é fundamental, mesmo que haja ônibus disponíveis para a circulação dos turistas. As praias nessa região não são as melhores da Península de Yucatán, mas Isla Mujeres que é um dos grandes destaques do pedaço fica a apenas meia hora de ferry.

Isla Mujeres.

Descendo em direção ao sul, Tulum está a aproximadamente 130 quilômetros de Cancun e no meio do caminho fica a Playa del Carmen de onde saem os barcos para Cozumel, a ilha revelada pelo oceanógrafo Jacques Cousteau como um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Os parques temáticos X-Caret, Xplore e Xel-há, além de vários cenotes também ficam nesse caminho entre Cancun e Tulum. Portanto, se sua intenção for circular por esses lugares, Cancun não é a melhor opção, pois é o ponto mais distante para se alcançar essas atrações.

Cenote.

Playa del Carmen é o ponto mais central e fácil em termos de deslocamento para quem quer conhecer as ruínas maias de Tulum e Chichén Itzá, e visitar parques e cenotes. De Playa del Carmen até as pirâmides de Chichén Itzá, que ficam entre as cidades coloniais de Valladolid e Mérida, são mais ou menso 180 quilômetros. Vá pela estrada do pedágio que é vazia e bem cuidada e em duas horas estará lá. Para Tulum você vai rodar 70 quilômetros. Playa del Carmen também é o lugar ideal para quem gosta de vida noturna, mas numa escala reduzida, se comparado com Cancun, de tal forma que tudo pode ser alcançado a pé no vilarejo. Além disso, a praia é linda, tem uma extensa faixa de areia e o mar é mais tranquilo do que ao norte da península. Dependendo da época do ano pode haver grande quantidade de algas na praia, o que deixa a água um pouco turva. Outro ponto alto de Playa del Carmen é a proximidade com Cozumel para quem tem a intenção de mergulhar na barreira de corais. Aliás o vilarejo se estabeleceu ali exatamente em função do píer de onde partem os barcos para Cozumel, a maior ilha do caribe mexicano. Os hotéis nessa região são menores e mais exclusivos, entre eles indico o Belmond Maroma, fora do centrinho do vilarejo, pé na areia. Playa del Carmen fica a 40 quilômetros do aeroporto de Cancun.

Playa del Carmen.

Já, Tulum é o cantinho fashion do momento. A região ficou conhecida principalmente pelas belíssimas ruínas da civilização maia no alto de um penhasco a beira-mar. É a região mais rústica e tranquila da Península de Yucatán, a uma hora e meia do aeroporto de Cancun. O principal povoado de Tulum fica afastado da praia com restaurantes e lojinhas simples. Não tem hotéis charmosos no vilarejo. Os hotéis legais de Tulum ficam ao longo de uma faixa de 15 quilômetros, à beira-mar. Em Tulum não tem resorts enormes, apenas hotéis descolados, adaptados ao ambiente. Alguns, como o badalado eco-friendly Azulik, não tem luz elétrica, nem TV nos quartos e oferecem refeições preparadas com produtos orgânicos. É o lugar ideal para quem quer descansar e gosta de ficar mais isolado. Nos arredores de Tulum tem vários cenotes que merecem uma visita entre eles o Gran Cenote, Cenote Azul, Dos Ojos. Cada um tem suas particularidades. Vale visitar mais de um.

Tulum.


Será que ajudei você a descobrir qual é a sua praia? A festeira-americanizada Cancun, a charmosa-bem localizada Playa del Carmen ou a rústica-fashion Tulum? Cada uma tem seus encantos. Que tal ficar com todas?!

LEIA TAMBÉM


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Ficamos em Playa e amamos! Tudo feito a pé. Bares, restaurantes e lojas a um passo (me faz lembrar Búzios). Mas o carro e essencial para conhecer os demais lugares, além de ser a barato e traz conforto. Em uma próxima viagem, tulum será uma opção de hospedagem as praias são lindas, desertas e paradisíacas e lavrem pousadinhas supercharmosas. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ficamos em Playa e amamos! Tudo feito a pé. Bares, restaurantes e lojas a um passo (me faz lembrar Búzios). Mas o carro e essencial para conhecer os demais lugares, além de ser a barato e traz conforto. Em uma próxima viagem, tulum será uma opção de hospedagem as praias são lindas, desertas e paradisíacas e lavrem pousadinhas supercharmosas. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia,

      Playa del Carmen é uma delícia. Tulum também. Já, Cancun acho muito movimentada a menos que a opção seja um super hotel tipo o Nizuc.
      Beijos

      Excluir
  3. Boa noite, meu nome é Lucianna
    adorei a matéria.... ótima comparação para quem nunca esteve no Mexico e está em dúvida em qual praia deve ficar...
    Gostaria de saber sua opinião sobre a ida no mês de janeiro... é possível aproveitar as praias no inverno? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. qual melhor epoca, sem furações, tornados etc... para Cancun e outras praias proximas, Playa/Tulum, para visitar? Playa é proximo de Cancun? qtos km?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!